terça-feira, 17 de novembro de 2009

Prefeito de São Francisco se reúne com autoridades italianas

BETO SE REÚNE COM AUTORIDADES ITALIANAS E REPRESENTANTES DA CÂMARA DO COMÉRCIO

Foto: Jornalista Bruno Costa da Secretaria de Comunicação da prefeitura de S.J.Barra.

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, participou nesta segunda-feira (16), na Itália, das primeiras reuniões da Missão Técnica Internacional organizada pelo Sebrae/Rio através do Programa Lidera Rio. O primeiro compromisso foi com Attilio Schneck, presidente da província de Vicenza, e com Vittoria Micanto, presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Artesanato e Agricultura de Vicenza, berço e uma das principais acionistas da maioria das Agências de Desenvolvimento localizadas na província.
Durante as reuniões Beto tem destacado o grande potencial agrícola e turístico do município, além da tradição do artesanato regional já que um dos contatos foi na Câmara de Comércio, Indústria, Artesanato e Agricultura de Vicenza (CCIAAV), onde a comitiva observou a forte presença do empreendedorismo. Os dados apresentados mostram que há em Vicenza 88 mil empresas e um terço voltado para o artesanato. Outro ponto que o prefeito tem destacado é o empreendimento da energia eólica que está em pleno andamento no município com previsão de entrar em operação em julho de 2010. Ele inclusive levou um folder específico sobre o empreendimento.
“Este tipo de missão contribui para abrir nossos horizontes e é nas práticas positivas que temos que nos inspirar. Ainda teremos aqui muitas outras reuniões importantes e de assuntos de interesses em comum. Estamos conhecendo projetos e iniciativas que se enquadram em nossa realidade. Tenho certeza que teremos um saldo bem positivo dessa visita”, disse Beto.

Cronograma - Ainda em Vicenza, a comitiva brasileira se reunirá com a "Vicenza Qualita", a agência de desenvolvimento para promoção no mundo do produto "Made in Vicenza", com apresentação das estratégias de promoção dos produtos e dos setores chaves do Veneto.Na parte cultural, a missão visitará a Scuola d'Arte e Mestieri de Vicenza, um centro de formação profissional fundado há 150 anos, mantido por diversas instituições. No encerramento da visita a Vicenza haverá uma reunião com Silvano Scandian, presidente da CNA Confindi Vicenza - um consórcio de garantia coletiva de linhas de crédito constituído entre as empresas artesãs e pequenas empresas industriais, ligados à Confederação Nacional de Artesanato (CNA) e de Pequenas e Médias Empresas da Itália. Posteriomente a esta reunião, a comitiva se deslocará para Modena (Maranello) para visitar o Museu Oficial da Ferrari. Na visita a Parma, se conhecerá o Plano de Desenvolvimento Regional e serão apresentados a enogastronomia, além das especialidades do território, o agroturismo, as estradas do vinho e dos sabores. Também haverá uma reunião com a Agência de Desenvolvimento Local de Parma e Piacenza, responsável pelo desenvolvimento econômico local com particular atenção à valorização dos empreendedores e ao potencial endógeno da região. Ainda será apresentado à missão o Consórcio de Prosciutto de Parmaa, além do Consórcio de Produtores de Queijo Parmigiano-Reggiano que congrega 5600 produtores que desde 1934 promove, defende a tutela, controla a produção, a qualidade e a comercialização do produto, finalizando com uma visita ao Parque Científico e Tecnológico de Parma, onde ocorre a transferência de tecnologia, inovação, promoção e criação de novas empresas.
Além do prefeito Beto Azevedo, fazem parte da comitiva, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, de Itaboraí, Sergio Soares e de Rio Bonito, Jose Luiz Alves Antunes, além de representantes de outros municípios, do governo do Estado, do Sebrae/RJ e de entidades de classe. (Matéria da Ascom - Assessoria de Comunicação da prefeitura de SFI ).

Nenhum comentário: