domingo, 17 de abril de 2011

Brasileiros terão vacina contra dengue antes de vencer problema de saneamento básico, prevê secretário

Brasília – Cientistas esperam que a população brasileira possa, daqui a cinco anos, ser imunizada contra os quatro tipos de vírus da dengue. O prazo para resolver o problema epidemiológico é bem inferior ao tempo de que o país precisa para universalizar o saneamento básico, apontado como uma das causas para a prevalência da dengue. Segundo o governo federal, apenas em 2030, todos os brasileiros terão água encanada e rede coletora de esgoto em suas casas. “Um dos problemas da dengue e outras doenças negligenciadas é que elas cresceram onde não há infraestrutura adequada. As pessoas têm que armazenar água, as prefeituras não conseguem recolher o lixo. Isso vai levar anos, talvez décadas para que a gente consiga resolver completamente”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. “Muitas dessas doenças negligenciadas são de pessoas negligenciadas”, assinala Barbosa, ao lembrar da incidência de tuberculose, hanseníase e de doenças parasitárias entre as pessoas que vivem em domicílios com pouco espaço e muitos moradores. “São pessoas que vivem em condições insalubres”, acrescenta, ao dizer que o tratamento médico gratuito não é suficiente para melhorar a vida das pessoas.(AgBrasil)

Um comentário:

Anônimo disse...

A pespectiva para de vacinar os brasileiro contra a dengue é uma boa proposta, não deixando se levar por promessa de milagre a médio prazo é que temos que pensar na realidade de que até que isto aconteça já teremos a dengue cinco e a seis, porque ele, o transmissor ou o seu cotrasmissor a vem se tornando cada vez mais resistente aos princípios ativos ( inseticidas e produtos tóxicos usador por agentes de "zoonose" ( doenças que incidem sobre tudo em animais)para o seu aniquilamento.
No caso de saneamento a população precisa se negar aos agentes de contaminação diários que são em maior número os bens de consumo descatáveis como: garafas de refrigerante de plásticos; os copos descartáveis pratos de papelão e outros que poderiam serem substituidos por produtos permanente, que pode parecer absurdo porém louváveis com por exemplo se cada pessoa levasse consigo o seu copo teriamos uma grande redução de copos plásticos jogadosno lixo.