sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Petrobras e Viva Rio concluem 1ª fase do PPJA

Jovens apresentaram os trabalhos desenvolvidos em redes sociais, além de maquetes e paródias musicais no projeto Jovem Aprendiz desenvolvido pela Petrobras em parceria com a Viva Rio.
.



Alunos do Programa Petrobras Jovem Aprendiz comemoraram, esta semana, o encerramento da 1ª etapa do programa, na Bacia de Campos, desenvolvida em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Viva Rio. Ao todo, 660 jovens dos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana concluíram a fase de Formação Básica, com duração de quatro meses.

“Esta etapa do PPJA é, para a maioria dos jovens, o primeiro contato com conceitos como ética e cidadania, em que tentamos mostrar aos alunos que eles são os protagonistas de sua história. É um aprendizado muito rico, não apenas para os jovens, mas, também, para nós, educadores”, afirmou o coordenador regional da Viva Rio, Alexandre Fernandes.

Dividida em três módulos, a primeira fase do PPJA apresentou temas como Afirmação da Identidade, Cenário do Aprendiz e Conhecendo o Mundo do Trabalho. Durante as cerimônias de conclusão, realizadas em Campos dos Goytacazes e Macaé, os jovens apresentaram os trabalhos desenvolvidos em redes sociais, além de maquetes e paródias musicais.

“Nesta fase mostramos aos nossos jovens que o PPJA não é mais um programa de distribuição de renda, mas sim uma grande oportunidade para que eles construam seus futuros”, disse a educadora Luciana de Barcelos de Azeredo Silva, de Quissamã.

Essa lição já foi apreendida por todos. Para Vinícius Pinheiro de Sousa Fernandes, de Macaé, a primeira fase do PPJA serviu para “um amadurecimento pessoal muito grande, em que ampliei minha visão de futuro”. Na segunda etapa do programa, de qualificação profissional, Vinícius fará parte da turma de auxiliar técnico em Logística porque, segundo afirma “a oferta de emprego em Macaé é muito grande e faltam profissionais qualificados”.

A fase de Qualificação Profissional do PPJA terá início na próxima segunda-feira, dia 13. Desenvolvida em parceria com o SENAI, a etapa oferecerá cursos de auxiliar técnico administrativo, auxiliar técnico em TI, auxiliar técnico em logística, caldeireiro, soldador, mecânico automotivo, mecânico de manutenção, eletricista predial e eletricista de manutenção industrial.


“Percebemos o comprometimento dos nossos jovens, que vibram com o programa e sabem o que querem”, disse o coordenador regional do PPJA, Jorge Alberto Alves Bezerra.

OSX e LLX anunciam datas das audiências públicas para implantação do estaleiro no Açu


A OSX e a LLX, empresas de equipamentos e serviços para a indústria offshore de petróleo e gás natural e de logística do Grupo EBX, informam que foram convocadas para os dias 11 e 12 de janeiro de 2011 as audiências públicas referentes ao processo de licenciamento ambiental da Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu), que será implantada no Superporto do Açu, no município de São João da Barra (RJ).

A convocação das audiências, que ocorrerão, respectivamente, nos municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, foi publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, e autorizada pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA/RJ).

"Esse foi um passo muito importante para que possamos iniciar as obras dentro do cronograma do nosso plano de negócios", afirmou o diretor financeiro e de Relações com Investidores da OSX, Roberto Monteiro.

Para Otávio Lazcano, diretor presidente e de Relações com Investidores da LLX, esse evento representa um “marco definitivo para o crescimento do Complexo Industrial do Superporto do Açu”.

A OSX segue trabalhando para atender à demanda nacional por equipamentos navais para a indústria brasileira de petróleo e gás, sempre de acordo com os mais altos padrões de tecnologia e de sustentabilidade que norteiam a atuação empresarial do Grupo EBX. (Assessoria de imprensa LLX)

Saem hoje mais dois semifinalistas do Campeonato 7 Society


Hoje à noite, dia 10/12, saem mais dois semifinalistas do Campeonato 7 Society Fechamento 2010 do Complexo Esportivo Edenites Viana, em São Francisco. Pela chave "A", Oficina do Portal estará em campo a partir das 20 horas precisando da vitória para depois ficar torcendo contra Guaxindiba que joga logo em seguida, também precisando vencer.

A chave está embolada, e, dependendo dos resultados, pode até ser decidida pelo saldo de gols. Chicão & Amigos, que já cumpriu seus quatro jogos, torce pela derrota das duas equipes para se classificar, e o Santa Clara, que já está classificado em 1º conhecerá hoje seu adversário da semifinal.

Pela chave "B" Sem Compromisso e Bom Jardim entram em campo, e, além de vencer, precisam melhorar o saldo de gols para ultrapassarem a equipe do Nacional Gás, que com 3 pontos e saldo de -3, e já com 4 jogos, hoje pode apenas torcer contra as equipes da sua chave. Na mesma chave, o Bailão da Lagoa com 10 pontos aguarda os resultados para conhecer seu adversário na semifinal. Confira abaixo a classificação completa:

CHAVE "A"
1º SANTA CLARA............= 10 PTS = 4 JGS = 3 VITÓRIAS = SALDO DE 8 GOLS
2º CHICÃO & AMIGOS....= 6 PTS = 4 JGS = 2 VITÓRIAS = SALDO DE 6 GOLS
3º GUAXINDIBA.............= 6 PTS = 3 JGS = 2 VITÓRIAS = SALDO DE 1 GOL
4º OFICINA DO PORTAL= 6 PTS = 3 JGS = 2 VITÓRIAS = SALDO DE -1 GOL

CHAVE "B"
1º BAILÃO DA LAGOA....= 10PTS = 4 JGS = 3 VITÓRIAS = SALDO DE 8 GOLS
2º NACIONAL GÁS..........= 3 PTS = 4 JGS = 1 VITÓRIA = SALDO DE -3 GOLS
3º SEM COMPROMISSO..= 0 PTS = 3 JGS = 0 VITÓRIA = SALDO DE -7 GOLS
4º BOM JARDIM..............= 0 PTS = 3 JGS = 0 VITÓRIA = SALDO DE -12GOLS

Critério de desempate: número de vitórias, saldo de gols e gols marcados.

Jogos de hoje - 10/12/2010

20h - OFICINA PORTAL X BOM JARDIM
21h - GUAXINDIBA X SEM COMPROMISSO

TABELA DOS JOGOS
1ª Rodada

23/11/2010
SANTA CLARA 2 X 2 BAILÃO DA LAGOA
CHICÃO & AMIGOS 6 X 1 BOM JARDIM

25/11/2010
OFICINA PORTAL 5 X 4 SEM COMPROMISSO
GUAXINDIBA 2 X 1 NACIONAL GÁS

2ª Rodada

26/11/2010
SANTA CLARA 5 X 0 BOM JARDIM 26/11/2010
CHICÃO & AMIGOS 7 X 2 SEM COMPROMISSO

30/11/2010
OFICINA PORTAL 5 X 4 NACIONAL GÁS
GUAXINDIBA 3 X 5 BAILÃO DA LAGOA

3ª Rodada

02/12/2010
SANTA CLARA 3 X 2 SEM COMPROMISSO
CHICÃO & AMIGOS 2 X 3 NACIONAL GÁS

03/12/2010
OFICINA PORTAL 4 X 7 BAILÃO DA LAGOA
GUAXINDIBA 5 X 3 BOM JARDIM

4ª Rodada

07/12/2010
SANTA CLARA 6 X 4 NACIONAL GÁS
CHICÃO & AMIGOS 4 X 7 BAILÃO DA LAGOA

Com informações de Helio Alves

Liminar obrigou retotalização dos votos para federal

Uma liminar obtida na última terça-feira, 07/12, pelo PTdoB obrigou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) a recalcular o quociente que definiu os 46 deputados federais eleitos pelo Rio. Com o novo cálculo, o PTdoB conquista uma cadeira na Câmara Federal, tomando a última cadeira do PR, que era de Paulo Feijó. Candidato a federal mais votado do PTdoB, com 29.176 votos, Cristiano Souza (foto) assume a vaga.

A liminar foi concedida pelo ministro Marco Aurélio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda vai julgar o mérito, provavelmente ano que vem. O ministro determinou que os votos de 18 candidatos do PTdoB que tiveram candidaturas impugnadas sejam computados para o partido — as votações estavam zeradas.

Assim, o PTdoB vai somar 18.579 votos ao total obtido pela legenda para a Câmara, alcançando o quociente eleitoral para eleger um deputado. Segundo o presidente do partido, o advogado Vinícius Cordeiro, o PTdoB usou a tese jurídica de que a anulação dos votos dos candidatos impugnados fere o Código Eleitoral.

O PR ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de reagir para tentar cassar a liminar. Se a liminar não for cassada até o dia 16, Cristiano será diplomado.

Até quarta-feira (08/12) havia um entendimento nos bastidores da política fluminense que o PSOL perderia a vaga do ex-BBB Jean Wyllys. Mas foi o PR o grande prejudicado.

Com informações do Jornal O Dia On Line

Feijó figura agora como suplente do PR

Clique na imagem para ampliá-la

O nome de Paulo Feijó aparece agora na lista dos suplentes. O PR, partido de Feijó, ainda não divulgou nota sobre a reviravolta. O caso era previsível em função do grande número de candidaturas sub judice. No dia da eleição, 18 candidaturas do PT do B figuravam como impugnadas pelo TRE, e os votos dados a esses candidatos foram considerados nulos. Entretanto, os envolvidos obtiveram liminar favorável no TSE, e conseguiram validar suas candidaturas, mudando o coeficiente eleitoral, que tem como base os votos válidos. Resultado desta celeuma toda: a Região Norte Fluminense perde um deputado federal. Melhor para Duque de Caxias, na Região Metropolitana, que ganha uma vaga com o ex-vereador Cristiano José Rodrigues de Souza (PT do B).

Nome de Feijó não aparece mais na lista de eleitos

O nome de Paulo Feijó (PR) não está mais figurando na lista dos deputados federais eleitos pelo Rio de Janeiro. Tudo indica que o TRE-RJ já retotalizou os votos. A lista extraída agora do site do TSE comprova o que o Blog Radar da Revista Veja previa. Feijó sai para a entrada de Cristiano Jose Rodrigues de Souza (PT do B). Com isso a Região Norte Fluminense perde um representante na Câmara dos Deputados. O blog continua tentando falar com Feijó.





Lista extraída do TSE. Clique nas imagens para ampliá-las.

TRE-RJ determina retotalização de votos


Blog Radar da revista Veja informa que Paulo Feijó pode perder mandato com essa retotalização





Cumprindo decisão liminar do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, o TRE-RJ mandou retotalizar os votos para validar a votação de 18 candidatos a deputado federal pelo PTdoB que haviam concorrido sub judice. Com o registro de candidatura negado pelo TRE-RJ, eles interpuseram recursos ao TSE, que ainda não haviam sido julgados no dia da votação, em 3 de outubro. A decisão do ministro Marco Aurélio Mello determina que os votos recebidos pelas candidaturas indeferidas, antes considerados nulos, agora sejam contabilizados como voto de legenda para o PTdoB. "Diante disso, mandei retotalizar, mas apenas em relação a este partido", explicou o presidente da Comissão Apuradora e vice-presidente do TRE-RJ, desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz.

Blog Radar da revista Veja informa que Paulo Feijó pode perder mandato

O PTdoB chegou à conclusão que, na verdade, ganhará a vaga de Paulo Feijó, último colocado na lista de eleitos do PR.

Segundo o Blog Radar o PTdoB do Rio de Janeiro acaba de refazer os cálculos e o mandato do ex-BBB Jean Wyllys (PSOL) será mantido.

Recapitulando: esta semana, o TSE reconheceu os 18 579 votos recebidos por 18 candidatos do PTdoB que tiveram registros indeferidos pelo TRE-RJ.
.

Atualizado às 09h10m: O Blog ainda não conseguiu contato com o deputado federal eleito Paulo Feijó. Pelo telefone celular que temos em nossa agenda a chamada cai em caixa postal.

Tráfego normalizado em rodovia estadual de Presidente Kennedy



Após a chuva forte que atingiu a cidade de Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, o Departamento de Estradas de Rodagem informa que o tráfego na rodovia ES 162, entre o município e a praia de Marobá, foi restabelecido.Segundo o DER-ES, dados apurados indicam que choveu 110 mm em uma hora na região. Em consequência disso, o bueiro localizado próximo ao perímetro urbano do município de Presidente Kennedy não comportou a vazão da água e rompeu na tarde desta quinta-feira.Um veículo que passava no local no momento do rompimento do bueiro caiu no córrego, mas não houve vítimas. (Fonte: Gazeta Online)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Planando acima das casuarinas na praia de Guaxindiba

Fragata, também conhecida por tesourão, dá um "show a parte".



.
O vôo da fragata tesourão.
A lente do blog, agora, ao entardecer na praia de Guaxindiba desta quinta-feira, (09), focaliza o bailar de um pássaro planando acima das causarias na beira-mar. Quando era criança chamava este pássaro de “tesoura”, e era comum observá-la sobrevoando o Rio Paraíba.

O vento forte na beira mar, perto do Recanto dos Amigos do Fiinho, na praia de Guaxindiba, SFI, nos proporcionou um espetáculo à parte deste pássaro que, em momento algum, batia as asas. Apenas planava junto com outros numa evolução de causar inveja.

Segundo o internauta Leandro Silva, em postagem corregindo o Blog, o pássaro é conhecido por fragata ou tesourão. "A ave pertence a ordem pelecaniforme, a mesma a qual pertencem os atobás", diz.

O GLOBO: Lula defende WikiLeaks e se solidariza com Assange, criador do site que vaza segredos diplomáticos


BRASÍLIA - Em discurso proferido na apresentação do balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a liberdade de expressão e se solidarizou com o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, preso na Inglaterra na terça-feira. O WikiLeaks vem divulgando correspondências confidenciais de diplomatas americanos que têm causado desconforto ao governo dos Estados Unidos. Para ele, o site está colocando a nu uma diplomacia que parecia inatingível. O presidente disse que é contra a prisão de Assange e afirmou que não é ele o culpado pelo que está acontecendo, mas, sim, aqueles que produziram os documentos.

Blog: o melhor das revelações do WikiLeaks

Lula, que tem mania de criticar a mídia nacional - e, nesta quinta-feira, voltou a tocar no assunto -, reconheceu o papel da imprensa. Ao falar sobre a liberdade de expressão, o presidente fez um manifesto em favor de Assange.

- Devemos muito à imprensa. Às vezes eu critico e dizem: "Lula está criticando a imprensa". Não. Estou apenas alertando - afirmou, sendo aplaudido por assessores e empresários que participavam da solenidade depois de completar: - O que acho estranho é que o rapaz que estava desembaraçando a diplomacia americana... como é que chama? O WikiLeaks lá... O rapaz foi preso e não estou vendo nenhum protesto contra a liberdade de expressão.
Falando sobre Assange, Lula disse também que ele "estava colocando a nu um trabalho menor que alguns embaixadores fizeram".

- Eu não sei se os meus embaixadores passam esses telegramas. Mas, olha, a Dilma tem de saber e falar para seu ministro (das Relações Exteriores). Se não tiver o que escrever, não escreva bobagem - afirmou, referindo-se aos informes dos diplomatas americanos que, em alguns casos, limitavam-se a expressar detalhes insignificantes, como se um presidente se veste bem ou não ou se participa de festas.

O presidente questionou ainda o fato de não ter havido "um voto de protesto" após a prisão do fundador do WikiLeaks. Lula disse que o culpado não é quem divulgou, e sim "quem escreveu a bobagem porque, senão, não teria o escândalo que tem":

- Aparece o tal do WikiLeaks, desnuda a diplomacia que parecia inatingível, a mais certa do mundo, e aí começa uma busca (para prendê-lo). Eu não sei se colocaram cartazes como no tempo do faroeste de "Procura-se Vivo ou Morto". Aí prenderam o rapaz e eu não vi um voto de protesto. Oh, Stuckinha (Ricardo Stucker, fotógrafo oficial da Presidência), pode colocar no blog do Planalto o primeiro protesto, então, contra a liberdade de expressão na internet para a gente poder protestar porque o rapaz estava colocando apenas aquilo que ele leu - defendeu Lula. - Então, ao WikiLeaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas e meu protesto contra a liberdade de expressão.

Moradora de Lagoa Feia com doença crônica e sem energia apela para ser atendida no projeto "Luz Para Todos"


Recebemos um apelo comovente e decidimos ajudar trazendo o assunto a público, fazendo um apelo às autoridades para que possamos resolver o problema de uma moradora da comunidade de Lagoa Feia - no município de São Francisco de Itabapoana (RJ). Uma mulher que necessita de nebulização não tem energia elétrica na casa aonde mora. Os detalhes quem conta é Adriano, internauta que mora em Duque de Caxias (RJ).

.
Caro Paulo Noel, meu nome é Adriano Andrade de Oliveira, moro em Duque de Caxias-RJ, sou seguidor assíduo de seu blog. Todo dia vejo as notícias de SFI pois minha esposa foi nascida e criada em Lagoa Feia.

Mas o que interessa é que tenho uma reclamação contra a concessionária. Minha sogra Sandra Maria Gomes, moradora dessa Região, fez vários pedidos de instalação de energia elétrica ( projeto luz pra todos) há 4 meses e ela tá no escuro até hoje! Ela é doente crônica (precisa fazer nebulização diariamente) conto com a sua ajuda! ela precisa muito! Fique com Deus.

Caminhão carregado com abacaxi capota em curva na chegada de Valão Seco

Poste foi atingido deixando comunidades sem energia até às 2 horas da madrugada.
Foto do celular feita por Wadson Rangel.
Motorista foi salvo por milagre

Carga de abacaxi na pista, e caminhão ficou de rodas para cima.
.
Um caminhão Mercedes-Benz placa CMO- 4132 de Marataizes-ES, dirigido por Vanderlin Marques da Silva, 45 anos, capotou na curva de Valão Seco, localidade de São Francisco de Itabapoana, na RJ-224, por volta das 21 horas de ontem, quarta-feira (08). Segundo testemunhas, o motorista perdeu o controle de direção do caminhão quando fazia a curva e atingiu, já virado no asfalto, um poste da concessionária Ampla. O carona Valdilei Marques da Silva, 30 anos, irmão do motorista foi atendido no Hospital Manoel Carola com ferimentos leves. Já o motorista Vanderlin teve que ser removido para o Ferreira Machado em Campos dos Goytacazes com suspeita de fratura no fêmur. No local compareceu uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros que precisou retirar o motorista das ferragens da cabine. Uma equipe do resgate da saúde de São Francisco de Itabapoana também participou do socorro às vitimas.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

TRE mantém prefeito de Cabo Frio no poder

Do site do TRE-RJ.

O TRE-RJ suspendeu nesta quarta-feira (8) os efeitos da decisão do juízo da 96ª Zona Eleitoral que havia determinado a posse interina do presidente da Câmara Municipal na Prefeitura de Cabo Frio, após cassar o prefeito e a vice-prefeita da cidade. Monocrática, a sentença do juiz Leonardo Antonelli acolheu um pedido de liminar na Medida Cautelar impetrada pelo prefeito cassado. Relator do processo, o juiz Antonelli destacou que houve precipitação, porque sequer foi aguardado o final do prazo legal para que os acusados pudessem oferecer embargos de declaração. “O ofício endereçado à Câmara Municipal foi expedido no mesmo dia em que a sentença foi publicada, em 6 de dezembro”, redigiu o relator.

Na decisão, o juiz Leonardo Antonelli argumentou ser notório que, em Cabo Frio, um panorama de “judicialização” do poder político foi instaurado. Assim, o resultado da eleição municipal passou a ser objeto de seguidos questionamentos em trâmite na Justiça Eleitoral. As repetidas decisões geradas nesses processos favorecem a manutenção do prefeito eleito no cargo. “Sendo certo que é iterativa a jurisprudência, emanada das mais diversos desembargadores que compõem o TRE-RJ, apontando a existência de falhas processuais que acabam por implicar na manutenção do mandato do atual Prefeito”, escreveu o relator.

Uma falha destacada pelo relator Antonelli, seria a ausência de aperfeiçoamento, em tempo hábil a evitar a decadência, da inclusão da vice-prefeita eleita. O relator lembrou que, recentemente, houve uma decisão neste sentido por unanimidade de votos do Colegiado de magistrados do TRE-RJ, no Recurso Eleitoral também de Cabo Frio, n.º 1-39, cujo relator foi o desembargador federal Poul Erik.

O juiz ressalvou ainda não haver registro de que, até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral tenha reformado as decisões proferidas pelo TRE-RJ que mantiveram o prefeito eleito de Cabo Frio no poder. “Por esse motivo, acolho os fundamentos contidos na medida liminar deferida pelo juiz Luiz Marcio Pereira que, em outra cautelar com as mesmas partes, suspendeu a alternância do Prefeito”, concluiu o juiz Leonardo Antonelli.

São João da Barra intensifica a luta contra as drogas


A Prefeitura de São João da Barra através da Secretaria de Educação e Cultura está intensificando a luta contra as drogas com a implantação do projeto "Droga, a palavra é prevenção" nas escolas municipais e nas comunidades do município. O objetivo é ampliar as ações integradas entre as secretarias municipais, associações, ong´s, entidades e pessoas da comunidade visando desenvolver um amplo trabalho de prevenção às drogas.
O secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, destaca que já existem diversos trabalhos de combate as drogas no município como, por exemplo, o Programa de Resistência às Drogas (PROERD) da Polícia Militar, para alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental das escolas municipais e em parceria com o delegado de Polícia Civil, Carlos Alberto de Andrade, para alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade, incluindo a EJA.
O coordenador do projeto "Droga, a palavra é prevenção", Sérgio Moreira, informa que na próxima semana, no Auditório Municipal, acontecerá reunião aberta a todas as pessoas da comunidade e organizações sem fins lucrativos com o intuito de buscar sugestões a serem incluídas no projeto que terá início no ano letivo de 2011 para os alunos e nas vias públicas no período de verão.
.
“Na reunião da última terça-feira, contamos com a presença de representantes das secretarias municipais, Guarda Civil Municipal, membros dos Narcóticos Anônimos, Pastoral da Criança, Jeep Club São João da Barra, comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar, tenente Viana e diretores de escolas”, comenta Moreira, acrescentando que na próxima reunião já confirmaram presença, representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar, Associação de Jovens, Conselho de Pastores e outros seguimentos da sociedade.
.
Segundo o delegado Carlos Alberto é importante debater sobre o uso dos tóxicos e suas conseqüências, tendo como foco o fato de que usar drogas, lícitas ou ilícitas, pode até render algum prazer momentâneo, mas esta utilização torna-se uma dependência, com conseqüências e riscos à saúde física e mental. “Deixo bem claro que se a pessoa quer usar a droga, ela tem liberdade para usar sim, mas é preciso assumir as responsabilidades e os riscos à saúde. Não adianta ficar proibindo por proibir apenas. É preciso que esses jovens tenham consciência e rejeitem a droga, não porque é proibida, mas porque faz mal à saúde”, afirma.

Senado aprova novo Código de Processo Penal


Brasília - O plenário do Senado Federal aprovou ontem (7) o projeto de lei que reforma o Código de Processo Penal (CPP), de 1941. Os parlamentares votaram 214 emendas que foram aprovadas no último dia 30 de novembro pela comissão especial que analisava o novo CPP. Segundo os parlamentares que participaram diretamente da elaboração do projeto, ele será fundamental no combate à criminalidade e na busca de maior agilidade no julgamento e na punição dos criminosos.

A rapidez na resolução dos conflitos está em medidas como a limitação no uso de recursos durante o processo, na concessão de maior liberdade para o juiz tomar medidas que acelerem o andamento do caso e na limitação do prazo das prisões provisórias (quando o acusado ainda não foi condenado). “Não é mais possível que pessoas fiquem anos presas aguardando um julgamento nos dias de hoje, com tanta tecnologia e integração de dados”, afirmou o relator do projeto, Renato Casagrande (PSB-ES).

A proteção dos direitos dos acusados foi contemplada na instituição do juiz de garantias, que participará apenas da fase de investigação, enquanto outro juiz fica encarregado de dar a sentença (hoje um único magistrado tem as duas funções). O novo código também permitirá que outras medidas, além da prisão, sejam tomadas quando o acusado for preso em flagrante. Os direitos das vítimas estão em um capítulo especial, que não existe no código atual.

O novo código também endurece o tratamento dos réus ao possibilitar o sequestro de bens - o que não era permitido na área criminal -, assim como a alienação de bens, que só era permitida nos processos envolvendo tráfico de drogas. A aproximação entre polícia e Ministério Público também deve colaborar para uma acusação mais integrada e robusta. O fim das prisões especiais e o aumento da capacidade punitiva das fianças são outras medidas mais rígidas adotadas no novo CPP. (Débora Zampier repórter da Agência Brasil)

Lula diz que vai vetar projeto de lei que muda distribuição de royalties do petróleo



Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (7) que vetará o projeto de lei que distribui os royalties de petróleo de campos já licitados entre todos os estados e municípios, e não apenas entre os produtores. Segundo Lula, a medida provisória original, que define a redistribuição dos royalties apenas para campos do pré-sal ainda não licitados, será reenviada ao Congresso Nacional.

De acordo com presidente, o projeto aprovado no Congresso é diferente daquele que foi acertado em acordo com governadores e lideranças parlamentares. “Eu pretendo, ao receber a proposta do Congresso, vetar e colocar a medida provisória que foi a razão do acordo para que eles votem, no próximo ano, no Congresso Nacional.”

Lula disse que o pré-sal tem recursos suficientes para garantir que estados produtores, como São Paulo, Espírito Santo e o Rio de Janeiro, não tenham prejuízo e ainda seja possível dividir parte da receita com outras unidades federativas.

“Só temos que torcer pelo seguinte: que a Petrobras tenha toda a sorte do mundo de tirar todo o pré-sal e a gente tenha governantes que distribuam de forma justa todas as riquezas do pré-sal. Se isso for feito, tenho certeza de que nós estaremos vivendo muito melhor”, acrescentou o presidente.
Lula participou hoje, no Rio, do lançamento do Cartão Família Carioca. ( Vitor Abdala Repórter da Agência Brasil)

TRE-RJ confirma eleições em Campos e Mangaratiba, também em 6 de fevereiro


Por unanimidade, o TRE-RJ aprovou nesta terça-feira (6) as Resoluções que disciplinam as eleições suplementares para a Prefeitura dos municípios de Campos dos Goytacazes e Mangaratiba. A votação em Mangaratiba e no primeiro turno em Campos vai ser no dia 6 de fevereiro, que coincide com a data prevista no calendário eleitoral aprovado para o município de Valença, na sessão de quinta-feira (2).
.
Nos três municípios, eleitores que se inscreveram ou fizeram a transferência do título até o dia oito de setembro de 2010 poderão participar do pleito. A 2ª via do título poderá ser retirada na zona eleitoral até cinco de fevereiro, véspera da eleição. De 15 a 19 de dezembro ocorrem as convenções para definir a escolha de candidatos a prefeito e vice-prefeito e as eventuais coligações. O requerimento de registro de candidatura deve ser apresentado à Zona Eleitoral responsável até as 19h do dia 20 de dezembro.
.
A lista com a relação dos pedidos de registro apresentados pelos partidos e coligações deve ser publicada até o dia 22 de dezembro. Todos os pedidos de registro, mesmo os impugnados, devem ser julgados e publicados até 17 de janeiro. A partir de 21 de dezembro, a propaganda eleitoral é permitida, inclusive na internet. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, se for o caso, terá início em 6 de janeiro e encerramento em 3 de fevereiro. Essa é também a data limite para que todos os recursos sobre pedidos de registro sejam julgados pelo TRE-RJ e as decisões publicadas.
.
Ainda em 3 de fevereiro, termina o prazo para a propaganda política mediante comícios ou reuniões públicas e para a realização de debates. Às 22h do dia 5 de fevereiro, véspera do pleito, encerra-se o prazo para distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade, divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

Garotinho diz em seu blog que PR vai recorrer ao TSE com medidas judiciais que impeçam a realização de eleições dia 6 de fevereiro em Campos




Deputado eleito não é contra eleição mas alega que o TRE-RJ teria que esperar julgamento de recurso de Rosinha antes de anunciar outra eleição.

PR vai recorrer em Brasília
“Foi uma decisão absolutamente inédita, que estarreceu todos os juristas que conhecem o processo”, diz Garotinho. “Atropelando a própria lei, o TRE-RJ contrariou farta jurisprudência para decidir o que não poderia ter sido decidido”.
.
Continuando diz Garotinho: “marcaram uma nova eleição para dia 6 de fevereiro, antes mesmo do recurso da prefeita Rosinha ser apreciado pelo TSE”. Para Garotinho seria correto esperar o julgamento do recurso em Brasília, no TSE, para só então depois marcar uma eventual eleição. Ele concluiu indagando: “Agora vamos pensar juntos. Imaginemos que essa nova eleição ocorra. Vai haver gastos, horário gratuito de televisão e todo um envolvimento de pessoas para apuração e fiscalização, além dos custos com as urnas eletrônicas. Como ficará o prefeito eventualmente eleito, se, por exemplo, 15 dias depois, Rosinha ganhar o recurso especial que está no TSE?
.
Todo o dinheiro terá sido desperdiçado numa eleição inútil. Por tudo isso o PR entrará em Brasília com todas as medidas judiciais que impeçam a realização de qualquer eleição para a prefeitura de Campos, antes de ser julgado o recurso no TSE. (Saiba mais no Blog do Garotinho)

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

5º GBM forma nova turma de Bombeiros Mirins



O 5º Grupamento de Bombeiro Militar e a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, através da Fundação Municipal da Infância e da Juventude e Fundação Municipal de Esportes, formam a 20ª Turma do Projeto Bombeiro Mirim.


O evento será realizado no Ginásio da Fundação Municipal de Esportes, Rua dos Goytacazes, 499, Turf Club, no dia 07 de dezembro do corrente às 8horas, com a presença de autoridades civis, militares e públicas.


O Projeto Bombeiro Mirim tem como finalidade principal, além das noções básicas de prevenção e cidadania, favorecer a inclusão social e o fortalecimento da auto-estima dos participantes. Os bombeiros mirins recebem ensinamentos sobre cidadania, civismo e segurança contra incêndio e pânico, noções de proteção e prevenção, educação ambiental, saúde, higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios e atividades recreativas.


O bombeiro mirim foi criado em 1987 e durante esses 18 anos já formou milhares de jovens. 41 municípios já foram beneficiados pelo programa. Em Campos o programa é coordenado pelo 5º GBM que busca, na atual administração do CBMERJ, contemplar as crianças da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, conforme premissa do governo do estado

Começa a vigorar em SFI o Plano de Carreira do Magistério



Começa a valer o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal em São Francisco de Itabapoana. A informação foi anunciada nesta terça-feira (07/12) pela secretária de Educação e Cultura, Yara Cinthia Nogueira. Objetivo do Plano é incentivar os funcionários do magistério efetivos e concursados a sempre se atualizarem. O benefício contemplará quem tem qualificação e continua se atualizando.


No primeiro semestre deste ano, a Comissão de Gestão do Plano de Carreira fez um levantamento para dar início ao enquadramento dos funcionários. A valorização salarial foi concedida e os servidores foram enquadrados dentro dos níveis de um a nove e das classificações de A a D.


A secretária de Educação e presidente da comissão, Yara Cínthia Nogueira, disse que a medida valoriza o profissional da Educação. “Essa conquista do nosso município quer valorizar e incentivar cada funcionário do magistério. É um avanço para a categoria. O prefeito inclusive sempre nos alerta para que andemos corretamente. A implantação do Plano representa também o cumprimento da lei”, afirmou Yara. A secretária, ainda ressaltou outras iniciativas inéditas. “Neste mês a Educação também pagará o 13º salário de todos os servidores que trabalham para o setor”, concluiu Yara.

Padeiro sanfranciscano se destaca no II Festival do Pão de Rio das Ostras

O padeiro sanfranciscano Marcos Vinícius Barreto Coutinho, 21 anos, se destacou durante o II Festival do Pão de Rio das Ostras. Marcos é da Comunidade de Coréia, mas reside com a família em Rio das Ostras há um ano e quatro meses. Ele trabalha na Padaria Tropical, estabelecimento que ficou em segundo lugar como padaria mais votada, vencendo com o melhor sonho e obtendo o segundo lugar nas categorias bolo e mix de produtos.

O evento, organizado pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, possibilitou a participação de 41 padarias. O objetivo foi fomentar o desenvolvimento econômico do município e consequentemente incentivar a melhoria dos produtos para os consumidores.

Um jantar no dia 20 de novembro, ao som de Bossa Nova e MPB, reuniu autoridades, empresários e funcionários do ramo de panificação de Rio das Ostras para o resultado e entrega dos prêmios. Marcos Vinícius (à esquerda na foto) recebeu o prêmio juntamente com o casal proprietário da padaria, que fica localizada no Jardim Beira Mar.

Rio das Ostras tem sido o destino escolhido nos últimos anos por vários sanfranciscanos em busca de emprego.

Fotos: Angel Morote e Maurício Rocha.
Clique aqui para mais informações no site da Prefeitura.

Emprego: Projeto “O Grande Aprendiz” oferece 16 vagas para hotelaria marítima


O projeto “O Grande Aprendiz” está oferecendo 16 vagas para trabalhar na área de hotelaria marítima, sendo sete delas para ajudante de cozinha ou açougueiro, com experiência mínima de um ano comprovada em carteira, mais o curso do Senac ou semelhante na função, e nove saloneiros ou garçons, também com experiência mínima de um ano comprovada em carteira com a formação profissional. Os interessados deveram enviar os currículos para o e-mail aroldocomissario@gmail.com.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dois jogos abrem nesta terça-feira última rodada da fase de classificação de Campeonato Society


O Bailão da Lagoa conquistou antecipadamente a classificação ao vencer o Oficina Portal na última sexta-feira, 03-12


Dois jogos abrem nesta terça-feira, 07/12, a última rodada da fase de classificação do Campeonato 7 Society – Fechamento 2010 do Complexo Esportivo Vereador Edenites Viana, em São Francisco. Às 20 horas, o Santa Clara, líder da Chave B, joga contra o Nacional Gás. Na outra partida, às 21 horas, o líder da Chave A e já classificado Bailão da Lagoa enfrenta o Chicão e Amigos. O Bailão da Lagoa foi a única equipe a conquistar vaga antecipadamente para a semifinal. A equipe de Lagoa dos Paus venceu o Oficina Portal (Imburi) por 7 a 4, em jogo válido pela terceira rodada da competição na última sexta-feira, 03/12.

Segundo Helio Alves, um dos coordenadores da competição, a partida entre Bailão da Lagoa e Oficina Portal começou em alta velocidade, com o time do Bailão partindo pra cima, usando a habilidade de seus jogadores, e contando com a experiência de Pachola. Não demorou muito e os gols começaram a sair. O Bailão abriu o placar impondo um ritmo veloz. Após o 1 a 0, o Oficina reagiu e empatou. A partida foi ficando cada vez mais disputada, com os jogadores de cada equipe procurando diminuir cada espaço da quadra e aproveitar ao máximo as oportunidades. Muito equilibrio durante todo o primeiro tempo, e até a metade do segundo quando estava em 3 a 3. A partir daí, o Bailão da Lagoa começou a aproveitar melhor as oportunidades, desempatou e começou a ampliar a vantagem, chegando a fazer 7 a 3. O time de Imburi marcou ainda nos instantes finais. Final 7 a 4 para Bailão da Lagoa, e a satisfação do bom público por ter acompanhado uma excelente partida. Com a pontuação alcançada, o Bailão da Lagoa não podendo mais ser alcançado pelas equipes da chave "B".

Na chave "A", muito equilíbrio, e tudo será definido na última rodada, pois no 2º jogo da noite, entre Guaxindiba e Bom Jardim a vitória foi de Guaxindiba por 5 a 3, também numa partida muito movimentada. Após estar na frente no placar por duas vezes, o Bom Jardim perdeu de virada para o Guaxindiba.

TABELA DOS JOGOS

23/11/2010 = 20h = SANTA CLARA = 2 X 2 = BAILÃO DA LAGOA
23/11/2010 = 21h = CHICÃO & AMIGOS = 6 X 1 = BOM JARDIM

25/11/2010 = 20h = OFICINA PORTAL = 5 X 4 = SEM COMPROMISSO
25/11/2010 = 21h = GUAXINDIBA = 2 X 1 = NACIONAL GÁS

2ª Rodada

26/11/2010 = 20h = SANTA CLARA = 5 X 0 =BOM JARDIM 26/11/2010 = 21h = CHICÃO & AMIGOS = 7 X 2 = SEM COMPROMISSO

30/11/2010 = 20h = OFICINA PORTAL = 5 X 4 = NACIONAL GÁS
30/11/2010 = 21h = GUAXINDIBA = 3 X 5 = BAILÃO DA LAGOA

3ª Rodada

02/12/2010 = 20h = SANTA CLARA = 3 X 2 = SEM COMPROMISSO
02/12/2010 = 21h = CHICÃO & AMIGOS = 2 X 3 = NACIONAL GÁS

03/12/2010 = 20h = OFICINA PORTAL = 4 X 7 = BAILÃO DA LAGOA 03/12/2010 = 21h = GUAXINDIBA = 5 X 3 = BOM JARDIM

4ª Rodada

07/12/2010 = 20h = SANTA CLARA X NACIONAL GÁS
07/12/2010 = 21h = CHICÃO & AMIGOS X BAILÃO DA LAGOA

10/12/2010 = 20h = OFICINA PORTAL X BOM JARDIM
10/12/2010 = 21h = GUAXINDIBA X SEM COMPROMISSO

CLASSIFICAÇÃO CHAVE "A"

1º SANTA CLARA..............= 7 PONTOS
2º CHICÃO & AMIGOS.....= 6 PONTOS, 2 VITÓRIAS e 9 GOLS DE SALDO
3º GUAXINDIBA................= 6 PONTOS, 2 VITÓRIAS e 1 GOL DE SALDO
4º OFICINA DO PORTAL = 6 PONTOS, 2 VITÓRIAS e (-1) GOL DE SALDO.

CLASSIFICAÇÃO CHAVE "B"

1º BAILÃO DA LAGOA.........= 7 PONTOS
2º NACIONAL GÁS...............= 3 PONTOS
3º SEM COMPROMISSO.....= 0 PONTO - SALDO DE GOLS (-7)
4º BOM JARDIM...................= 0 PONTO - SALDO DE GOLS (-12)

Na chave "A" todas as equipes têm chance de se classificar.
Na chave "B" o Bailão da Lagoa já está classificado em primeiro. As demais equipes ainda têm chances.

As equipes que compõem a Chave "A" jogam contra as equipes da Chave "B" , na 1ª fase.

A semifinal será jogada no dia 14/12, em jogo eliminatório, sendo:
CHAVE "A" - 20h - 1º X 2º
CHAVE "B" – 21h - 1º X 2º

Os vencedores farão a final, já os perdedores disputarão o 3º lugar.

Premiação:
Campeão - Troféu + R$ 1.000,00 + Medalhas.
Vice-Campeão - Troféu + R$ 500,00.
Ao 3º Lugar - R$ 200,00 + Troféu.


Informações: Helio Alves.

Pré-Vestibular Social Cederj com 200 vagas no Pólo SFI

Entre os dias 8 de dezembro e 8 de fevereiro estarão abertas as inscrições gratuitas para o Pré-Vestibular Social 2011 do Cederj. No Pólo de São Francisco de Itabapoana, em funcionamento no Ciep, serão 200 vagas. O curso é voltado para alunos que estão no último ano do Ensino Médio ou que tenham concluído seus estudos e comprovem não ter condições de pagar por um preparatório particular. Em todo o Estado do Rio de Janeiro serão 15 mil vagas distribuídas em 50 pólos da Fundação Cecierj em 37 municípios.

As aulas em São Francisco acontecerão aos sábados, o dia inteiro, e serão presenciais com apoio da tutoria à distância pelo atendimento telefônico 0800. O curso tem duração de março a dezembro de 2011 e oferece as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História e é totalmente gratuito, incluindo o material didático.

Para se inscrever é necessário preencher o formulário que será disponibilizado no site http://www.pvs.cederj.edu.br/. Só serão aceitas uma única inscrição por candidato em apenas um polo. Após enviar o formulário pela internet, o candidato deverá reunir a documentação solicitada no site e encaminhá-la juntamente com uma folha constando seu nome, número da inscrição na internet e sigla do polo. Esta documentação deverá ser entregue em envelope fechado, identificado com “Fundação CECIERJ – Pré-Vestibular Social 2011”, nome e número da inscrição na internet e sigla do polo, em qualquer uma das urnas coletoras disponibilizadas nos polos do CEDERJ ou nos locais de aulas do Pré-Vestibular, ou ainda, enviada pelos Correios até 9 de fevereiro de 2011.

O Pré-Vestibular Social Cederj é um curso gratuito criado pela Fundação Cecierj em 2003 que já atendeu 92.600 alunos. Só em 2010, foram 1.375 alunos aprovados em um dos dez cursos de graduação do Cederj e que, consequentemente, tiveram acesso às universidades públicas do Rio de Janeiro (UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO).

Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.pvs.cederj.edu.br/ ou pelo telefone 0800 282 0636.

Confira aqui quais documentos serão necessários para a inscrição.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação Cecierj / Cederj

Sepultamento de Seme Cherene será às 9 horas de terça-feira

O sepultamento do ex-vereador e produtor rural Seme Cherene será nesta terça-feira (07), às 9 horas, no cemitério de São Francisco de Itabapoana, segundo informações de familiares. O velório acontece na residência de Seme, na localidade de Praça João Pessoa.

Morre no Álvaro Alvim ex-vereador Seme Cherene

Chegou agora pela manhã a informação do falecimento do ex-vereador de São João da Barra Seme Cherene. Quem ligou para a Rádio São Francisco FM com a informação foi o suplente de vereador de São Francicsco de Itabapoana Zé Cherene, sobrinho de Seme. O corpo de Seme Cherene está sendo velado na residência onde morava em Praça João Pessoa. O horário do sepultamento ainda não foi divulgado. Segundo o ex-presidente da Câmara Municipal de São João da Barra, Manoel Alves Barreto, o Roxinho, Seme Cherene foi vereador nas décadas de 70, 80 e 90, chegando a ser um dos vereadores mais votados do município sanjoanense pelo extinto Arena, sendo eleito mais tarde também pelo MDB, hoje PMDB. Ele representava o antigo sertão de São João da Barra, hoje município de São Francisco de Itabapoana. Seme Cherene, durante sua atuação política, foi vereador por três mandatos até o ano de 1992. Era tio do saudoso prefeito Pedro Cherene, do suplente de vereador Zé Cherene (DEM) e do ex-vereador Sem Cherene.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Título de campeão brasileiro fica com o Fluminense

Foto: G1.com.br
Gol de Hemerson garantiu o bicampeonato para o time carioca. O argentino Conca foi consagrado pela torcida.

Subsecretário de comunicação de SJB desabafa

Amigos. Comecei a escrever e acabou virando um texto gigantesco, parecido com aqueles dos tempos de militância estudantil. Peço perdão porque acabei por produzir um desabafo. Se quiserem, usem-no da forma que acharem melhor com o intuito de contribuirmos para que o futuro de São João da Barra não repita o passado de poucas oportunidades e um dos menores IDHs do Estado do Rio.

Precisamos de uma grande mobilização para mostrar que aquilo que tentam fazer com São João da Barra é uma grande covardia. Perdoem se houver erros, porque não revisei o texto.

Agradeço-lhes por tudo.
.
Desabafo
"Instado por cinco dos nove vereadores de São João da Barra, grupo intitulado G-5 ou "Os cinco cavaleiros do apocalipse", o deputado estadual Paulo Ramos (PDT) compareceu à sessão do Legislativo local na última quinta-feira, para desancar o governador Sérgio Cabral e a prefeita Carla Machado (PMDB), além do empresário Eike Batista, do Grupo EBX, que constrói na cidade o Super Porto do Açu e pretende instalar na retroárea o maior distrito industrial do Estado.

A questão envolve uma desapropriação de terras por parte da Codin - Companhia Estadual de Distritos Industriais, que atingiria cerca de 300 proprietários ou "possuidores" de terras na zona rural do município, mais precisamente no Quinto Distrito. Destes proprietários de terras, cerca de 50 não concordam com o valor atribuído pelo alqueire, cotado hoje a um preço mínimo de R$ 60 mil. Há cinco anos o Grupo EBX adquiriu a Fazenda Saco Dantas, por R$ 14 mil o alqueire, quando a avaliação, na época era da ordem de R$ 7 mil. (Continua aqui)

Governador e ministro anunciam novas diretrizes das Forças de Paz no Rio de Janeiro

Governador Sérgio Cabral reúne-se com o ministro da Defesa, Nelson Jobim
Fotógrafo: Carlos Magno
O governador Sérgio Cabral, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, se reuniram no Palácio Guanabara, na tarde deste sábado, para discutir a nova fase das operações de segurança no Rio de Janeiro.
Em entrevista coletiva, após o encontro à portas fechadas, o governador e o ministro informaram que o Exército ficará responsável pelo comando desta nova etapa de operações no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, que sofreram uma série de ataques violentos nas últimas duas semanas.
- Agradecemos o ministro Nelson Jobim pelo esforço e dedicação para manter a ordem e a paz no Rio. Tenho recebido manifestações extraordinárias de pessoas que vivem nessas comunidades e agradeço também à sociedade como um todo e à imprensa pelo apoio nessa luta – afirmou o governador.


O ministro explicou que a força de paz é formada por dois efetivos: os militares, responsáveis pelo patrulhamento, revista e prisão em flagrante, e pelas polícias Civil e Militar, que atuam nas buscas e apreensões. Ele garantiu que o Governo está preparado para eventuais necessidades de recursos financeiros exigidos pela operação.


Ainda de acordo com o ministro Jobim, as forças de segurança não têm data definida para deixar o local e a ação será avaliada periodicamente, ao menos uma vez por mês, para definição de sua continuidade.


- Estamos muito bem articulados e vamos ficar aqui o tempo que for necessário. Para isso, posso garantir que não faltarão recursos – afirmou o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
No encontro, representantes das forças de segurança (Exército, Marinha e BOPE) envolvidas no trabalho contra a criminalidade também estavam presentes. (Mariana Garcia /www.imprensa.rj.gov.br )