sexta-feira, 30 de abril de 2010

Menino de Praça João Pessoa continua desaparecido

Jovem desaparecido fez parte do grupo "Arte Lata" um projeto desenvolvido pela secretaria de Promoção Social.
.

O menino ao lado continua desaparecido. Julio Igresias Gabi Barroso é de Praça João Pessoa, 3º distrito de São Francisco de Itabapoana. A informação chegou por e-mail através do designer Uellington Batista Soares, funcionário da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Julio Igresias é aluno da Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo.




Mãe procurou ajuda na Rádio São Francisco FM
A mãe de Julio Igresias, Margareth Gabi Barroso esteve na Rádio São Francisco FM no dia 19 de abril pedindo ajuda para localizar o filho que desapareceu de casa desde o dia 15 de abril. Segundo a mãe, o menino morava com a avó e cursava o primeiro ano do ensino fundamental. “ Meu filho com 14 anos não estava indo bem na escola, pois ainda estava cursando a primeira série do ensino fundamental e eu vinha pedindo para que ele não abandonasse o colégio. Cheguei a fazer algumas ameaças de que iria bater nele se ele não frequentasse as aulas. Acho que com medo ele teria fugido de casa, porque na verdade ele não estava querendo mais estudar", disse a mãe. Segundo ainda Margareth Barroso o filho não estava ultimamente em boas companhias. A direção da Rádio São Francisco FM sugeriu que Dona Margareth procurasse a 147 DP de SFI e convocou pelo microfone o Conselho Tutelar da cidade a tomar conhecimento do caso. Quando Julio Igresias desapareceu de Praça João Pessoa, onde morava, ele trajava camiseta cinza, short claro e estava com uma bicicleta de cor azul. Ele é moreno de olhos verdes e conhecido por Julinho.

Adolescente fez parte do projeto Arte Lata

Julio Igresias, segundo a mãe, chegou a fazer parte do grupo “Arte Lata”, um projeto desenvolvido pela secretaria de Promoção Social com os alunos do Peti e Curumim, atração à parte durante a visita do Governador Sergio Cabral a São Francisco de Itabapoana. Os alunos executaram o Hino Nacional e clássicos da MPB encantando o público presente. Cabral elogiou a apresentação e convidou o grupo para ser apresentar no Palácio das Laranjeiras, durante a visita do presidente de Moçambique ao Rio de Janeiro. “Esses alunos estão de parabéns. Faço questão de que este grupo se apresente durante a visita do presidente de Moçambique e também em outras oportunidades já que sempre estamos recebendo autoridades de outros países e teremos orgulho de levar esta belíssima apresentação para a Capital para que este grupo passe a ser conhecido mundialmente”, disse Cabral em sua despedida.

Qualquer informação ligue:

(22) 9866-2895
(22) 2789-1075 (SMEC)
(22) 2789-2187 (Rádio São Francisco)

Atenção Servidores Públicos Municipais

Começará segunda-feira (03), a partir das 13h, na prefeitura de São Francisco de Itabapoana, a distribuição dos novos cartões de alimentação dos servidores. A partir de terça-feira (04), o atendimento será feito no horário das 8h às 17h. Para pegar o novo cartão é necessário que o titular apresente documento de identidade e o cartão antigo

Encontro Nacional de Motociclistas até domingo em SJB

O Moto Clube Mar & Moto, em comemoração ao seu décimo aniversário que acontece no dia primeiro de maio, vai organizar o 10º Mar & Moto Encontro Nacional de Motociclistas. O evento será nos dias 29 e 30 de abril e primeiro e dois de maio na Praça São João Batista no centro de São João da Barra. A abertura oficial da programação será na quinta-feira ao meio dia.

De acordo com estimativas dos organizadores estão sendo esperados entre 90 e 100 motos clubes de diversas regiões do país. Já confirmaram presença o Abutres de Vila Velha no Espírito Santo que irá trazer 60 componentes. De Campos, que conta com vinte agremiações de motociclistas, já garantiu presença o Moto Clube de Campos com todos os 75 integrantes.

A programação variada inclui shows musicais, missa campal e apresentação de wheeling. Além disso, serão oferecidos troféus a todos os motos clubes que participarem. No domingo após a missa será sorteada uma moto e no sábado serão escolhidos dois motociclistas que irão sobrevoar a área do evento numa parceria do Mar & Moto e o aeródromo de São João da Barra

Rogério Mota, presidente do Mar & Moto garante que não vai faltar animação na comemoração do aniversário do mais antigo moto clube de São João da Barra. “Todos estão convidados para essa festa de aniversário que vai marcar a cidade. A cada ano estamos melhorando a festa e a cada ano tem aumentado o número de moto clube participantes. Com a realização da Prefeitura temos recebido todo apoio para fazermos o melhor evento desse tipo no norte do Estado do Rio”, enfatizou Rogério.

Programação:

dia 29/04 (5ª feira)

- 12h – Abertura oficial
- 21h - Santo Papa

dia 30/04 (6ª feira)

- 20h - Reubess Pess
- 22h - Via Aérea

dia 01/05 (sábado)

- 13h - Game Over
- 15h - wheelling ( equipe sem limite - campeão brasileiro - Louro Jhow)
- 16h - Angelo Nani
- 18h - wheelling
- 19h - Renato Rio Blues.
- 21h - The Rider's.
- 23h 30minutos - Kiss Cover

dia 02/05 (domingo)

- 9h - missa campal celebrada pelo padre Gustavo.
- 11h - show de encerramento com wheeling

Secom-SJB (Alencar)

Fecoarte e festa do dia do trabalhador neste fim de semana em São Francisco


O fim de semana em São Francisco de Itabapoana será marcado por uma extensa programação festiva, cultural e esportiva, em função do dia do trabalhador e da realização da II Feira do Comércio e do Artesanato (Fecoarte). As festividades vão começar nesta sexta-feira (30) e vão até domingo (02), na Praça dos Três Poderes.

A Fecoarte será realizada durante os três dias, sempre a partir das 16h. A realização é da prefeitura em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Além dos stands das lojas e das barraquinhas das artesãs, a feira deste ano contará com shows e desfile de moda “Nosso lixo é um luxo”, de roupas feitas com material reciclável. A área ainda contará com uma praça de alimentação e brinquedos para as crianças.

Esporte

A secretaria de Esporte e Lazer promoverá no sábado (01), às 14h, na frente da prefeitura, a corrida rústica masculina e feminina. No domingo (02), às 8h, é a vez dos atletas do ciclismo competirem. As inscrições serão feitas no local.

Programação

30/04
23h - Show da banda Dibobeira

01/05
14h - Corrida de rua
19h - Desfile de roupas recicláveis “Nosso lixo é um luxo”
23h - Banda Tudublu

02/05
08h – Corrida Ciclística
Banda Sedução

Ministério Frutos do Espírito lança CD hoje em SFI

O ministério de música Frutos do Espírito, da Paróquia de São Francisco de Paula, lançará o seu CD hoje após a missa das 19h30m, durante a Festa de São Francisco de Paula. Com uma grande produção de som e luz o show promete fortes emoções. Gravado durante o Deus é Show, em novembro de 2009, as músicas do CD já são sucesso na Rádio São Francisco FM.

Ficha Técnica do Frutos do Espírito

Direção Musical: Frutos do Espírito
Solos: Tatiana de Souza / Selma Araujo / Felix Oliveira
Baixo: Jeffinho Siqueira
Bateria: Del Batera
Guitarras: Thayran Vilela / Felix Oliveira
Violão: Felix Oliveira
Teclados: Macgyver Junqueira
Percussão: Gerson Alves
Backng’s: Glaciely Miranda / Selma Araujo / Simone Ribeiro
Gravado: Studio Móvel ECOS
Mixagem: Paulo André
E-mail e Orkut: frutosdoespiritosfi@bol.com.br
Tel.: (22) 9839-4959 (22) 9914-1356

Vai começar o Campeoato Municipal de Futebol

Foi divulgada a primeira rodada do Campeonato Municipal de Futebol 2010 de São Francisco de Itabapoana. São 17 clubes divididos em duas chaves. Os jogos serão realizados neste domingo (2), com início às 14h45m, e tolerância de 15 minutos. Já a categoria aspirante começa mais cedo, às 12h45m. Em função da chave A ter ficado com nove times, em cada rodada sempre uma equipe folgará.

1ª rodada
Domingo – 02/05

Chave A

Flor de Maio X Guaxindiba
São Francisco X Gargaú
Nova Belém X Buena
Praça Imaculada X Sossego
Folga – Amavor

Chave B


Palmeirinha X Praça
Travessão X Deserto
Santo Amaro X Morro do Bode
Quatro Bocas X Vilão

Com informações da Secretaria de Esporte

Esporte Clube São Francisco realiza 1º desafio das escolinhas de futebol



Neste sábado, dia 1º de Maio, feriado do trabalhador, o Esporte Clube São Francisco promove o 1º Desafio das Escolas de Futebol, nas categorias sub-15, sub-13 e sub-11, a partir das 9h, no Complexo Esportivo Vereador Edenites da Silva Viana, localizado ao lado do CIEP, no centro de São Francisco.

Participarão do desafio as equipes do Esporte Clube São Francisco, Escolinha de Futebol Itabapoanense e União Atlético Clube de Guarus.

A entrada será franca. O presidente do Conselho Deliberativo doEsporte Clube São Francisco, Helio Alves faz o convite: “Compareça e leve sua família. Venha assistir aos craques do futuro. No feriado do trabalhador, quem dá espetáculo são as crianças!” Destaca Helio.

São Francisco agora tem central de emergência para solicitação do resgate

Emergência ligue 192

Desde o dia 28 de Abril foi instalada em São Francisco de Itabapoana a central 192, telefone de emergência do serviço de resgate. De qualquer área de nosso município o socorro pode ser solicitado pelo 192.
Segundo o socorrista do resgate de São Francisco de Itabapoana, Bruno Paes, a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo, orelhão ou celular.
.
“O 192 é o número do resgate de São Francisco, mas é preciso alertar também que no mesmo dia que foi inaugurado o disque emergência do resgate já tivemos muitos trotes de crianças brincando com o telefone”, disse.
.
Bruno Paes faz um apelo e alerta a comunidade sobre a gravidade e transtornos que este tipo de brincadeira pode ocasionar. O Blog aproveita e pede a população para que o telefone 192 somente seja utilizado em caso de emergência. Uma brincadeira pode impedir o socorro de pessoas que estejam realmente necessitando.

Idannf promove com sucesso encontro de mulheres trabalhadoras assentadas quilombolas

O Instituto de Desenvolvimento Afro do Norte e Noroeste (Idannf) realizou terça (27) e quarta (28), o 6° Encontro de mulheres trabalhadoras, pesqueiras, artesãs, assentadas quilombolas. O evento aconteceu em São Francisco do Itabapoana, na praia de Guaxindiba numa pousada e contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Banco do Brasil e Incra.

De acordo com Lucimara Muniz presidente do Idannf, na ocasião foram discutidos projetos que possam ser adquiridos pelas trabalhadoras. "Foram cerca de 50 mulheres que participaram do evento, e superou nossas expectativas”. ressaltou Lucimara.

O Idannf participa nesta sexta (30) da Conferência de Economia Solidária, que acontecerá em Rio das Ostras ás 8 horas. Onde será debatido ações para a Consea (Conselho de Segurança Alimentar).

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sanfoneiro recupera veículo furtado

Carro foi levado enquanto proprietário assistia ao jogo do Flamengo

O Santana Quantum, cor prata, placa EJI-9580 de Rio das Ostras, de propriedade do sanfoneiro Eli Patrício Barros, morador em Bom Lugar (localidade ao norte de SFI), foi furtado na noite desta quarta-feira (28-04) e abandonado em um canavial da propriedade Retiro do fazendeiro Eulício Rosa Neto, próximo à localidade de Vilão em SFI. O veículo foi encontrado por volta das 10 horas de hoje, 29-04, por um empregado da fazenda. Segundo Francisco Carlos Rosa Neto, 49, filho do dono da fazenda, a cancela da propriedade foi arrombada.

“Quando cheguei próximo da porteira pensei até que ladrões tivessem invadido a fazenda. Mas após conferir as cabeças de gado vi que os elementos adentraram somente para esconder o carro no meio do canavial”, disse. Segundo ainda Francisco, possivelmente os ladrões retornariam à noite para “desmanchar” o carro.

O proprietário do veículo disse que o carro estava estacionado em frente a casa dele, e que o furto deve ter acontecido enquanto a família assistia ao jogo Flamengo e Corinthians. “Quando o jogo terminou demos por falta do Santana, após registrar queixa no DPO de Travessão de Barra fiquei sabendo hoje, através da Rádio São Francisco FM que o carro fora abandonado numa fazenda”, disse o sanfoneiro.

Depois de registrar a ocorrência na 147ª DP de SFI, o sanfoneiro providenciou o reboque e levou o carro para casa. “Este veículo é minha ferramenta de trabalho. Nos finais de semana realizo forró pelo interior do município levando os instrumentos no carro. Dei muita sorte em encontrá-lo inteiro”, concluiu.

Cartório eleitoral de SFI entra em regime de plantão neste fim de semana


O cartório eleitoral da 130ª Zona Eleitoral de São Francisco de Itabapoana entra em regime de plantão neste fim de semana. De acordo com o chefe do cartório, Jorge Louback, tanto no sábado, feriado do dia do trabalhador, quanto domingo (2) a unidade atenderá a população das 13 às 17 horas. Até o próximo dia 5, último dia para a solicitação de novos títulos de eleitor ou para transferência do domicílio de votação, a Justiça Eleitoral está organizando mutirões em vários estados do país. Jorge ainda lembra que nos dias 03, 04 e 05 de maio o horário do expediente também será alterado com funcionamento entre 9 e 18 horas.

Pessoas que pretendem tirar seu título de eleitor pela primeira vez devem comparecer ao cartório eleitoral munidas de documento de identidade, comprovante de endereço e, em caso de homens, comprovante de quitação militar. Já para a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deve levar seu título, os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores, documento de identidade e comprovante de residência.

Carla e Cabral inauguram escola e anunciam mais obras

Cabral anuncia convênio que prevê a liberação de R$ 6,2 milhões para realização de diversas obras.




A prefeitura de São João da Barra e o governo do Estado assinaram nesta quarta-feira, dia 28, convênio que prevê a liberação de R$ 6,2 milhões para realização de diversas obras e outro para a melhoria de 13 quilômetros de vias, em São João da Barra. O governador Sérgio Cabral, que esteve no Município para inaugurar as novas instalações da Escola Municipal Dionélia Gonçalves Santos, em Atafona, anunciou que mais recursos virão. Com o novo convênio serão construídos um terminal rodoviário, uma escola, creche, capela mortuária, além de outros equipamentos públicos.
Cabral chegou a São João da Barra no final da manhã, após anunciar, em Campos, a liberação de R$ 92 milhões do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, para a recuperação do complexo de canais São Bento, Quitinguta e Coqueiros, que também beneficiará moradores e produtores rurais de São João da Barra. Também em Campos foi lançado oficialmente o programa Estradas da Produção, da Secretaria de Estado de Agricultura, que visa melhorar a infraestrutura das estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção agrícola.
Acompanhado do presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB); do vice-governador Luiz Fernando Pezão; do líder do governo na Assembléia, Paulo Melo (PMDB); e de secretários de Estado, Cabral visitou a área aonde a Prefeitura construirá a Escola Municipal de Ensino Técnico Profissionalizante, lançando a pedra fundamental juntamente com a prefeita Carla Machado e a reitora do IFF – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Cibele Daher. Também participaram das solenidades, secretários municipais e vereadores sanjoanenses como Aluizio Siqueira – líder do governo, Jonas e o presidente da Câmara, Alexandre Rosa.

Na inauguração da Escola Municipal Dionélia Gonçalves Santos, o governador quebrou o protocolo e assumiu as funções de mestre de cerimônias, após visitar as instalações da nova unidade. Empolgado com o projeto da escola modelo, Cabral foi enfático: “dá um prazer danado colocar dinheiro em São João da Barra”. A empolgação do governador foi seguida tanto pelo presidente Alerj, Jorge Picciani, como pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão, que destacaram a educação como fundamental para a transformação da sociedade e o empenho da Prefeitura em realizar obras que realmente são importantes.

- É pela Educação que mudamos a vida das pessoas, porque a Educação proporciona oportunidades. Com essa escola a Carla prova que escola bonita não é só para o filho do rico, mas principalmente para aqueles que precisam, destacou o presidente da Alerj, Jorge Picciani.
A nova escola foi construída com recursos do Estado e da Prefeitura, da ordem de R$ 1,9 milhão e conta com oito salas de aula com 50 metros quadrados cada uma. Além de sala de informática, a escola, voltada ao ensino fundamental, é dotada de cantina, refeitório, banheiros adaptados para cadeirantes, sala de diretoria, sala dos professores e outras instalações. Um pátio coberto, play ground e uma quadra de areia para a prática de voleibol, são outras áreas privilegiadas no projeto do arquiteto Victor Aquino, secretário de Planejamento de São João da Barra.

Preocupada com o horário do governador, que tinha ainda na agenda, inaugurações em Cardoso Moreira, a prefeita Carla Machado foi breve. Destacou a importância de se investir na Educação e lembrou que chegou a trabalhar com a professora Dionélia, homenageada com o nome da escola. Além disso, Carla destacou as ações do Município tanto no processo de formação básica dos sanjoanenses, quanto de capacitação visando a preparação para o mercado de trabalho que se abre com a construção do Complexo Logístico e Portuário do Açu. Carla foi também portadora de uma reivindicação de alunos do Colégio Estadual Dr. Newton Alves, para conclusão das obras e para que seja suprida a carência de professores, além de reivindicar ao governador que atue junto ao governo federal, visando a federalização da escola de ensino técnico, em São João da Barra, facilitando, assim, a atuação do IFF.

Cabral disse a Carla que o Estado está abrindo um novo concurso para professores, a fim de acabar com a carência de professores e que a conclusão das obras está próxima. Ele também destacou a importância do empreendimento do Complexo do Açu para o futuro do município. E lembrou a época da implantação da Peugeot, em Porto Real e da fábrica de caminhões da Volkswagen, em Resende, no Sul do Estado, que hoje geram mais de 1,5 mil empregos, sendo a maioria deles ocupados pela população local. “Nós precisamos investir nisso que São João da Barra está investindo: ensino técnico. É dessa forma que a população local participará desse grande avanço. Não há um lugar do mundo em que o crescimento trouxe benefícios, sem que tenha havido desenvolvimento social”, frisou.
O governador prometeu voltar ao município no Dia da Cidade, 17 de junho, para inaugurar junto à prefeita Carla Machado, a Delegacia Legal, outro projeto que tem a parceria do governo do Estado.
Cabral lembrou, ainda, do período em que era senador: “no início do primeiro mandato de Carla como prefeita, ela já batia nos gabinetes em Brasília sempre lutando por verbas e programas que viriam a beneficiar a população de São João da Barra”.(Vito Diniz/Bruno Costa- Secom - SJB)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

700 mil acessos


Caminho sem volta.

O Blog está chegando a 700 mil acessos, uma marca que sem dúvidas merece comemoração de toda nossa equipe. Quero aproveitar o momento para agradecer a todos os nossos leitores internautas e confirmar nossa proposta de continuar a meta de um jornalismo isento e transparente.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Barbosa Lemos recupera direitos políticos e se diz pronto para voltar

Barbosa Lemos reconquista o título eleitoral cassado em 2002
Foto: Leandro Nunes.

“Se Deus quiser e for da vontade do povo eu voltarei a assumir um cargo público”. Foi assim que o radialista Barbosa Lemos, 59 anos, definiu o fim dos oito anos de suspensão de seus direitos políticos. Na tarde desta terça-feira (27/04), o ex-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI) recuperou seu título de eleitor e poderá, novamente, exercer seus direitos como cidadão pleno, votar e ser votado.

Barbosa lamentou os anos que não pode exercer parte de sua cidadania, mas diz que como radialista, conseguiu recuperar o prestígio com a população de Campos e de São Francisco de Itabapoana. Quando questionado sobre a reação de seus adversários à notícia, disparou:

“Após 10 anos afastado da vida pública, acredito que não tenha inimigos políticos, até porque os que estão lá governando eu ajudei a eleger”, disse Barbosa, pai de Frederico Barbosa Lemos, atual vice-prefeito de SFI.

A devolução dos direitos a Barbosa Lemos foi proferida pelo juiz eleitoral de São Francisco do Itabapoana, Leonardo Cajueiro D’Azevedo. Barbosa se diz emocionado e com gás total. “Só de pegar o título de volta eu já pude sentir uma resposta positiva da população dentro do cartório”, conta emocionado. E finaliza dando nuances de que voltará a concorrer a algum cargo. “Eu ainda me sinto novo e preparado para governar qualquer município brasileiro” finalizou o sempre otimista radialista, que além de ter sido o primeiro Prefeito de SFI, filiado ao PSDB, foi deputado estadual três vezes, uma pelo PRN e duas pelo PSDB.

PERDA DOS DIREITOS POLÍTICOS
Após uma decisão judicial em setembro de 2002 Barbosa Lemos, então Prefeito do recém emancipado município de São Francisco do Itabapoana, teve seus direitos político cassados por fazer contratação de funcionários para Prefeitura do município sem a realização de concurso público, como determina a lei.

Somando os dois anos que ficou afastado por conta da decisão, mas os oito anos determinados pela sentença Barbosa Lemos permaneceu 10 anos fora da vida pública.

Como primeiro Prefeito da cidade de SFI, Barbosa faz dois destaques que lhe estampam no rosto o sorriso de satisfação. “Cumpri meu mandado integral, do primeiro ao último dia sem ser tirado do cargo um segundo sequer e sem responder nada a Justiça e isso posso falar de peito aberto. Também devo destacar que fui o primeiro prefeito no Brasil a instituir o 14º salário para todo o funcionalismo público. Na data de seu aniversário, o servidor recebe um salário integral, o que lhe condiciona a uma vida no mínimo mais digna”. (Leandro Nunes do Ururau)

Consciência ambiental em alta com a Expo Reciclar

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura vai realizar no dia 15 de maio a III edição da Expo Reciclar Municipal, que este ano abordará o tema: “Geração – Planeta – Futuro”.

O evento acontecerá na Praça dos Três Poderes, das 8h às 17h, com um dia tomado por atividades previamente prontas que serão apresentadas a um grupo de jurados em forma de gincana cultural, tudo confeccionado com material reciclável/ reutilizável, sendo as tarefas: decoração de stand, teatro de fantoches, apresentação de karaokê e desfile de roupa.

A organização ficou sob a responsabilidade do Departamento de Cultura, que contara com a participação de 15 escolas, sendo 13 municipais e 02 estaduais. Cada escola será representada por 15 pessoas (entre alunos e coordenação) todos os alunos cursando o 8º e 9º ano de escolaridade.

“A finalidade principal deste evento e a redução, reutilização e reciclagem da maior parte de lixo em nosso município, visando à promoção da consciência e da sustentabilidade, formando, assim, multiplicadores de ações benéficas”, diz Fabrício Siqueira, integrante do grupo de organização do evento.

Segundo Fabrício, “a Secretária de Educação e Cultura, Yara Cinthia, conta com a participação e interação de todos (escolas e sociedade), para juntos praticarmos e conscientização de uma construção e um novo juízo ecológico-cultural, e com certeza, começa-se pela comunidade escolar”.

Fabrício, em e-mail à Rádio São Francisco, também deixou uma mensagem para reflexão: “Pequenas ações é a maior força transformadora que se conhece. Ter uma atitude consciente em relação a nossos hábitos de consumo é a melhor (e talvez única) maneira de se mudar o mundo. Economize água, luz, recicle seu lixo, faça sua parte e ajude a construir um futuro para todos. Mude o mundo”, autor desconhecido.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

TRE-RJ anula decisão que cassou prefeito de São Francisco de Itabapoana

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro decidiu, nesta segunda-feira (26), anular a sentença que cassava o prefeito eleito em 2008 de São Francisco de Itabapoana, Carlos Alberto Silva de Azevedo, e o vice, Frederico Souza Barbosa Lemos. Beto Azevedo estava governando através de liminar expedida pelo próprio TRE desde abril de 2009. Em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), eles foram acusados de abuso do poder econômico e compra de votos, por terem distribuído vales-combustível em troca de voto. O Plenário do TRE-RJ entendeu que, ao não serem ouvidas testemunhas apresentadas por Frederico Lemos dentro do prazo legal, teria havido cerceamento da ampla defesa e do direito ao contraditório. Com a decisão, o processo retorna à 130ª ZE, para a oitiva das testemunhas.

Foto: O presidente do TER-RJ Nametala Jorge entre o corregedor Mello Serra (D) e o juiz Luiz Márcio Pereira (E)
Fonte: TRE-RJ

Sebrae capacita diretoras de São Francisco

Nesta segunda-feira (26), as diretoras das escolas municipais de São Francisco de Itabapoana começaram o curso do Sebrae sobre “Determinação Empreendedora”. A capacitação está sendo ministrada em dois turnos na sede da secretaria de Educação.

O curso, que vai continuar até sexta-feira (30), tem como objetivo melhorar a auto-estima das gestoras. A cada encontro é trabalhado um tema através de músicas e dinâmicas.

De acordo com a instrutora do Sebrae, Conceição Mendes Macedo, o curso promete várias surpresas. “É importante que as pessoas estejam abertas a vivenciar situações diferentes e prazerosas no dia a dia. O gestor de modo geral chega ao curso ansioso e tenso porque vem pra cá com a mente na escola, mas no final do curso já está relaxado. Hoje só foi o início, eles terão muitas surpresas ainda”, antecipou Conceição.

Na opinião do diretor da escola estadual municipalizada Aventina Maria Ferreira, Lucimar Vilar Barreto, o curso é excelente. “Achei interessante porque ele trabalha a auto-estima da gente em vários sentidos, além de nos mostrar como lidar com as diversidades e os demais funcionários”, contou Barreto.

Para a secretária de Educação, Yara Cinthia Nogueira, a capacitação do Sebrae vai ajudar “os gestores a adquirirem um perfil de liderança e ter como objetivo a melhoria da educação do município”.

Matéria: Ascom-SFI
Foto: Alessandra Lemos

Município de SFI é homenageado por escola de samba em Campos

O município de São Francisco de Itabapoana foi homenageado pela Escola de Samba “Acadêmicos do Samba” durante o desfile da agremiação, na noite desta sexta-feira (23), em Campos. A Acadêmicos, também conhecida como “Castelinho do Parque Aurora”, abriu o desfile das escolas do grupo especial e desenvolveu o samba enredo exaltando as belezas naturais e atividades econômicas do município de São Francisco.

“Que lugar é esse de encanto e sedução. É São Francisco, meu amor, minha paixão!”. Com esse verso de abertura, todo o enredo do samba destaca as belezas naturais do litoral sanfranciscano e as principais fontes de atividade econômica, como o cultivo do abacaxi e do maracujá. “É céu, é terra, é mar. É São Francisco, terra do abacaxi e do maracujá”, diz o segundo verso do samba.

O abre alas da escola foi uma réplica dos manguezais, com bailarinos imitando o movimento dos caranguejos, numa bela coreografia. Outras alas e carros alegóricos destacavam as riquezas naturais da região. O prefeito Beto Azevedo desfilou no último carro juntamente com os destaques da escola.

Com informações da Ascom-SFI
Foto: Alessandra Lemos

Inaugurado aeródromo em SJB

Prefeita vai implantar escola de pilotagem



“Com ações assim, de interesse público, é que se constrói o futuro” ressaltou em sua fala o promotor de Justiça e piloto, Marcelo Lessa, na inauguração do Aeródromo de São João da Barra, localizado no Carrapicho, em Atafona, na manhã deste domingo (25) com a presença da prefeita Carla Machado, do vice-prefeito Dodozinho Mendonça, de autoridades locais, pilotos e população.
Com 580 metros de comprimento, seis metros de largura, 18 metros de aduelas e seis metros de diâmetros, respeitando rigorosamente a legislação ambiental, o Aeródromo já teve o requerimento de homologação enviado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O espaço possui área de manobra, área de estacionamento, hangar e base de comunicação. A área foi cedida em novembro do ano passado, por meio de um contrato de comodato, à Prefeitura de São João da Barra, por um período de cinco anos, renovável por mais cinco.

Segundo Luiz Rocha Pereira, piloto e proprietário da área, hoje só dois aeródromos homologados funcionam no Estado, um em Maricá e outro em Três Rios. “A nossa homologação vai ser rápida. Seremos o terceiro aeródromo legalmente pronto para receber ultraleves e aviões de pequeno porte. Estamos apenas aguardando o prefixo da pista e qualquer aeronave dentro de nossos padrões poderá pousar aqui”, comemora.

Luiz Rocha, que também é o piloto responsável pelo aeródromo, afirma que a prefeita Carla Machado nasceu para a construção de grandes obras. “Ela é uma visionária. Demos o passo inicial para este diferencial econômico. Aqui poderemos acolher empresários de outros municípios e de outros estados. Tem um colega que saiu do Rio de Janeiro há uma hora e está aqui entre nós”, ressalta.

Para a prefeita Carla Machado, este é um embrião para um empreendimento ainda maior no futuro. Na oportunidade, a chefe do executivo deu uma boa notícia para a população: “sempre nos preocupamos com qualificação e daremos mais um importante passo neste sentido com a criação de uma escola de pilotos com cursos básicos e avançados”.

Carla acrescenta que o Aeródromo é mais uma opção de turismo de um município dotado de belezas naturais e culturais, além de ser mais uma alternativa viária para empresários que chegam para conhecer e trabalhar no Porto do Açu e principalmente um mecanismo de inclusão social e autoestima para a localidade do Carrapicho, uma das mais humildes do município. “Vocês poderão dizer com orgulho que perto de suas casas tem um aeródromo. Vocês poderão se tornar grandes profissionais, grandes pilotos. Estamos trazendo mais uma oportunidade de qualificação”, comenta. O professor do curso já é conhecido pela população sanjoanense. Trata-se do tenente do Corpo de Bombeiros, o piloto Marco Antônio Ribeiro da Silva, o Careca.
Seguindo esta linha visionária da prefeita, o pequeno Otacílio Neto, de apenas nove anos, já começa a sonhar e pretende alçar grandes vôos em seu futuro. “Achei tudo muito show. Se receber o convite para voar aceito na hora. Quando tiver idade para entrar na escolinha de pilotos eu vou entrar”, afirma o menino que teve sua rotina quebrada com subidas e descidas de ultraleves e monomotores.

Marcelo Lessa disse que o Aeródromo de São João da Barra será um ponto de referência, consolidando a vocação turística do município. “Além de entretenimento e lazer podemos focar em ações de saúde pública, como no controle da dengue, que já fazíamos, mas agora com mais estrutura e segurança”, lembra, acrescentando que o governo da prefeita Carla Machado é de grande sensibilidade e exalta o pioneirismo do município com a passarela de acessibilidade e as cadeiras anfíbias para portadores de necessidades especiais, só agora mostrado pela novela global “Viver a vida”.

Outro benefício do Aeródromo foi lembrado pelo líder do governo na Câmara Municipal, vereador Aluízio Siqueira, em seu discurso: “vamos poder monitorar a maior Unidade de Conservação da América Latina que vai ser criada em São João da Barra”.
A prefeita Carla Machado foi a primeira a fazer um voo pelo município, inclusive sobre o Porto do Açu. O vice Dodozinho, aos seus 92 anos, conhecido como o desbravador do Quinto Distrito, teve a oportunidade de ver do alto o município sanjoanense que administrou por duas vezes e a região que teve por suas mãos as primeiras melhorias.

ENCURTANDO DISTÂNCIAS
A rapidez da economia globalizada faz com que as pessoas tenham que se deslocar com mais agilidade. Com o aeródromo, a distância para o município vizinho de São Francisco de Itabapoana se resume em cinco minutos, para Campos dos Goytacazes apenas oito minutos e para o Rio de Janeiro cerca de uma hora. Um ultraleve custa entre R$20 mil e R$300 mil dependendo do equipamento. Em média uma aeronave deste porte tem condição de permanecer entre cinco e seis horas no ar.

OUTRAS OBRAS
Além do Aeródromo, a localidade do Carrapicho já recebeu do governo Carla Machado, um posto do PSF ampliado e reformado, um pólo do Peti, extensão da rede de água, extensão da rede de energia elétrica e reforma da escola. Serão construídas, ainda, uma creche e uma praça humanizada com área esportiva, além de calçamento de todas as ruas. ( Matéria do jornalista Bruno Costa - SECOM - de SJB - fotos da equipe de fotográfos da Secom)

Asfaltamento da RJ 224 chega a Praça João Pessoa e se aproxima do Parque de Exposição

O DER – Departamento de Estradas de Rodagens – prossegue o serviço de recapeamento asfáltico da RJ-224. Esta semana o asfalto já chegou a Praça João Pessoa, faltando cerca de 400 metros para chegar ao portão do Parque de Exposição Agropecuária de Praça João Pessoa. Entretanto, ainda falta um trecho de cerca de 10 quilômetros de extensão, entre Imburi de Barra e Travessão de Barra, passando pelas localidades de Ladeira das Pedras e Bom Lugar. Para a conclusão da obra ainda falta o DER executar a sinalização vertical e horizontal entre São Francisco e Travessão de Barra, e ainda a construção de lombadas em áreas próximas às localidades e escolas localizadas na beira da pista. As faixas amarelas, placas e lombadas são alvo de constantes cobranças de moradores, que não se conformam em ter que esperar a obra ser concluída em toda a extensão para o DER fazer a sinalização. Aliás, o DER fez a sinalização entre Barra do Itabapoana e Travessão de Barra, e deveria fazer o mesmo nos outros trechos. A obra orçada em R$8 milhões deverá ser inaugurada até o final de maio com a anunciada visita do governador Sérgio Cabral ao município.