sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Câmara aprova projeto que cria mais 8 mil vagas para vereador

Com aprovação São Francisco de Itabapoana poderá contar com 13 vereadores
.
O município de São Francisco de Itabapoana, que diplomou 9 vereadores eleitos em 5 de outubro, pode ter o número de edis aumentado para 13, de acordo com aprovação da PEC que aumenta o numero de vereadores em todo o pais. Assim, SFI ganharia mais quatro vereadores, dentre eles Zé Cherene, Washington Castilho Moreno, Claudinho Viana e Hervê de Boa Sorte.
.
Priscilla Mazenotti Repórter da Agência Brasil
Brasília - A proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país, a chamada PEC dos Vereadores, foi aprovada na madrugada de hoje (26) pela comissão especial da Câmara criada para analisar o assunto. Pela proposta, o país terá 8 mil novos vereadores.
O projeto aumenta o número de vereadores de 51,7 mil para 59,7 mil. A proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais também foi aprovada. Ela reduz de 5% para 4,5% o percentual máximo das receitas tributárias e das transferência municipais para financiamento da Câmara Municipal. A matéria precisou de nova tramitação na Casa porque no ano passado a Câmara aprovou uma PEC que aumentava o número de vereadores, mas previa a redução de gastos com as câmaras municipais. Na votação da proposta no Senado, a PEC foi dividida em duas: uma trata do aumento do número de vereadores, e a outra, dos gastos com os legislativos municipais. A PEC que eleva o número de vereadores foi aprovada pelos senadores, mas não chegou a ser promulgada. O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recusou-se a promulgar a proposta com o argumento de que o acordo era a elevação do número de vereadores com a redução das despesas. De lá para cá, a pressão dos suplentes de vereadores para resolver o impasse tem sido grande. Agora, a proposta segue para o plenário da Câmara, onde passará por dois turnos de votação. Se os deputados aprovarem o texto sem alterações, a PEC poderá ser promulgada e incluída na Constituição. Se o texto dos deputados for diferente do aprovado pelos senadores no ano passado, terá que ser enviado para nova análise no Senado.

5 comentários:

marcelo Rocha disse...

até que enfim vc colocou alguma matéria citando a câmara ... Pelomenos está notícia!!!
Legal tbm foi a sessão de quinta passada procura se enformar e coloca aí.É mais uma enformacao para o seu blog que por sinal é um ótimo blog e a câmara faz parte do nosso municipio!!

Anônimo disse...

Será que pode EN(in)formar o que essa CÂMARA tem feito de bom para o município???????????????????

Paulo Noel disse...

Olha caro internauta concordo com você. Essa resposta, no entanto, tem que ser dada pelos vereadores ou o presidente da Casa, Florentino Cerqueira mais conhecido por vereador Tininho. Vou solicitar uma agenda ao "Tininho" para uma entrevista no Blog. Agradeço a susgestão de pauta. Desde já também o Blog se coloca a disposição dos demais vereadores. A idéia nossa é ouvir, um vereador por semana até completar nove entrevista já que são nove vereadores. Uma pergunta interessante seria: Você concorda com o aumento de vereadores na Câmara Municipal? O que vai significar em termos desenvolvimento para o município mais quatro vereadores? Esse aumento do numero de vereadores vai representar mais despesas para os cofres públicos? Ou o pagamento dos salarios desses possiveis novos vereadores sairam do orçamento do Legislativo que terá que dividir a verba orçamentária de salário incluindo mais quatro edis? Se for assim, tudo bem. Agradeço o acesso, abraços Paulo Noel.

Marcelo Rocha disse...

quero agradecer paulo noel pela resposta dada.Sei que eles tem que dar essas informacoes mas como escrevi vc como tem esse blog para noticiar dei mas uma sugestão de colocar a câmara incluído porque soube que a câmara esta trabalhando. E anonimo já que você perguntou o que a câmara tem feito de bom para o municipio eu te respondo que quem tem que fazer pelo municipio em primeiro lugar e o nosso prefeito e isso ta difícil.acho que vereador só existe para aprovar algumas coisas a pedido do prefeito e defender nossos direitos, mas tbm não sei. Quem seria uma ótima pessoa a responder isso seria os
próprios vereadores.Mas uma vez te agradeco pela resposta paulo noel.

Anônimo disse...

Marcelo vc acha que escrevendo com o protuguês errado,pra disfarçar, alguém acreditou que vc é analfabeto...??? Não substime a inteligência dos leitores de paulo noel....