sábado, 31 de maio de 2014

São Francisco recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Os católicos de São Francisco de Itabapoana (RJ) receberam, neste sábado, 31,  às 19 horas, na igreja matriz de São Francisco de Paula a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Centenas de devotos desde cedo aguardavam na Praça de São Francisco a chegada da Santa que vem  a fortalecer a religiosidade dos católicos.

A Santa estava em Imburi, distrito de São Francisco de Itabapoana,  na Igreja de São Jorge. Quando chegou a Igreja de São Francisco a imagem foi recebida com uma salva de palmas e, depois de ser levada para o interior do templo, aconteceu momento de oração, devoção e veneração.

 Segredo de Fátima



A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima percorre  várias igrejas do Brasil até 2017, ano do centenário da aparição da Virgem. Segundo a crença católica, a Virgem apareceu no dia 13 de maio de 1917 para três crianças pastoras: Jacinta, Francisco e Lúcia, em Fátima, a 100 quilômetros de Lisboa, capital de Portugal. A Santa teria aparecido outras cinco vezes ao longo daquele ano, fazendo várias profecias e recomendações e entregando mensagens conhecidas como “Os três segredos de Fátima”.


Dançando com Carlinhos de Jesus

Uma manhã divertida, deste sábado, 31,  com intensa programação por conta do projeto “Movimenta a Terceira Idade” evento promovido pela secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável com o apoio da prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana que contou a presença do dançarino Carlinhos de Jesus que encerrou a programação na Praça dos Três Poderes em frente a prefeitura. 

O evento começou com uma caminhada que saiu da Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, em frente ao prédio da secretaria de  Promoção Social com destino a Praça dos Três Podres  onde os idosos foram recepcionados pela companhia de dança do bailarino  Carlinhos de Jesus, que encerrou a programação com muita dança e alegria.

Antes o prefeito Pedrinho Cherene agradeceu a presença de todos. 

Enquanto o Carlinhos de Jesus não subia ao palco, todos os idosos foram atendidos por técnicos de enfermagem para aferição de pressão arterial e glicemia. Receberão também kit de lanche, camisa do evento e água

Além dos idosos do município, cerca de dez academias do Programa 60+ da Região Norte Fluminense  também estiveram presente.

“Tudo foi  organizado com muito carinho e dedicação. O objetivo foi alcançado com uma caminhada bem animada que teve a participação não somente da terceira idade mas de pessoas da comunidade quando foi destacada a importância da atividade física em nosso dia a dia para  uma melhor qualidade de vida” – Declarou Marianna Tavares, Coordenadora da Academia da Terceira Idade de São Francisco.


A vereador Patrícia Cherene foi quem solicitou o projeto ao Governo do Estado (Secretaria Estado de Envelhecimento  Saudável ) para que fosse executado no município. Estavam presente também, além do prefeito Pedrinho Chedrene,  o vice prefeito Amaro Barros, secretários de governo e os vereadores Marcelo Garcia, Barrão, Pachola, Zé Cherene e Caboclo. 




sexta-feira, 30 de maio de 2014

Quase 90% dos brasileiros fumantes lamentam ter consumido primeiro cigarro

A maioria dos brasileiros fumantes (85% - 89%) lamenta ter dado início ao hábito.

 Os dados fazem parte da Pesquisa Internacional de Tabagismo (ITC, na sigla em inglês), apresentado hoje (30), em razão do Dia Mundial sem Tabaco, lembrado neste sábado (31).

A militar aposentada Vânia Cristina da Costa, 55 anos, é uma das brasileiras que compõem essa estatística. Ela diz que começou a fumar aos 15 anos, por modismo, que se arrepende da decisão e tem medo das consequências.

"Cigarro é minha válvula de escape. Se eu estou estressada ou tenho um problema grave eu fumo e me acalmo. Aos 15 anos, quando comecei, era moda adolescente. Hoje me arrependo de ter começado a fumar, principalmente, por trabalhar na área de saúde. E tenho receio de ter um câncer de pulmão ou algo assim", lamenta.

De acordo com a pesquisa, 54% dos brasileiros relatam um alto grau de dependência à nicotina.

Os dados mostram que mais de dois terços dos brasileiros fumantes têm uma opinião negativa em relação ao tabagismo e que 80% deles já tentou parar de fumar.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos fumantes brasileiros não quer fumar, mas está presa pela dependência e apoia o fortalecimento de ações de combate ao tabagismo.

Apesar das dificuldades de largar o cigarro, o engenheiro de sistemas Cleto Praia, 63 anos, mostra que é possível parar.

"Comecei a fumar na adolescência parei e voltei a fumar várias vezes. Agora já tem nove anos que não fumo e não sinto vontade. Pode fumar do meu lado que não me incomodo”, disse.

“Depois que parei de fumar, tudo melhorou. Se eu não tivesse parado estaria morto, eu tinha muitos problemas respiratórios, fumava três maços num só dia e agora caminho duas horas por dia", conta.


O estudo foi coordenado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, e desenvolvida em 20 países. No Brasil, foram ouvidas 1.830 pessoas de três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. (AG. Br )

Clientes da Vivo em São Francisco de Itabapoana continaum sem sinal de celular

Desde às 11 horas desta sexta-feira, 30, os clientes da Vivo estão sem o sinal de celular e obviamente todos estão se sentido lesados pela ausência de sinal. A operadora, como sempre, não vem a público dar nenhuma explicação.

É importante lembrar que as queixas dos consumidores podem ser feitas  na Anatel  e no PROCOM.

A  denúncia no Procon Estadual deve ser feita pelo telefone 151, em ligações de telefones fixos. Em smartphones, o interessado pode acessar o aplicativo “Meu Procon-RJ”, pelo site www.meuprocon.rj.gov.br.   As reclamações também podem ser feitas pelo site www.procononline.rj.gov.br ou no posto de atendimento do PROCOM em São Francisco de Itabapoana.

Esta não é a primeira vez que a operadora Vivo deixa os consumidores sem sinal. Toda vez que isso acontece nenhum consumidor  tem informação do que realmente aconteceu.


O fato é que a ausência do sinal causa muitos transtornos a população já acostumada com a modernidade deste tipo de comunicação. Com a palavra a direção da operadora par explicar porque a Vivo está Morta. 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Acidente entre duas motos deixa um ferido em Imburi


Duas motocicletas se envolveram em um acidente na tarde desta quinta-feira, 29-05, por volta das 17 horas, na RJ-224, no centro da localidade de Imburi, em frente a uma das barracas que vendem produtos da terra, próximo a uma borracharia. Valmir Gomes dos Santos Filho, 46, um dos motociclistas, teve escoriações pelo corpo e está sendo submetido a exames no Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas. Ele é morador em Imburi e foi socorrido pelo serviço do Resgate Municipal. Devido o trauma ele não se lembrou de como foi o acidente. O outro motociclista teria saído do local por conta própria.

Secretaria de Saúde anuncia exames com mamógrafo móvel


A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana anunciou nesta semana, um período de exames com mamógrafo móvel no município.

O serviço chegará ao município no dia 20 de junho e será instalado nas imediações do Centro Municipal de Fisioterapia, permanecendo até o dia 09 de julho.

O equipamento permite a realização de exames como mamografia, ultrassom e biópsia, o que facilita o diagnóstico e contribui na prevenção e no tratamento de pacientes.

Para agendar o exame, o paciente deverá se dirigir ao Departamento de Regulação no Hospital Manoel Carola, com o pedido médico e cópias dos documentos pessoais.

- Sabemos que o mamógrafo possibilita um diagnóstico muito mais preciso. Esse benefício para a população sanfranciscana foi conquistado graças à solicitação da Prefeitura ao Governo do Estado, buscando oferecer mais qualidade na saúde da população - informou o secretário de Saúde de São Francisco, Jayme Tinoco. (Ascom-SFI)

Associação de moradores que sediará próxima reunião do Conselho de Segurança de SFI é arrombada e tem som furtado



A onda de arrombamentos e furtos nas praias de São Francisco de Itabapoana não poupou nem a entidade que representa os moradores de Sossego e Sonhos, e que irá sediar a próxima reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública, dia 10 de junho, às 10 horas. O prédio onde funciona a AMASS – Associação de Moradores e Amigos de Sossego e Sonhos – foi alvo da quadrilha que vem agindo na região praticando furtos e arrombamentos a residências.

Na madrugada desta quinta-feira, 29-05, bandidos serraram a corrente da porta do prédio e furtaram duas caixas de som e um microfone. Os equipamentos estão avaliados em cerca de R$ 2,5 mil.

Segundo o presidente da Associação, João Manhães, o som furtado seria utilizado na reunião. “Como a entidade representa a comunidade, o prejuízo é de todos os moradores. Faço um apelo a quem souber informações do paradeiro dos produtos furtados, que entre em contato com a Polícia”, disse João. O telefone da Polícia Militar é o 190, enquanto o telefone da 147ª Delegacia Legal de São Francisco, onde o fato foi registrado, é o 2789-1322. 

Prefeitura de São Francisco paga funcionalismo nesta quinta-feira


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana realiza, nesta quinta-feira (29/05), o pagamento do funcionalismo público municipal referente ao mês de maio. Como vem acontecendo desde 2013, a prefeitura vem mantendo a liberação dos vencimentos dentro do mês vigente, sempre no penúltimo dia útil.

Apesar da greve dos vigilantes, que vem acontecendo em toda rede bancária da região, o pagamento saiu normalmente, mantendo o compromisso assumido desde o começo da gestão. (Ascom-SFI)

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Quarta-feira com três acidentes envolvendo motos em São Francisco de Itabapoana


Três acidentes envolvendo motos aconteceram em São Francisco de Itabapoana nesta quarta-feira. No último e mais grave, ocorrido em Santa Clara, por volta das 19 horas, próximo à Subestação da Ampla, um motociclista atropelou uma adolescente. Ambos foram socorridos com suspeita de traumatismo craniano para o Hospital Ferreira Machado. O motociclista, Alex de Souza, 37 anos, além de uma pancada na cabeça sofreu um corte na testa, enquanto a pedestre, Rafaela Luiza Maciel Lourenço, 14 anos, além de levar uma pancada forte na cabeça, teve uma lesão no joelho. O resgate de São Francisco foi acionado e socorreu as vítimas. Ambos são moradores em Santa Clara.

Os outros dois acidentes aconteceram mais cedo. Em Praça João Pessoa um motoboy de 19 anos perdeu o controle da moto e derrapou quando fazia uma entrega. Na queda ele sofreu uma pancada na cabeça, mas felizmente estava de capacete, além de sofrer ferimentos pelo corpo. Esse acidente foi atendido pelo resgate de Ponto de Cacimbas, que levou o jovem para o Hospital Manoel Carola, sendo conduzido posteriormente para o Hospital Ferreira Machado. Ele estaria fora de perigo.

Na Praia de Santa Clara, em frente ao Pesque Pague, duas professoras que trabalham na Escola Municipal de Gargaú sofreram acidente em uma Biz. A causa do acidente teria sido um pneu que furou. Com isso a motociclista perdeu o controle, indo ao chão junto com a carona. Ambas estão fora de perigo, sofreram escoriações e permaneceram em observação médica no Hospital Manoel Carola.

Trevo na RJ-224 em Imburi de Barra necessita de sinalização urgente

O local já se transformou em cenário de constantes acidentes

A falta de placas com indicação de mão, contramão ou preferência, e ainda a inexistência de sinalização tanto vertical quanto horizontal no trecho da RJ-224,  na chegada de Imburi de Barra,  tem causado transtornos aos motoristas que utilizam aquela Rodovia.

O motorista que chega a Imburi de Barra com destino à Barra do Itabapoana ou o que vem de Praça João Pessoa sentido a São Francisco de Itabapoana quase sempre permanece inseguro temendo colisões.  O local tem sido cenários de muitos acidentes.

O comerciante Raphael Macedo de Travessão de Barra reclama que nesta quarta-feira, 28, quase foi vítima de acidente, justamente pela falta de sinalização.  

“Muitos motoristas passam direto pelo trevo sem parar, o que representa um perigo para os outros motoristas. Eu mesmo quase fui a vítima. A sorte é que fui para o acostamento, próximo ao Posto de Gasolina e esperei”, diz.

O Blog tentou contato com o  DER- RJ, e o telefone deu sinal de ocupado. Os motoristas querem esclarecimento sobre preferencia e indicações de contornos.

São muitas as perguntas: Onde fazer o contorno? E a preferência: é de que vai para Barra do Itabapoana ou de quem vem de Praça João Pessoa? Com a palavra o setor de engenharia do DER-RJ.



Cenas do filme “Petróleo” serão gravadas no Açu

Interessados em atuar como figurantes podem se inscrever no Cine Teatro.
Foto: Divulgação Ascom SJB.
A praia do Açu, no litoral e São João da Barra, será um dos cenários para a gravação do longa-metragem “Petróleo. Na última terça-feira, 27, Márcio Miranda e Verônica Valentynni, representantes das empresas responsáveis pela divulgação e figuração do filme, foram recebidos pelo prefeito José Amaro de Souza Neco.

Na pauta do encontro, solicitação de apoio logístico para que fosse montado no município um ponto de inscrição dos figurantes. Ficou definido, na ocasião, que o local disponibilizado pela prefeitura será o Cine Teatro São João, podendo os interessados comparecer de quinta-feira, 29, até domingo, 01, das 10h às 18h. A previsão é que as gravações sejam iniciadas no dia cinco de junho, com duração de 15 dias. 

As empresas responsáveis pela parte de figuração do filme irão necessitar de 2000 figurantes. Para suprir a demanda, outro ponto de inscrição foi instalado em Campos dos Goytacazes. Idade entre 20 a 55 anos, desempregado ou trabalhador (homem do campo) com disponibilidade para as gravações são os requisitos para pessoas do sexo masculino. Não é necessário ter experiência artística. Já as mulheres deverão ter perfil de executiva, idade entre 18 a 30 anos, altura a partir de 1,70m e boa aparência. (Ascom SJB)

Fracassa tentativa de pôr fim à greve dos vigilantes dos bancos

Sem acordo, movimento continua e impasse será decidido na Justiça do Trabalho

Desembargadora Maria das Graças Paranhos 
(ao centro) presidiu a audiência de conciliação
Depois de várias tentativas de acordo, terminou sem consenso entre as partes a audiência de conciliação realizada na manhã desta quarta-feira (28/5), no Prédio-Sede do TRT/RJ, para tentar pôr fim à greve dos vigilantes, iniciada em abril em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Assim, o processo seguirá seu trâmite processual normal e deverá ir a julgamento em breve na Seção Especializada em Dissídios Coletivos do Regional fluminense (Sedic).

Na audiência conduzida pela desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, vice-presidente do TRT/RJ, os dirigentes de sete sindicatos que representam a categoria (além da Capital, nos municípios de Angra dos Reis, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo e Volta Redonda) apresentaram proposta para encerrar o movimento paredista. Eles disseram aceitar um reajuste salarial de 10% e o tíquete-alimentação no valor de R$ 15,00.

O impasse se deu porque o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Rio de Janeiro (Sindesp), assistido pelo Sindicato dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro, informou que o teto para aumento nos salários oferecido por suas representadas é de 8%, com um tíquete-alimentação a R$ 13,00. A entidade patronal alegou já ter fechado acordos sob essas bases com sindicatos profissionais do Estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Duque de Caxias, Itaguaí, Mesquita, Nilópolis, Niterói e Petrópolis.

Como não houve conciliação, a desembargadora abriu prazo de 48 horas para os sindicatos réus apresentarem defesa no dissídio coletivo de greve. Em seguida, o sindicato patronal terá 24 horas para se manifestar em relação à contestação, e, após isso, o Ministério Público do Trabalho (MPT) terá outras 24 horas para emitir parecer. Depois, será sorteado um desembargador relator para o processo, cujo voto será apreciado durante julgamento na Sedic, em data a ser definida.

Por ora, continua valendo a liminar concedida pela desembargadora Angela Fiorencio Soares da Cunha em ação cautelar, de manutenção em serviço de um percentual mínimo de 40% dos trabalhadores vinculados aos sindicatos réus, garantido o mínimo de um vigilante por agência bancária, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00, por agência.


AIC-TRT/RJ

Promoção Social realiza Ação Comunitária em Gargaú

A Secretaria Municipal de Trabalho, da Assistência e Promoção Social anunciou para esta quarta-feira (28/05), a partir das 9 da manhã, uma Ação Comunitária na Praça da Igreja Católica em Gargaú.

Promovida pelo Centro de Referência da Assistência Social – (CRAS) da Ilha dos Mineiros em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a ação inclui orientações e informações sobre serviços e programas Sociais, além de uma Palestra sobre Planejamento Familiar.

Confira abaixo a programação:

•          Orientação sobre o CRAS;
•          Orientação sobre o Programa Bolsa Família;
•          Informações sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
•          Orientação sobre a Carteira do Idoso para Transporte Interestadual;
•          Orientação sobre Benefício de Prestação Continuada – BPC (idoso e pessoas com deficiência);
•          Encaminhamento de família às redes assistênciais, área da saúde e educação;
•          Palestra sobre o Programa Bolsa Família com Assistente Social Joselma Cavalar ás 13h.
•          Palestra sobre Planejamento Familiar com a Drª Lúcia Regina e Kíssila Gomes ás 14:30h.


A secretária de Promoção Social, Dayse Tavares, falou sobre a  finalidade do evento. "A informação é sempre importante para instruir a população a como ter uma melhor qualidade de vida." - comentou a secretária. (Ascom-SFI)

Colégio em Travessão de Barra promove em junho gincana solidária

O Colégio Estadual Domires Machado promove de 9 a 11 de junho  uma gincana com o objetivo de despertar o sentimento solidário através de doações para famílias carentes que fazem parte da comunidade escolar.

O evento é organizado por professores e alunos  do colégio. Participe. 

Caminhada da Terceira Idade com presença de Carlinhos de Jesus em SFI


No próximo sábado (31/05), a partir das 07 horas da manhã, o Município de São Francisco de Itabapoana recebe o “Movimenta a Terceira Idade”, com a presença do dançarino Carlinhos de Jesus.

O evento é promovido pela secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável com o apoio da prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana.

O dia começa com uma caminhada saindo em frente à Promoção Social com destino à sede do Executivo onde os idosos serão recepcionados pela Companhia de Dança do bailarino, finalizando uma manhã saudável,com muita disposição,música,dança e alegria.

Antes de iniciar as atividades, todos os idosos serão atendidos por técnicos de enfermagem para aferição de pressão arterial e glicemia.Receberão também kit de lanche,camisa do evento e água

Além dos idosos do município, cerca  de dez academias do Programa 60+ da Região Norte Fluminense estarão presentes.

“Tudo está sendo organizado com muito carinho, dedicação e responsabilidade para que seja um evento agradável e alegre. Nossa intenção é realizar uma caminhada bem animada chamando a atenção da população e não somente da terceira idade, da importância da atividade física em nosso dia a dia para termos uma melhor qualidade de vida” – Declarou Marianna Tavares, Coordenadora da Academia da Terceira Idade de São Francisco.


Ascom-SFI

Parceria busca implantação de Campus do IFF em São Francisco


Reitor do IFF entre deputado e prefeito em reunião
O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, se reuniu nesta segunda-feira (26/05), com o reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas, na sede da instituição em Campos. O deputado federal Paulo Feijó também participou da reunião. O prefeito está articulando a implantação de um campus avançado do IFF (Instituto Federal Fluminense) no município ou ainda outra opção apresentada pelo reitor que seria a instalação de um centro com cursos de educação profissional técnica do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Durante o encontro, ficou definido que a Prefeitura vai doar uma área ao IFF, dentro das necessidades do governo federal para a implantação dos cursos, e o projeto será construído com recursos de emendas parlamentares que o deputado Paulo Feijó irá apresentar na Câmara Federal.


“O que depender de nós vamos fazer - que é doar a área. Além disso, nos empenharemos nesta reivindicação. Consideramos de grande importância investir na formação de nossos jovens visando ao grande mercado de empregos que está se abrindo na região como, por exemplo, o Porto do Açu em São João da Barra e o Porto Central em Presidente Kennedy.” Defende o prefeito.

Fotos: Ururau

terça-feira, 27 de maio de 2014

Pai de gerente da Lucahê é vítima de acidente

Veículo capotou após curva perigosa em estrada vicinal entre a Usina Sapucaia em Travessão de Campos

Carlos Augusto Guimarães, 65 anos, que mora em Santo Antônio, comunidade rural de São Francisco de Itabapoana foi vítima de acidente nesta segunda feira, 26, na Estrada vicinal entre Travessão de Campos e a Usina Sapucaia. O idoso é pai de Marquinho Lucahê, gerente da Fazenda Lucahê, e seguia sentido à Usina Sapucaia, quando teria perdido o controle da direção de seu veículo Siena numa curva perigosa.  

Carlos Guimarães foi socorrido por uma viatura do Corpo de Bombeiros de Campos e levado para o Hospital Ferreira Machado, onde os médicos constataram uma lesão na coluna.


Segundo informações de familiares, Carlos Augusto teve que ser levado para o Hospital Geral de Guarus (HGG),  onde foi feita uma tomografia computadorizada. O tomógrafo do Ferreira Machado está com defeito. “Foi constatada uma lesão na coluna que segundo os médicos não será necessário cirurgia”, disse Marquinho Lucahê que acrescentou que o pai terá que usar um colete especial e ficar em repouso pelo período de um mês. O Blog se coloca a disposição do Marquinhos Lucahê no que for preciso e estiver a nosso alcance. 


O secretário de Saúde de Campos, Chicão de Oliveira, informou ao jornal O Diário que no próximo dia três de junho será feita a licitação para a aquisição de dois tomógrafos de última geração para o Hospital Ferreira Machado (HFM). O HFM conta com um tomógrafo que está sendo reparado, que aguarda a chegada ao Brasil de placas importadas, e, enquanto isso não ocorre, para maior conforto aos usuários, os exames serão feitos por uma unidade móvel cedida ao município pelo estado, que entra em operação hoje, 27, disse o secretário.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

São Francisco participa da 29ª Conferência Distrital do Rotary Internacional em Araruama


Uma comitiva representativa do Rotary Club de São Francisco de Itabapoana participou de 23 a 25 de maio na UCAM – Universidade Cândido Mendes de Araruama (RJ) da 29ª Conferência Distrital do Rotary Internacional com intensa programação de palestras abordando temas importantes como Medicina Esportiva; Brasil rotário na era digital; Educação para o próximo decênio e  Recursos hídricos do Estado do Rio de Janeiro.

O médico ortopedista Paulo Cesar de Andrade ao proferir palestra sobre o tema  “Medicina Esportiva” foi contundente ao destacar que a saúde pública no Brasil está um caos.

“Dos 202 milhões de brasileiros, apenas quarenta milhões dispõe de plano de saúde. Agora, como ficam os outros brasileiros que dependem do SUS - Sistema Único de Saúde?”, indagou o médico.

Paulo Cesar de Andrade já foi médico da delegação do Vasco e tem opinião abalizada como médico e proprietário de clinica ortopédica, da real situação da saúde pública.

Como médico desportista disse que esta profissão é muito mais abrangente do que se pensa. Enfatizou que a atividade física em qualquer idade melhora a qualidade de vida do ser humano.   

Ao finalizar invocou pensamento do físico alemão Albert Einstein que desenvolveu a teoria da relatividade geral, dizendo que “O universo não teria explicação sem a presença de Deus”. Inverteu a frase do físico e pensador que diz textualmente: “Sem Deus, o universo não é explicável satisfatoriamente”.

A conferência, presidida pelo governador 2013/2014 do Distrito 4750 do Rotary Internacional, Luiz Oscar Valadão Spitz foi aberta com desfile das bandeiras e saudação de boas vindas pelo ex-prefeito de Niterói Waldenir de Bragança que é rotariano e já foi governador de Rotary no período rotário 2001/2002.

Os rotarianos de São Francisco de Itapapoana participaram com uma comissão representativa formado pelo atual presidente Marcelo Garcia e esposa Ediléia e ainda pelos casais rotarianos Demilton Sales e Amarilsa, Silvino Santos e Leda, Mário Antonio e Mery, Paulo Noel e Rosane e pela rotariana Maria Helena Jorgove.


Segundo o presidente do Rotary São Francisco de Itabapoana Marcelo Garcia, a Conferência Distrital, encontro realizado anualmente, é um dos principais eventos do Rotary. “O objetivo da Convenção  é discutir a programação de Rotary através do companheirismo, discursos inspiradores e debates sobre assuntos de interesse para os clubes e a comunidade”, disse. 

domingo, 25 de maio de 2014

Inscrições abertas para novos cursos de qualificação profissional em São Francisco


A Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, através da Secretaria do Trabalho, da Assistência e Promoção Social abre nesta segunda-feira (26/05), em parceria com o SEST/SENAT(PRONATEC) e com a SETRAB(Secretaria de Estado de Trabalho e Renda), mais de 60 vagas para diversos cursos.

As ofertas são para Operador de Empilhadeira (25 vagas), Eletricista Industrial (20 vagas) e Mecânica Industrial (20 vagas). Os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria de Promoção Social, na Av. Vereador Edenites da Silva Viana,176, São Francisco – Centro, das 9h às 17h.

Para realizar a pré- inscrição, que termina dia 30/05, é necessário levar uma foto 3x4, original e cópia legível dos seguintes documentos: CPF, Identidade, Comprovante de Residência atualizado, titulo de Eleitor e Comprovante de Ensino Fundamental completo.

Para ser contemplado com a vaga, o candidato deverá estar dentro do perfil exigido pelo Pronatec/MDS (Ministério do Desenvolvimento Social): ter 16 anos completos; ser beneficiário de algum programa social do Governo Federal; possuir renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita); estar desempregado ou sob Seguro Desemprego


Os cursos serão ministrados à noite (das 18h às 22h) na sede do Município. A divulgação dos nomes dos candidatos contemplados com a vaga será no dia 06/06/2014, na Secretaria Municipal de Promoção Social a partir das 10h. (Ascom-SFI)

Homem executado a tiros na Ilha dos Mineiros


Um homem foi assassinado a tiros na Ilha dos Mineiros, comunidade no entorno da Praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, por volta das 8h30 deste domingo, 25-05. As primeiras informações são de que a vítima deste homicídio é o dono de uma padaria identificado apenas como Alex, 40 anos.

Alex é de Travessão de Campos e estaria morando há cerca de cinco anos na Ilha, onde montou a padaria. Segundo populares, Alex estaria caminhando na rua quando foi surpreendido por dois homens armados e encapuzados em uma moto. Ainda de acordo com populares Alex teria tentado fugir pedindo socorro, mas foi perseguido pelos assassinos. Ele chegou a pular um muro de uma casa, mas foi assassinado no quintal.

O dono da padaria morava com a mulher e o filho. A Polícia Militar está no local. A Polícia Civil, 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, investiga o caso para saber se a vítima tinha envolvimento com alguma prática criminosa.



Prefeitura entrega obras em Buena



Uma solenidade, realizada na noite desta sexta-feira (23/05) marcou a entrega da obra de asfaltamento da localidade de Buena. O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene o vice, Amaro Barros, vereadorese demais membros da administração municipal participaram da cerimônia.

Além do asfaltamento, a localidade recebeu das mãos do vice-prefeito, que é da localidade, as chaves de uma ambulância zero km para atendimento à população e a melhoria da iluminação.

Toda a obra visa à melhoria na qualidade de vida dos moradores da localidade e adjacências já que o local recebe um intenso trânsito de veículos de médio, pequeno e grande porte.

Esta é mais uma obra realizada com recursos próprios da Prefeitura e faz parte do plano de governo do prefeito que já contemplou diversas localidades e ainda outras estão por receber as melhorias.


“Os resultados das economias que temos feito na nossa gestão podem ser percebidos por toda a população. Temos nos comprometido com o bem-estar dos munícipes de todas as localidades, não só da sede. São obras que interferem de forma direta na vida das pessoas,” completou o prefeito Pedrinho Cherene. (Ascom-SFI)