quinta-feira, 15 de abril de 2010

Montada a primeira torre do Parque Eólico

Empreendimento localizado na Praia de Gargaú, São Francisco de Itabapoana, será o primeiro a gerar energia através dos ventos na Região Sudeste brasileira.
.






A primeira torre do Parque de Energia Eólica de Gargaú já está montada. A dinamarquesa Vestas, maior empresa do mundo em fabricação de aerogeradores, concluiu na terça-feira (13/04) o trabalho de montagem. A estrutura impressiona pela magnitude de uma obra que vai representar um importante passo para o progresso do município de São Francisco de Itabapoana. Outras quatro torres estão sendo montadas, e, somadas a estrutura já pronta mudaram a paisagem na chegada de Gargaú.

Com investimento em torno de R$ 130 milhões, São Francisco Itabapoana vai sediar o primeiro parque de energia eólica da região Sudeste. O parque terá 17 aerogeradores de 1,65 MW cada, somando uma potência total de 28 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. O empreendimento é da empresa brasileira Ecopart Ltda.

Cada aerogerador tem 120 metros: 80 metros de altura da torre, mais 40 metros da pá da hélice, altura equivalente a um prédio de 40 andares. Para que o projeto fosse implantado, um estudo de aproximadamente um ano e meio foi realizado para verificação da capacidade e do perfil dos ventos em todas as estações. Os especialistas chegaram à conclusão que o litoral de São Francisco é propício para geração de energia eólica devido à existência de vento constante durante todo ano.

Fotos: Paulo Noel

5 comentários:

Helio Alves disse...

Parabéns a São Francisco de Itabapoana-RJ. Tenho absoluta certeza de que este empreendimento é um marco na história deste amado município. Parabéns aos idealizadores deste projeto que "um dia" sonharam com algo que parecia impossível.

Unknown disse...

Paulo Noel,
Provavelmente você já postou algo sobre este assunto. Mas eu gostaria de saber como anda a ideia de continuar as obras da ponte que ligaria Gargaú a SJB.
Você tem mais de um canal de comunicação nas mãos, então fica a sugestão de mobilizar a população de SF para fazer um abaixo assinado, sinal de fumaça ou o que seja para alertar as autoridades.
Acredito que com esta ponte o desenvolvimento de SF será bem elevado.
Um abraço.

Edison Correa da Rocha disse...

Já foi dito aqui no blog da importância que será este complexo eólico para atrair turismo para o local,basta saber se a PREFEITURA irá dar o mesmo tratamento ao entorno do parque eólico,que abrange todo o Gargaú,como: Melhoria da iluminação pública,melhoria na limpeza das ruas,assim como refazer a sua malha asfáltica,QUE ESTÁ UM CAOS SÓ ,limpeza de suas lagoas, REABERTURA DOS QUIOSQUES, DEVIDAMENTA ATUALIZADOS E LEGALIZADOS, para melhor atenderem aos turistas.
Só nos resta esperar e torcer pelo bom censo dos nossos políticos.

lucia disse...

É incrivel, estou na Holandda seguindo as noticias de São Francisco e até ouvindo a Radio por intermédio do seu blog. Parabens Paulo Noel e familia

GARGAU disse...

MUITO BOM....EXELENTE...ESSAS TORRES SÃO REALMENTE MUITO LINDAS...ESTOU ENCANTADA COM ELAS...SÓ QUE ELAS ESTÃO SUBINDO E GARGAU ESTA AFUNDANDO, ESTOU DE PLENO ACORDO COM EDISON CORREA, MUITA COISA AINDA FALTA PARA QUE GARGAU POSSA FINALMENTE SER RECONHECIDA PELOS POLITICOS, QUE MERECEMOS UM POUQUINHO SÓ DE ATENÇÃO,ESTÃO IGNORANDO O LUGAR ONDE ELAS ESTÃO SENDO ERGUIDAS,NÃO TEMOS NENHUMA ESTRUTURA PARA ACOLHER OS MUITOS TURISTAS QUE VIRÃO PARA VER ESSE PROGRESSO, SERIA ATÉ UMA VERGONHA PARA O MUNICIPIO CONTINUAR COM ESSE DESCASO COM A NOSSA QUERIDA GARGAU,ESPERO SINCERAMENTE QUE TENHAM ALGUM PROJETO PARA NÓS...OBRIGADA MAIS UMA VEZ PELO ESPAÇO...GARGAU