segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Internauta relata drama de animais desorientados na Mata do Carvão, e cobra punição para responsáveis por incêndio

Recebemos um relato emocionante sobre o incêndio na Estação Ecológica de Guaxindiba. Trata-se de o testemunho de alguém que vivencia o dia-a-dia da Mata do Carvão. Em poucas palavras, Kelly Lemos Vieira narra a dor em ver parte deste santuário ecológico se perder em meio ao fogo. Ela cobra punição para os responsáveis pela queimada. O blog se coloca a disposição de internautas, ambientalistas e autoridades para discutirmos o problema. Há indícios de que o fogo teria começado em um canavial localizado no entorno da Estação.

Bom dia Paulo Noel, sou moradora de Nova Belém/Carrapato e gostaria de saber se vocês tem alguma informação sobre as providências que estão sendo tomadas para que o culpado pelo incêndio na mata do carvão seja punido, espero muito que o cara que fez isso tenha a justa punição, você não tem noção da tristeza que foi ver as capivaras e as lontras desconcertadas correndo para o fogo... É muito triste, nas terras do meu avô (de 99 anos) tinha um "pedaço" de mata preservado, que ele sempre teve a preocupação de cuidar para que permanecesse ali intacta, advinha o que aconteceu? O fogo chegou até lá e queimou tudo, fiquei de boca aberta quando vi a extensão da destruição. O culpado tem que ser punido.

Kelly Lemos Vieira

10 comentários:

Anônimo disse...

É revoltante mesmo, cresceu um matinho e o povo quer logo tacar fogo daí perde o controle e acontece isso. Tomara que consigam indentificar o culpado e que isso sirva de lição pro povo daqui. Outro dia meu vizinho tacou fogo no mato e a fumaça veio com força total pra dentro da minha casa me obrigando a retirar minha familia e meu pai que era idoso de casa, e isso quase virou uma briga a sorte que eu mantive a calma.

Luís

clvm disse...

MORO EM NOVA BELEM E CONCORDO COM MINHA IRMA, E MUITO LAMENTAVEL O QUE ACONTECEU,VOCES NAO TEM NOÇAO DO NOSSO SENTIMENTO DE INDIGNAÇAO, ESPERAMOS QUE DOA PELO MENOS NO BOLSO DESSES LUNATICOS QUE TODO ANO FAZEM A MESMA COISA, COMO SERA O FUTURO DOS NOSSOS FILHOS,NETOS,SERA QUE ELES AINDA VERAO ALGUM VESTIGIO DESSA MATA, FISCALIZAM AS ARVORES DO NOSSO QUINTAL COM TANTO RIGOR E A NOSSA MATA PEDE SOCORRO DIARIAMENTE E AINDA TEM FUMAÇA LA NO MEIO...........

Leandro Siqueira disse...

Infelizmente blog essa é a situação de nosso município, cadê as politicas publicas educacionais juntos as escolas municipais para a devida preservação, em 2005 eu fiz um seminário na universidade em campos sobre a mata do carnaval, tivemos todo o cuidado de mostra lá como realmente é e dos problemas que ela passava na época mais com esse incêndio, já sabemos que nada irá acontecer e que provavelmente novos incêndios irão acontecer vivemos n um país sem memorias e num município entregue a Deus dará.

dvm24091995 disse...

OLA PAULO NOEL, sou DANILO VIEIRA MENEZES, sobrinho de KELLY LEMOS VIEIRA, participei do projeto NOSSA GENTE NOSSA CULTURA que foi realizado aqui em em nova belém/carrapato.
Nesse projeto nos percorremos toda NOVA belém em busca de informações antigas do local, e os depoimentos que agente colhia dos residentes mais antigos na bairro era de que, muitos quando jovens trabalhavam naquela mata retirando madeira,porque eles diziam que na época era o seu único sustento .
mas eles disseram que depois de uma certa idade perceberam um erro tremendo que caía sobre si .
e hoje toda a comunidade tenta como pode cuidar desse patrimônio, sendo por meio de reclamações ou comunicados, com o nosso maior parceiro que hoje é o INEA( orgão que trabalha na preservação da fauna e da flora ).
Eu, assim como minha tia e todos os outros moradores de carrapato, estamos muito tristes com o acontecido, nosso pedacinho de mata preservada se foi, completamente tomada pelo fogo devastador, sem falar que quase toda a vegetação do brejo que envolve a mata foi destruída pelas chamas.
Eu espero que as autoridades encontrem o autor desse atentado ecológico e que ele seja severamente punido de acordo com as leis ambientais,e que a punição dele sirva de lição pra que ninguém mais faça algo do tipo .porque:
SE A MATA MORRE..... NÓS MORREMOS COM ELA !!! DANILO VIEIRA MENEZES

Olhos de Águia disse...

Amiga Kelly, infelizmente ninguém será punido, pois SFI é terra sem dono, sem lei, assolado pela impunidade; Vc ficou chocada com esse incêndio, que é quase certo que foi criminoso (ganância), minha amiga, também fico chocado com a falta de consciência das pessoas que não tem o mínimo respeito pelo meio ambiente; Aqui na praia vejo todos os dias, pessoas jogando entulho/lixo, e até mesmo escoando suas fossas no mar, fato que me revolta, pois a maioria dessas pessoas tiram seus sustento de lá. Mas fazer o quê, se não existe fiscalização?.

SAMIRA VIEIRA MACHADO disse...

E lamentavel.oq estar acontecendo com a mata,q deveria se preservada.e se alguem botou fogo tem q ser punido mesmo,uma falta de rspeito no q DEUS feis. homem quer destroi.. gente vamos ter mais amor pelo ambiente pelas as pessaos e tbm pelo animais. ass SAMIRA VIEIRA MACHADO

Anônimo disse...

Fico muito triste, pois sabemos que existem muitas pessoas que não tem consciência sobre a preservação do meio ambiente ou melhor da nossa VIDA.

jocenilda disse...

reOlá Paulo boa tarde,apesar de não morar por aí, fiquei muito triste com tudo que aconteceu na mata do carvão,sou moradora de Nova Iguaçu, RJ, mas me criei aí e estou sempre visitando me "berço", fiquei sabendo de tudo por telefone,pois minha familia moram todos espalhados por aí, Carrapatos, São Francisco...mas é lamentável mesmo... te confesso que até nesse momento meus olhos ainda estão se enchendo de lágrimas, estou digitando...mas tenho que pausar para limpar as lágrimas que eu não consigo conter. Fico a imaginar o desespero dos bichinhos.
Finalizo deixando meu protesto de indignação,
Abraço,
Jocenilda Coutinho - Nova Iguaçu

Anônimo disse...

Olá Paulo boa tarde,apesar de não morar por aí, fiquei muito triste com tudo que aconteceu na mata do carvão,sou moradora de Nova Iguaçu, RJ, mas me criei aí e estou sempre visitando me "berço", fiquei sabendo de tudo por telefone,pois minha familia moram todos espalhados por aí, Carrapatos, São Francisco...mas é lamentável mesmo... te confesso que até nesse momento meus olhos ainda estão se enchendo de lágrimas, estou digitando...mas tenho que pausar para limpar as lágrimas que eu não consigo conter. Fico a imaginar o desespero dos bichinhos.
Finalizo deixando meu protesto de indignação,
Abraço,
Jocenilda Coutinho - Nova Iguaçu

jocenilda disse...

Olá Paulo boa tarde,apesar de não morar por aí, fiquei muito triste com tudo que aconteceu na mata do carvão,sou moradora de Nova Iguaçu, RJ, mas me criei aí e estou sempre visitando me "berço", fiquei sabendo de tudo por telefone,pois minha familia moram todos espalhados por aí, Carrapatos, São Francisco...mas é lamentável mesmo... te confesso que até nesse momento meus olhos ainda estão se enchendo de lágrimas, estou digitando...mas tenho que pausar para limpar as lágrimas que eu não consigo conter. Fico a imaginar o desespero dos bichinhos.
Finalizo deixando meu protesto de indignação,
Abraço,
Jocenilda Coutinho - Nova Iguaçu