sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sábado fica mais longo com o fim do horário de verão



Adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o horário de verão agrada à maioria dos consumidores, por causa dos dias mais longos e da economia de energia elétrica. À meia-noite de hoje, os relógios devem ser atrasados em uma hora, o que torna o sábado mais longo. O horário de verão resultou este ano em redução de 4,4% na demanda de energia no horário de pico.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Preocupada com possíveis assaltos, estudante pede ônibus na porta de universidade


O Blog recebeu e-mail da Universitária Mariana de Almeida Paiva, moradora em Gargaú, que, preocupada com a violência em Campos, pede para os ônibus dos estudantes passarem em frente às universidades. Esse não é o primeiro apelo feito sobre o problema. Segue o e-mail:

Olá, me chamo Mariana, moro em Gargaú e utilizo o Ral Tur para estudar em Campos, na Universidade Cândido Mendes. Sendo que o ônibus, na hora de buscar os estudantes, não passa na rua da Cândido. Temos que andar mais ou menos uns 200 metros para ficar esperando o ônibus, isso às 22h35min, tarde demais para ficarmos numa rua sem movimento e escura. Os seguranças da Cândido falaram que, se todos os dias formos para lá a espera do ônibus, vamos ser assaltados com certeza. Já reclamamos com as pessoas que poderiam resolver o caso, mas falaram que são ordens superiores. Também falaram em contenção de despesas.

Será que eles estão esperando os estudantes da Cândido Mendes serem assaltado para tomar uma iniciativa?

Se for mesmo por contenção do diesel, nós estudantes da Cândido vamos nos reunir e pagar para que ele possa entrar na rua da Cândido.

Desde já agradeço a atenção !

Att Mariana.


Prezada Mariana, você não é a primeira pessoa que faz tal reclamação. Recentemente uma pessoa, que preferiu não se identificar, estudante do ISECENSA, nos contou que entrou em contato com a Secretaria Municipal de Transportes. Do outro lado da linha um funcionário respondeu com rispidez que o ônibus não passará em frente à universidade. E o problema do ISE é ainda mais complicado, pois além de terem de andar até o Colégio Batista Fluminense, os alunos perdem uma hora de aula, já que o coletivo passa no Batista às 22 horas. Penso que os universitários merecem essa atenção, afinal de contas a violência em Campos já seria motivo mais do que suficiente para que os ônibus passem em frente às universidades. Vale lembrar que essas unidades de ensino são dotadas de segurança particular, e isso representa tranquilidade para os alunos.

Como o e-mail da Mariana foi lido já no fim da tarde desta sexta-feira (18), não conseguimos contato com a prefeitura, entretanto o blog está aberto a uma resposta da Secretaria de Transportes.

Praça da Ciência Itinerante em SFI



Aconteceu nesta quinta-feira (17/02), em São Francisco de Itabapoana, a exposição interativa da Praça da Ciência Itinerante, no CIEP Celso Martins Cordeiro, no centro da cidade. A mostra foi a última etapa do Projeto “Itinerando e Preparando Multiplicadores para Divulgar Ciência”. O evento é uma realização da secretaria de Educação e Cultura em parceria com a CECIERJ (Fundação Centro de Ciências e Educação superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro). A exposição teve início às 8h e se estendeu até as 17h.

Participaram do evento alunos de diversas escolas municipais e como estava aberto a toda a comunidade, compareceram também estudantes de instituições particulares. O projeto “Itinerando e Preparando Multiplicadores para Divulgar Ciência” teve início no ano passado e tem o objetivo de ensinar os professores a trabalharem ciência de forma dinâmica no cotidiano.

Na exposição, foram apresentados também trabalhos feitos pelos alunos, junto aos professores, em sala de aula. As áreas científicas abordadas foram química, física, biologia e matemática. Amostras de rochas e petróleo em forma bruta foram a maior atração de Química. Na parte de física, foram demonstrados trabalhos com óptica, acústica, eletricidade, entre outros. Na demonstração de matemática, foram utilizados jogos de lógica numérica e geométrica. Na área da biologia, os alunos podiam olhar através de um microscópio e ver microorganismos em água, foram expostas espécies de besouros da Mata Atlântica. Foram também apresentados projetos de geração alternativa de energia, como por exemplo, a solar. Também foram montados dois planetários, um com capacidade para 30 e outro para 60 pessoas.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira, o evento é um esforço em conjunto. “Todo empenho está destinado a incentivar o ensino de qualidade. A ação conjunta tem o propósito de alcançar mais conhecimento de forma interativa e dinâmica”, comentou Yara.

De acordo com Virgínia Pessanha, uma das organizadoras do evento, um ponto muito importante do projeto é a formação de profissionais para continuar levando ciência aos alunos. “Um dos principais objetivos do projeto é tornar os professores capazes de continuarem sempre mostrando a ciência aos alunos, de forma dinâmica.”

Ascom-SFI

Secretaria de Educação realiza mais um luau SMEC em São Francisco

Está programado para este sábado (19/02) mais um luau SMEC promovido pela secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana. O evento vai acontecer em frente à orla da praia de Santa Clara, a partir das 23h.

A estrutura física do evento seguirá a mesma anterior e contará com a participação de Dj`s e do cantor Luciano Botinelli. A novidade dessa edição será a apresentação de mais um grupo para animar ainda mais o público: Duda Felipo e banda, de Marataízes-ES. O grupo promete envolver o público com muito MPB até o raiar do dia.

A secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira, declarou que a realização do luau foi para atender ao público. Segundo ela, as pessoas gostaram tanto que pediram mais um luau para o verão 2011.

Ascom-SFI

Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco recebe doação do IBAMA

A secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana informou, nesta sexta-feira (18/02), que receberá, na próxima semana, transportes automotivos doados pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). A patrulha foi solicitada ao órgão federal pela secretaria e tem a finalidade de aumentar a atuação dentro do município.

A patrulha é composta de quatro carros e duas embarcações. A secretaria ainda será contemplada com um casco grande para fins de ornamentação.

Com informações da Ascom-SFI

Grupo EBX dá inicio às aulas para Programa de Qualificação Profissional

Começam na segunda-feira (21), as aulas para os cerca de 400 alunos do Programa de Qualificação Profissional em São João da Barra. A iniciativa, uma parceria do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, com o Senai, visa capacitar moradores do município para o mercado de trabalho .
.
Com cursos técnicos gratuitos para: soldador eletrodo revertido 4G, pedreiro de alvenaria, carpinteiro de formas de bancada, técnicas de armação para estrutura de concreto e técnicas de execução de alvenaria com blocos cerâmicos.
O objetivo do Programa de Qualificação Profis
.sional é capacitar moradores do município para o mercado de trabalho e para as demandas geradas com a construção dos empreendimentos do Grupo na cidade, como o Superporto do Açu, estaleiro e termoelétricas.
Cerca de 900 pessoas se inscreveram para os cursos que serão disponibilizados nesta etapa. Na quinta-feira, dia 17, os alunos foram recebidos para a aula inaugural e a apresentação dos cursos.
.
Sobre os cursos
O Programa de Qualificação Profissional do Grupo EBX oferece cursos em diversas áreas. Entre os disponibilizados nesta etapa estão: soldador eletrodo revertido 4G, com duração de um mês e meio e 140 vagas; técnicas de execução de alvenaria com blocos cerâmicos com 40 vagas e duração de um mês; pedreiro de alvenaria, com duração de dois meses e meio e 80 vagas; técnicas de armação para estrutura de concreto com duração de um mês e 60 vagas no total; e carpinteiro de formas de bancada com 80 vagas e duração de dois meses.

As aulas vão acontecer nos seguintes locais:
Técnico em soldagem

– Aula teórica: CMEE (Centro Municipal de Educação especial)

- Aula prática: Associação dos Oleiricultores (ASSOL)
Turmas: Matutino, vespertino e noturno.
Técnicos de montagem e armação, alvenaria, carpintaria e pedreiro

- Aula teórica e prática: Ciep

Turmas: Vespertino e Noturno

Lavrador comete suicídio


Homem foi encontrado pendurado em uma árvore, próximo ao assentamento Dandara dos Palmares, no limite entre SFI e Campos. Populares avisaram à PM.
.
O lavrador Joelson Bernardo, 45 anos, que estava desaparecido desde o início da semana, foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 18, por populares, pendurado em uma árvore da localidade de Periquito, na estrada que liga Floresta ao distrito campista de Seis Marias. Segundo informações do comerciante Jorginho Almeida, de Floresta, Joelson Bernardo, que era conhecido por Maneco, é da localidade de Estreito, Zona Rural de SFI, mas estava morando em terras distribuídas pelo Incra no ano passado. O local escolhido por Maneco para cometer suicídio fica próximo ao Assentamento Dandara dos Palmares, no limite entre Campos e São Francisco de Itabapoana.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Emater convida produtores para reunião em Ladeiras das Pedras

Foto: Divulgação
.

Caro, Paulo Noel,
Venho por meio desta, solicitar a divulgação da reunião que a Equipe do Escritório Local da EMATER-RIO/Praça João Pessoa fará no dia 22 de fevereiro, na Escola Municipal de Lagoa das Pedras, com as produtoras e produtores das Localidades de, Bom Lugar, Ladeira das Pedras, Floresta de Barra, Imburi de Barra e Praça João Pessoa sobre o Programa Rio Rural / BIRD.

.


Aproveitamos a oportunidade para agradecer pela atenção e também, parabenizá-lo por contribuir para a massificação das informações do Município de São Francisco de Itabapoana.

Equipe da EMATER-RIO/ESLOCJP
João Henrique P. das Posses
Aluizio Henriques Moreira
Luiz Fernando Vieira
.
Convite: Programa RIO RURAL BIRD
Convido-lhe para participar da Reunião de Consolidação do Plano Executivo da Microbacia (PEM) e Seleção dos Beneficiários da Microbacia da Baixa do Arroz, que engloba as localidades de: Bom Lugar, Ladeira das Pedras, Floresta de Barra, Imburi de Barra e Praça João Pessoa).
.


DATA: 22 de Fevereiro de 2011
HORÁRIO: 18:30 h
LOCAL: Escola Municipal Talvino da Silva Arruda
Ladeiras das Pedras - São Francisco de Itabapoana
.
Contamos com a presença e das produtoras e produtores da MBH da Baixa do Arroz.
Atenciosamente, Escritório Local de Praça João Pessoa- São Francisco de Itabapoana- EMATER-RIO

BTS Empreendimentos apresenta licenciamento ambiental em audiência pública em SFI

Fotos: Vinícius Berto.


Foto: Alessandra Lemos



Na noite desta quarta-feira (16/02), uma equipe da BTS2 Empreendimentos SPE Ltda, do grupo Genpower, realizou uma audiência pública em São Francisco de Itabapoana. O objetivo foi apresentar o projeto de impacto sócioeconômico e ambiental do grupo para a instalação de uma usina termelétrica (UTE) movida a gás natural no município. O projeto está orçado em 1,4 bilhão de reais, caso a empresa ganhe no leilão de energia promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
.
O encontro aconteceu com a presença do prefeito Beto Azevedo, todo o secretariado municipal, vereadores, representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), além da participação de diversas lideranças e moradores da região.
Na primeira parte da audiência, foi apresentada a empresa, o empreendimento, os estudos de impactos ambientais e a análise técnica da etapa do processo de licenciamento ambiental. O biólogo Ricardo Nehrer esclareceu sobre todos os estudos realizados no local. Em sua apresentação, destacou os pontos de influência direta e indireta, meio físico, biótico, socioeconômico, e ainda avaliação de impactos.


.
Na segunda parte da audiência, foi aberta a sessão de debates junto ao público no intuito de esclarecer as dúvidas e recolher as manifestações apresentadas.
Segundo informações do gerente de projetos do grupo, Elizeu Campos, a construção da usina termelétrica trará muitos benefícios para o município. “Para a instalação do empreendimento serão gerados mil empregos diretos, além de melhoria das vias públicas, atração de investimentos para a região, aquecimento da economia e aumento da arrecadação de impostos municipais”, comentou Elizeu.
.
O prefeito Beto Azevedo declarou a necessidade das pessoas se capacitarem. “Fico feliz em saber que o grupo Genpower trará benefícios para nossa cidade. Vamos incentivar os munícipes para se qualificarem para que a empresa absorva a mão de obra local. O governo municipal está trabalhando muito para trazer também outras empresas e gerar mais empregos e investimentos para nossa cidade,” antecipou Beto.

Estrutura da UTE São Francisco de Itabapoana
A UTE será uma usina termelétrica movida a Gás Natural (GN), com 700 Mega Watz de potência instalada, o suficiente para abastecer uma cidade com 3 milhões de residências e aproximadamente 8,7 milhões de habitantes. Será composta por dois módulos idênticos, utilizando motogeradores de gás natural. Ocupará uma área de 60 mil metros quadrados.
O empreendimento será instalado na fazenda Santa Isabel, em Deserto Feliz, 3º Distrito de São Francisco de Itabapoana. Após a instalação, a previsão é que se comece a gerar energia em 2014.
(Matéria da Ascom - SFI)

Definidas as etapas eliminatórias do I Concurso de Marchinhas de São João da Barra

Após o encerramento das inscrições na última segunda-feira (14), já estão definidas as etapas eliminatórias do I Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra – Prêmio Jack Azevedo. A primeira etapa, composta por dez canções, será nesta quarta-feira (16), a partir das 20 horas, no Cine Teatro São João. A segunda etapa ocorre na quinta-feira (17) no mesmo local e horário e será composta por nove canções. O concurso é realizado pela Editora Costa Sanjoanense, com patrocínio da LLX e apoio cultural da prefeitura de São João da Barra.

Das 19 participantes, apenas as 10 finalistas estarão garantidas na gravação do CD “I Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra – Prêmio Jack Azevedo As 10 melhores” que ocorre no dia 24 de fevereiro. A grande final acontece no dia 25 de fevereiro, no Cine Teatro São João, a partir das 20 horas, e a composição que ficar em primeiro lugar ganha um prêmio de R$3 mil, o segundo R$2 mil e o terceiro R$1 mil. O melhor arranjo e o melhor intérprete ganham R$500,00 cada.

O projeto tem o intuito de resgatar essa tradição no município, além de valorizar a música carnavalesca, seus compositores e intérpretes e, ainda, promover a diversificação e acesso à cultura para toda a população. O concurso tem também como objetivo divulgar a potencialidade turística do município, principalmente no que diz respeito à sua cultura. Outro propósito desse concurso é transformar a sexta-feira anterior à sexta-feira de carnaval (abertura oficial) no “Dia Municipal da Marchinha de Carnaval”, colocando a data no calendário anual de eventos turísticos e culturais do município.

Segundo o jornalista Bruno Costa, criador do concurso, o projeto foi aberto a todo o Brasil, mas os participantes obrigatoriamente tiveram que abordar São João da Barra como temática. “Esta é mais uma forma de divulgar o município. Quem quis participar teve que conhecer o município já que na ficha de inscrição há um critério de argumento. Terá que se argumentar o porquê daquela canção. Foram aceitas somente as inscrições que apresentaram trabalho no âmbito da música popular brasileira, nas modalidades marchinha de carnaval ou marcha-rancho”, explica Bruno, acrescentando que nas etapas eliminatórias os participantes deverão se responsabilizar pela banda que vai acompanhá-los. “Disponibilizaremos a banda do concurso para a gravação do CD e para a grande final”, finaliza.

O homenageado - Esse 1º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra homenageia o sanjoanense Jack Azevedo, um talento no que diz respeito à composição musical. Jack foi responsável por diversas letras de músicas para o Festival Sanjoanense da Canção (Fescan), outros Festivais de Música, marcha-rancho, samba-canção e samba. É com muito orgulho que este primeiro concurso homenageia esse notório compositor de São João da Barra.

Sebrae apresenta ações para 2011 em SFI

Na tarde desta quinta-feira (19/08), o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, o procurador geral do município, Enaldo Barreto, e secretários municipais se reuniram com representantes do SEBRAE, na sede da prefeitura. A reunião foi solicitada pelo SEBRAE para apresentar suas ações realizadas no município, os resultados alcançados e as próximas iniciativas para o ano de 2011.

Durante a reunião, a consultora do Sebrae, Gleiciane Pimentel, apresentou o balanço das ações realizadas em São Francisco entre 2008 e 2010 com os produtores de abacaxi. “A princípio, monitoramos as lavouras para identificarmos os problemas. Depois realizamos oficinas, incentivamos a formalização dos produtores, o uso das tecnologias adequadas, e oferecemos orientações técnicas”, disse Gleiciane que ainda destacou os progressos atingidos. “Já percebemos mudanças nítidas. A associação Zumbi dos Palmares, por exemplo, era uma comunidade desarticulada. Hoje, já legalizada, conta com uma organização social bem evoluída”, conta.

Logo em seguida, apresentaram o planejamento para o ano de 2011 em São Francisco. O plano envolve diversas ações, entre elas a continuidade da formalização dos produtores, oficinas, encontros técnicos, compras e vendas conjuntas e trabalhos agroindustriais além de Packing House/Estudo de viabilidade.

De acordo com o prefeito Beto Azevedo, a intenção é satisfazer aos anseios dos produtores. “Tudo que possa auxiliar os produtores no seu trabalho terá sempre o apoio do governo municipal. O que queremos é ajudá-los a potencializarem sua produção”, disse Beto.

Dia de Campo

Segundo informações da consultora do Sebrae, Gleiciane Pimentel, neste sábado, será realizado em Nova Belém, o Dia de Campo. O evento acontecerá na sede da Associação dos Moradores e Produtores Agrícolas de Carrapato (AMPROAC) e será destinado para todos os produtores de abacaxi. O objetivo será debater sobre o sistema de plantio e a necessidade de se utilizar o pulverizador tratorizado em Barra.

Acom-SFI

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dono de Van encontrado morto enterrado em uma cova a 150 metros da casa onde morava

Corpo foi desenterrado por soldados do Corpo de bombeiros, enrolado em uma rede de varanda


A residência onde morava e, ao lado, o descampado onde Velindo foi enterrado.

Curiosos observam o trabalha da equipe do Corpo de Bombeiros.

O motorista de Van foi enterrado enrolado em uma rede de varanda com o joelho para fora.
.
Uma denúncia anônima na tarde desta quarta-feira, 16, informou a Polícia Militar, DPO de Santa Clara, o local exato onde estava enterrado o corpo de um homem identificado por Velindo Gomes de Melo Filho, 40.
.
Por volta das 17 horas, o rabecão da Defesa Civil chegou ao local onde Velindo foi enterrando a cerca de 200 metros da casa onde ele morava, numa propriedade do tamanho de tres campos de futebol.
.
O trabalho da equipe de bombeiros militar foi acompanhado por dezenas de curiosos e, quando o corpo foi puxado pelos soldados, verificou-se que Venildo fora enterrado enrolado em uma rede.
.
O corpo foi removido pelo rabecão da Defesa Civil para o IML, onde após perícia a Polícia Civil terá informações sobre a causa da morte do motorista de Van.

Guarda Municipal no apoio a programação de verão



Orientando o trânsito nas praias e na cidade, protegendo os bens públicos, a Guarda Civil Municipal de SFI, que tem no comando o subtenente Amaro Antônio Gomes da Silva, disponibilizou um trailer no acesso a Rua onde acontecem os shows de verão da Praia de Santa Clara. A princípio o trailer , com dois guardas, estava posicionado na Avenida Atlântica dando apoio a Secretaria de Educação e Cultura que desenvolveu o projeto referente à programação do Espaço Cultural da SMEC. Nos finais de semana, o trabalho dos agentes de trânsito e da guarda municipal é redobrado no retorno dos carros dos turistas às cidades de origem, no acesso a RJ-224 pela Avenida Joaquim da Mota Sobrinho.

SMEC traz a São Francisco projeto "Praça da ciência itinerante"

Será no CIEP 470 - Celso Martins Cordeiro, de SFI, a Exposição Interativa do Projeto Praça da Ciência Itinerante, nesta quinta, 17, das 8 às 16 horas.
.
Todas as escolas da rede estadual, municipal e particular e, ainda, a comunidade, estão convidadas.
.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a exposição foi planejada como atividade de encerramento do Projeto "Itinerando e Preparando Multiplicadores para Divulgar Ciência”. “Os professores participantes do referido projeto receberão os certificados e vão expor os trabalhos de final de curso, elaborados com seus alunos”, disse.

Algumas escolas municipais e particulares participarão da exposição e do planetário

Várias atividades estarão acontecendo durante todo dia, inclusive a visita ao planetário que para a comunidade e para as outras escolas será na parte da tarde, pois o mesmo já foi agendado para os alunos do CIEP no turno da manhã.

Atualizado às 18h40m com informações da Ascom :

Secretaria de Educação e CECIERJ realizam Exposição de Ciências
Nesta quinta-feira (17/02), em São Francisco de Itabapoana, acontecerá uma exposição interativa da Praça da Ciência Itinerante no CIEP Celso Martins Cordeiro, no centro da cidade. A mostra visa finalizar o Projeto “Itinerando e Preparando Multiplicadores para Divulgar Ciência” realizado no ano passado e que ensinava os professores a trabalharem ciência no dia-a-dia. O evento é uma realização da secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). A exposição será realizada das 8h às 16h e 30min. e estará aberta para toda a comunidade.
No evento serão expostos todos os trabalhos que os professores fizeram com seus alunos. Também estão programadas atividades interativas voltadas para o ensino de ciências naturais, biológicas, matemática e física. Na ocasião, será montada ainda, um planetário inflável para serem desenvolvidas diversas atividades. Além disso, a programação contemplará jogos matemáticos e várias oficinas.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira, o evento é um esforço em conjunto. “Todo empenho está destinado ao incentivo do ensino de qualidade. A ação em conjunta tem o propósito de que se alcance mais conhecimento de forma interativa e dinâmica”, comentou Yara.
Segue a relação das oficinas que serão realizadas na exposição:
Fazendo Arte
Vivenciando Ciências
Curiosidades de Física
Jogos e desafios Matemáticos
Química com alegria
Sexualidade
Ciência na bolha de sabão
Brincando com alegria
Planetário Inflável

O Projeto
Criado em 26 de maio de 1994, e atualmente é coordenado pelo CECIERJ e desenvolve suas atividades de forma itinerante, através de três linhas de ação: Atendimento ao Aluno no Seu Espaço Escolar (para alunos do Curso de Formação de Professores); Educação Continuada (para professores do Ensino Fundamental) e Exposição Interativa (para alunos, professores e público em geral).

Projovem retorna suas atividades em São Francisco

A secretaria de Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana retorna, a partir desta semana, as atividades do Programa Projovem Adolescente. As aulas acontecerão sempre das 13 às 15h.

Nesta quarta-feira (16/02) terá início em Praça João Pessoa e acontece no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da localidade. Em Imburi as aulas são realizadas na Escola Pedro Cerqueira. Em São Francisco, os cursos somente terão início na próxima terça-feira (22/02), e serão ministradas no próprio prédio da secretaria.

De acordo com a coordenadora do Programa Projovem Adolescente, Jociane Azevedo, serão realizadas aulas de inglês, informática, decoupagem, biscuit, cabeleireiro além de orientação social.

A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, disse que é importante que os alunos não percam nenhuma aula. “Atualmente temos inscritos 150 estudantes no programa e ainda há vagas para novos alunos. Estamos preparando o que há de melhor, por isso queremos que todos participem e não faltem a nenhuma aula”, falou Fátima.

Projovem Adolescente
O Programa é um serviço socioeducativo que integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social e atende exclusivamente à faixa etária de 15 a 17 anos.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Liberada a lista dos estudantes contemplados para usar o transporte universitário gratuito

O Blog do Paulo Noel recebeu da Ascom - Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, a relação dos estudantes inscritos para o transporte universitário.
.

A secretaria de Transporte de São Francisco de Itabapoana liberou, nesta terça-feira (15/02), a lista dos alunos que irão usar o transporte público universitário. Os ônibus serão gratuitos durante todo o ano letivo.
.
De acordo com o secretário de Transporte, Sandro Santana, as dúvidas deverão ser esclarecidas na própria secretaria. “Estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Qualquer dúvida, peço que entre em contato conosco pelo telefone 27891509 ou vá ao prédio da secretaria que fica localizada atrás da prefeitura”, concluiu Sandro. (Confira aqui a relação )

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Usina Termoelétrica de SFI será implantada na Fazenda Santa Isabel, em Deserto Feliz, 3º Distrito de São Francisco

Foto: Termelétrica a gás natural de Linhares (ES)


A implantação da Usina Termoelétrica de São Francisco de Itabapoana, a partir de gás natural, exclusivamente para geração de energia elétrica, tem como local definido a Fazenda Santa Isabel, em Deserto Feliz, 3º Distrito de São Francisco de Itabapoana.

.
A BTS2 Empreendimentos é a empresa do grupo responsável pelo desenvolvimento do projeto de energia elétrica e faz parte do Grupo Genpower.

.
A Comissão Estadual de Controle Ambiental – CECA da Secretaria de Estado do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Câmara de Licenciamento e Fiscalização, em reunião de 01/02/2011, de acordo com Lei Estadual e, considerando o processo referente à apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental RIMA, autorizou a convocação de Audiência Pública para esta quarta-feira, 16, a partir das 19 horas no Colégio Estadual São Francisco de Paula, no centro da cidade sanfranciscana.
Na Audiência Pública ficaremos sabendo sobre a capacidade de geradora de energia e quantos metros cúbicos de gás por dia serão necessário para movimentar a Usina. Toda a comunidade está convidada.

Convite para audência pública da Usina Temoelétrica de São Francisco de Itabapoana

A empresa BTS2 convida a população para a Audiência Pública, referente ao licenciamento ambiental da Usina Termoelétrica São Francisco de Itabapoana, que será realizada às 19:00 horas do dia 16 de fevereiro de 2011 no COLÉGIO ESTADUAL SÃO FRANCISCO DE PAULA.

Obra da quadra poliesporstiva de Praça João Pessoa paralisada

Fotos do Blog do Paulo Noel.


Obra da quadra poliesportiva, no Parque de Exposição Agropecuária de Praça João Pessoa, em São Francisco de Itabapoana ainda não foi concluída. Segundo informações no banner de publicidade da obra, o custo está orçado em quase R$200 mil e já deveria ter sido inaugurada.
.
A empreiteira responsável pela obra é a Maguima Construções Ltda, tendo como agentes participantes o Ministério do Esporte (Governo Federal) e a prefeitura de São Francisco de Itabapoana. O Blog esteve visitando o local e constatou que apenas o muro e o piso da quadra estão prontos.
.
Nesta terça-feira, 15, vamos buscar informações com o Secretário Municipal de Planejamento da prefeitura de SFI, Marcelo Garcia, para saber o motivo do atraso das obras.
.

Atualizado às 15h33m desta terça-feira, 15-02.: Com relação à construção da quadra poliesportiva o Secretário Municipal de Planejamento da prefeitura de SFI Marcelo Garcia falou sobre o assunto hoje, em entrevista concedida ao jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco FM. “O que tenho a dizer, é que o sistema burocrático do poder público, no repasse do complemento da verba por parte do governo federal para o município ainda não saiu. É preciso que o governo federal e que o Ministério dos Esportes repassem a verba restante”, diz. Segundo Garcia, a obra da quadra poliesportiva conta com 90 por cento de repasse financeiro do governo federal. “Quanto à obra, o que temos a informar é que 71 por cento está concluída".

Segundo o secretário de Planejamento, o recomeço da obra depende da “cura” do piso que foi concretado e do repasse do complemento da verba do governo federal. “É uma quadra simples, sem cobertura, com luminárias, proteção nos fundos, com colocação de alambrados no entorno com a parte mais alta nas duas traves, e pintura geral. "A quadra será concluida sem dúvida alguma", diz.

.

Agora, mesmo com estas explicações se alguém achar que nossa conduta não está correta, ou que nossas licitações não estão satisfatórias, que procurem o Ministério Público e vamos responder com tranquilidade e mostrar a população que estamos trabalhando corretamente”, concluiu Marcelo Garcia.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Internauta quer acessibilidade para principal Avenida do centro de São Francisco

Pai de uma criança de 10 anos que é cadeirante (paralisia cerebral) aborda falta de acessibilidade no centro da cidade.
.
Recebemos e-mail Anderson Pereira abordando a necessidade de melhor acessibilidade na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana. Aliás, seria bom que todos conhecessem a Lei de Acessibilidade.
.

Bom dia Paulo Noel!

Meu nome é Anderson Pereira, moro na cidade de Cataguases, MG. Gostaria de parabenizá-lo pelo programa, sempre que posso tô ligado via internet. Frequento São Francisco há mais de vinte anos.

Gostaria também de mandar um alô para meus pais que residem na praia de Sonho, Lourival e Selma.

Sempre que posso estou por ai, gosto muito do lugar e dos amigos que ai se encontram. Mande um abraço para todos, em especial para Nevinha.

Queria aproveitar para fazer uma reivindicação referente às calçadas do centro de São Francisco que quando existem estão em estado muito ruim e sem contar que quando estão boas estão cheias de degraus e obstáculos e ainda existem algumas lojas as usam como estacionamento privativo, desrespeito.

Sou pai de uma criança de 10 anos que é cadeirante (paralisia cerebral). Quando temos que ir ao centro é quase impossível à utilização das calçadas que afinal são publicas, mas não para todos. Acredito que os idosos também encontrem dificuldades, pois em alguns lugares existem degraus que até um jovem teria dificuldades.

Sei que é difícil a modificação e adequação das calçadas de uma hora pra outra pois requer planejamento, recursos, obras e uma infinidade de detalhes que certamente levam tempo, mas vale lembrar que ninguém esta livre de um dia precisar de uma cadeira de rodas, uma muleta e do tempo, quem vem para todos, pois a idade chega e com ela as dificuldades.

Vamos ter um pouco de consideração com as pessoas portadoras de necessidades especiais acredito que se cada um fizer sua parte o futuro será melhor para todos e para a cidade também.
Como crescer sem adequações e respeito ao próximo. Caso haja dúvidas fica o desafio de um passeio em uma cadeira de rodas.
Abraço
Anderson Pereira

Internauta envia e-mail da Plataforma P-51 reclamando das condições das Ruas e Estradas de acesso a praia de Gargaú

Meu caro amigo Paulo Noel. Eu como morador de Gargau estou observando como as Ruas de Gargau estão em estado precário, principalmente as do centro até Buraco Fundo. Tá complicado passar de carro. No final de semana você esteve por lá. Viu com as Ruas precisam de reparo, como elas estão. Observe também durante a noite a RJ-196 que liga Santa Clara a Gargaú, não há faixas amarelas e placas sinalizadoras. No referido trecho acontecem muitos acidentes. Eu mesmo já capotei com meu carro ali. Vê se dá uma ajuda aí. Estou enviando este e-mail do meu trabalho na plataforma P-51. Agradeço. Luiz Carlos Duarte.
.
O espaço está a disposição para o contraponto da prefeitura de São Francisco ou do DER – Departamento de Estradas de Rodagens.