terça-feira, 5 de outubro de 2010

MPX apresenta projeto de usina a gás para o Superporto do Açu

Audiências públicas, agendadas pelo Inea, estão marcadas para os dias 6 e 7 de outubro nos municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.
O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) promove, nos dias 6 e 7 de outubro, audiências públicas nos municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, na região norte fluminense, para discutir o processo de licenciamento ambiental da usina termelétrica a gás MPX Açu II, segunda fase do complexo de geração de energia do Superporto do Açu. O empreendimento terá 3.300 MW de capacidade instalada e receberá investimentos de cerca de R$ 4 bilhões.
Por estar no Superporto do Açu, os blocos exploratórios de gás natural da Bacia de Campos poderão ser uma alternativa para obtenção do combustível para esta nova usina. As obras vão gerar cerca de 1.400 empregos diretos. Após o início da operação, serão 180 postos diretos de trabalho. Nas audiências, a MPX apresentará o projeto e seus aspectos ambientais, demonstrando a sua importância e os benefícios gerados para a região. Após as reuniões, o Inea analisará os estudos ambientais apresentados.
.
A primeira fase do complexo de energia, a usina termelétrica a carvão MPX Açu I, já possui licença de instalação para a geração de 2.100 MW. As plantas estão estrategicamente localizadas, próximas à subestação de Campos dos Goytacazes. O empreendimento irá buscar aproveitar ao máximo a mão-de-obra da região por meio do Programa de Qualificação Profissional. “Vamos gerar empregos, que é uma grande demanda na região, movimentar a economia do norte fluminense, atrair outras indústrias e gerar mais recursos para os municípios por conta da atividade econômica”, afirma Paulo Monteiro, Diretor de Sustentabilidade do Grupo EBX.
.
A MPX Açu II utilizará a tecnologia de ciclo combinado, para aumentar a eficiência, associando turbina a gás, caldeira de recuperação de calor e turbina a vapor. Ao todo, a usina terá cinco unidades de geração com capacidade instalada de 660 MW. Sobre a MPX EnergiaA MPX Energia, empresa de geração de energia elétrica do grupo EBX, do empresário Eike Batista, é uma das principais investidoras na ampliação do parque gerador do Brasil. A empresa está construindo três projetos termelétricos a carvão mineral que totalizam 1440 MW de capacidade instalada e investimento acima de R$ 4 bilhões.
.
Do investimento total da empresa em cada um dos projetos, 30% é aplicado em modernos sistemas de controle ambiental. Equipamentos de tecnologia moderna em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação brasileira, BNDES e Banco Mundial serão utilizados no processo de geração. A estratégia da empresa é investir em sistemas integrados que incluem a exploração e comercialização de recursos naturais (carvão mineral e gás natural), logística para movimentação desses ativos, a geração e a comercialização de energia elétrica a partir dos recursos explorados ou fontes complementares, como energia solar e eólica.
.
Além das termelétricas em fase de implantação, a companhia pretende atingir uma carteira de 10 mil MW em projetos de geração licenciados até o final do ano e tem ativos minerários no Rio Grande do Sul e na Colômbia, além da participação na exploração de gás natural em sete blocos exploratórios na Bacia do Parnaíba, no Maranhão.
.Agenda: São João da BarraLocal: SESC Mineiro Grussai - Rua Antonino Gonçalves de Carvalho s/n - São João da BarraData: 06/10Horário: 19h
Campos dos GoytacazesLocal: Ginásio Poliesportivo Prof. Fernando Duncan – SESI/SENAI - Av. Deputado Bartolomeu Lysandro, 862 – Jardim CariocaData: 07/10Horário: 19h
.
Para outras informações, por favor, entre em contato com Juliana Rocha ou Renata Castello: Juliana Rocha(21) 8011-0066 / (21) 9102-4323juliana.rocha@mpx.com.br Renata Castello(21) 7867-5298renata.castello@mpx.com.br

Nenhum comentário: