sábado, 23 de outubro de 2010

Baleia da espécie Minke encalha e morre na praia dos Sonhos, litoral de SFI


Conhecido também por baleia "Anã", o animal virou a atração para crianças e turistas na praia dos Sonhos.



.
Uma baleia da espécie Minke, também conhecida por baleia Anã, foi encontrada, hoje, 23-10, pela manhã, por banhistas na praia dos Sonhos no litoral de São Francisco de Itabapoana. Segundo a ambientalista Enilce Gonçalves, a baleia encalhada na praia dos Sonhos pode ser da espécie Minke. “Analisando a baleia, aparentemente ela é idêntica a balei Minke, também conhecida como baleia anã”, disse Enilce. “Esta espécie pode ser vista em toda a costa sanfranciscana e pode ter morrido por doença ou fadiga, já que aparentemente não estava ferida por colisões, ” comentou.

Informações sobre a Baleia-minke
NOME POPULAR: Baleia-minke, Baleia-anã
NOME CIENTÍFICO: Baleanoptera acutorostrata
TAMANHO: 8 a 10 metros de comprimento
PESO: 8 a 13 toneladas

Uma das menores espécies de baleias do mundo. Costumam viver em pequenos grupos e as vezes são vistas sozinhas. Sendo vistas em grupos somente no período de alimentação. São encontradas em águas tropicais, temperadas e frias de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como em oceânicas. Ocasionalmente, pode penetrar em baías e estuários em águas de pouca profundidade. No verão, alimenta-se próximo dos pólos, no inverno migra para regiões mais quentes para se reproduzir e criar seus filhotes. Em algumas regiões, são conhecidas populações residentes durante todo o ano, que realizam apenas pequenos deslocamentos. No Brasil, são vistas em toda costa.

Suas principais características, corpo afilado, esguio e hidrodinâmico. É a menor baleia existente dentro da ordem dos Misticetos. Sua coloração é preta ou cinza-escura no dorso, na região da barriga a coloração é branca. Em alguns indivíduos podem ocorrer manchas brancas em ambas as nadadeiras peitorais que são pequenas e pontudas. Alguns adultos apresentam marcas claras no corpo, acima das nadadeiras peitorais, em forma de parêntesis, como pode ser visto na ilustração. A nadadeira dorsal é alta e falcada e localiza-se atrás do meio do dorso. Apresenta de 50 a 70 pregas ventrais, que não chegam a se estender atrás do umbigo. A cabeça é estreita e pontiaguda, com apenas uma quilha central. Possui de 105 a 415 pares de barbatanas que medem cerca de 30cm e são de coloração branco-amarelada, cinza-escura ou preta. O borrifo é indefinido ou pouco definido em forma de coluna e atinge cerca de 2m de altura.

Existem dois tipos de baleias-minke no Hemisfério Sul que diferem de acordo com a cor padrão, caracteres morfométricos e coloração das barbatanas: a forma anã de menor tamanho, com mancha branca e a forma usual de maior tamanho e sem a mancha branca.

Sua maturidade sexual é atingida entre 7 e 8 anos. Sua gestação dura aproximadamente 10 meses. Com a amamentação durando de 4 a 6 meses. O filhote ao nascer pode pesar até 300Kg e medir 3m. O intervalo médio entre as crias é de 2 anos.

Alimentam-se de krill, pequenos peixes que forma cardumes e lulas. Geralmente são encontradas sozinhas, em duplas ou em pequenos grupos. Grandes concentrações podem ocorrer nas áreas de alimentação. Ocasionalmente é vista na companhia de outras baleias e golfinhos. Nada rapidamente, quando salta fora da água, em geral, mergulha de cabeça sem provocar muito barulho. Raramente expõe a nadadeira caudal quando mergulha. Aproxima-se de embarcações. As vocalizações incluem pulsos de baixa freqüência, estalos e cliques ultra-sônicos.

Apesar da moratória da caça de baleias ter sido decretada em 1986, proibindo a caça comercial de baleias no mundo. Atualmente a caça é realizada pelo Japão, Islândia e Noruega. Se não forem atrapalhadas pela caça podem viver pelo menos, 47 anos.

Fonte: www.pick-upau.org.br

Nenhum comentário: