sábado, 1 de outubro de 2011

SFI presente em evento de educação ambiental e vigilância sanitária em Brasília

Recebemos e-mail de Virginia Ribeiro Pessanha, coordenadora de Ensino de Ciências e Ed. Ambiental da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana. Virginia conta como foi a participação de São Francisco de Itabapoana em evento sobre educação ambiental e vigilância sanitária, realizado em Brasília, dias 22 e 23 de setembro. Confira:

Boa Noite!

Reconhecendo a credibilidade deste Blog entre a população sanfranciscana, gostaria de solicitar a divulgação do evento realizado em Brasília/DF, no qual representantes da SMEC e Vigilância Sanitária, em parceria, estiveram presentes.

Coordenadora e Professores de Ciências da Rede Municipal de São Francisco de Itabapoana, juntamente com representantes da Vigilância Sanitária estiveram em Brasília para capacitação do Projeto EDUCANVISA, nos dias 22 e 23 de Setembro.

O evento reuniu, em Brasília, 70 professores e profissionais de vigilância sanitária e de secretarias de educação de 14 municípios de todas as regiões brasileiras (Pracuúba (AP), Serra do Navio (AP), Nortelândia (MT), Lucas do Rio Verde (MT), Tangará da Serra (MT), General Carneiro (PR), Pinhais (PR), Maria Helena (PR), São Fco. de Itabapoana (RJ), Solânea (PB), Água Branca (PI), Bezerros (PE), Piripiri (PI) e Pacatuba (SE).

Após a capacitação, desenvolvida ao longo de dois dias de palestras e dinâmicas, os professores aplicarão, no próximo ano, em sala de aula as atividades propostas pelo Projeto Educanvisa, abordando os seguintes temas trabalhados no curso: Saúde e educação; Vigilância Sanitária; Medicamentos e uso racional; Alimentação saudável; Propaganda e consumo de medicamentos e alimentos.

As atividades do Educanvisa pretendem envolver não apenas os alunos, mas alcançar também pais ou responsáveis e a comunidade. A ideia é tornar o aluno um multiplicador do conhecimento, repassando o que aprendeu na escola aos seus familiares, amigos e vizinhos. A proposta é desenvolvida em escolas públicas brasileiras de ensino básico (educação infantil, ensino fundamental e médio), e envolve desde crianças até jovens e adultos. A expectativa da Anvisa é que os participantes capacitados atuem juntos na promoção do uso adequado de medicamentos, da alimentação saudável, da prática de melhores hábitos de vida e da formação de uma consciência crítica quanto à influência da propaganda no consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária.

Virginia Ribeiro Pessanha
Coordenadora de Ensino de Ciências e Ed. Ambiental / SMEC - PMSFI
Professora de Biologia - UENF
Especialista em Educação Ambiental - IFF
Mestranda em Engenharia Ambiental - IFF

Nenhum comentário: