terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Alunos do Projeto Botinho conhecem um pouco mais sobre a vida das tartarugas marinhas

Detalhes sobre a vida das tartarugas marinhas, como a variedade de espécies, reprodução, tempo de vida, preservação, entre outras informações, foram passadas aos integrantes do projeto Botinho, em São Francisco de Itabapoana, na manhã da última terça-feira (1/01). Por mais de uma hora, os 40 alunos ouviram as explicações e tiram dúvidas com a bióloga Geiza Viana, que integra a base do Projeto Tamar no município.

 O encontro aconteceu junto ao cercado de encubação da orla da praia de Santa Clara, sendo um dos dois implantados no município – o segundo fica na praia de Tatatiba. Finalizando o encontro, a equipe do Tamar e alunos do Botinho participaram da soltura de dezenas de filhotes gerados nesses dois cercados.

 –Esse trabalho realizado junto aos alunos do Projeto Botinho faz parte da ação de educação ambiental do Projeto, que se atua também no monitoramento diário das tartarugas e com processo de reprodução. Estamos presentes em todo o litoral de São Francisco de Itabapoana, totalizando 36 km de costa – destacou a bióloga, que estava acompanhada do agente local do projeto, Joemerson Sales. -Moradora de Santa Clara, Júlia Pereira Alves, nove anos, foi uma das alunas participantes da palestra e da soltura das tartarugas. “Muitas coisas explicadas pela bióloga eu não tinha conhecimento. Foi uma boa oportunidade para aprender mais sobre a vida das tartarugas e da importância da preservação”. 

 O projeto Botinho – Iniciado no dia seis de janeiro e com três semanas de duração, o Projeto Botinho é uma iniciativa do Governo Estadual, por meio do Corpo de Bombeiros. Em São Francisco de Itabapoana, conta com a parceria da Subsecretaria Municipal de Defesa Civil. 

O objetivo é proporcionar a crianças e adolescentes no período de férias escolares uma série de atividades, como noções de preservação do meio ambiente, cuidados com risco de afogamento, orientações sobre primeiros socorros, entre outras.



 - Participo pela primeira vez e acho o projeto ótimo, pois nos proporciona novas experiências e é uma ocupação prazerosa nesse período de férias. Aprendi e posso passar a outras pessoas coisas como procedimentos de primeiros socorros e cuidados ao tomar banho de mar – destacou o estudante Gabriel da Silva Joventino, morador de Campos dos Goytacazes e veranista da praia de Santa Clara. (Fotos e matéria da ASCOM SFI. )

Nenhum comentário: