quarta-feira, 6 de julho de 2011

Procon de SFI responde reclamação de cliente de operadora de celular


A coordenadora executiva do Procon de São Francisco de Itabapoana, Rita de Cássia Alexim Parente, em resposta ao e-mail do técnico em telecomunicações Carlos Eduardo Tostes Neves, enviou cópia ao blog. Carlos Eduardo reclama do péssimo serviço da Vivo S/A no município. Segundo Rita, o Procon precisa ser procurado pelo consumidor para agir. Apesar do péssimo sinal de celular nas comunidades, apenas cinco clientes da referida empresa procuraram o Procon desde a implantação do órgão em 2010. Mesmo com o número baixo de reclamações, a coordenadora enumera algumas ações junto à operadora de celular. Confira a resposta:

Ilmo. Sr. Carlos Eduardo Tostes Neves

O PROCON- Órgão de Defesa dos Direitos dos Consumidores do Município de São Francisco de Itabapoana, vem, em respostas as suas solicitações expor o seguinte:

Desde o dia 10 de junho de 2011, foi aberto por este Órgão de atuação, o primeiro protocolo junto a Vivo S/A, solicitando melhoria no serviço de telefonia móvel, tendo em vista a piora no sinal com a troca da tecnologia, bem como das constantes falhas no serviço.

De inicio recebemos como resposta que o sinal em nossa região era bom e que não havia reclamações da Vivo neste PROCON. Como não havia reclamações e para fazer valer os direitos dos consumidores, esta signatária, ofertou seu numero pessoal para que fosse feita a varredura, porém também não houve êxito, eis que a mesma reside no centro do município e o problema é maior nas adjacências.

Em contato com representantes das localidades de Barra do Itabapoana e Travessão de Barra, que procuraram este Órgão, foi solicitado uma relação contendo nomes e números dos usuários de telefonia móvel da referida operadora para varredura, que veio na forma de abaixo assinado, o que foi prontamente enviado a Vivo.

O PROCON visa resguardar os direitos dos consumidores, e por tal incumbência não poderia jamais omitir-se nesta situação, onde grande parte da coletividade vem sendo lesada.

Sendo certo que, se necessário, o PROCON, em defesa dos consumidores, intentará com Ação própria, mas existem tramites a serem cumpridos.

Pertinente suas colocações e solicitações, mas como já informado as providencias foram tomadas desde 10 de junho, tanto que hoje, dia 06/07/2011, as 10h, estará ocorrendo no Rio uma reunião com a equipe técnica e o jurídico, ambos da Vivo, buscando soluções e na semana próxima, em data que também será definida nesta reunião, receberemos a visita de um representante da equipe técnica bem como do jurídico para conhecer nossos reais problemas.

Por este Órgão de atuação, foi solicitada a vinda de um representante da Vivo para esclarecimentos a coletividade, mas somente ontem dia 05/07/2011, foi enviado o endereço para contato com a assessoria de Imprensa da Vivo, já tendo sido remetido os nossos problemas, solicitando esclarecimentos, bem como a possível vinda de um representante da Operadora para responder aos questionamentos da coletividade, o que aguarda-se que ocorra.

Este PROCON é jovem, conta com pouco mais de um ano e o objetivo de sua criação foi dar cidadania aos munícipes. Grandes vitórias já ocorreram, mas muito ainda há por fazer, tanto que de todas as reclamações cerca de somente 1% (um por cento) não foram resolvidas e encaminhadas ao judiciário.

Por fim, sem as reclamações formalizadas pelos consumidores, muito pouco ou quase nada pode-se fazer e a idéia de uma sociedade mais justa vai ficando cada vez mais distante. Urge a efetiva participação de todas comunidades para que possamos nos fazer ouvidos. Cidadania precisa ser exercitada todo o dia.

O PROCON está sempre de portas abertas e a inteira disposição de todos os consumidores do Município de São Francisco de Itabapoana.

Atenciosamente,

Rita de Cássia Alexim Parente
Coordenadora Executiva PROCON – São Francisco de Itabapoana/RJ.

Um comentário:

TELESAT CAMPOS TELECOMUNICAÇÕES disse...

Ilmª Senhora Rita de Cássia

Na condição de cliente e cidadão acima de tudo, estou travando uma grande batalha contra a VIVO S/A onde tenho observado um grande descaso por parte desta operadora em solucionar os problemas. Quando resolvi emitir esta nota às autoridades competentes, foi com o propósito de endossar toda a denúncia feita por mim na ANATEL,com intuito de integrar recursos, pois a VIVO parece se omitir a solucionar o nosso problema. Já dizia o ditado: "Uma andorinha só não faz verão...". No meu caso, eu posso até não fazer o verão, mas confesso que aqueço bastante o clima dentro da operadora VIVO, por discordar da forma pela qual sou tratado e por conhecer a legislação que a operadora se omite a seguir, apontando à ANATEL às suas falhas. É muito bom saber que a Srª tem se dedicado a nos ajudar, pois só assim, integrando recursos, poderemos "fazer o verão" acontecer mesmo estando no inverno diante da VIVO. Um dos protocolos que está aberto no Procon, pertence a minha mãe, titular de 3 linhas nesta operadora, onde duas são no plano controle e uma linha ilimitada. Eu a solicitei a fazer a reclamação no PROCON, por acreditar em seu trabalho e de todos que compõem sua equipe. Em paralelo, estou desde o dia 27/06 colhendo assinaturas dos clientes da VIVO em Guaxindiba, onde o abaixo assinado seguirá também endereçado ao PROCON para que a Srª, como representante dos Direitos do Consumidor desta cidade, possa anexá-lo em suas reivindicações no intuito de somarmos forças nessa batalha. Deixemos claro que, qualquer cidadão que se sentir prejudicado por esta operadora, poderá procurar também a Defensoria Pública para ingressar em uma ação no Juizado Especial Cível, pois teríamos uma reivindicação na esfera administrativa, PROCON, e em paralelo na esfera judicial.
Não se surpreenda se a equipe técnica da VIVO se comprometer a vir à São Francisco e não comparcecer. Eles são assim mesmo, porém, aconselho-te a buscar medidas dentro de sua organização que faça valer a Lei, pois a VIVO combinou comigo em vir à Ilha dos Mineiros e acompanhar de perto o problema e não compareceu.
No mais, gostaria que a Srª soubesse que pode contar com meu apoio pois irei precisar de seu apoio também, pois juntos poderemos somar e buscar a solução de forma breve.
Agradeço por ter respondido e coloco-me à disposição para quaisquer providências.
Parabéns por já estar atuando no caso, isso demosntra profissionalismo e empenho de sua pessoa. Parabéns ao Blog, por trazer à comunidade uma informação rica para todos, pois esse é o resultado de um trabalho sério e compromissado com a verdade!

Carlos Eduardo Tostes Neves