sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Beto conhece tecnologia na área de fruticultura na Itália

Foto: Bruno Costa.
O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, nesta quinta-feira (19), no quarto dia da Missão Técnica Internacional na Itália, visitou a região de Parma. Beto e outros prefeitos da região se reuniram com V. Bernazzoli, presidente da província, P. Ferrari, vice-presidente, e representantes do governo local. Durante a reunião, a comitiva observou os métodos do Plano de Desenvolvimento Regional, notadamente com um sofisticado sistema de Segurança Alimentar, utilizando alta tecnologia para obter a máxima qualidade do produto. A região tem vocação para a Zootecnia (porcos e gado de leite), Viticultura (vinho), Agricultura (tomate) e fruticultura, além da presença da metal-mecânica.
Beto destacou que trata-se de uma região agrícola com grande identificação com o município de São Francisco, principalmente na área de fruticultura. “É impressionante observar o quanto precisamos avançar em tecnologia, não só na produção como também na qualificação e processamento dos produtos”, disse Beto.
Outro produto apresentado para a missão foi o turismo, focado na enogastronomia e na cultura tradicional. “Fabricamos produtos de excelência, sempre com a identidade do território e utilizando tecnologia, apostando na competitividade, a partir de um plano estratégico, com incentivo na formação profissional e investimento em marketing para a internacionalização do produto. Criamos o Export Service Parma”, frisa Bernazzoli, acrescentando que o financiamento para desenvolvimento, crescimento e inovação das empresas, em 2008, ficou em torno de 1,5 milhão de euros.
A comitiva conheceu também a Agência de Desenvolvimento Local da Província de Parma e Piacenza (Soprip) que promove o desenvolvimento econômico local com particular atenção à valorização dos empreendedores. A Soprip objetiva aprimorar negócios e empregos, desenvolver, racionalizar e inovar a infraestrutura e serviços das empresas, além de equilibrar as áreas “fortes” e “fracas” da região. A Agência visa também a atração de novos investimentos, novas competências e estimular os processos inovadores. A comitiva visitou, ainda, o Museu do Presunto e uma Fábrica de Presunto, conhecendo todas as técnicas, desde quando o produto chega ao local até sua ida para o mercado consumidor.
Na sexta-feira (20), último dia da missão, será apresentando o Consórcio de Prosciutto de Parma, além do Consórcio de Produtores de Queijo Parmigiano-Reggiano que congrega 5600 produtores que desde 1934 promove, defende a tutela, controla a produção, a qualidade e a comercialização do produto, finalizando com uma visita ao Parque Científico e Tecnológico de Parma, onde ocorre a transferência de tecnologia, inovação, promoção e criação de novas empresas. (Matéria da Ascom - SFI ) Foto: Bruno Costa.

2 comentários:

Wily disse...

Olá amigos,

Sou de SFI, sai daí aos 13 anos, fui para campos me formei em física e mestrado química e física do meio ambiente. Participo de um grande grupo de pesquisa da UENF na área de fruticultura, onde ficamos em 2° lugar no prêmio invenção tecnológica, pois o 1° lugar fico para o inventor do Motor Flex. Então acho que já está mais do que comprovado, que temos condições suficiente para potencializar a nossa região. Basta ter vontade dos governantes em uma aproximação. Temos outra grande potencia em pesquisa que é a embrapa que também pode ajudar muito!!!!
Ou também podemos continuar a financiar projetos de outros paises que muito provavelmente não funcionaram no nossa região.

Abc a todos!!!

Thiago Viana disse...

Sr. ou Sra. Wily:

Bela postagem!

O problema é que os governantes gostam de pessoas que abaixam a cabeça para eles. No setor público, em pequenos municípios, a única inovação bem vinda é a que visa burlar as finanças públicas, burlar licitações, etc.

Sou muito cético quanto a uma mudança. Não creio que teremos melhoras.