quarta-feira, 7 de julho de 2010

Oportunidade: projeto une educação e agricultura familiar


Quem ainda não completou o ensino fundamental e já passou dos 18 anos terá uma boa oportunidade em São Francisco de Itabapoana para obter a formação. É que está chegando ao Estado do Rio de Janeiro o “PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA FLUMINENSE”, um projeto do Governo Federal com o objetivo de unir qualificação social e profissional voltado para as técnicas do campo, além de oferecer formação no ensino fundamental.

Para participar basta saber ler e escrever, e ter mais de 18 anos. A iniciativa tem como público alvo jovens de 18 a 29 anos, aliás, esses receberão uma bolsa auxílio de 100 reais a cada dois meses. Quem tem acima de 29 anos pode participar, mas além de não receber a bolsa, não poderá ultrapassar 35% do alunado de cada turma.

Inscrições no CIEP

As informações foram enviadas pela diretora do CIEP Celso Martins Cordeiro, Cintia Teles Machado. Ela alerta que as inscrições estão abertas no CIEP até o dia 16 de julho. A expectativa é que o “PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA FLUMINENSE” comece já em agosto. A duração do curso será de dois anos. Haverá aulas no campo e o corpo docente será da Rede Estadual. A professora Cintia dará entrevista nesta quinta-feira (08-06) no “Jornal São Francisco é Notícia” da Rádio São Francisco FM, a partir das 8 horas. Ela preparou um resumo com informações do projeto.


PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA FLUMINENSE

O que é o ProJovem Campo – Saberes da Terra?

É o programa nacional de educação de jovens voltado a agricultores e agricultoras familiares, que integra qualificação social e profissional e considera as especificidades do campo. Está sendo implementado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude; Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial; Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego e da Secretaria Nacional de Economia Solidária e Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas.


Quais são os objetivos do Programa Saberes da Terra?

O ProJovem Campo - Saberes da Terra tem como objetivo desenvolver políticas públicas de Educação do Campo e de Juventude que dêem a oportunidade de escolarização em Ensino Fundamental para jovens agricultores(as) familiares excluídos do sistema formal de ensino. A modalidade é a de Educação de Jovens e Adultos, integrado à qualificação social e profissional adequada ao campo.


Objetivos específicos:

 Elevar a escolaridade e proporcionar a qualificação profissional inicial de agricultores(as) familiares;
 Estimular o desenvolvimento sustentável como possibilidade de vida, trabalho e constituição de sujeitos cidadãos no campo;
 Fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e de metodologias adequadas à modalidade de Educação de Jovens e Adultos no campo;
 Realizar formação continuada em metodologias e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo para educadores(as) envolvidos no Programa;
 Fornecer e publicar materiais pedagógicos que sejam apropriados ao desenvolvimento da proposta pedagógica;
 Estimular a permanência dos jovens na escola por meio da concessão de auxílio financeiro.


Quando iniciam as turmas do Programa Saberes da Terra?

As atividades terão início previstas em agosto de 2010.


Quem pode fazer o Programa Saberes da Terra?

Jovens entre 18 e 29 anos que atuam na Agricultura Familiar, residentes no campo, que saibam ler e escrever, e não tenham concluído o Ensino Fundamental. Adultos que queiram obter qualificação profissional acima de 29 anos podem participar, sem a bolsa-auxílio. Sendo que o alunado nessa faixa etária não poderá ultrapassar 35% da turma.

Os educadores que atuarem no Projovem Campo – Saberes da Terra participarão de formação continuada desenvolvida pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF. Este aperfeiçoamento dos professores totalizará 360 horas ao longo de dois anos.

Qual a duração do Programa Saberes da Terra?

O curso terá a duração de dois anos, somando 2.400 horas. Será desenvolvido na pedagogia da alternância; ou seja, uma parte das atividades é realizada na escola e a outra parte, na comunidade. No chamado Tempo Escola, serão 1.800 horas e no Tempo Comunidade, serão 600 horas.

O Programa Saberes da Terra dá certificado? De que tipo?

Os concluintes receberão certificação em Ensino Fundamental com Qualificação Profissional Inicial em Produção Rural Familiar Camponesa.

O que o jovem tem que pagar para cursar o Programa Saberes da Terra?

O curso é inteiramente gratuito, incluindo o transporte para a escola e a alimentação no local de funcionamento da turma. Tudo é custeado pelo Programa. Os participantes do Projovem Campo ainda receberão uma bolsa de R$ 100,00 a cada dois meses e terão de cumprir 75% da freqüência para garantir o recebimento do auxílio.

O horário de funcionamento das turmas será escolhido entre os alunos que optarão pelo melhor turno. As inscrições estão abertas a partir de hoje, dia 07/07/2010, no Ciep 470. Não percam a oportunidade de elevar a sua escolaridade e sua qualificação profissional!

Outras informações pelo telefone: (22) 27891758.

Um comentário:

Edison Correa da Rocha disse...

ACREDITANDO NO FUTURO


Muito tem se falado do problema da falta de agua em São Francisco e em seus distritos.Então,porque não se fazer logo captação de agua no rio paraíba,sendo este tão perto de Gargaú?
Seria bom serem tomadas providencias agora, para num futuro muito breve,não vermos nossas torneiras secas devido ao aumento populacional ao qual estamos prestes a termos em nossa região.
Assim como a Prefeita Carla Machado esta prevendo um aumento na populaçao de SJB em torno de mais de 800% naquele município, aqui em SFI,não será muito diferente.Em SJB a especulação imobiliária irá,com certeza, encarecer tudo,então COM A CONSTRUÇÃO DA PONTE JOÃO FIGUEIREDO, e que estão dizendo que irá passar a se chamar ponte Alair Ferreira,a opção de moradia mais barata e perto do complexo portuário do Açú,será ao entorno do distrito de Gargaú.E não será muito diferente no distrito de Barra do Itabapoana,com a implantação do mega porto em Presidente Kennedy,no Espirito Santo. Em maio de 2009,o presidente da Cedae Vagner Victer, esteve em São Francisco e fez promessas de construção de mais dois poços artesianos em Gargaú, para resolver de vez este problema. E que o dinheiro para a obra ja estava até separado,sendo captado atravéz da FUNASA,num total de 2,5 milhões de reais.Este dinheiro "ainda" deve estar parado nos cofres do estado. Então,se existe dinheiro,porque não ser tomadas providências agora e evitar problemas de abastecimento, não só nos verões,mas no crescimento populacional que São Francisco terá,não tão grande quanto SJB, mas será bastante significatico, o suficiente para mudar e muito o aspecto de um município do interior.Acredito que as autoridades devem ficar atentas quanto a nescessidade de ampliação e melhorias de todos os serviços, como saúde,educação,segurança e outros serviços de competência dos orgãos municipais. EU SOU OTIMISTA, VAMOS ACREDITAR.