sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Atrações nacionais completam programação de shows em São Francisco de Itabapoana


Além de diversas bandas regionais se apresentando todos os finais de semana até o carnaval, o verão em São Francisco de Itabapoana será embalado, também, por alguns dos grandes nomes do cenário musical a nível nacional. Já confirmados pela secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio estão o Grupo Pixote, Gustavo Lins,  Jammil e Uma Noites e Leandro Sapucahy.

Dentro dos festejos em homenagem a São Sebastião, Barra do Itabapoana recebe no dia 20 de janeiro, o Grupo Pixote. Com um repertório baseado no pagode romântico, o show promete agradar ao público que costuma comparecer em massa às celebrações ao padroeiro da comunidade.

No dia 26 de janeiro, em Guaxindiba, se apresenta o cantor Gustavo Lins. Em Santa Clara, a mais movimentada praia do litoral sanfranciscano, a atração será, no dia primeiro de fevereiro, o grupo Jammil e Uma Noites. Ainda no mês de fevereiro, o sambista Leandro Sapucahy se apresenta, no dia oito, na praia de Gargaú, fechando a programação nacional.

– Optamos por uma programação de qualidade que, além dos shows regionais, irá contemplar os moradores e visitantes com alguns dos grandes talentos da nossa música a nível nacional. Procuramos priorizar as principais praias do município com essas atrações, que com certeza serão aprovadas pelo público – destacou o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, André Ricardo de Azevedo campos.

Em relação à programação religiosa das comemorações dos seus respectivos padroeiros, São Sebastião e Nossa Senhora dos Navegantes, acontecendo no período da alta temporada, as praias de Barra do Itabapoana e Guaxindiba já têm as atrações católicas a nível nacional definidas.  Nos festejos em homenagem ao padroeiro São Sebastião, se apresenta no dia 19 de janeiro, em Barra do Itabapoana, a banda Dominus. Já no dia dois de fevereiro, pelas celebrações à padroeira Nossa Senhora dos Navegantes, Guaxindiba recebe o cantor mineiro Eros Biondini.(Ascom)

Missa de sétimo dia de Samuca

A família de Samuel Gomes Miranda (Samuca da Rádio) convida amigos e parentes para a missa de 7º dia que será realizada neste domingo, às 8 horas, na Igreja Matriz de São Francisco de Paula. 

Saiba mais:

Família desesperada: mulher estaciona carro em São Francisco e desaparece


Familiares de Ilca Rangel Martins (foto) estiveram em São Francisco de Itabapoana nesta quinta-feira (09-01) para registrar o desaparecimento da mulher de 51 anos. A família, que é de Campos dos Goytacazes, esteve em São Francisco, pois Ilca pode estar na cidade, já que ela foi vista pela última vez estacionando seu carro, um Celta preto, na Avenida Vereador Edenites Viana, em frente à Caixa Econômica, no dia 1º de janeiro, por volta das 19 horas. Câmeras do circuito interno de uma loja registraram o momento em que a mulher trancou o carro e foi caminhando no sentido à Praça de São Francisco, abandonando o veículo. Nesta quinta-feira integrantes da família acionaram um caminhão guincho e rebocaram o carro para Campos.

Em entrevista à Rádio São Francisco FM, o irmão da mulher, Gutemberg Rangel Martins, disse que outro irmão viu quando, no primeiro dia do ano, por volta das 9 horas, Ilca se preparava para sair de casa, colocando alguns pertences no carro. Ela saiu de casa sem dizer para onde ia. “Ilca conhece apenas um amigo, que é policial militar em São Francisco, além de frequentar uma pousada na Praia dos Sonhos. Esses são os únicos contatos que ela tem no município”, disse ele, que revelou ainda que a irmã sofre de distúrbios mentais. “Minha irmã já havia surtado 
Gutemberg esteve em São Francisco
nesta quinta-feira a procura da irmã
algumas vezes há cerca de dois anos, mas ela vinha controlando as crises com o tratamento, até que no mês passado saiu de casa sozinha. Sem falar com ninguém, pegou carona e foi para casa de parentes em Morro do Coco. Mas lá ela estava bem. Agora esse novo sumiço nos preocupa, pois já procuramos em todos os locais que ela poderia estar”.

Mensagens de texto – O que mais intriga a família é que quando os familiares ligam para o celular de Ilca o telefone não atende, mas Ilca se corresponde por mensagens. De forma objetiva, em uma das mensagens ela falou para o filho, Bruno Rangel: “Meu filho, estou bem, não se preocupe. Se cuida”. Segundo Gutemberg, a irmã tem um namorado. “O namorado dela também não consegue falar com ela, mas ela retornou através de mensagens para ele. Nas mensagens ela fala de maneira mais ríspida, pedindo para que ele a deixe em paz, demonstrando que ela não quer conversa com o namorado”, disse Gutemberg, que revelou ainda a preocupação sobre a hipótese de alguém estar usando o celular, se passando por Ilca.

A foto de Ilca postada acima não é recente. Gutemberg disse que irá providenciar uma foto atual da irmã e enviar ao Blog. Ilca é loira e tem aproximadamente 1,60 m de altura.

Quem souber de informações sobre o paradeiro de Ilca Rangel Martins, pode entrar em contato com o Blog do Paulo Noel, no e-mail radiosaofrancisco@gmail.com, ou em horário comercial com a Rádio São Francisco FM pelos telefones 9.9915-2187 ou 2789-2187, ou ainda com a Polícia Militar pelo 190 e Polícia Civil pelo 2789-1322. O desaparecimento foi registrado na 147ª Delegacia de São Francisco de Itabapoana.

Após luto, EIC reabre secretaria para matrículas

O Externato Imaculada Conceição comunica aos alunos e responsáveis que, passado o período de luto pelo falecimento do diretor da instituição, Francisco Queiroz, voltará com o atendimento na secretaria da escola para matrículas e renovação de matrículas a partir desta segunda-feira (13-01).

Secretaria de Transportes anuncia recadastramento do ônibus universitário em São Francisco


A Secretaria de Transportes de São Francisco de Itabapoana divulgou, nesta semana, a programação para o recadastramento dos usuários dos ônibus universitários do município. A programação contempla também aqueles que vão se cadastrar pela primeira vez.

Confira abaixo a programação completa e a documentação necessária:

Dias 13 e 14/01 - São Francisco – Macuco – Santa Rita
Dias 15 e 16/01 - Gargaú – Volta da Figueira
Dias 17 e 20/01 - Santa Clara – Sonho – Sossego – Ilha dos Mineiros – Guaxindiba – Fazendinha
Dias 21 e 22/01 - Barra de Itabapoana
Dias 23 e 24/01 - Batelão – Guarixima – Amontado – Brejo Grande – Buena – Coreia – Manguinhos
Dias 27 e 28/01 - Travessão – Bom lugar – Ladeira das Pedras – Morro do Bode – Praça da Fé – Lagoa Feia
Dias 29 e 30/01 - Praça João Pessoa – Baixinha – Alegria dos Anjos
Dias 31/01 e 03/02 - Vilão – Boa Sorte – Valão Seco – Carrapato – Ponto de Cacimbas – Bom Jardim – Volta Redonda
Dias 04 e 05/02 - Praça Imaculada – Pingo D´água – Morro Alegre – Imburi de Campos – Estreito – Arueira – São Domingos – Floresta

Horário de atendimento: 8h às 11h30 e 13h às 16h30 – Local: Secretaria de Transportes
Documentação para quem se cadastrou em 2013: 1 foto 3x4 e cópia de documento que comprove a matrícula de 2014.
Documentação para quem vai se cadastrar pela 1ª vez: cópia da identidade, cópia  do comprovante de residência, 1 foto 3x4 e cópia de documento que comprove a matrícula de 2014.

Projeto Tenda Cultural teve início nesta quita-feira em Gargaú


Espaço cultural de 2013
Teve início na tarde desta quinta-feira (09/01), e prosseguem até sábado, no Espaço Cultural Barracão de Gargaú, as atividades do projeto Tenda Cultural Itinerante. Oficinas, show de mágica, apresentações musicais e primeira etapa da eliminatória do festival de música de verão integram a programação, que visa atender às diferentes faixas de idade.

O projeto Tenda Cultural, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, acontece no período da alta temporada nas praias de São Francisco de Itabapoana em duas versões. A tenda fixa permanecerá até o carnaval partir do próximo sábado, dia 11, em Santa Clara, no espaço onde funcionou o antigo Bar Batelo’s. Já a versão itinerante, além de Gargaú, percorrerá Sossego, Guaxindiba, Manguinhos e Barra do Itabapoana.

PROGRAMAÇÃO DA TENDA CULTURAL ITINERANTE EM GARGAÚ

Sexta-feira (10/01)

14h30min- oficina de artesanato em emborrachado
19h30min- etapa eliminatória do festival de musica de verão
20h30min- show de mpb- felix oliveira e banda

Sábado (11/01)

14h30min- oficina de emborrachado
19h30min- apresentação de dança contemporânea
20h30mini- show de sertanejo universitário- Nycolas e Adriano


Com informações da Ascom

Meio Ambiente promove segunda edição do Projeto Eco Verão em SFI


Implantado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana em janeiro de 2013, O projeto Eco Verão – Praia Limpa – Somos todos Responsáveis, volta a ser desenvolvido no município a partir do próximo sábado (11/01), com uma ação, das 9h às 12h no Portal da Cidade. A proposta é transmitir a moradores e visitantes informações incentivos sobre a importância da preservação de todos os ecossistemas locais e do meio ambiente de uma forma geral.

Além de sacolinhas de lixo para automóveis e de mudas de árvores frutíferas e arbóreas, serão entregues no Portal da Cidade panfletos relacionados a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), prevenção contra a dengue, queimadas e poluição sonora automotiva,como forma de expandir a outros temas otrabalho relacionado à prevençãoe conscientização.

Durante todo o verão, serão instalados diversos pontos pelo litoral do município que servirão como extensão das ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e onde serão distribuídas sacolas biodegradáveis para recolhimento do lixo, que será destinado à reciclagem, e mudas oriundas da estufa municipal. O projeto conta com parceria da Gargaú Energética S/A-Gesa, e com apoio, entre outros, de diversas secretarias e órgãos municipais  eda Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

–A iniciativa é importante, pois desperta em muitos a responsabilidade de zelar pelo ambiente equilibrado. Não basta cobrar do poder público, é preciso que cada um assuma as suas responsabilidades em prol de uma cidade mais limpa e na proteção dos nossos ecossistemas – destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Heringer.

As ações no Portal da Cidade do II Eco Verão – Praia Limpa – Somos todos Responsáveisvoltam a acontecer, sempre das 9h às 12h, nos dias 17, 24 e 31 de janeiro, e nos dias 07, 14, 21, 22 e 28 de fevereiro. (Ascom-SFI)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Prefeitura de SFI inaugura tanque de resfriamento de leite em Santa Clara

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, inaugura nesta sexta-feira (10/01), às 10h, um tanque de resfriamento de leite na praia de Santa Clara. O objetivo é atender aos pequenos produtores da região na venda do leite às indústrias que atuam no município.

Com capacidade para mil litros, o tanque foi adquirido junto à Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária. A princípio, estão inscritos nove produtores que exercem a atividade pecuária no sistema de pastoreio.

– A coleta em Santa Clara é feita dia sim e dia não. Com o tanque, o produtor poderá armazenar a produção que será vendida a preço integral, sem a ação de atravessadores. Em breve, outro tanque será instalado na comunidade de Alegria dos Anjos, para que possa atender aos pequenos produtores daquela região – destacou o secretário municipal de Agricultura, Edmar Henriques.

Entre as ações enumeradas pela secretaria de Agricultura junto aos pequenos produtores estão, além da instalação do tanque de resfriamento, o atendimento com a patrulha mecanizada no preparo do solo para o cultivo da terra, o atendimento veterinário e a vacinação gratuita contra aftosa e brucelose.
- No final de 2013, adquirimos duas máquinas retroescavadeiras e um trator para que possamos reforçar o trabalho de apoio ao produtor rural. Antes, já havíamos conseguido junto ao governo federal uma máquina motoniveladora para a manutenção das estradas vicinais, de extrema importância no escoamento da produção rural – finalizou Henriques.




Inaugurada nova sede do Ministério Público em SJB

O município ganhou, a nova sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O terreno foi doado pela prefeitura. O prédio inaugurado nesta quarta-feira (08), tem 870 metros quadrados de área construída em dois andares com acessibilidade. A sede do MP está localizada perto do Centro Municipal de Emergência e do Cemitério Municipal local, às margens da BR-356.

Para o prefeito Neco, a nova sede do MP é um avanço da Justiça no município, fortalecendo a democracia e a igualdade dos direitos do cidadão. Para Marfan Vieira, é com grande satisfação que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro inaugura mais uma sede própria no interior do estado, um marco na descentralização das atividades dentro da política de expansão, levando a justiça onde o povo está. O desembargador ressaltou que, a princípio, a sede abrigará inicialmente duas promotorias de justiça com previsão de expansão futura.
  

Participaram da inauguração o prefeito José Amaro de Souza Neco, o Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Marfan Martins Vieira e o  coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça Marcelo Lessa Bastos. Também estiveram presentes autoridades do judiciário, executivo e legislativo.


A cerimônia contou ainda com a presença da juíza da 2ª Vara de direito da Comarca de São João da Barra Luciana Cesário de Mello, do Procurador Geral do município Jeferson Nogueira Fernandes e da 1ª defensora designada para a Comarca de São João da Barra Mariana Andrade representante da Defensoria Pública do Estado. A Promotoria de Justiça de São João da Barra passa a funcionar na chegada da cidade  a partir desta segunda-feira (13).

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Armadilha no asfalto

Uma cratera começa a se formar na RJ-232 (Estrada São Francisco-Guaxindiba). O ponto em que está  localizada a cratera fica bem em cima do canal de passagens das águas do Rio Guaxindiba.


Alguém colocou galhos para sinalizar. Mas, se o DER RJ não providenciar rápido o reparo do asfalto poderá acontecer um acidente. O alerta é do Blog que passou pela pista nesta quarta-feira, 8, e fez as imagens. Vários ouvintes da Rádio São Francisco FM também ligaram para a emissora alertando para o perigo de um acidente. 

Em 2008 em função das fortes chuvas do mês de janeiro, naquele local uma grande cratera abriu o asfalto nas duas margens interditando a Rodovia. 


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Jovem não resiste a ferimentos e vem a óbito no Ferreira Machado

Foto: Facebook
George Oliveira vitima de acidente de moto já não está entre nós.


Infelizmente, a notícia triste desta terça-feira, 7,  que choca toda a comunidade de São Francisco de Itabapoana:  George de Oliveira Silva, 23, não resistiu o pós cirúrgico e veio a óbito por volta das 13h40m desta terça-feira, 7, no Hospital Ferreira Machado.

A informação foi dada, pelo celular, por Leandro Oliveira, irmão de George.

Conforme o Blog divulgou o jovem auxiliar de entrega de água, George de Oliveira Silva, de acordo com  boletim de ocorrência, registrado na 147ª DP Legal, foi vítima de acidente de moto na tarde de segunda-feira, 6, na Rua Daúd Salomão Acruche. Socorrido, George foi levado para o Hospital Manoel Carola e daquela unidade hospitalar removido para o Ferreira Machado.

George voltava para o depósito de água, quando por volta das 15 horas, ao passar pela Rua Daud Salomão Acruche, perdeu o controle da motocicleta que pilotava. Com a queda ele teria batido com a cabeça no chão. No local havia rumores de que ele pode ter sido fechado por um outro veículo.

Ele morava em Volta Redonda, comunidade no entorno do Centro de São Francisco, e, apesar de estar com o capacete, teve traumatismo craniano.

Um jovem dedicado a família, ao trabalho e a igreja.
Em entrevista à Rádio São Francisco FM, na manhã desta terça-feira, 7, o irmão de George, Leonardo Oliveira disse que desde os 4 anos de idade  George gostava de música. Logo começou a tocar violão. Desde adolescente já gostava de tocar na Igreja evangélica Luz de Betel que tem como pastor Wilson Cardoso. Aliás, o pastor logo que soube da notícia foi para o Hospital acompanhar de perto a evolução da cirurgia. "Era um menino de pouco falar, mas trabalhador e feliz com a música. Era uma pessoa de Deus. Vai deixar saudades", disse Leonardo. 

Ele era muito querido por todos. Desde criança, ia com o pai na garupa da bicicleta para a igreja.  

O Blog lamenta ter que dar esta notícia: um rapaz tão novo, com uma vida pela frente. Mas com certeza Deus está no controle de tudo. Os sinceros pêsames aos familiares. Uma notícia que choca toda São Francisco de Itabapoana. 



Polícial Federal registra apreensão recorde de drogas em 2013



 Balanço indica que, no ano passado, foram apreendidas mais de 256 toneladas de drogas, sendo 35,7 toneladas de cocaína e 220,7 toneladas de maconha.

 Até 10 de dezembro de 2013, foram apreendidos também R$ 80,1 milhões em bens de organizações criminosas. (Ag Brasil )
.

Barbosa determina prisão do deputado João Paulo Cunha

 O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, negou recurso e determinou o fim da Ação Penal 470, o processo do mensalão, para o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). 

A decisão vale para as penas de corrupção e peculato, que somam seis anos e quatro meses. Com a decisão, Cunha pode ser preso a qualquer momento. Ag. Brasil .

Caso Renato Machado: suspeitos estão soltos e família pede justiça

Mandante, intermediário e executor receberam habeas corpus no final de 2013

 Ururau Arquivo

Mandante, intermediário e executor receberam habeas corpus no final de 2013

Há quase um ano a família do radialista Renato Machado pede por justiça. O crime chocou a cidade de São João da Barra no dia oito de janeiro do ano passado.Familiares e amigos pedem justiça e que os três envolvidos no caso voltem para a cadeia até o dia do julgamento.
Por meio de nota a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que João Roberto da Silva, o “Pampinha”, de 38 anos, e Gilmar Barreira Ramos Júnior, o “Cachaça”, encontram-se em liberdade por força de habeas corpus, desde 27 de novembro e 03 de dezembro de 2013, respectivamente.
No dia sete de novembro, também havia deixado a Cadeia Pública de Campos, Eloy Barcelos de Almeida Lopes, através de um habeas corpus concedido pelo desembargador Luiz Noronha Dantas da 6ª Câmara Criminal do Tribunal Justiça do Rio de Janeiro. Segundo a polícia ele foi o mandante do crime contra Renato.
A equipe do Site Ururau entrou em contato com a família do radialista, por telefone a irmã de Renato, Milena Machado, contou que ficou sabendo da liberdade dos detidos na manhã desta segunda-feira (06/01).
“Ficamos sabendo e já acionamos o advogado para saber o que podemos fazer. Estamos no aguardo de uma nova audiência sobre o caso, que ainda não tem uma data marcada para acontecer”, disse a designer de sobrancelhas.
CRIME
Renato Machado Gonçalves, de 41 anos, um dos proprietários da Associação de Comunicação Voz de São João da Barra, a Barra FM,foi executado, no dia 08 de janeiro de 2013, com pelo menos quatro tiros em frente a esposa e a sobrinha, no portão de sua residência, na Rua Manoel de Souza Braga, ao lado da rádio. O crime ocorreu por volta das 22h30, no Bairro de Água Santa, na sede do município.

INVESTIGAÇÕES
As investigações da Polícia Civil concluíram que o crime contra o radialista foi passional, já que Eloy teve um relacionamento amoroso com a mulher da vítima e a suspeita é que ele não teria aceitado o fato da mulher ter voltado para o marido.

No processo criminal de Renato, três homens foram indiciados como o mandante (Eloy), o intermediário (Pampinha) e executor do crime (Cachaça).
JUSTIÇA
Quase um ano depois que Renato foi assassinado a família pede por justiça. “É uma sensação de angustia muito grande ainda mais sabendo que foram soltos. A polícia prende e a Justiça solta”, comentou.

A família vai realizar nesta terça-feira (07/01) uma missa na Igreja de São João Batista em homenagem ao radialista. (Matéria extraída do site Ururau )

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Auxiliar de entrega de água segue internado no Hospital Ferreira Machado

Continua internado em estado grave na UTI do Hospital Ferreira Machado o jovem auxiliar de entrega de água, George de Oliveira Silva. Com base no boletim de ocorrência, registrado na 147ª DP Legal, chegou-se a comentar em São Francisco de Itabapoana que George havia falecido, mas essa informação não se confirmou. Veja a um trecho do boletim de ocorrência que levou muitos a acreditarem que George havia falecido. O Blog chegou a noticiar, mas faz aqui essa errata.


Acidente no Centro de São Francisco deixa auxiliar de entrega de água em estado grave

Matéria atualizada à 20h40m
Um acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira (06), no Centro de São Francisco de Itabapoana, deixou gravemente ferido o auxiliar de entrega de água George da Silva Oliveira, 23 anos. 

George voltava para o depósito de água, quando por volta das 15 horas, ao passar pela Rua Daud Salomão Acruche, perdeu o controle da motocicleta que pilotava. Com a queda ele teria batido com a cabeça no chão. No local havia rumores de que ele pode ter sido fechado por um outro veículo.

George foi levado por uma ambulância para o Hospital Manoel Carola e depois encaminhado em estado gravíssimo para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Ele mora em Volta Redonda, comunidade no entorno do Centro de São Francisco, e, apesar de estar com o capacete, teve traumatismo craniano.


Segundo informações apuradas pelo Blog, por volta das 18 horas, George foi submetido a cirurgia  no HFM.


Morre no HGG Francisco Queiroz, diretor do Externato Imaculada Conceição


O Sobrinho de Francisco, Rômulo Queiroz, postou
essa foto em seu facebook, em homenagem ao tio
Faleceu de insuficiência renal na manhã desta segunda-feira (06-01-14), na UTI do Hospital Geral de Guarus (HGG), o diretor do Externato Imaculada Conceição (EIC), Francisco Queiroz, 63. Francisco estava internado naquela unidade hospitalar desde o dia 31 de dezembro de 2013, quando passou mal e apresentou problemas renais. Francisco era hipertenso e seu hemograma sempre apresentava taxas acima do normal.

O corpo de Francisco foi velado no Externato Imaculada Conceição e o sepultamento aconteceu no final da tarde desta segunda-feira. A morte de Francisco acontece um mês após o falecimento do irmão, o professor Nilo Queiroz. Francisco tinha uma relação muito próxima com Nilo, e, segundo a família, a morte de Nilo abalou em cheio o diretor do EIC. À família Queiroz e a todos os funcionários e alunos do Externato Imaculada Conceição os pêsames de toda a equipe da Rádio São Francisco e do Blog.

O EIC é uma colégio particular tradicional em São Francisco de Itabapoana.

PRF encontra mulher nua caída à margem da BR-356 em São João da Barra

Pelas características, polícia acredita que jovem pode ter sido violentada

 Foto: Blog Roberto Moraes.

Uma jovem foi encontrada nua à margem da BR-356 na noite de domingo (05/01), em São João da Barra.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher, que aparenta ter entre 20 a 25 anos, estava caída à margem da rodovia, com indícios de que havia sido violentada. No momento que a PRF chegou ao local, a jovem gritava muito. Ela estava caída próximo ao acesso ao Sesc Mineiro.


Ela foi encaminhada para o posto médico de São João da Barra para receber os primeiros socorros. (Fonte- Ururau )

domingo, 5 de janeiro de 2014

O dia a dia do pescador de Guaxindiba


A luta diária do pescador da Praia de Guaxindiba, faça sol ou chuva: ele é obrigado a descer do barco com água até o pescoço, para alcançar a praia levando o pescado para os frigoríficos. O Blog documentou este momento, quando um pescador sustentando no ombro , uma caixa com 30 quilos de camarão, vem lentamente conduzindo o fruto de seu trabalho até às margens.
Na beira mar, antes de chegar aos frigoríficos, turistas se aproximam para comprar o camarão fresquinho. Ali mesmo , nesta nesta época do ano (temporada de férias e verão )o camarão é comercializado a R$10 reais o quilo.
Assim, as centenas de barcos quando chegam repetem o mesmo ritual. "O pior é no inverno, quando somos obrigados a entrar na água. No verão, ainda é melhor. Mas o ideal seria  se pudéssemos  ancorar nossos barcos", diz o pescador.

Já os pescadores que moram perto da foz do Rio Guaxindiba, tem melhor sorte. Ali eles passam pela foz até alcançar um canal, como na Praia de Gargaú.



Sem noção

 Vandalismo? Ou foi o vento. 

Olha como amanheceu, neste domingo, 5,  um conjunto de placas indicativas das localidade do litoral  de São Francisco de Itabapoana?  No chão. Alguém, passou pelo local, trevo da Praia de Guaxindiba  e destruiu os cavaletes de sustentam as placas num visível ato de vandalismo.

O DER- RJ é o órgão responsável pela sinalização.  Como o referido trevo não conta com câmeras de segurança, será difícil localizar o vândalo ou vândalos que praticaram o crime contra o patrimônio público.


Resta agora solicitar ao DER que providencie o reparo e solicitar a quem fez isso não repetir seu gesto insano. Afinal, todos temos a obrigação de preservar. Vamos cuidar bem de nossa cidade. Não destruir já é uma boa colaboração. Se foi a força dos ventos, só nos resta chamar à atenção das autoridades para o reparo urgente da sinalização. Bom domingo.