sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Veículos que transitarem pelas areias das praias do litoral de SFI serão multados


Ação visa a proteção das tartarugas marinhas, seus ninhos e a vegetação rasteira da Praia.
Uma ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e do projeto Tamar vai proibir o trânsito de veículos pelas areias das Praias do litoral de São Francisco de Itabapoana. O objetivo da ação é a proteção das tartarugas marinhas e seus filhotes. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente Roberto Vinagre, neste final de semana, os fiscais irão apenas notificar os motoristas, num trabalho de conscientização do que prevê a Lei ambiental.
Fotos: Paulo Noel.
Foto do Blog flagrou dois veículos passando pelas areias da Praia de Santa Clara.


Comentário.
Um internauta postou um comentário  cujo assunto faltou ser incluido na matéria e estamos acrescentando agora. Diz o internauta que a ação é excelente. Pena que não citaram os banhistas. O mais importante foram as tartarugas e a vegetação, esqueceram de valorizar os banhistas  que correm risco com estes carros na areia, e o pior, alguns motoristas levam bebidas alcoólicas para beira mar e depois saem dirigindo. Parabéns pela iniciativa. 

Como disse caro internauta, concordamos com seu comentário e estamos acolhendo sua colaboração. Realmente os banhistas com crianças, enfim seus familiares também correm risco de um acidente. A Praia é um espaço para os banhistas e não para os carros.
 "No sábado e domingo  iremos notificar as pessoas  e divulgar. A partir de segunda-feira as pessoas que transitarem com veículos pela areia da praia ou pela vegetação com função fixadora de dunas serão autuados e  “multados”, tendo em vista o contido na Portaria 10 de  30 de janeiro de 1995 e Lei de crimes ambientais 9605/98", diz.

10 comentários:

Anônimo disse...

Agradeço a postagem da mtéria.
Roberto Vinagre Cardoso
Secretario de Meio Ambiente

Anônimo disse...

excelente ação, pena que não citaram os banhistas. O mais importante foram as tartarugas e a vegetação, esqueceram de valorizar os banhista que correm risco com estes carros na areia, e o pior, alguns motoristas levam bebidas alcoólicas para beira mar e depois saem dirigindo.
parabéns pela iniciativa.

Paulo Noel disse...

Caro internauta anônimo. Concordo com vc. os banhistas correm risco de serem atropelados. Vamos acrescentar na matéria. Agradeço sua colaboração. Só lamento que uma boa idéia não tenha um nome revelado. Publiquei porque o comentário edifica e contribui com a matéria. Agradço o acesso. Att. Paulo Noel.

Anônimo disse...

Parabens,chegou a hora,já era tempo de isso acontecer,pois não precisava disso,pois na areia da praia não é uma pista,a vegetação da orla não é estacionamento,matando toda vegetação ou ainda o que resta.que isso possa acontecer realmente,pois eu achei uma jiboia na area e logo liquei para o Meio Anbiente,que possamos ajudar nosso municipio,para melhor.

Vanessa disse...

A iniciativa é ótima,só resta saber se vai haver mesmo a fiscalização. Porque em Santa Clara ,isso vem ocorrendo direto e ninguém toma uma atitude.
Sou moradora da praia e vejo que lá o descaso do poder público é total.

Anônimo disse...

Parabens já era tempo de se fazer algo para parar com o transito nas areias visto que só fazia aumentar ano apos ano, pena que o ser humano ficou em segundo plano, de tabela pegamos uma carona na lei ambiental para tambem proteger nossos filhos nas praias. Fica o apelo para que aproveite os fiscais que estarao observando e autuando os veiculos para tambem multar aqueles que ainda insistem em levar o seu cão para usufruir das praias como se fossem pessas da familia, amo bichos, mas cada um no seu lugar. Temos mais de 60km de praias deveria se criar um area reservada para que se possa fazer isso livremente, como em alguns lugares existe praia de nudismo porque não praia para animais? vai lá quem quer.

Adriana Gomes disse...

Há também a necessidade de coibir o trânsito de veículos dentro da Praça São Francisco de Paula,unica área de lazer na área Central da cidade,adquiriram o hábito de estacionar na porta da Igreja de São Francisco de Paula;os motoqueiros estão fazendo do meio da Praça uma via pública e oferecendo riscos principalmente às crianças brincando,caminhar pela praça tornou-se risco,pq a qualquer momento seremos surpreendidos principalmente por motoqueiros que trafegam livremente nesse espaço.

joel beiral disse...

é meus amigos,a notícia é muito boa,mas ontem dia 06/02 estava trabalhando como sempre faço,passando por quaxindiba avistei a beira da praia, veículos circulando normalmente,mas não vi nenhum fiscal de plantão para inibir estes motoristas que não estão nem aí para a natureza,se for turista deve pensar,vou embora no final do mês ,eles que se virem,mas se for morador da cidade, é um pécimo exemplo para os cidadãos são franciscano que estão crescendo.que pena.

Anônimo disse...

Em Quaxindiba ocorre o mesmo, no caso de maré baixa é temerário o risco principalmente para os banhistas. A pergunta é quem irá fiscalizar? O que presenciamos é o abandono de nossa região anos e anos, isso é fato. Marcus Vinicius

Anônimo disse...

por favor que essa lei se aplique em lagoa doce ,pois motos andam a 60km e nem ai pra crianças.
uma vez a filha de fauzi foi quase atropelada chegou a ser pega e nada foi feito !quem estava na praia deve se lembrar,espero que as pessoas tenham um pouco de respeito não só com os turistas mas nós todos .
abraço a todos
curtam bastante o verão nas praias
maravilhosas do nosso municipio .

claudia birenbaum