quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SFI tem primeira cooperativa com certificação orgânica do país

A COOPTABOA fica em Gargaú e tem selo de qualidade 100% orgânico

Um grupo composto de 28 artesãos do município de São Francisco de Itabapoana/RJ conquistou, recentemente, a certificação e se tornou a primeira cooperativa de taboa certificada no Brasil: a COOPTABOA. O Certificado Original e o Selo de Qualidade foram entregues à presidente da cooperativa, Shirley Jardim, durante a abertura da Feira do Comércio e Artesanato (FECOARTE), realizada em julho.

O Selo de Qualidade é a confirmação de que o produto é 100% natural e orgânico, com manejo sustentável, ou seja, ecologicamente correto. A certificação garante à cooperativa a possibilidade de avançar nas vendas para o mercado internacional.

O certificado foi fornecido pela ECOCERT, empresa de origem francesa que está no Brasil desde 2001, realizando certificações. O Sebrae/RJ pagou e doou a certificação para a cooperativa. Segundo o Gerente Regional do Sebrae, Gilberto Reis, desde 2009 os analistas acompanharam o desenvolvimento do trabalho dos artesãos. "Como o grupo amadureceu e evoluiu muito, o Sebrae entendeu que eles mereciam o certificado para ampliar sua rede mercadológica", afirmou Gilberto.
Desde sua fundação (2009), a cooperativa tem utilizado a taboa como matéria-prima para a confecção dos artesanatos. "A maioria das peças é feita com esse tipo de produto", afirma o artesão Manoel Miguel da Silva que se diz realizado no que faz.
O grupo também utiliza outros tipos de materiais como a palha do milho e da costa, a fibra da bananeira, bucha, conchas, junco, couro de cabrito, sementes, escama, couro de peixe, entre outros. Os artesãos aproveitam diversos produtos recicláveis como garrafas pet, filtros de café e pedaços de tecidos.
A presidente da cooperativa faz um balanço das atividades. "Por mês são produzidas aproximadamente duas mil peças. Já comercializamos cerca de 3 mil produtos para a rede Pão-do-Açúcar, quase 4 mil bolsas para a Petrobrás e 87 peças foram para a Rede Globo, sendo 2 bolsas destinadas à novela Ti-ti-ti", lembrou.
São parceiros da COOPTABOA a prefeitura da São Francisco de Itabapoana, o Sebrae/RJ, o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), a Petrobrás e a Emater/RJ.
OUTRAS CONQUISTAS
A COOPTABOA já recebeu a indicação, em duas edições seguidas, pelo Sebrae com o prêmio "Top 100", como um dos 100 melhores artesanatos do país.

Também é a única cooperativa do Estado do Rio de Janeiro que participa do projeto "Talentos do Brasil", desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Através do projeto, já visitou diversos lugares para expor suas peças em feiras, entre eles na Espanha, participando, ainda, do projeto Mosaico da Petrobrás.

PROCESSO DE MANEJO
Os artesãos seguem uma tradição para o processo de manejo da planta. Para que a taboa sirva na hora da confecção das peças, o grupo alerta que não podem ser colhidas em dia de lua minguante.

Depois do corte, a planta é desfibrada e, posteriormente, passa pelo processo de secagem no período de quatro a sete dias, sendo retiradas à noite para evitar a exposição a neblina. Após esse tempo, se as folhas estiverem amareladas elas são desprezadas, caso estejam secas são recolhidas e utilizadas para o artesanato.

A COOPTABOA fica localizada em Gargaú. Mais informações e pedidos pelo telefone (22) 27897061.

Um comentário:

amigos para sempre disse...

boa noite queria saber quando começa as iscrições para guarda municipal de sao fransisco poderia entrar em contato comigo assim que começar grato leonardo de sousa vou deixar meu email :leonardo_69sf@hotmail.com

que DEUS abençoe o seu blog e que vc seja um a pessoa ,prospera no futuro e que vc e seu blog creça muito mais.