sábado, 28 de novembro de 2009

Incêndio em depósito de lixo de Gargaú preocupa moradores






Essas imagens, enviadas pelo internauta Roberval Silva, são de um incêndio iniciado ontem (27-11) às 17 horas, no depósito de lixo que a administração municipal montou na Praia de Gargaú. O terreno foi alugado pelo município para acumular o lixo produzido na comunidade (não o doméstico), até que um caminhão o recolha. O problema é que o terreno está localizado numa área residencial e havia o risco do fogo atingir as casas. O Corpo de Bombeiros (5º GBM) foi acionado, e conseguiu debelar as chamas por volta das 23 horas. Segundo Roberval, muitos moradores saíram de suas residências para ajudar com baldes de água antes que o fogo atingisse as casas. A causa do incêndio não foi encontrada. “A população cobra a desativação deste lixão em área nobre da comunidade, na tradicional ‘rua do comércio’, onde temos diversas residências. Não podemos tolerar mais este tipo de ação (ou falta de) em nossa comunidade”, reclama o morador. Compete à administração fazer uma análise para saber se o depósito de lixo, mesmo sendo utilizado para acumular entulho e galhos de árvores, está trazendo algum transtorno para a comunidade. Sendo constatado algum incômodo para a população, não vejo nada de mais em alugar um terreno em uma área longe de residências.

9 comentários:

Roberta Duncan disse...

Há dois meses estive em Gargaú, lugar que amo. Passeando pela rua do comércio tive a decepção de ver esse "LIXÃO" numa das principais ruas de Gargaú, não queria acreditar no que vi. As autoridades locais precisam ter mais coerência nas ações voltadas para o bem comum. Uma praia jamais poderia ter um "lixão" nesse referido local. Por favor, tomem atitudes mais acertadas!!!!
Por essa e por outras que os turistas estão se afastando do litoral São Franciscano.

Leticia melo disse...

A defesa civil do Município foi acionada desde das 18:20 e até a saida dos bombeiros que chegaram as 20:30 e sairam por volta das 23:00. Eles não haviam chegado. É uma vergonha pro nosso município.

Amaro disse...

Prezado Paulo Noel,
Respeito sua opinião, mas não concordo com ela: não se pode ter lixão, mesmo que seja só para material sólido e não alimentos, em área residencial. Já pensou a quantidade de animais peçonhentos como ratos, cobras, cupins, gambás, escorpiões entre outros podem se criar neste ambiente?
Lixão, seja seco ou não tem que ser feito em área isolada, longe de áreas habitadas e de forma planejada para não poluir o meio ambiente.
Obrigado pelo espaço.
Abraço, Amaro José

Gianni Andrade disse...

O que vocês internautas fariam se essa casa ao lado desse incêndio fosse a de vocês? De quem vocês cobrariam soluções? Antes quando era material de construção, além dos mosquitos havia também escorpiões,de quem já fui picada, cavalos assustando durante a noite; todas essas situações causando transtornos para minha família. Agora, tenho que correr o risco de acontecer algo com meus filhos, perder casa e tudo mais...
Tenho que cobrar soluções dos governantes, pago meus impostos em dia, sou uma cidadã respeitada e amo esse local. Quero que Gargaú se desenvolva, cresça; mas não é o que vem acontecendo há tempo. Um lugar com a beleza natural que tem deveria ser mais valorizado pelas autoridades. Por que será que muitas pessoas não frequentam como antes nossas praias? A tendência é aumentar o número de turistas e não diminuir, como tem acontecido com as praias de SFI. Todos nós sabemos disso e estamos fechando os olhos para o que vem acontecendo.

João Oliveira - Travessão disse...

Lamentável isto o que ocorreu em Gargaú. Mais uma prova de que o município vai muito mal. Precisamos cobrar mais atitude dos governantes municipais, pois do jeito que a coisa está indo teremos nossa região cada vez mais desvalorizada e esvaziada. Nossos jovens são obrigados a buscar estudo e empregos em Campos e Macaé. É o êxodo rural correndo solto em SFI...

Paulo Maurício - Guaxindiba disse...

Inacreditável esta situação: um lixão em área urbana e residencial?
Não fosse pelas fotos e pela credibilidade deste blog eu duvidaria que o governo municipal pudesse ter atitude assim.
A defesa civil precisa ser mais atuante e independente em casos como este.

Anônimo disse...

Olá Paulo Noel...
Não poderia deixar de comentar essa matéria. Não bastasse a irresponsabilidade da prefeitura em criar esse lixão no centro de Gargaú, a defesa civil do municipio nem dá as caras quando solicitada, infelizmente é uma vergonha, algo que não dá pra acreditar.
Gostaria de saber o que o secretário de obras diz disso, afinal, ele é vizinho desse lixão e não tem como dizer que não sabia disso, e por falar nisso, há algum tempo, comentei aqui sobre a estrada que liga Santa Clara a Gargaú, e quando critiquei, ele foi o primeiro a vir aqui responder e dizer que ja seria feito o reparo na estrada, só que estou até hoje esperando esse reparo. o que será que esta faltando? Será que vão esperar passar o péríodo do verão pra fazer alguma coisa? Ou será que não sera feito nada?
É com muita tristeza que vejo Gargaú e todo municipio de São Francisco nessa situação, e não nos esqueçamos que o periodo de chuvas vem chegando, e me diga Paulo Noel, se você souber, o que foi feito pra evitar os alagamentos que ocorreram no verão passado? Foi feito alguma coisa? Porque no inicio do ano todos falavam que as dificuldades eram muitas, devido ser inicio de governo, encarar uma enchente assim dessa forma tão repentina, mas e hoje? Foi tomada alguma medida pra evitar esses alagamentos, ou será que alguem da prefeitura entrou em contato com São Pedro pra pedi-lo pra não mandar tanta chuva assim como foi no inicio desse ano??
Lamentável a nossa administração pública. Abraço Paulo Noel e parabens pelo trabalho maravilhoso.

João Luis.

Lucas Mineiro do Sossego disse...

Paulo Noel permita-me apoiar as palavras do João Luis.
Paira no ar um sentimento de total abandono de nossas comunidades. O governo e seus membros parecem estar apenas curtindo o poder. Eu acreditei que colocando gente nova no governo teríamos uma outra postura, mas não é isto que ocorre. estão deslumbrados pelo poder e não conseguem, ou não querem, agir.
Alegar dificuldades financeiras não se justifica.
Parabéns João Luis pelas palavras muito bem colocadas por alguém que se importa realmente com nosso município.
obrigado.

AGS-Advogados Associados disse...

Sr.Paulo,
O sr. tem mais alguma informação sobre este lixão, se ele foi removido desta área urbana ou continua no mesmo local?
A Prefeitura ou a defesa civil tomou alguma iniciativa?
Me coloco a disposição dos moradores deste bairro para resolver o problema através do meu escritório de Advocacia.
Aguardo contato.
AGS-Advogados Associados