segunda-feira, 14 de abril de 2008

Jornal O Diário: "CPI em São Francisco vai apurar contratos suspeitos"



Deu no jornal O Diário desta segunda-feira, dia 14 de abril de 2008


A Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana vai instalar amanhã um Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denuncia de que mais de duas mil pessoas teriam entrado nos quadros de contratação da prefeitura nos últimos meses. A CPI foi pedida pelo vereador Washington Moreno (PTB) e assinada por mais três parlamentares.

A instalação da CPI acontecerá durante sessão itinerante da Câmara na localidade de Travessão de Barra, a partir das 17 horas. A previsão é de que os vereadores comecem a trabalhar na apuração das denúncias ainda nessa semana, com previsão de conclusão em 90 dias, prazo que pode ser prorrogado, caso os parlamentares considerem necessário.

O Presidente da Câmara, Beto Azevedo (PMDB), disse que a situação em São Francisco chegou a um ponto crítico devido as contratações que estão sendo feitas sem nenhum critério, voltadas apenas para influenciar no resultado das eleições de outubro. Segundo ele, o prefeito Pedro Cherene enviou agora à Câmara uma lei para tentar regulamentar os contratados retroativo a janeiro, que está fora de propósito por sua ilegalidade. “Os vereadores entenderam que é necessário uma investigação séria na prefeitura, até porque, esse é nosso papel e também não vamos fingir que não estamos sabendo de nada. Lá em São Francisco, todos sabem das contratações que estão sendo feitas e os vereadores também sabem e cabe a Câmara investigar para dar resposta a população e, em caso de tudo comprovado, tomar as providências cabíveis”, disse.

O presidente do Legislativo de São Francisco, disse lamentar que “essas coisas” continuem acontecendo no município, já que em 2005 o prefeito Pedro Cherene chegou a se afastado do governo acusado de compra de votos através de programas sociais. “Parece que o prefeito não aprendeu, não tirou lição da primeira vez e agora faz novamente”, disse. “Vamos fazer o nosso papel e acreditamos que durante o trabalho da CPI vamos apurar muitos outros fatos. A nossa intenção é garantir que a eleição em São Francisco seja limpa e que a população possa escolher seus representantes por vontade própria e não por estar presa a um esquema de empreguismo que, lamentavelmente, vem acontecendo”, declarou Beto Azevedo.

Nenhum comentário: