quinta-feira, 28 de abril de 2011

Secretaria de Saúde de SFI realiza treinamento para agentes comunitários de saúde

Aconteceu nesta quarta-feira (27/04) a abertura da 1ª fase do treinamento para os agentes comunitários de saúde de São Francisco de Itabapoana. O encontro foi realizado no centro da cidade e reuniu cerca de 100 agentes de saúde e profissionais da área. O objetivo foi de capacitar a equipe de agentes para atuarem de forma efetiva nas comunidades. Todos receberam um kit contendo material instrutivo.

A capacitação ficou dividida em 2 fases composta de palestras informativas e educativas. Nesta primeira etapa, a diretora de Saúde, Isabela Barcelos, abordou sobre o tema “Políticas públicas de saúde”. Em seguida, a coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e do Programa de Saúde da Família (PSF), Pâmela de Souza, ministrou o tema “Saúde da Família”.

Nesta quinta-feira (28/04) o encontro prosseguirá. Já está confirmada a participação dos enfermeiros supervisores do PACS, Gustavo Córdova Guimarães e Lúcia Magna Linhares. Ambos irão palestrar sobre “O trabalho dos agentes comunitários de Saúde”. Ainda haverá a participação do enfermeiro de Epidemiologia do município, Marcelio de Araújo, que vai falar sobre a dengue.

De acordo com a coordenadora PACS e PSF, Pâmela de Souza, a próxima fase desse processo de capacitação será realizada já no início de maio.

O secretário de Saúde, Fabiano Córdova, adiantou outras iniciativas da secretaria. “O Programa Saúde da Familia é primordial para que a Secretaria de Saúde alcance todos os munícipes, principalmente os que residem nas localidades mais distantes. É fundamental a ampliação do programa e capacitação dos agentes.”, comentou Fabiano.

Ascom-SFI

Nenhum comentário: