terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Marimanda antes do naufrágio

Essa foto enviada ao blog por um internauta mostra o barco Marimanda de Barra do Itabapoana, oito dias antes do naufrágio, ancorado no cais do Rio Itabapoana. As famílias seguem sem nenhuma informação sobre os pescadores Clayton de Oliveira Ventura (Quequel), 28 anos, Dídimo de Oliveira, 49 anos, Ivan Lins Guimarães Curitiba, 22 anos, Rondinele Mota da Conceição, 32 anos e Claudemir Ferreira Mota (Mico), 41 anos.

Já se vão 24 dias após a fatídica madrugada do dia 14 de janeiro de 2012. Os náufragos saíram para pescar na madrugada de quinta (12-01), passaram o dia capturando iscas, já na sexta-feira (13) trabalharam o dia todo. Por volta das 2h30min da madrugada de sábado (14), enquanto normalmente apenas um pescador fica de vigia e os outros dormem, o mestre do barco Quequel pediu socorro pelo rádio, anunciando que a embarcação estava afundando. No início da noite de domingo (15-01) funcionários de uma plataforma de petróleo na Bacia de Campos, a 120 km da costa de Arraial do Cabo, Região dos Lagos Fluminense, encontram o Marimanda como na foto abaixo, com apenas o bico da proa para fora da água.

Quase um mês após o desaparecimento dos pescadores, muitos questionamentos ainda são feitos. O barco bateu em alguma rocha? Foi colido por algum navio? Já saiu para alto-mar com algum problema? Alguns desses questionamentos poderão ser respondidos após a marinha divulgar os primeiros desdobramentos do inquérito aberto pela Delegacia da Capitania dos Portos de Macaé, que investiga o naufrágio. Na inspeção que o Marimanda foi submetido, os mergulhadores fotografaram o barco, e, segundo o sócio proprietário do Marimanda, José Augusto Alves Reis, o laudo que pode apontar as possíveis causas do acidente deve sair em 60 dias. Após essa vistoria, a Marinha concluiu que não havia necessidade de manter o barco na superfície ou rebocá-lo para a costa, e o Marimanda foi ao fundo a uma profundidade estimada em 2500 metros.

Confira o e-mail enviado ao Blog com a foto acima:

Essa foto foi tirada oito dias antes de acontecer o naufrágio, que aconteceu dia 14 de janeiro. Um primo meu que tirou essa foto. Ele tava visitando Barra, gostou muito da paisagem daqui e resolveu tirar fotos do rio, do mangue e das outras belezas naturais que Barra tem. Depois que ele tirou as fotos me pediu pra gravar um cd. Peguei a câmera dele, passei as fotos para o computador e gravei o cd . As fotos ficaram salvas no computador. Passados alguns dias, meu irmão olhando as fotos, me chama e diz: olha aqui a foto do barco MARIMANDA! Eu fiquei surpreso. Fiquei imaginando a foto do barco naufragado e essa foto, onde esse mesmo tava ancorado aqui em Barra. Todos nós que moramos aqui em Barra , estamos ligados há essas famílias num sentimento de esperança. Eu sei que é difícil, mas para Deus nada é impossível .

Que Deus abençoe cada membro das cinco famílias !!!!! Um abraço para essa grande equipe !!
Que Deus os abençoe!!!

Manoel Mendes !!!!!

Fotos: Capitania dos Portos

Mergulhador faz vistoria no Marimanda, e ao fundo aparece o Navio Gurupá P46 da Marinha
Marimanda com apenas o bico da proa para fora da água 
Imagem mostra a data da foto do Marimanda ancorado no Rio Itabapoana, 06/01/12,  oito dias antes do naufrágio

Um comentário:

Manoel disse...

Obrigado por publicar meu e-mail !!!