sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Contribuintes com IPVA atrasado até dezembro de 2013 podem regularizar pagamento sem juros e multas


O governador Luiz Fernando Pezão sancionou nesta sexta-feira, 12/12/14, a Lei n° 6931 que permite a quitação de dívidas de IPVA sem juros e multas. A medida vale para fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2013 e cujos débitos não estejam inscritos na dívida ativa do Estado. Os débitos, apurados por Renavam, poderão ser pagos em até três parcelas sem acréscimo, inclusive moratórias. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje.

Os prazos de vencimento serão os dias 05/02/2015 (primeira cota ou cota única); 05/03/2015 (segunda cota); e 06/04/2015 (terceira cota). O recolhimento será efetuado através da Guia para Regularização de Débitos (GRD), podendo ser gerada pela internet nos sites do banco Bradesco (www.bradesco.com.br), da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) ou do Detran (www.detran.rj.gov.br). O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária.

É condição prévia de ingresso no programa de regularização fiscal que os débitos de IPVA referentes ao exercício de 2014 sejam quitados até o dia 26 de dezembro de 2014. Por este motivo, somente após esta data as GRDs referentes às dívidas até 31/12/2013 estarão disponíveis.

Após a data de vencimento da última parcela, em 06/04/2015, o contribuinte perde o benefício, sendo restabelecidos os valores de multa e juros integrais sobre os saldos ainda remanescentes e fica, inclusive, sujeito à inscrição na dívida ativa.

IPVA 2015 começa a vencer em 22 de janeiro do próximo ano

A Secretaria de Estado de Fazenda divulga na última quarta-feira (10-12) a tabela de vencimentos do IPVA de 2015. A primeira data será no dia 22 de janeiro e abrange o pagamento da cota única e a primeira parcela dos veículos de placa zero. A última data de vencimento será em 16 de abril, quando vencerá o prazo para quitação da terceira e última parcela do imposto dos veículos de placa 9 (tabela completa abaixo).

A Guia para Regularização de Débitos (GRD) estará disponível ao público nos sites da Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) e do Bradesco (www.bradesco.com.br) em data a ser divulgada.

Toda a rede bancária aceitará o pagamento do IPVA fluminense em todos os estados do país. O contribuinte poderá quitar seu imposto também pela internet ou telefone de seu banco.

Finais de Placa
Pagamento integral ou Vencimento 1ª parcela
Vencimento 2ª parcela

Vencimento 3ª parcela
0
22/01
20/02
18/03
1
26/01
23/02
20/03
2
28/01
25/02
24/03
3
30/01
27/02
26/03
4
03/02
02/03
01/04
5
05/02
04/03
06/04
6
09/02
06/03
08/04
7
11/02
10/03
10/04
8
13/02
12/03
14/04
9
19/02
16/03
16/04



Informações: Imprensa/Governo RJ

Formatura de várias turmas de alfabetização de jovens, adultos e idosos em SFI


Mais uma etapa concluída em São Francisco de Itabapoana do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que é voltado para alfabetização de jovens, adultos e idosos.  Acontece sexta-feira (12), às 18h, no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, a formatura das turmas do PBA que funcionam no município, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC).

Realizado pelo MEC/SECADI e participação dos Municípios, Estados e Distrito Federal, o Programa contempla as seguintes localidades: Travessão de Barra, Florestinha de Barra, Praça João Pessoa, Vilão,  Nova Belém, Deserto Feliz, Estreito, Santa Clara e Gargaú.

A secretária de Educação e Cultura, Kátia Marins, explicou que foram 200 alfabetizandos (alunos) cadastrados, no entanto frequentam aproximadamente 130.

“É o nosso dever contínuo facilitar o acesso à educação, sem discriminação por perfil de pessoas, bem como por idade, religião, opção sexual ou cor. Afinal, todos têm o direito de aprender a ler e escrever”, ressaltou

Kátia destacou ainda, que, os objetivos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) são promover a superação do analfabetismo e a inclusão entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, contribuindo para a continuidade do Ensino Fundamental no município e viabilizar a garantia a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.


Ascom-SFI

Finalmente sinal da Vivo "ressuscita" em SFI


Finalmente o sinal de celular da Vivo voltou a funcionar em São Francisco de Itabapoana. Clientes da operadora de telefonia móvel ficaram 24 horas sem conseguirem se comunicar no município. Nada funcionava, mensagens, internet e chamada de voz, uma falta de respeito com os usuários. O serviço foi restabelecido por volta das 14 horas desta sexta-feira, 12-12.

E olha que o verão ainda não começou, mas os problemas com o sinal de celular sim. No verão de 2014 os clientes reclamaram muito, principalmente nas praias. Para conseguir completar uma ligação era difícil, sobretudo aos fins de semana, quando o movimento no litoral aumenta. Estamos de olho e esperamos melhorias!

Secretaria de Educação realiza evento de natal nesta sexta-feira em São Francisco


Na noite desta quinta-feira, 11-12, a
árvore em frente à Prefeitura já
estava ligada para testes
Um coral composto por vozes de 90 crianças, apresentando uma cantata, pela qual o espectador viaja pelas cinco regiões do Brasil, vai marcar oficialmente o clima natalino em São Francisco de Itabapoana. A apresentação será nesta sexta-feira (12), às 20h, em frente à prefeitura. A organização é do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação (SMEC).

O diretor de Departamento de Cultura, Edson Martins, explicou que as ornamentações natalinas estão sendo realizadas em várias regiões do município.

“Pelo menos sete comunidades, como, Barra de Itabapoana, Travessão de Barra, Praça João Pessoa, Ponto de Cacimbas, Buena, Guaxindiba e Gargaú receberam arvores com 7,5 metros de altura confeccionadas em material reciclado de garrafas pet e com iluminação de leds. Além disso, a Praça Matriz, localizada no centro da cidade”, destacou.

Ele disse ainda, que, assim como no ano anterior, na confecção da árvore, o foco foi a sustentabilidade, por isso foram utilizados materiais reciclados ou reaproveitados e a iluminação que consome menos energia.

No evento será apresentada a decoração natalina no prédio da prefeitura, estando em destaque um dos principais símbolos do natal, que será uma árvore de 17 metros de altura. Haverá a participação musical do grupo Arte Lata, da secretaria de promoção social.

O Prefeito Pedrinho Cherene destacou a sua satisfação por mais uma realização da prefeitura em prol do bem estar da população sanfranciscana. "Não só no período do Natal, o bom espírito natalino, que consiste em fazer o bem e presentear o próximo, é a filosofia e prática ao longo do nosso governo", frisou.

Ascom-SFI
Fotos: Blog do Paulo Noel

Moradores de São Francisco de Itabapoana estão sem sinal da operadora Vivo desde o início da manhã

Moradores de São Francisco de Itabapoana estão sem os ser viços da operadora de Telefonia Vivo desde a tarde desta quinta-feira (11). 

A empresa é a mais utilizada pela população de São Francisco de Itabapoana. Os clientes não sabem o que ocasionou a interrupção e nem tem previsão de normalização dos serviços.

O problema foi constatado logo no início da manhã. A reportagem da Rádio São Francisco FM recebeu diversas reclamações de moradores. Esta não é a primeira vez que acontece a mesma situação no município. A operadora tem deixado os sanfranciscanos por diversas vezes sem poder utilizar ou o celular ou a internet da Vivo.

Falta de respeito.
Os órgãos de comunicação do município não recebem nenhuma comunicação da empresa informando o motivo da falta de sinal. É um fato atípico uma empresa que promove a comunicação, não se comunicar com os seus usuários. Não há informação e moradores acabam intrigados sem saber para quem apelar.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SMTAPS promove a formação de vários profissionais em SFI



Pelo menos 350 alunos receberam o certificado dos cursos gratuitos de qualificação profissional em Artesanato e beleza, promovido pela da secretaria do Trabalho, Assistência e Promoção Social (SMTAPS), por meio do Programa Geração, Trabalho e Renda (GTR). 

A secretária de Promoção Social, Dayse Teixeira, comemora os resultados positivos das ações. “Percebe-se que os cursos foram bem aceitos nas comunidades, prova disso, são os relatos de alunos que já estão produzindo, por conta própria, suas peças para completarem sua renda familiar”, destacou

A formatura aconteceu nesta quarta-feira (10/12) no auditório do Colégio Estadual de São Francisco de Paula, no centro da cidade. Na ocasião, além da entrega dos certificados, ocorreram várias homenagens e uma grande confraternização. O evento contou com a presença de diversas autoridades locais.


“Sabemos da carência de emprego na nossa região, mas estamos unindo esforços para mudar essa realidade a cada dia, oferecendo meios de capacitação profissional das pessoas que moram aqui, para que, assim, possam ter fácil acesso ao mercado de trabalho tanto dentro como fora do município”, concluiu o prefeito Pedrinho Cherene.

Ascom-SFI

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Inclusão digital: comunidade de Quatro Bocas inaugura Telecentro


A Comunidade de Quatro Bocas, na Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, vai ganhar um Telecentro de Inclusão Digital. A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a Associação de Moradores e Produtores de Quatro Bocas e a UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Paulo Cesar Monteiro, a inauguração será na segunda-feira, 15/12, às 18 horas, com as presenças de representantes da UENF e autoridades municipais.

O espaço irá permitir a inclusão digital na comunidade, democratizando o acesso à internet, além de possibilitar a implantação de cursos de informáticas aos moradores.


O Blog parabeniza a iniciativa!

Denatran vai propor adiar emplacamento de máquinas agrícolas


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão do Ministério das Cidades, apresentará uma proposta ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para adiar o prazo de emplacamento das máquinas agrícolas. A Resolução 447/2013, do Contran, que está em vigor, determina o emplacamento dessas máquinas até 31 de dezembro de 2014.  O adiamento é necessário para concluir a adaptação do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan). A reunião do Contran está marcada para o próximo dia 18 (quinta-feira).   


Fonte: MINISTÉRIO DAS CIDADES

Morador de Coréia (SFI) segue desaparecido após fugir de hospital


Amigos e familiares de Gerbal Cruz Rosa, 52 anos, o popular Geco, estão a sua procura. O homem, que é morador em Coréia, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, próximo a Buena, está desaparecido desde o dia 27 de novembro.

Segundo Maria da Glória da Silva Azevedo, vizinha do homem, Geco estava internado no Hospital Ferreira Machado para tratar um ferimento no pé, mas fugiu daquela unidade hospitalar sem que tivesse tido alta.

“Ele sofre de alcoolismo e não vinha se cuidando. Se recusava a tomar banho e por último contraiu bicho de pé. Isso ocasionou um ferimento grave no pé com forte hemorragia. Devido a isso ele foi levado no dia 26 de novembro ao Hospital Manoel Carola, e, como o ferimento era grave, de lá foi encaminhado para o Hospital Ferreira Machado. Passou a noite do dia 26 para o dia 27, sendo que por volta das 19 horas deram por falta dele, sendo constatado que Geco havia fugido”, disse Maria da Glória.

Maria da Glória esteve na Rádio São Francisco
na manhã desta quarta-feira (10) na busca por Geco
Desde então começou uma peregrinação por várias ruas e locais em Campos, incluindo outros hospitais e até o IML, na tentativa de localizar Geco.

Na semana passada a Rádio São Francisco FM recebeu uma informação de que um homem com as características físicas de Gerbal estaria perambulando pela Fazenda Boa Sorte, em São Francisco de Itabapoana. Testemunhas garantiram que era sim o homem de Coréia que estava lá.

Após essas informações familiares foram até Boa Sorte, mas não conseguiram localizá-lo. Geco pode ter fugido para outro lugar.

Geco é negro, sua estatura é mediana, aproximadamente 1,70 m de altura, estaria com uma bermuda azul e camisa clara, e provavelmente barba e cabelos grandes.

“Ele deve estar muito sujo, parecendo um mendigo, mas ninguém precisa ter medo dele. Ele não é agressivo, sendo que fica um pouco alterado quando bebe muito. Teve uma ocasião que ele surtou e ficou perambulando por algumas localidades sem rumo. Acredito que pode ter surtado novamente. Peço as pessoas que, ao encontrá-lo, ligue para nós”, disse muito emocionada Maria da Glória.


Os telefones para informações sobre o paradeiro de Gerbal Cruz Rosa, o Geco, são: 2789-0287 e 9.9729-2820.

Conselho de Segurança se reúne na Amprasc


O tema principal da reunião foi a segurança pública no verão. Santa Clara contará com trailer da Polícia Militar no calçadão.


O Conselho de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana se reuniu para mais uma reunião mensal. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (09-12), na sede da Associação de Moradores de Santa Clara (Amprasc).

A pauta principal do encontro foi a segurança pública no Verão 2015.

A boa notícia foi a vinda de um trailer como posto fixo para reforçar o policiamento no calçadão de Santa Clara. O anúncio foi feito pelo comandante da 3ª CIA da Polícia Militar, Tenente Carmo.

Carmo disse ao Blog que falta ainda definir a operacionalização do trailer, ou seja, se irá ter efetivo próprio ou contará com policiais lotados nos DPOs do município. Ter um efetivo próprio irá propiciar o funcionamento do trailer 24 horas por dia, caso contrário, o trailer funcionaria apenas em dias de grande movimentação, como fins de semana.

A Praia de Guaxindiba também poderá receber um trailer da Polícia Militar. A vinda de um segundo trailer para reforçar o policiamento no Litoral de São Francisco ainda não está concretizada, mas uma fonte confirmou ao Blog que essa possibilidade existe.

“Com a aproximação do verão e as grandes festas como Réveillon e Carnaval, o Conselho está empenhado em cobrar das autoridades de Segurança Pública atenção especial com o nosso município. Destaco o apoio da população de Santa Clara, que compareceu à reunião”, disse o presidente do Conselho Romário Teixeira Bernardo.

Compareceram também à reunião a delegada de SFI, Ivana Morgado, o atual e o futuro presidentes da Amprasc, Rafael Oliveira e Jorge Lúcio, o Comandante da Guarda Municipal, Ricardo Soares, o Presidente da Emtransfi, Amilton Barreto, secretários municipais, vereadores, representantes de associações, membros da diretoria do Conselho de Segurança e os moradores.

Ao final ficou definida a próxima reunião do Conselho, dia 06 de janeiro, em Guaxindiba.

Moção de Aplauso – Na reunião desta terça-feira o presidente do Conselho de Segurança de SFI, Romário Teixeira Bernardo, recebeu Moção de Aplauso aprovada pela Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana pelos relevantes serviços prestados à comunidade de São Francisco de Itabapoana como presidente do Conselho de Segurança. A entrega foi feita pelo vereador Marcelo Garcia, que propôs a Moção na Câmara, aprovada por unanimidade pelos vereadores. 

Matéria: Blog do Paulo Noel
Fotos: Facebook Conselho de Segurança


SMTAPS realiza a formação de diversos profissionais em SFI


A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana (SMTAPS), por meio do programa de Geração e Trabalho e Renda (GTR), realizará nesta quarta –feira  (10) , às 18h, no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula a entrega de Certificados dos Cursos qualificação profissional em Artesanato e Beleza.
           
A secretária de Promoção Social, Dayse Teixeira, destacou que pelo menos 350 formandos estarão recebendo certificado. “ Com muita satisfação estamos capacitando profissionalmente um número bem significativo de munícipes e, logo, facilitando o ingresso no mercado de trabalho”, ressaltou.
               

A solenidade contará com a presença do Prefeito Pedrinho Cherene, secretários municipais,  vereadores e comunidade. (Ascom-SFI)

Blog do Roberto Moraes: Ibama libera licenciamento do Porto Central em Presidente Kennedy, ES

O Valor trouxe hoje, 09-12, a informação que disponibilizamos na íntegra abaixo. Há entre investidores do Porto do Açu temores com este projeto em terras capixabas, mesmo que ele tenha seu licenciamento liberado mais de sete anos depois de iniciadas as obras de implantação do Porto do Açu.

Mesmo que a captação de recursos para investimentos no Porto Central ainda tenha que passar por muitas etapas, o fato dos gestores da Autoridade Portuária de Roterdã, Holanda, fazerem parte do consórcio do projeto capixaba é que preocupa os seus concorrentes.

No setor portuário (tema que venho me dedicando para compreender suas relações econômicas, vínculo com as regiões onde estão instaladas, impactos, novas dinâmicas econômicas e impactos sobre o território), as relações entre os operadores que definem as linhas e rotas das movimentações de cargas têm um peso muito grande na definição do sucesso desta modal de transportes.

Enfim, mais um projeto dentre tantos, no RJ e ES, que deve ser acompanhado de perto. Abaixo a reportagem do Valor na edição de hoje, página A3:

Ibama libera projeto portuário de R$ 5 bi no Espírito Santo
Por Rafael Bitencourt | De Brasília

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) publicou ontem a licença prévia para o Porto Central, projetado para o município Presidente Kennedy (ES). O porto privado tem investimento orçado em R$ 5 bilhões.

A maior participação no projeto é da TPK Logística, com cerca de 70%. Outros 30% ficarão com a holandesa Porto de Roterdã, empresa controlada pelo governo holandês e pela prefeitura de Roterdã. O governo do Espírito Santo ficará com uma fatia minoritária de aproximadamente 1%.

Há pelo menos seis meses, os empreendedores aguardavam a licença do Ibama. A autorização concedida, com validade de quatro anos, foi assinada sexta-feira pelo presidente do instituto, Volney Zanardi Junior.

Ao ser concluído, o Porto Central deverá movimentar um volume de carga da ordem de 226 milhões de toneladas por ano, superior ao volume registrado atualmente no porto de Santos.

Idealizado para compor um complexo portuário industrial de classe mundial, o Porto Central possui localização estratégica. Está próximo das bacias petrolíferas de Campos e do Espírito Santo, característica ressaltada no Plano Geral de Outorga elaborado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

De acordo com parecer do Ibama, o porto capixaba deve assumir a vertente multiuso. Além de ser preparado para lidar com rotina de exploração e produção de petróleo na camada do pré-sal, a infraestrutura permitirá o atendimento de diferentes demandas da indústria com as extensões de cais de atracação.
O Porto Central, segundo o Ibama, deverá funcionar sob o regime de "condomínio". Diversas empresas terão a oportunidade de desenvolver suas atividades ao ocuparem terminais específicos, com estaleiro, base de apoio em alto mar, granéis líquidos e sólidos, carga geral, veículos, contêineres, entre outros. Cada condômino se encarregará de implantar os sistemas de controle de poluição, gerenciar a destinação dos resíduos sólidos e estruturar a movimentação de cargas.

Se viabilizado, o projeto será constituído em área de 1.517 hectares, com possibilidade de expansão para até 2.200 hectares. No projeto, está prevista a escavação de um canal artificial em terra, em linha à costa, com o comprimento de 3.645 metros, além de quatro canais artificiais secundários com extensões variando entre 190 metros e 1.400 metros.

O volume de resíduo a ser removido na dragagem, incluído o trabalho nos canais artificiais, será de 192 milhões de metros quadrados. Em mar, a dragagem que será realizada formará o canal de acesso com 25 metros de profundidade e 300 metros de largura, além do comprimento de 22 quilômetros. Em terra, as escavações formarão canais com profundidade de até 16 metros.

Os estudos dos empreendedores preveem a chegada ao Porto Central de uma média de 3.236 navios por ano. Na fase de operação, é estimado o fluxo de 1.446 caminhões por dia.

O atual acesso rodoviário à área do empreendimento é feito pela Rodovia do Sol (ES-060), que segue paralela à costa, e por 30 quilômetros da ES-162, a partir do entroncamento com a BR-101 em direção ao litoral. Os empreendedores informaram ao Ibama que o porto será beneficiado pelo ramal ferroviário EF-118, projeto já anunciado pelo governo federal.


As obras do Porto Central têm duração prevista de um ano e três meses. O pico de execução, a ser atingido em um ano e nove meses, deve mobilizar o total de 4.709 trabalhadores.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Agenda Cultural

Próximo fim de semana





Inaugurada nesta terça agência do Bradesco em São Francisco de Itabapoana

A partir desta terça-feira, 9-12, começa a funcionar a agência do Bradesco de São Francisco de Itabapoana. A inauguração foi agora pela manhã, às 8 horas, e desde às  10 da manhã, a agência abriu suas portas para atendimento ao público. 

Depois de muita espera, finalmente os clientes Bradesco respiram aliviados com a inauguração da agência na cidade de São Francisco de Itabapoana.

O gerente Mateus Lannes explicou que em Praça João Pessoa permanecem dois postos avançados para atendimento aos moradores. A agência Bradesco de SFI está localizada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, no Centro da cidade.  


O gerente regional  José Paschoal Bagnara disse que hoje é um dia especial para todos do Bradesco.

 “Realizamos um sonho com implantação do Bradesco na sede em São Francisco de Itabapoana. Vamos manter a nossa estrutura na nossa origem em Praça João Pessoa prestando atendimento a comunidade. Mas o banco entendeu que a cidade de SFI se desenvolveu aqui. Por isso transferimos nossa estrutura para cá”, comentou.


Mateus Lanner, gerente da agência disse que o banco conta com uma estrutura melhor para atender a população e aos veranistas. “Vamos ter um atendimento adequado com quatro máquinas completas e novas. Será muito positiva a nossa vinda


O gerente regional José Paschoal concluiu afirmando que  Bradesco acredita muito no município de São Francisco e também no Estado do Rio o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto ) do Brasil.












segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Colônia Z1 e Petrobras promovem Festa de Natal em Guaxindiba nesta terça-feira


A Colônia de Pescadores Z1 de São Francisco de Itabapoana e a Petrobras realizam nesta terça-feira, 09/12, a Festa de Natal para as crianças das comunidades pesqueiras do município. O evento será realizado no Estádio Cenilton Guedes, em Guaxindiba, às 15 horas. Segundo informações da tesoureira da Colônia, Diviane Chagas, haverá ônibus passando por Gargaú, Lagoa Feia e Barra do Itabapoana, a partir das 14 horas. “Todas as crianças estão convidadas, independentemente da localidade”, disse Diviane.

Professora fica ferida após colisão entre moto e carro no Centro de SFI


Acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira em frente à rodoviária das Vans em SFI


Uma motociclista ficou ferida após colisão entre moto e carro na Avenida Edenites da Silva Viana, no Centro de São Francisco de Itabapoana, na manhã desta segunda-feira, 08-12, por volta das 8h45.

A vítima L.S.S., 35 anos, é professora e mora em Guaxindiba. Ela pilotava uma moto Honda Biz, no sentido à Praça de São Francisco, quando foi surpreendida por um veículo Pálio branco, que estava na pista contrária e o motorista resolveu fazer o retorno para seguir no mesmo sentido da moto. A colisão aconteceu em frente à rodoviária das vans, próximo à Caixa Econômica.


Com o impacto a professora foi ao chão, sendo atendida pelo Resgate Municipal. O motorista do veículo, I.R.R., morador em Rio das Ostras,  disse que não percebeu a moto. Segundo testemunhas a Biz vinha devagar. Segundo informações do Hospital Manoel Carola, a professora teve ferimentos leves e está fora de perigo.



Fotos: Vinícius Berto/Blog do Paulo Noel

Prefeitura de São João da Barra abre inscrição para concurso público

São oferecidas 24 vagas para nível fundamental, médio e superior.

  
A Prefeitura de São João da Barra (SJB) abre nesta segunda-feira (08/12) as inscrições para concurso público. O edital foi divulgado neste domingo (07/12) no site da Fundação Bio-Rio Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro.

São oferecidas 24 vagas para nível fundamental, médio e superior na área de Educação. Os salários variam de R$ 872,12 a R$ 2.406,34.

As inscrições vão até o dia 21 de dezembro e poderão ser feitas somente pela internet, no endereço eletrônico http://concursos.biorio.org.br.

Para quem não possui acesso à internet, será montado um posto de atendimento no Ciep 265, no Centro de SJB. As datas previstas das provas são 17 e 18 de janeiro.

O valor da taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 90; nível médio e médio técnico, R$ 70 e nível fundamental, R$ 50.


O edital pode ser visto no site da Fundação Bio-Rio Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Lavrador é atropelado por van e morre na RJ-224


Homem era pernambucano e morava em São Francisco de Itabapoana há 10 anos. Acidente aconteceu próximo ao Morro da Ameixa, entre Imburi e Floresta.  



Fotos e matéria: Vinícius Berto/Blog do Paulo Noel 

Um lavrador morreu após ser atropelado por uma van na noite deste domingo, 07/12, por volta das 19h45, em São Francisco de Itabapoana, na RJ-224, próximo à localidade de Morro da Ameixa, entre Imburi e Floresta.

A vítima é o pernambucano José Pedro Filho, 45 anos, mais conhecido como “Thou”. Radicado na localidade de Floresta, o lavrador não tem parentes no município e mora sozinho. Ele veio para atuar no corte de cana há cerca de 10 anos, e optou por permanecer em São Francisco de Itabapoana.

De acordo com informações do motorista da Van, que não carregava passageiros, o pedestre resolveu atravessar a pista de repente, e não deu tempo para evitar o impacto. A Van seguia no sentido a São Francisco.

Segundo pessoas que conheciam o lavrador, e que estiveram no local, José Pedro era bom amigo, trabalhador, mas sofria de alcoolismo. “Ele colocava a vida dele em risco quando caminhava sob efeito de álcool na rodovia. Já havia sido atropelado, mas sem gravidade”, disse um amigo da vítima.


O Resgate da Secretaria Municipal de Saúde foi acionado, mas ao chegar ao local já encontrou a vítima sem vida.