quinta-feira, 1 de julho de 2010

Visita ao Superporto do Açu: uma excursão rumo ao futuro

Caravana composta de 45 integrantes na visita ao Superporto do Açu, em São João da Barra, organizada pelo Rotary Clube São Francisco de Itabapoana. Participaram da excursão rotarianos, lideranças comunitárias, políticos, comerciantes e empresários de São Francisco de Itabapoana.














Quem participou da visita ao porto do Açu, na caravana do Rotary São Francisco retornou da viagem com uma visão de um empreendimento que vai mudar a economia da Região. Pontualmente às 14 horas a caravana do Rotary chegou à central de visitantes rumo ao canteiro de obras e a ponte que já avançou três quilômetros em direção ao mar. Composta de rotarianos, lideranças políticas, empresários, comerciantes de SFI, a comitiva foi recepcionada no prédio central da LLX, num amplo salão onde uma maquete do mega investimento exibia toda a pujança da obra. Depois das explicações todos foram convidados a ocuparem as poltronas de um luxuoso auditório com acústica perfeita para assistirem a um DVD com exibição dos empreendimentos do grupo X e , finalmente, tudo sobre o Superporto do Açu. Do auditório, em ônibus de dois andares da LLX, os visitantes conheceram as instalações do canteiro de obras e ainda do ônibus seguiram pelos três quilômetros da ponte do Porto em direção ao mar. Enquanto passávamos pela ponte ficávamos a imaginar do que é capaz o ser humano.

Inauguração prevista para 2012

De acordo com informações do site da LLX a inauguração do porto do Açu está prevista para o primeiro semestre de 2012. O Complexo do Superporto do Açu é atualmente o maior investimento do Brasil em infraestrutura portuária. Está localizado na praia do Açu, no município de São João da Barra, na região norte do Estado do Rio de Janeiro. Próximo aos campos de petróleo offshore das bacias de Campos, Santos e do Espírito Santo e com fácil acesso para as regiões mais desenvolvidas do Brasil, o Superporto do Açu servirá de centro logístico para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
.
O porto contará com dez berços de atracação, sendo quatro para minério de ferro, dois para movimentação de petróleo, um para carvão, e três para produtos siderúrgicos, escória, granito e ferro-gusa. Com uma profundidade de 21 metros, o Superporto do Açu permitirá a atracação de navios Capesize com capacidade de até 220.000 toneladas.


Empreendimentos industriais em área de cerca de nove mil hectares


Da retroárea adjacente de aproximadamente 15,1 mil ha, serão disponibilizados cerca de 9,4 mil ha para empreendimentos industriais.

O Complexo Industrial do Superporto do Açu estabelece condições favoráveis para a instalação e desenvolvimento de indústrias, incluindo plantas de siderurgia, termelétrica, gaseificação, indústria automotiva, pólo metal-mecânico, tratamento de petróleo, armazenagem e logística, entre outras. As empresas poderão ser favorecidas por incentivos fiscais relativos ao ICMS do Estado do Rio de Janeiro, que prevêem diferimento do imposto ou diferenciais de alíquotas na compra de bens de capital e de insumos para a produção industrial. Além disso, as indústrias poderão contar com a energia a ser fornecida pela termelétrica da MPX (empresa do grupo EBX). (Veja outras imagens da visita no Blog do Rotary São Francisco ( http://www.rotarysaofrancisco.blogspot.com/ )

Nenhum comentário: