terça-feira, 18 de outubro de 2011

Propriedades no entorno da Mata do Carvão pertencem agora à Estação Ecológica de Guaxindiba

Mandados de imissão de posse foram cumpridos e produtores serão indenizados



Vinícius Berto

O Juízo da Comarca de São Francisco de Itabapoana emitiu mandados de imissão de posse de terras consideradas áreas de preservação permanente (APP), que agora pertencem à Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, conhecida também como Mata do Carvão. Em função disso, um grande aparato foi visto nesta terça-feira (18) no município, com viaturas do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e Polícia Militar, que na presença de um oficial de justiça, cumpriram os mandados. Todo o trabalho foi acompanhado por funcionários do Núcleo de Regularização Fundiária do Inea e da Estação Ecológica.

Segundo Vânia Coelho, Chefe da Estação Ecológica de Guaxindiba, ao todo são 22 propriedades no entorno da Mata do Carvão que passam a ser de propriedade da Estação Ecológica por estarem na delimitação da Unidade de Conservação e serem consideradas APP. Quatro propriedades foram visitadas neste primeiro dia. A maioria fica no entorno do Brejo da Cobiça, no lado leste da Reserva. Os proprietários serão indenizados pelo Estado, mas Vânia não soube precisar os valores que serão pagos.

Ela salientou que a ação acontece de forma pacífica, e que a intenção é continuar a relação sempre harmoniosa com os produtores rurais vizinhos à Estação. “Estamos tomando posse de forma pacífica. Em geral são áreas de pastagem e plantação de cana. Vamos inclusive observar se há alguma cultura plantada e esperar o tempo para o produtor colher a lavoura. Não há residências nesses locais. O que há de construções são currais que poderão ser desmontados”, disse. O trabalho deve continuar durante a semana.

Nenhum comentário: