quarta-feira, 24 de março de 2010

Começa vacinação contra o vírus da gripe H1N1 em São Francisco

A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana começou nesta segunda-feira (22), a vacinar contra o vírus da gripe H1N1, crianças de seis meses até dois anos incompletos, gestantes e pessoas com doenças crônicas (exceto idosos que serão vacinados em outro período). A vacinação vai até o dia 2 de abril e está sendo feita em vários postos de saúde das 8h às 17h.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a imunização de quatro grupos: profissionais de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. O governo brasileiro ampliou para outros três grupos: crianças de seis meses a dois anos incompletos, adultos de 20 a 29 e de 30 a 39.

Os grupos prioritários são aqueles que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. Os critérios para definição do público alvo levaram em conta as recomendações da OMS, baseadas nos dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e na experiência em países do hemisfério norte, no ano passado. O Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas.

De acordo com o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, as reações à vacina contra a gripe suína são as mesmas das outras vacinas. A única contra-indicação é para pessoas alérgicas a ovo. Crianças com febre alta devem aguardar a melhora para serem vacinadas. “Os adultos devem apresentar documento de identidade com foto e o cartão de vacinação da criança. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar doença crônica. As crianças receberão a segunda dose da vacina um mês após a primeira”, enfatizou Córdova.


Outras etapas
As vacinas serão distribuídas pelo ministério da Saúde ao longo do período de vacinação de acordo com cada etapa. É importante que a população compareça aos postos de vacinação na data estabelecida para o seu grupo.


Grávidas - 22 de março a 2 de abril
Centro, Ponto de Cacimbas, Posto de Saúde de Barra do Itabapoana, Programa Saúde da Família (PSF) de Gargaú.


Crianças de seis meses até dois anos incompletos e Doentes crônicos
22 de março a 2 de abril
Centro de São Francisco, Amontado, Guaxindiba, Imburi, Floresta, Praça João Pessoa, Campo Novo, Santa Clara, Ponto de Cacimbas, PSF de Gargaú e Posto de Saúde de Barra.


Adultos de 20 a 29 anos
De 05 a 23 de abril;


Centro de São Francisco, Amontado, Guaxindiba, Imburi, Floresta, Praça João Pessoa, Campo Novo, Santa Clara, Ponto de Cacimbas, PSF de Gargaú e Posto de Saúde de Barra.



Adultos acima dos 60 anos, inclusive com doenças crônicas


De 24 de abril a 7 de maio
Adultos de 30 a 39 anos


De 10 a 21 de maio

7 comentários:

Anônimo disse...

paulo noel gostaria que postace aluma imformação a respeito da vacinação contra a gripe suína em crianças acima de 2 anos ate os 10 anos ,pois meu filho tem 7 anos e eu ainda não tenho nenhuma informação se nesta idade receberá a vacina!!!por favor coloque alguma notícia a esse rspeito pois não apenas eu mais vária mães que procurão seu blog para esta bem imformada eta preoculpada pois não fala nada em crianças acima de 2 anos de idade!!!obria e parabéns pelo blog!!!Adriane

Anônimo disse...

Não haverá vacinação para crianças de 5 anos? Porque no calendário não consta. Se você tiver alguma informação por gentileza divulgue. Obrigada!

viviane disse...

no momento nao foi disponibolizado pelo misterio da saude vacinas para crianças acima de dois anos,pois o calendario que foi disponibilizado pelo ministerio da saude esta muito bem explicado.desde ja agradeço.viviane.

Anônimo disse...

É importante falar que as pessoas que estarão sendo vacinadas, de acordo com o MINISTÉRIO DA SAÚDE (e não uma definição de São Francisco) são as de maiores riscos, principalmente o que a exemplo no ano passado as gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas. Caso alguem desejar mais detalhes indico o link http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11136 pois há várias perguntas e respostas para esclarecimentos da população em geral.

Ministério da Saúde disse...

Prezada Adriane,

As crianças maiores de 2 anos, adolescentes e adultos menores de 19 anos, não estão no grupo de risco de desenvolver a forma mais grave da doença, e por isso não serão vacinadas nesta campanha. A campanha de vacinação foi planejada para priorizar a imunização somente das pessoas que estão no grupo de risco. É possível que após esta campanha que outros grupos sejam vacinados, mas isso vai depender da situação epidemiológica e da disponibilidade da vacina no mercado.

Mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde disse...

Prezada,

As crianças maiores de 2 anos não serão vacinados nesta campanha, pois não estão no grupo de risco de desenvolver a forma mais grave da doença. Após esta campanha, de acordo com a situação epidemiológica e com a disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados.

Mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde disse...

Prezada Viviane,
O Ministério da Saúde realizou extensas pesquisas e discussões entre profissionais de saúde em epidemiologia, sociedades científicas e de classe para definir a estratégia da campanha de vacinação. Foi definido os grupos prioritários que deveriam ser imunizados nesta campanha de vacinação, e as crianças maiores de 2 anos não estão no grupo de risco de desenvolver a forma mais grave da doença, e por isso não serão vacinadas nesta campanha. É possível que outros grupos sejam vacinados numa próxima campanha, mas isso vai depender exclusivamente da situação epidemiológica e da disponibilidade da vacina no mercado.

Mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde