quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Bolsonaro sai na frente na disputa por alianças rumo ao 2ª turno das eleições em 30 de outubro

 


Já declaram apoio os governadores de MG, RJ, SP, DF e PR.

 



Após a votação de primeiro turno, a declaração de apoio dos cinco governadores dos estados mais populosos do país teve impacto imediato na percepção das chances de vitória do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, do PL.

 

Repercute na mídia eletrônica e nas redes sociais a diferença entre o peso dos apoiadores do presidente e aqueles declarados ao petista.

 

Manifestaram apoio a Bolsonaro no 2ª turno das eleições 2022, Romeu Zema, de Minas Gerais, Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, Ibaneis Rocha (MDB) do Distrito Federal, Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná e também de Rodrigo Garcia, governador de São Paulo.


Já apoio ao petista Lula, aparecem o PDT de Ciro Gomes e Helder Barbalho do Pará. Também manifestou apoio a Lula, o ex-presidente Fernando Henrique.



Lula dever contar ainda com apoio Simone Tebet (MDB)

O ex-presidente Temer, deve apoiar Jair Bolsonaro.

 

O candidato derrotado do PDT é tido no núcleo da campanha de Lula como um dos responsáveis pela migração de votos que levou Bolsonaro ao segundo turno com mais votos do que o previsto.

 

A campanha de Bolsonaro está ciente, no entanto, de que a transferência de votos dos recém-eleitos não é automática, e do desafio de reverter 6 milhões de votos em favor do atual presidente no correr das próximas três semanas e meia. Para isso, está fazendo uma convocação de todos os aliados eleitos e também dos que eventualmente tenham perdido as eleições para um mutirão na busca de eleitores faltosos e dos que optaram pelo voto branco ou nulo. A ordem é controlar o clima de "já ganhou", sem frustrar o entusiasmo da militância.