terça-feira, 5 de julho de 2011

Núcleo Avançado do IFF inaugurado em São João da Barra

SJB investe em educação





A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, assinou nesta noite de segunda-feira (04) um convênio com Cibele Daher, reitora do IFF, para a implantação de um Núcleo Avançado do IFF no município, durante a inauguração do espaço que funcionará numa escola pré-moldada licitada com orçamento municipal. Os primeiros cursos, Eletromecânica e Metalurgia – inédito na região, já estão com inscrições abertas até o dia 18 de julho no site www.iff.edu.br ou no Ciep Gladys Teixeira, no centro de São João da Barra, onde funciona um polo de Educação à Distância do IFF com o curso de Segurança do Trabalho.

Diante de uma verdadeira representatividade institucional com a presença do deputado federal Chico D’angelo, deputado estadual Roberto Henriques, presidente da LLX, Otávio Lazcano, vereadores da base governista de São João da Barra, vereadores de Campos dos Goytacazes, Uenf, Fenorte, OSX, LLX, IFF, Faetec, Firjan, CDL de São João da Barra, associações de moradores e comunidade, a prefeita Carla Machado disse que sua gestão vem realizando grande investimento em qualificação profissional devido, principalmente, à demanda do Complexo Industrial e Portuário do Açu, lembrando que: “já existe uma parceria com o IFF nos cursos de Informática Industrial, Segurança do Trabalho e Logística Portuária – este foi criado para São João da Barra. Estamos descentralizando os cursos de Línguas e Informática da Faetec e os levando para todos os distritos. Além disso, estamos construindo a nossa escola profissionalizante nos padrões exigidos pelo MEC para futuramente federalizarmos. Isso sem contar com a construção do Centro Vocacional Tecnológico onde já doamos o terreno. A gente sempre vai buscar o melhor para o nosso povo”.

O deputado federal Chico D’angelo afirmou que a prefeita Carla Machado saiu na frente utilizando recurso próprio para fomentar a qualificação no município. “É como muita satisfação que venho aqui. A estrutura que está sendo montada vai facilitar a implantação do campus do IFF em São João da Barra. Este município tem uma prefeita com quilate, competência, visão e compromisso. É uma prefeita que sabe cobrar da bancada fluminense em Brasília e sabe do grande processo de crescimento pelo qual vai passar o município”, frisa.

O prédio inaugurado servirá como unidade provisória para os cursos do IFF e conta com duas salas de aula, dois laboratórios de informática, sala de desenho, lanchonete e setor administrativo. O local irá abrigar os cursos técnicos até a conclusão das obras da Escola Municipal de Ensino Técnico Profissionalizante, que vem sendo construída dentro das exigências do MEC para futura federalização, em uma área de 90 mil metros quadrados, na BR-356, com capacidade para atender até 1200 alunos.

Cibele Daher reforçou o compromisso de buscar apoio para federalizar o Núcleo Avançado. “Já estamos sensibilizando a Setec/Mec neste sentido. É uma missão dos Institutos, junto às prefeituras, oferecer educação profissional e tecnológica para a melhoria da qualidade de vida da população, por isso, é uma emoção compartilhar esse momento aqui”, comenta.

“Essa iniciativa é uma medida fundamental para atender esses empreendimentos, que apresentam uma avenida de oportunidades, pois damos prioridade para contratações locais. Essa parceria do IF Fluminense com São João da Barra se alinha com essas oportunidades que serão geradas”, destacou o presidente da LLX durante o evento, Otávio Lazcano.

INSCRIÇÕES - Os primeiros cursos oferecidos no Núcleo Avançado de São João da Barra, já no segundo semestre de 2011, Eletromecânica e Metalurgia, prosseguem com inscrições abertas até 18 de julho. A prova será realizada no dia 31 de julho e a relação dos classificados estará disponível no portal do IFF no dia quatro e agosto. Serão oferecidas 90 vagas em cada um dos cursos. É necessário ter concluído a 2ª série do Ensino Médio.

FAETEC E CVT – A prefeita Carla Machado também assinou convênio com Maria Cristina Lacerda, vice-presidente da Faetec, para expandir os cursos de Línguas (Inglês e Espanhol) e Informática (Básica e Avançada) para oito escolas do município o que abrangerá todos os distritos. A representante da Faetec disse, ainda, que com a doação do terreno por parte da prefeitura para a construção de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que será voltado para o Setor Naval em princípio, um projeto já está sendo desenvolvido pelo governo do Estado para ser mostrado para a sociedade o mais breve possível. “Estamos preparando os sanjoanenses para as oportunidades que virão”, ressalta Antônio Neves, secretário municipal de Educação. (Secom SJB)

Nenhum comentário: