sábado, 3 de outubro de 2015

Bancários entram em greve a partir de terça-feira

Bancários de todo o país iniciam greve na próxima terça-feira (6), informou o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). 

A categoria ainda fará assembleias na próxima segunda-feira (5), para organizar o movimento. Ontem à noite, foram feitas assembleias em várias cidades do país: a greve foi confirmada. Em Brasília e em Porto Alegre, os bancários decidiram pela greve na quarta-feira (30).

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu 5,5% de reajuste para salários e vales. A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário. Os bancários querem reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.

Em nota, a Fenaban informou que a proposta dos bancos tem o objetivo de compensar perdas da inflação passada. “No momento delicado da economia, a proposta apresentada visa a compensar perdas decorrentes da inflação passada, sem contaminar os índices futuros, o que iria contra todos os esforços do governo para reequilibrar os fundamentos macroeconômicos, possibilitando a retomada do crescimento econômico”, diz o documento.

Agencias de São Francisco de Itabapoana devem aderir ao movimento
Como sempre acontece, quando ocorre greve a nível nacional, as agências bancarias de São Francisco de Itabapoana devem, também, aderir ao movimento funcionando apenas os caixas eletrônicos.

A Caixa de São Francisco de Itabapoana antecipou para esta segunda-feira, 05 de outubro, a cerimônia oficial de inauguração de sua nova agência.


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Começam neste domingo (4) as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol de SFI



Categoria Aspirante:
13h – Valão Seco X Nacional FC – (1° Jogo em Quadro Bocas)
13h – Nova Belém X Máquina (1° Jogo em Nova Belém )

Categoria Principal:
15h - Nova Belém X Santo Amaro – (1° jogo em Nova Belém)

15h- Quatro Bocas X União FC – (1° Jogo em Quatro Bocas)

Internauta registra vazamento de água em Guaxindiba


Há cerca de três semanas um cano rompido da Cedae está causando desperdício de água em Guaxindiba, na Rua Seis, próximo à Drogaria do Paulinho. Segundo a internauta Raquel, que enviou as fotos ao Blog, com a erosão na rua, o cano ficou à mostra e os carros estão passando por cima da tubulação. Os moradores apelam à Cedae para que realize o reparo.



Alerj aprova aumento do IPVA para carros de passeio e motos


Votação foi feita na Assembleia Legislativa
do Rio (Foto: Henrique Coelho / G1)
O projeto de lei do governo que altera regras e alíquotas na arrecadação do IPVA no Rio de Janeiro foi aprovado nesta quinta-feira (1) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).  A medida atinge carros de passeio, motos e até carros com maior potência, que passam a ter imposto específico a partir de janeiro de 2016.

A lei ainda precisa ser sancionada, em até 15 dias, pelo governador Luiz Fernando Pezão, que participou da elaboração do projeto.

As isenções foram menores do que as originalmente apresentadas, após reunião no colégio de líderes da Alerj nesta quarta-feira (30). A expectativa de arrecadação com o aumento do imposto é de pelo menos R$ 500 milhões.

A alíquota para carros de passeio e caminhonetes, inclusive os que usam biocombustível e combustível flex subiu de 3% para 4%. O imposto para motos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas até 250 cilindradas será mantido em 2%. Acima de 250 cilindradas, o imposto saltou para 2,5%.

Carros mais potentes, considerados veículos de luxo, com motor de propulsão acima de 2 mil cilindradas, terão imposto específico, de 4,5%. Os carros elétricos também passam a ter imposto específico, de 0,5%.

Também foi aprovada a isenção de IPVA para ônibus de transporte escolar legalizados e de carros adaptados de transporte de deficientes.
A partir da publicação da lei, o imposto para ônibus e micro-ônibus irá a 2%, assim como a 1% para caminhões-tratores e tratores não agrícolas. Para os carros que utilizem gás natural, o imposto passará a ser de 1,5%.

Para o deputado Luiz Corrêa da Rocha, líder do PSDB na Assembleia,  aprovação de aumento de impostos para veículos é uma medida necessária, apesar de negativa. "Caso o governo não tomasse essa atitude, o governo poderia ficar arriscado a não ter verbas para a folha de pagamento a partir do primeiro trimestre de 2016", explicou ele, autor de várias emendas do projeto, entre elas a isenção para ônibus escolares e de carros adaptados para deficientes físicos e visuais, além da remissão para dívidas de mais de cinco anos com o IPVA. "As dívidas a partir de janeiro de 2011 prescreveriam", afirmou.

O projeto de lei, no entanto, não foi aprovado por unanimidade. PSB e PSOL votaram contra. "Nem sempre o aumento de imposto quer dizer  aumento de arrecadação", disse Wanderson Nogueira (PSB).

Quase 100 emendas rejeitadas

Em reunião nesta quarta-feira (30), 167 emendas haviam sido propostas por 40 deputados, com 68 aproveitadas e 99 rejeitadas pelo colégio de líderes da Assembleia Legislativa do Rio.

Foi proposta verbalmente, sendo aceita no artigo 10 do PL, uma alíquota de 4,5 % para veículos de mais de 2 mil cilindradas ou com força maior do que 150 HP.

Fonte: G1 Rio

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Eleição para novos membros do Conselho Tutelar, neste domingo (4), em SFI


A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente convidam toda a sociedade civil para participar da Eleição Unificada do Conselho Tutelar de São Francisco de Itabapoana, que acontecerá no próximo domingo, dia 04 de Outubro de 2015, das 9h às 17h, na Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista (Escola Modelo), situada na Estrada do Espiador S/N , São Francisco de Itabapoana.

Está apto a votar todo cidadão acima de 16 anos, que possua Título Eleitoral no município, em situação regular, Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto que a substitua.

Os 10 candidatos habilitados, escolhidos após um processo seletivo, concorrem a cinco vagas de Conselheiros Tutelares Titulares e a cinco vagas de Conselheiros Tutelares Suplentes, que serão escolhidos pelos munícipes através do voto direto.

"A participação da população nesse processo Eleitoral é de suma importância para que a escolha dos novos Conselheiros Tutelares seja democrática, participativa e atenda às expectativas dos sanfranciscanos.", ressaltou a Secretária de Promoção Social Dayse Teixeira.

Serão eleitos automaticamente aqueles que alcançarem o maior quantitativo de votos. Estarão concorrendo os seguintes candidatos:

Carlos Alberto Félix Carvalho;
Carla da Silva Campos;
Carol Vieira;
Cecília Gomes de Freitas;
Heliane da Silva Gaspar;
Ludmila Silva dos Santos;
Saionara Chaves de Souza;
Suely de Azevedo Siqueira;
Vinícius da Rocha Fidélis;
Yanã Barreto Queiroz;


Com informações da Ascom-SFI

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Cartório do Ofício Único de SFI com novo titular a partir desta quinta-feira (1º)


A partir desta quinta-feira, 1º de outubro, o Cartório do Oficio Único de São Francisco de Itabapoana terá um novo titular. Com o encerramento do Concurso Público para Titulares de Cartórios de Notas e Registros, a vaga de titular de São Francisco de Itabapoana foi preenchida.

O responsável pelo Ofício Único será o itaperunense Rafael Ximenes. O Blog falou por telefone com Rafael. O novo titular do Cartório sanfranciscano disse que está com uma boa expectativa para começar o seu trabalho na nova cidade.

Tabelião com experiência desde 2009, Ximenes trabalhou por último no Cartório da cidade de Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Chega a São Francisco de Itabapoana após prestar concurso de remoção em 2012, tendo sido aprovado para a vaga de titular de cartório.

Escrevente substituta desenvolve bom trabalho

Desde 2010, quando a titular anterior do Cartório havia passado para outro concurso, o cargo ficou vago. A escrevente substituta Manuelle Rangel, a Manu, foi designada como Responsável pelo Expediente do Cartório do Ofício Único de São Francisco de Itabapoana.

Em 2012 foi realizado um Concurso Público para Titulares de Cartórios de Notas e Registros. Até que chegasse ao fim o processo deste Concurso, que se arrastou na Justiça, Manu permaneceu a frente do Ofício Único.

Desenvolvendo um trabalho profissional, a equipe chefiada por Manu deu conta do recado e conduziu com excelência os trabalhos.


O Blog parabeniza o trabalho realizado pela equipe do Cartório do Oficio Único e deseja boas-vindas ao novo titular, Rafael Ximenes.

Fonte: Blog do Paulo Noel

Mudanças no tabuleiro político de São Francisco de Itabapoana


Pedrinho deve assinar com PMDB nesta quarta-feira, 30-09. Comissão provisória local do partido pede destituição e se declara oposição em SFI.

Prefeito Pedrinho Cherene com o
Governador Pezão na inauguração
da Clínica da Família em SFI.
Matéria atualizada às 15h54
As mudanças no tabuleiro político em São Francisco de Itabapoana começam a ser concretizadas com vistas a disputa das eleições municipais de 2016.

Sexta-feira, 02-10, seria o último dia para as filiações para quem pretende concorrer ano que vem. Entretanto, como a presidente Dilma publicou nesta terça-feira, 29/09, o texto da Reforma Eleitoral, o prazo que está valendo agora é de seis meses antes do pleito.

Diante da incerteza se Dilma iria publicar a reforma, muitos partidos já tabularam as novas filiações. No meio político há também uma temerosidade com relação à possibilidade de contestação na Justiça sobre a aplicabilidade de alguns pontos da Reforma Política para as eleições 2016.

Em seu site, o PMDB Fluminense confirmou a filiação do prefeito sanfranciscano Pedrinho Cherene, que está deixando o PSC. Eleito com o apoio político do ex-governador Anthony Garotinho, Pedrinho deixa o atual grupo para se firmar de vez no grupo do atual governador Luiz Fernando Pezão.

O prefeito visita nesta quarta-feira a Assembleia Legislativa no Rio de Janeiro, na tentativa de alinhavar possíveis emendas de bancadas, ou seja, recursos para o município.

Após esses compromissos, Pedrinho teria uma agenda política com o Diretório Estadual do PMDB. Tudo indica que a ficha será assinada ainda hoje.

Comissão provisória pede destituição.

Com a ida do atual prefeito de São Francisco de Itabapoana para o PMDB, a Comissão Provisória do partido em São Francisco de Itabapoana pediu à Diretoria Regional a destituição da Comissão e a desfiliação de seus membros, que definem até esta quinta-feira, 1º de outubro, o futuro partidário.

A Comissão, que se declarou oposição em São Francisco, fez um comunicado em Nota enviada à Redação do Blog. Confira:

NOTA

A Comissão Provisória do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) de São Francisco de Itabapoana vem respeitosamente comunicar aos filiados, correligionários e munícipes que em reunião ontem, 29/09/2015 com membros do diretório Estadual do partido no Rio de Janeiro e após uma decisão da estadual em filiar o atual Prefeito para concorrer a eleição em 2016 na sigla, por não concordar com a maneira e rumo que a atual administração municipal vem governando nossa cidade e acreditar que a democracia deverá sempre prevalecer, respeitando sempre o direito de escolha, solicitou que em CARÁTER IMEDIATO, destituísse a Comissão, assim como desfilassem os mesmos. Vale ressaltar que nosso compromisso de fazer uma oposição livre, visando dias melhores e na certeza que saímos ainda mais fortalecidos para provermos o verdadeiro sentido da democracia.

São Francisco de Itabapoana, 30 de setembro de 2015.

Yara Cinthia Rocha Nogueira Santana - Membro
Manoel Alves Barreto - Membro
Jose Pinto de Souza Filho - Membro
Jose Renato Cunha da Silva  - Tesoureiro
Roberto Vinagre Cardoso  - Presidente

Agenda cultural e religiosa











Vídeo de divulgação do Retiro para Músicos





segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Viação Brasil passa a operar linha Campos - São Francisco


Decisão do DETRO/RJ foi publicada em Diário Oficial e passa a valer a partir da zero hora desta terça-feira, 29-09. Empresa substitui  Viação 1001.

Foto: divulgação/Viação Brasil
A Empresa Brasil Transporte e Turismo, em caráter emergencial, pelo prazo máximo de 1 ano, passa a operar as linhas intermunicipais em substituição à Auto Viação 1001, entre os municípios de Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana, a partir da zero hora desta terça-feira, 29/09. 

A decisão está em portaria assinada pelo presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de janeiro – DETRO/RJ, Carlos Luiz Martins, conforme publicação no diário oficial do Estado do Rio de Janeiro de 22 de setembro.

Diz ainda a Portaria nº 1221 que os ônibus da Empresa Brasil já começam a circular pelo município a partir da zero hora desta terça-feira, 29 de setembro atendendo as linhas: Campos – Máquina, Campos – Gargaú, Campos – Barra do Itabapoana (via Salinas), Campos – Salinas, Campos – Barra do Itabapoana (via Imburi), Barra do Itabapoana – São João da Barra (Via Imburi) e Campos – Praça João Pessoa (Via São Luís de Mutuca).

Esperaremos que, com a presença de outra empresa de ônibus operando em SFI, melhore o transporte intermunicipal entre o município sanfranciscano e Campos.

Que esta nova empresa venha a oferecer um transporte eficiente para moradores e turistas, conforme muito bem está explicitado em um dos itens da Portaria: o transporte de passageiros é definido como serviço público de natureza essencial, devendo observar o princípio de serviço adequado, que pressupõe o pleno atendimento dos usuários, satisfazendo as condições de regularidade, continuidade, eficiência e segurança.  

Detran-RJ programa quatro vistorias itinerantes para outubro em SFI


Órgão disponibilizará serviço em mais 48 municípios do interior

Pela primeira vez o município de São Francisco de Itabapoana irá receber quatro vistorias itinerantes do Detran-RJ em um mês. Durante o mês de outubro, além de São Francisco, outros 48 municípios do interior do estado terão a sua disposição serviços como licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de município, transferência de jurisdição, 2ª via de CRV, inclusão e baixa de alienação, além de alteração de características.

O atendimento aos motoristas e motociclistas, que acontece no galpão da Secretaria Municipal de Transportes, atrás da Prefeitura, estará a disposição dos sanfranciscanos nos dias 06, 14, 20 e 21 de outubro.

Com a visita dos vistoriadores, a partir de quinta feira (1/10), o Detran evita que seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos.

Para agendar o serviço, os motoristas devem ligar para 0800-0204040 e 0800-0204041 ou acessar o site www.detran.rj.gov.br.

Confira o calendário completo de vistorias em outubro  

01/10 – Engenheiro Paulo de Frontin, Italva, Levy Gasparian e Quissamã;
02/10 – Seropédica, São Fidélis, Rios das Flores e Carapebus;
05/10 – Paraty, Natividade, Itaocara e Rio das Ostras;
06/10 – Paraty, Varre-Sai, Itaocara, Conceição de Macabu e São Francisco de Itabapoana;
07/10 – Mangaratiba, Lage do Muriaé, Cambuci, Iguaba Grande e Italva;
08/10 – Mangaratiba, Porciúncula, Aperibé, Arraial do Cabo e Natividade;
09/10 – Mendes e São José de Ubá;
13/10 – Rio Claro, São João da Barra, Sapucaia e Rio das Ostras;
14/10 – Itatiaia, São Francisco de Itapaboana, Três Rios, Silva Jardim e Itaocara;
15/10 – Piaraí, Cardoso Moreira, Três Rios, Arraial do Cabo e Areal;
16/10 – Porto Real, São Fidélis e Saquarema;
19/10 – Bom Jardim, São João da Barra, Três Rios e Saquarema;
20/10 – Bom Jardim, São Francisco de Itabapoana, Aperibé, Quissamã e Arraial do Cabo;
21/10 – Trajano de Moraes, São Francisco de Itabapoana, Sumidouro, Carapebus e Rio das Ostras;
22/10 – Santa Maria Madalena, Italva, Sumidouro, Conceição de Macabu e Quissamã;
23/10 – Cantagalo, São Fidélis, Carmo, Saquarema e Tanguá;
26/10 – São Sebastião do Alto, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Rio das Ostras e Mangaratiba;
27/10 – Duas Barras, São Fidélis, Guapimirim, Silva Jardim e Paraty.
29/10- Quatis, São José do Vale do Rio Preto, Japeri e Tanguá;
30/10- São José do Vale do Rio Preto, Pinheiral, Tanguá e Porto Real.

Blog do Paulo Noel com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do RJ

Católicos de São Francisco celebram mês da Bíblia com missa campal


Pároco da Paróquia de São Francisco de Paula, Padre Lucas Mendes 

 Veja mais fotos aqui
Fotos: Vinícius Berto
A Paróquia de São Francisco de Paula realizou neste domingo, 27-09, o encerramento do mês da Bíblia. A programação contou com missa campal na Praça da Matriz, no Centro de São Francisco de Itabapoana.

Um grande número de católicos participou das comemorações pelo Dia do Livro Sagrado, que é comemorado oficialmente no dia 30 de setembro.

A missa campal deste domingo contou com a presença de todas as comunidades católicas que compõe a Paróquia, representadas por ministros da Eucaristia e católicos de outras localidades.

A Bíblia é o livro mais conhecido, mais lido e estudado em toda a história da literatura.

Estiveram presentes o prefeito Pedrinho Cherene, acompanhado de assessores e secretários, além de vereadores. Os seis anos de falecimento do saudoso ex-prefeito Pedro Cherene também estava entre as intenções da missa.

Blog registra eclipse lunar com "Lua de Sangue" e Super Lua









Fotos: Vinícius Berto/Blog do Paulo Noel



Os dois fenômenos que aconteceram simultaneamente foram o Eclipse Lunar e a Super Lua. 

No último vídeo desta postagem há uma explicação sobre a Super Lua. Com relação ao eclipse, o fenômeno é resultado de alinhamento do astro com o Sol e a Terra. O eclipse só voltará a acontecer em 2033.

A Lua desapareceu do  campo de visão, privada dos raios solares, e reapareceu pintada de vermelha - por isso, também é conhecida como "lua sangrenta" ou lua de sangue.

O vermelho se deve a um fenômeno luminoso. É pela refração dos raios solares que atravessam a atmosfera, com exceção dos vermelhos. Estes últimos sofrerão outro fenômeno: a atmosfera os desviará e iluminarão a superfície lunar.

domingo, 27 de setembro de 2015

Colisão entre carro e carreta na BR-101 deixa bebê morto e mãe gravemente ferida


Segundo relatos do pai da criança aos socorristas, a mãe estaria no banco da frente amamentando o bebê

Uma criança de oito meses morreu e a mãe ficou gravemente ferida em um acidente no final da tarde deste domingo (27/09), por volta das 17h, no km 42 da BR-101, próximo à entrada da localidade Guandú, em Campos.

O acidente envolveu uma carreta branca carregada de polietineno com placa de São Bernardo do Campo, em São Paulo e um carro de passeio, modelo Cruze, de cor branca, com placa de Campos.

Segundo informações de agentes da Autopista Fluminense, empresa que administra a rodovia, a carreta seguia no sentido Sul e o carro no sentido Norte, quando colidiram de frente.


Com o impacto da colisão, a mãe, identificada pelas iniciais G.C.R., de 30 anos e a filha Manuela da Costa Regiane, de oito meses, foram ejetadas do carro, à uma distância de aproximadamente 15 metros de onde o veículo parou .

Segundo relatos do pai, identificado pelas iniciais G.H.R.A., de 32 anos, aos agentes de socorro, a mãe estaria no banco da frente do veículo amamentando a criança, quando o acidente aconteceu. A cadeira de segurança da criança ficou intacta.

Segundo informações do motorista da carreta, que não sofreu ferimentos e preferiu não se identificar, ele teria saído de Minas Gerais e descarregaria a carga de 18 toneladas no Espírito Santo.

A mãe e o pai foram socorridos pelo Resgate da Autopista e levadas para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Segundo informações da unidade hospitalar, o pai sofreu ferimentos leves e a mãe sofreu múltiplas fraturas e passou por procedimento cirúrgico. O corpo do bebê foi levado pela ambulância que socorreu a mãe, para o hospital.


Fonte: Ururau
Fotos: Daniela Abreu

Brasil é destaque no contexto mundial de doação de órgãos



Com o slogan “Viver é uma grade conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”, a campanha do Ministério da Saúde sobre doação de órgãos procura incentivar e conscientizar as famílias para a importância do transplante. Hoje (27), é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos justamente para lembrar que um transplante pode salvar vidas. Diferente de qualquer outra terapêutica médica, o transplante só ocorre com a doação, por isso a importância da participação da população.

No cenário da doação de órgãos e tecidos, o Brasil se destaca no contexto mundial, principalmente por ter o maior sistema público de transplantes do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, 95% dos procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda de acordo com a pasta, o país teve o melhor primeiro semestre da história no número de doadores efetivos de órgãos, tanto em números absolutos quanto na taxa por milhão de população (pmp).

De acordo com os dados oficiais do Ministério da Saúde, de janeiro a junho deste ano, 4.672 potenciais doadores foram notificados, resultando em 1.338 doadores efetivos de órgãos. O doador potencial é aquele paciente notificado com morte cerebral. Para ele se tornar um doador efetivo, os órgãos passam por uma triagem com o objetivo de analisar a aptidão da doação de órgãos do paciente. Além disso, a legislação prevê que a família decida se vai querer ou não doar os órgãos do familiar.

As doações feitas neste ano possibilitaram a realização de 12,2 mil transplantes, fazendo com que crescessem os procedimentos de órgãos mais complexos como pulmão, coração e medula óssea. Nesse mesmo período, o Brasil alcançou a maior porcentagem de aceitação familiar, que foi de 58%, superando os demais países da América Latina. Na Argentina e no Uruguai esses percentuais são de 51% e 47%, respectivamente.

No contexto brasileiro, o estado do Rio de Janeiro tem tido um papel de destaque nos últimos cinco anos, desde a criação do Programa Estadual de Transplantes (PET), em 2010. Em todo o ano de 2010, foram feitas 80 doações. De janeiro a junho deste ano, já foram 220 doações, um aumento de 175%. Segundo o coordenador estadual do programa, Rodrigo Sarlo, o objetivo é alcançar 300 doações ainda este ano. Ele destacou que desde a criação do PET, todos os anos foram marcados por recordes de anos anteriores.

Testemunhos.

Dois anos e oito meses após receber um novo fígado, a dona de casa Claudia Ferreira, de 39 anos, moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, disse que nasceu novamente após a operação. Por conta do mal funcionamento do órgão, Claudia teve ascite ou barriga d’água, o que provocou o acúmulo de líquido na região abdominal, assemelhando-se a uma barriga de grávida.

“Em abril de 2012 comecei a sentir os sintomas que normalmente acometem pessoas que apresentam problemas no fígado, muita náusea, uma fraqueza, falta de apetite e então comecei a apresentar um quadro de gravidez porque a barriga começou a crescer e todos achavam que eu estava grávida.” Ela conta que quando foi internada, o quadro já era crítico, “de vida ou morte”. Apesar da gravidade, uma longa cirurgia de mais de oito horas, deu vida novamente a Claudia.

Meu pai foi um herói

Aos 12 anos, a cineasta Ana Key Kapaz, agora com 28 anos, recebeu a notícia de que precisaria de um transplante de fígado, após o seu órgão começar a afetar o funcionamento do pulmão. Ela tinha uma colangite esclerosante auto-imune e tomava remédios desde os 7 anos de idade, mas era preciso de um novo fígado. Seu pai, Ronald Kapaz, compatível para a doação, se prontificou a ajudar a filha.

“Meu pai não poderia ser mais importante na minha vida do que já era, e foi literalmente um herói, dando a oportunidade”. A operação deu certo e a jovem ficou um semana e meia internada depois do transplante. Nesse meio tempo, ela fez 13 anos no hospital, que contou com uma pequena festa, com a presença de familiares e amigos.

Para Ana, o pós-operatório foi a pior parte porque ela perdeu muito peso, não conseguia se manter ereta e tinha muita dor. “Tive que me afastar da minha gata de estimação por três meses e conviver com tubos de oxigênio após o transplante. Foi terrível me separar da minha gata e foi muito triste ficar de molho em casa longe dela”. (Ag.BR)