quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Pássaros apreendidos em São Francisco são soltos próximo a Estação Estadual Ecológica da Praia de Guaxindiba

Após soltura dos pássaros as gaiolas foram destruidas.
Fotos: Alessandra Lemos.



Centenas de pássaros silvestres que foram apreendidos no município de São Francisco de Itabapoana foram soltos ontem, 11-10, próximo a Estação Estadual Ecológica da Praia de Guaxindiba, (Mata do Carvão) um trecho remanescente da Mata Atlântica, por volta das 13h.

Os pássaros, que haviam sido apreendidos na localidade de Ladeira das Pedras, eram objeto de tráfico. Entre as aves havia espécies conhecidas como Papa-Capins e Canários, havendo ainda subespécies. A operação que levou à apreensão foi fruto de uma denúncia, que levou os órgãos competentes a um homem de 71 anos de idade. Foram encontradas em sua residência 563 aves silvestres que tinham como destino a venda não só no município, mas também na capital do estado.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, a secretaria de Meio Ambiente fará o possível para preservar a fauna e a flora que ainda existem em São Francisco. “As espécies que existem em São Francisco resistiram milagrosamente ao tempo em que as pessoas com consciência ambiental na região eram poucas. Vamos preservar a natureza que temos através de todas as ações necessárias”, comentou Vinagre.

De acordo com o prefeito Beto Azevedo a grande responsabilidade de cuidar da natureza se torna ainda maior em um município que possui grande fauna e flora. “Nosso município é um dos pouco no estado que ainda mantém grande fauna e flora. A exploração predatória pode causar catástrofes. A retirada de mais de 500 aves de um habitat desregula toda a cadeia. Temos em nossas mãos uma responsabilidade muito grande e vamos honrá-la”, contou o prefeito. Estavam presentes também no momento da libertação dos pássaros biólogos, ambientalistas e funcionários da secretária de Meio Ambiente. (Redação do Blog com a Ascom de SFI)

8 comentários:

Maicon disse...

Em tempos de crise política, até soltura de pássaros vira evento para se promover. Não é mesmo prefeito?
Maicon, Barra de Itabapoana.

Anônimo disse...

Bélissima atitude,agora é fazer campanha contra a criação desses animais em casa por que aqui em são francisco é muito normal se ver gente carregando uma ave na gaiola. Luisbjj

Anônimo disse...

a suade do jeito que estar e o prefeito soltando passaros e quebrando gaiolas!

abraços paulo noel sucesso no seu jornalismo!

Andre cruz de praça joao pessoa!

Anônimo disse...

Bom Paulo Noel como sempre tenho acompanhado seu blog considerado por mim um dos melhores blogs regionais , gostaria de fazer alguns questionamentos sobre as apreensões de pássaros.
Será que foi feita uma triagem da aves? no minimo deveria ter sido feita uma quarentena das aves para ver se tem alguma doente (se estiver pode contaminar as demais soltas na natureza) ou até alguma que esteja mais "idosa" e não consiga mais voar pelo fato de suas asas estarem atrofiadas, sendo presas faceis condenadas a morte em sua "liberdade" essas aves deveriam ser encaminhadas a algum centro de triagem de animais - CETAS
Quando pássaros estão acostumados e viveram a vida toda em gaiolas, soltá-los pode ser condená-los à morte. Existe também o fato de alguns pássaros estarem completamente fora de seu habitat se forem soltos em algumas áreas que não são de sua origem natural podem ser transformados em pragas, não basta abrir a gaiola de pássaros nascidos em cativeiro, eles saem voando e morrem em seguida - não sabem o que fazer em liberdade. Tem de haver a readaptação à natureza.
a cidade de São Francisco do Itabapoana possui algum desse tipo de triagem?
a cidade mal pode dar suporte aos seus munícipes, saúde? educação? segurança? a maioria dos funcionários da prefeitura estão com pagamento atrasado a meses (a prefeitura fala que é um só, como se fosse pouco)
Se as pessoas estão pegando pássaros na natureza para vender nessa cidade de São Francisco , é porque elas estão passando fome... isso mesmo passando fome eu tenho visto isso a muitos anos nas minhas andanças pelo "sertão" é olha que não sou só eu que estou dizendo não...o IBGE / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Miséria e também como em matéria no telejornal local
veja abaixo
Publicado em 26/09/2011
Levantamento revela que São Francisco tem maior índice de pobreza do estado
Segundo o IBGE, o município de São Francisco de Itabapoana tem 41.354 habitantes e mais de 6.100 vivem abaixo da linha da pobreza.
O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou um levantamento que mostra que 10% das famílias do interior do estado do Rio vivem na extrema pobreza. São cerca de 320 mil famílias, ou cerca de um milhão de pessoas. O critério usado foi classificar como miserável a situação de famílias que vivem com menos de R$ 100 por pessoa. É até um critério diferente do usado pelo Governo Federal para as regiões Norte e Nordeste, que é de R$ 70 por pessoa. Os dados são do IBGE e agora o Governo Federal vai fazer um mapa da miséria identificando as regiões mais pobres de cada cidade.

Confira abaixo o ranking das cidades do interior do estado do Rio consideradas mais pobres. O “mapa da miséria” leva em conta as famílias que vivem em situação miserável.

Como percebemos, São Francisco de Itabapoana é a cidade com o maior índice de pobreza. Segundo o IBGE, o município tem 41.354 habitantes e mais de 6.100 vivem abaixo da linha da pobreza. Para saber o que está sendo feito na cidade para reverter esse quadro, o repórter Ronan tardin recebeu, ao vivo, durante o RJ INTER TV 1ª edição, a Secretária de Assistência Social de São Francisco de Itabapoana. Veja na reportagem!
fonte da matéria (com video)
http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=20943

Na fonte da matéria pode se notar a total falta de capacidade da secretária de assistencia Social senhora Fatima Ornelas ao conceder uma simples entrevista ao reporter da rede globo Ronan Tardin que deu uma desculpa esfarrapada que "as comunidades de São Francisco são muito distantes uma da outra" e que "ano que vem isso vai mudar" dá até vergonha de ver uma coisa dessa...saber que meu município é o mais miseravel do Rio.
lembrando que não defendo de maneira alguma a captura de pássaros na natureza é ssa é uma prática que deve ser combatida e erradicada da sociedade mas que deve ser feita por orgãos competentes para tal função

leilaineestella disse...

Concordo com você maicon, é tanto desespero que eles nem pensam nos passaros, porque o correto a se fazer nesses casos de soltura de passaros é antes deixados no centro de triagem se reabitando a natureza para depois ser soltos. o que adiantou soltalos logo na natureza? muitos morrerao de fome por nao saber comer na natureza ou cairar em armadilhas novamente. Acertou em cheio hein prefeito rs

Anônimo disse...

ESSA SITUAÇÃO DOS PÁSSAROS É POUCO NO QUE VEM ACONTECENDO EM NOSSOS BERÇO ECOLÓGICO, NOSSOS MANGUES SENDO DEVASTADOS PELOS PASTOS, A CADA DIA QUE PASSAM, SE APROXIMAM DA MARGEM DO RIO. FORA UM LIXÃO QUE FIZERAM(ENTRANDO PELA MURITIBA) E QUE NO FINAL DO DIA QUEIMAM PARA DISFARÇAR. NO GOOGLE PELO SATÉLITE VOCÊS PODEM VER.

Anônimo disse...

Torço para que essas pessoas que participaram dessa soltura estejam realmente comprometidas com a vida animal.Que não sejam hipócritas de posarem para as lentes, e em suas casas manterem esses animais silvestres presos, afinal o exemplo deve primeiro vir de dentro de nossas casas.

Anônimo disse...

É rapaz, dificil o povo não deixa o Prefeito em paz, hum hum, fica no luga dele pra ve se é bom