sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Praça da Ciência Itinerante em SFI



Aconteceu nesta quinta-feira (17/02), em São Francisco de Itabapoana, a exposição interativa da Praça da Ciência Itinerante, no CIEP Celso Martins Cordeiro, no centro da cidade. A mostra foi a última etapa do Projeto “Itinerando e Preparando Multiplicadores para Divulgar Ciência”. O evento é uma realização da secretaria de Educação e Cultura em parceria com a CECIERJ (Fundação Centro de Ciências e Educação superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro). A exposição teve início às 8h e se estendeu até as 17h.

Participaram do evento alunos de diversas escolas municipais e como estava aberto a toda a comunidade, compareceram também estudantes de instituições particulares. O projeto “Itinerando e Preparando Multiplicadores para Divulgar Ciência” teve início no ano passado e tem o objetivo de ensinar os professores a trabalharem ciência de forma dinâmica no cotidiano.

Na exposição, foram apresentados também trabalhos feitos pelos alunos, junto aos professores, em sala de aula. As áreas científicas abordadas foram química, física, biologia e matemática. Amostras de rochas e petróleo em forma bruta foram a maior atração de Química. Na parte de física, foram demonstrados trabalhos com óptica, acústica, eletricidade, entre outros. Na demonstração de matemática, foram utilizados jogos de lógica numérica e geométrica. Na área da biologia, os alunos podiam olhar através de um microscópio e ver microorganismos em água, foram expostas espécies de besouros da Mata Atlântica. Foram também apresentados projetos de geração alternativa de energia, como por exemplo, a solar. Também foram montados dois planetários, um com capacidade para 30 e outro para 60 pessoas.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira, o evento é um esforço em conjunto. “Todo empenho está destinado a incentivar o ensino de qualidade. A ação conjunta tem o propósito de alcançar mais conhecimento de forma interativa e dinâmica”, comentou Yara.

De acordo com Virgínia Pessanha, uma das organizadoras do evento, um ponto muito importante do projeto é a formação de profissionais para continuar levando ciência aos alunos. “Um dos principais objetivos do projeto é tornar os professores capazes de continuarem sempre mostrando a ciência aos alunos, de forma dinâmica.”

Ascom-SFI

Nenhum comentário: