sábado, 28 de novembro de 2020

Guaxindiba está de luto: morre Jorginho enfermeiro vítima de Covid-19

 

Leia, também, no VNOTÍCIA.


 


A praia de Guaxindiba está de luto, morreu na tarde deste sábado, 28/11, às 13 horas, no Centro de referência de Covid-19 na Beneficência Portuguesa em Campos,  onde estava internado, o enfermeiro Jorge Pereira Junqueira, 63 anos, de Guaxindiba muito conhecido por Jorginho Enfermeiro.

Jorginho Enfermeiro foi mais uma vítima da Covid-19. Deixa esposa Joséte e duas filhas, Marisol e Brena. O sepultamento será neste domingo, 29, às 8 horas no Cemitério de São Francisco de Itabapoana.

Nas redes sociais a professora Silayne Baptista de Bom Jesus do Itabapoana e que morou cerca de 20 anos em São Francisco de Itabapoana, prestou uma linda homenagem a Jorginho:

“Guaxindiba está de luto e eu compartilho dessa dor e tristeza! O que fica é o exemplo de um cidadão simples, humilde que montava em sua bicicleta e batia de casa em casa para levar acolhimento e atendimento a quem precisasse. Um enfermeiro nobre de profissão e de humanidade, um grande ser humano a quem levo gratidão eterna em meu coração. Não há dinheiro que pague as vezes que ele cuidou do meu pai, do meu filho e até de mim mesma. Mas Deus quer para o céu os bons, por isto Jorginho hoje vc foi chamado. Não resistiu a este vírus, mas foi morar com Deus! Aqui na Terra, em São Francisco vc fará muita falta.....Seus pacientes se tornaram órfãos hoje. A família, meus sinceros agradecimentos e sentimentos por está lamentável perda! Que Deus o receba de braços abertos com as honras que um homem do povo que se doou para o povo, merece! Minha querida aluna Marissol Junqueira, sinta-se abraçada e que Deus conforte seu coração. O dever , a missão foi cumprida. Seu pai foi um grande homem”.

 

 

Rozilene Barreto Guimarães disse: “Não só Guaxindiba está em luto mais eu aqui em Niterói também! Em 2013 tive o grande prazer de conhecer essa pessoa tão maravilhosa e prestativa e me encantei com ele. Estou completamente triste, mais o céu está em festa porque pessoa como ele já tem o seu lugar reservado. Obrigado Jesus por receber em seus braços esse anjo”.

Idoso morre afogado na foz do Rio Guaxindiba

 Leia, também, no VNOTÍCIA.

  

Um idoso se afogou e veio a óbito na tarde deste sábado, 28/11, ao tentar atravessar a foz do Rio Guaxindiba que desagua no oceano atlântico, entre as praias de Guaxindiba e Sossego , local também conhecido como “vazante”.


O corpo foi resgatado por populares e permanece na areia, próximo a “vazante” até que seja removido pelo rabecão da Defesa Civil para o Instituto Médico Legal em Campos.


No local, ninguém reconheceu o corpo. Mais detalhes a qualquer momento.

 

 

 

Anvisa recebe pedido para análise da vacina da Janssen-Cilag. Agência tem até 20 dias para analisar os documentos

 Leia, também, no VNOTÍCIA



 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu pedido de Submissão Contínua da vacina para covid-19 do laboratório Janssen-Cilag. A Anvisa tem até 20 dias para analisar os documentos, contados a partir da data do protocolo.

 

Segundo a agência reguladora, a submissão contínua ainda não é o pedido de registro da vacina. A Submissão é um envio antecipado de dados já prontos e consolidados que serão necessários para o futuro pedido de registro.

 

Com a abertura do processo na sexta-feira (27), o laboratório enviou também o primeiro pacote referente aos dados de qualidade do produto, o AD26.COV2.S. Na submissão contínua, os laboratórios devem apresentar os pacotes de dados de qualidade e de eficácia/segurança.

 

Este é quarto laboratório a enviar dados por submissão contínua para vacina covid-19. Com isso, todos os laboratórios com pesquisa de vacinas em andamento no Brasil já iniciaram o envio de dados para a Anvisa.

 

Vacinação

A ordem de vacinação contra a covid-19 dependerá da disponibilidade de doses a partir do tratamento que será adquirido e disponibilizado pelo governo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A afirmação foi feita ontem (27) por representantes do Ministério da Saúde em entrevista coletiva na sede do órgão.

 

“A sequência de vacinação vai depender da disponibilização em escala da vacina para o país”, declarou o secretário executivo da pasta, Élcio Franco. A “escala” envolve a quantidade de doses e o cronograma de aquisição e consequente disponibilização destas.

 

Franco acrescentou que a definição dos públicos prioritários será feita pelo governo a partir de dois tipos de informações. O primeiro envolve aqueles segmentos com maiores riscos de evoluir para um quadro grave, os chamados grupos de risco. Neste universo estão pessoas idosas e com comorbidades.

 

Fonte: Agência Brasil.

Recadastramento de aposentados está suspenso até o fim do ano. Objetivo da medida é reduzir possibilidade de contágio pela covid-19

 

Leia, também, no VNOTÍCIA.


A exigência da prova de vida anual de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspensa até o fim do ano. A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia informou, no início da noite, que publicará, na segunda-feira (30), uma portaria com a prorrogação da medida.

 

A prova de vida anual obrigatória deixou de ser exigida desde o dia 18 de março de 2020, como medida de proteção no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A medida, no entanto, não afeta o recebimento de proventos e pensões. Com o adiamento da retomada da prova de vida, quem não fez o procedimento entre março e dezembro desse ano, não terá o benefício bloqueado até o fim de janeiro.

 

Realizada todos os anos no mês de aniversário do beneficiário, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. A prova de vida exige o comparecimento do segurado ou de algum representante legal ou voluntário à instituição bancária onde saca o benefício.

 

Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

 

Fonte: Agência Brasil

 


Morre de infarto irmão da vereadora Yara Cinthia de SFI

 Leia também no VNOTÍCIA




 

Faleceu na manhã deste sábado, 28/11, por volta das 9 horas, vítima de infarto, em um galpão de trabalho próximo a localidade de Volta Redonda em São Francisco de Itabapoana, Adilson Nogueira Rocha, 63 anos. Ele era funcionário público municipal e respondia pela chefia do transporte da Secretaria Municipal de Educação.

Adilson era irmão da vereadora Yara Cintia. Segundo o sobrinho Mateus, o tio chegou a tomar café com o irmão e seguiu para o Galpão de trabalho. Mais tarde, foi encontrado morto. A vereadora Yara e seus familiares estão no local. 


Envio os sinceros pêsames aos familiares. 

 

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Prefeita de São Francisco de Itabapoana testa positivo para COVID-19

Leia também no VNOTÍCIA.



A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Azeredo Barbosa Lemos está com COVID-19. Francimara anunciou na tarde desta quarta-feira, 25/11, que o último teste que fez deu resultado positivo.

 

Em anúncio nas redes sociais ela disse: “Como todos sabem, passei por um tratamento de câncer de mama e por pertencer ao chamado “grupo de risco” tenho realizado rotineiramente testes para detecção da COVID- 19 e, infelizmente, o último teste apresentou RESULTADO POSITIVO.

 

Gostaria de tranquilizar a todos informando que estou em isolamento na minha residência, fazendo o tratamento prescrito pela doutora Karla Kissila, diretora do Hospital Municipal Manoel Carola.

 

Ontem, realizei o exame de tomografia no Hospital Manoel Carola e fui reavaliada pela Dra Karla Kíssila que identificou a melhora dos sintomas.

 

Gostaria de finalizar pedindo as orações e pensamentos positivos de todos, e dizer que estamos acostumados a vencer batalhas e essa será mais uma.

 

Aproveito para agradecer a Dra Karla Kissila e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde pela assistência que tenho recebido.

 

Muito obrigada a todos”, concluiu a prefeita.

domingo, 22 de novembro de 2020

Colisão de moto com carro no centro da cidade de SFI deixa motociclista ferido



Uma pessoa saiu ferida em uma colisão de um carro com uma moto na manhã deste domingo, 22, no centro de São Francisco de Itabapoana, no trevo próximo ao Posto Ypiranga.

 

Segundo populares a moto colidiu com o carro, um Gol, que estaria acessando a rotatória para chegar ao posto de combustível. A moto colidiu do lado do motorista atingindo a porta do veículo.

 

Chamado, o resgate municipal chegou rápido ao local socorrendo a vítima para o Hospital Municipal Manoel Carola em Ponto de Cacimbas.

 

DER-ES: interdição da Ponte da Amizade sobre o Rio Itabapoana a partir de segunda-feira (23)

Leia também no VNOTÍCIA. 

 

Nesta segunda-feira (23), o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) iniciará as obras do encabeçamento da Ponte da Amizade sobre o Rio Itabapoana, na divisa do Espírito Santo com o Estado do Rio de Janeiro e que liga a ES-060, no município de Presidente Kennedy, à RJ-224, no município de São Francisco de Itabapoana.

 

 

A parceria entre os dois Estados resultou na obra do encabeçamento da ponte e o DER-ES é quem irá executar tanto os trabalhos iniciais de reparo quanto as obras definitivas.

 

 

As opções para os motoristas terem acesso aos Estados é pela BR-101. As obras têm previsão de início na segunda-feira (23) e a interdição será total até a conclusão das obras.

 

 

O encabeçamento da ponte pelo lado do Rio de Janeiro será executado e a interdição vai ser em sua totalidade, afim de garantir a segurança dos transeuntes. As obras serão concluídas com o prazo máximo de 30 dias, podendo ser finalizado antes.

 

 

Até o momento os policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), não foram informados da interdição da ponte nesta segunda-feira. O BPRv (RJ) é quem faz a segurança na divisa do lado do RJ. Pelo lado do ES, o Posto Polícial está desativado.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação DER-ES - Flávia Pimentel Simões / Felipe Mansur Valinho / Marília Vieira. (27) 3636-4404 / 99943-7470 / 99929-8211

Francimara é reeleita prefeita de São Francisco de Itabapoana

 A atual prefeita de São Francisco de Itabapoana Francimara Azeredo Barbosa Lemos, venceu as eleições no município sanfranciscano se reelegendo para o
cargo por mais quatro anos.

 

O resultado oficial da apuração das eleições foi divulgado neste domingo, 15 de novembro de 2020 às 22h25 horas. Francimara venceu com 13.464, enquanto Pedrinho Cherene obteve 12.774 e Papinha, 2.054. A diferença entre Francimara e Pedrinho foi de 690 votos.

  

Após apresentar o falhas nos aplicativos para a justificativa eleitoral, o sistema oficial de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve problemas no sistema. A falha ocorre pouco mais de uma hora após a totalização de votos na maior parte dos municípios do país.

 

Em São Francisco de Itabapoana, não foi diferente. O resultado oficial foi divulgado às 22h23m.

 

A prefeita reeleita disse que já sabia da vitória através de uma apuração paralela, mas que somente comemorou a vitória após o resultado oficial. Neste momento ela está na sua residência na praia de Guaxindiba com amigos correligionários.


Francimara vence mais uma e torna-se a 1ª mulher reeleita em SFI

 

Francimara Barbosa Lemos (Solidariedade) entrou mais uma vez para a história de São Francisco de Itabapoana (SFI). Depois de ser a primeira prefeita eleita no município, também se tornou a primeira mulher reeleita na cidade ao conquistar 13.460 votos. Neste domingo (15), ela derrotou outra vez nas urnas o ex-prefeito Pedrinho Cherene (PP), 2º colocado com 12.774 votos e também Papinha (Republicanos), 3º colocado 2.054 votos.


“Agradeço primeiramente a Deus pela nossa vitória, ao povo de SFI, que confiou mais uma vez na Francimara, aos que trabalharam na campanha, a todos os integrantes do nosso Governo, que me ajudaram a administrar o município, e a minha família, que sempre esteve ao meu lado”, disse emocionada a prefeita ao receber o resultado oficial da apuração em sua residência, na Praia de Guaxindiba, acrescentando:


“No primeiro mandato priorizamos a Saúde, a Educação e o Social e neste primeiro mandato vamos investir mais na Agricultura, no Turismo, no Esporte, enfim, em todas as outras áreas. Não vou decepcionar meu povo querido de SFI, afinal, a nossa música oficial da campanha diz que ‘Francimara fez, Francimara faz, agora é 77 e vai fazer muito mais’, e podem ter certeza que junto com o meu vice Raliston Souza e a nossa equipe vamos fazer”.


Para comemorar a vitória, Francimara saiu numa carreata em veículo aberto pelas ruas do município, a fim de agradecer à população por mais um mandato à frente da Prefeitura de SFI.

 

Ascom Coligação São Francisco Pra Frente