quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Representantes da EBX apresentam projeto em São Francisco


Representantes da EBX, grupo responsável pelo mega empreendimento do Complexo Portuário do Açu, e do Instituto BioAtlântica, apresentaram ontem à noite, no auditório da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, o projeto Gestão Integrada de Território (GIT). O projeto consiste no trabalho conjunto entre poder público e sociedade civil organizada no sentido de estudar as possibilidades de desenvolvimento sustentável de toda a região de forma integrada.

A reunião contou com a presença do prefeito Beto Azevedo, de secretários e assessores e ainda de representantes de entidades de classe. A representante do Instituto BioAtlântica, Inguelore Scheunemann, explicou que a GIT trabalha com quatro vertentes de sustentabilidade buscando desenvolver as áreas social, econômica, ambiental e cultural. “Queremos provocar o debate para que as pessoas busquem soluções conjuntas em prol do desenvolvimento integrado na área de influência do empreendimento que compreende os municípios de São João da Barra, Campos e São Francisco de Itabapoana”, disse Scheunemann.

Uma das iniciativas já adotadas pelo projeto foi a criação do Centro de Conhecimento que está em funcionamento em São João da Barra. Para o prefeito Beto Azevedo, é preciso acompanhar de perto o andamento do empreendimento. "Temos que ficar atentos porque acreditamos na conclusão da ponte que irá ligar os dois municípios e precisamos estudar as possibilidades que poderão surgir para agirmos no sentido de aproveitarmos todas as oportunidades”, disse o prefeito.

Ascom

Um comentário:

jorge lucio disse...

"GRAÇA E PAZ, SEJAM COM TODOS"

Estive presente nesta reunião, e como representante de uma entidade de classe, Assoc. Morad, da Praia de Santa Clara, mais uma vez me senti como um peixe fora dágua. Já vivia preocupado com o impacto negativo, que o município de São Francisco de Itabapoana (zona norte) sofrerá com a criação da Ferrus. Agora, também a zona sul, está ameaçada de se trnsformar em fundo de Quintal de São João da Barra. Com certeza a conclusão da ponte, que ligará os dois municípios, já é uma realidade, São Francisco estará mais próxima do Porto do Açu, do que São João da Barra. É claro que não vou radicalizar mas junto com as pessoas boas, também virão tráfico de drogas e prostituição. Quem se responsabilizará pelos enfermos? Quem será responsável pelos estudantes, filhos daqueles que para aqui virão? O que mais me intriga, é que quando marcam uma reunião, vem um batalhão de pessoas (preparadas) para envolver e prontas a dar qualquer resposta. Falaram muito em Centro de Conhecimento. Pergunto: Como é que uma pessoa moradora de Barra de Itabapoana, chegará ao Centro de Conhecimento? Porque não trouxeram um projeto de descentralização do Centro de Conhecimento, trazendo um núcleo para São Francisco? Estão colocando mel na bôca dos representantes dos pescadores e eles estão caindo como peixe. Exemplo: Doaram um Consultório Médico Dentário para a Colônia de pescadors de Gargaú. Quem vai trabalhar ali. Disseram que conseguiram voluntários. Porque não contrataram proficionais? Quero parabenizar o Sec. de Meio Ambiente de S.F.I. Roberto Vinagre, pelo seu questionamento.