sábado, 16 de janeiro de 2021

SFI receberá na próxima terça, 19, uma remessa de 14 mil seringas para a campanha de vacinação contra a CONVID 19

 

Leia no VNOTÍCIA


O município de São Francisco de Itabapoana receberá no próximo dia 19/01, terça-feira uma remessa de 14 mil seringas para a campanha de vacinação contra a COVID 19, informou a secretária de Saúde do município, Thayna Rissa Ribeiro.

 

O material corresponde ao mesmo número de doses que serão necessárias para imunizar a população, que se encaixa nas quatro fases iniciais da vacinação.

 

O governo do Rio deu início, neste sábado (16), à distribuição do primeiro lote. Ao todo, nesta primeira fase, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) enviará 5,5 milhões de seringas descartáveis de 3 milímetros (ml) com agulha aos 92 municípios do estado.

 

A operação para a entrega do material, em apenas quatro dias para todos os municípios, tem o apoio da Polícia Militar (PM). A PM dará suporte, com 17 comboios, fazendo a escolta dos veículos da secretaria que levarão as seringas para as cidades. Cem policiais militares participarão diariamente da ação, que será monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

 

O governador Claudio Castro disse que está tudo pronto para a vacinação. “Estamos prontos para vacinar a população fluminense. Agora, é hora de cada cidade do estado receber seringas e agulhas para a primeira fase de imunização. Cada cidadão, de forma igualitária e seguindo o Plano Nacional de Imunização, terá direito à vacina, de Natividade à Paraty”, disse.

 

O secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves, destacou a experiência dos profissionais de saúde em ações de vacinação desse tipo. “A secretaria já tem em sua rotina as vacinações pelo SUS e histórico de grandes campanhas de imunização. Estamos preparados para dar início à vacinação. A distribuição das seringas é mais um passo desse processo para garantir que toda a população do Estado seja vacinada”, disse.

 

Outro lote

Em dezembro do ano passado, a SES recebeu 8 milhões de agulhas e seringas adquiridas por meio de licitação. Um segundo lote, com mais 8 milhões de agulhas e seringas, tem previsão de entrega à secretaria, em fevereiro. Esse material foi comprado a R$ 0,17 a unidade, abaixo do valor estabelecido nas atas de preço vigentes. Outro processo de aquisição, de mais 50 milhões de agulhas e seringas, já foi iniciado e estará concluído para as fases seguintes da campanha de vacinação contra a covid-19.

 

Plano Nacional de Imunização

 

A SES vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS), que prevê a distribuição de vacinas contra a covid-19 para todos os estados do país. O PNI ocorrerá inicialmente em quatro fases, obedecendo a critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses.

 

Fases da vacinação

A primeira fase prioriza os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena; a segunda fase inclui pessoas de 60 a 74 anos;  a terceira prevê a vacinação de pessoas com comorbidades e, por isso, maior risco de agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares) e  a quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

 

Da redação com informações da Agência Brasil.

 

 

 


quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Franceses em volta ao mundo passam por SFI

 

 

Os franceses Bruno e Isabelle Frébourg, 63 e 60 anos, iniciaram em abril de 2006 um projeto audacioso: dar a volta ao mundo. No Brasil, desde janeiro de 2020, eles chegaram a São Francisco de Itabapoana (SFI) na tarde da última quarta-feira (13), após passarem recentemente por outras cidades fluminenses, como Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Paraty, na Costa Verde.

 

Uma das primeiras decisões dos viajantes ao conceber o plano foi a preferência a transportes como barcos e bicicletas, este último pouco utilizado pelo casal até o início do percurso.

 

“Iniciamos essa aventura com a proposta de conhecer novas tradições, culturas e comidas”, afirmou Bruno, que intercalava um pouco de português com inglês e francês. Ele contou ainda que tem uma filha de 38 anos que ficou muito preocupada com a aventura dos pais, mas não foi empecilho para eles seguirem adiante.

 

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) alterou os planos do casal em terras brasileiras, como aconteceu com várias pessoas que tiveram que abortar o que haviam planejado. O casal precisou retornar à terra natal em março, após a morte do pai de Bruno, e só conseguiu voltar ao Brasil em outubro, devido às medidas restritivas impostas aos voos internacionais.

 

Nas bicicletas, trazem os poucos utensílios indispensáveis para o trajeto de quase 150 mil km e um pedido de ajuda: “Nós não temos muito dinheiro. Precisamos de doações para comer”.

 

Quando questionado sobre as características mais marcantes do país, o casal, junto há 40 anos, respondeu prontamente: a hospitalidade e o acostamento nas estradas. Eles contaram agradecidos que, onde vivem, em Bailleul, na região da Normandia, não existe essa faixa adicional.

 

Assim que chegaram a SFI, os franceses procuraram a prefeitura, localizada em frente ao portal da cidade. “Em todos os lugares por onde passamos, as autoridades nos ajudam oferecendo um lugar para descansar. Em cidades maiores, como Rio de Janeiro e São Paulo, passamos dois ou três dias. Mas aqui iremos ficar somente uma noite”, relataram.

 

Segundo eles, a estadia em território são franciscano foi curta, pois precisam chegar em Recife até oito de março. A data marca a expiração do visto e o início de uma nova etapa da volta ao mundo, quando vão embarcar em um barco em direção a Dakar, capital do Senegal. De acordo com o site “Roues Libres”, atualizado semanalmente pelos viajantes, países como Rússia, Coréia do Sul, Japão, Filipinas, Austrália, Viatnã e Canadá já foram percorridos.

 

A Prefeitura de SFI, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, deu suporte aos viajantes durante a passagem pela cidade, onde ficaram hospedados em Guaxindiba, uma das principais praias dos cerca de 60 km.

Fonte: Ascom SFI

Reportagem: Júlio César Barreto / Fotos: Eduardo Porto

Operação conjunta da PM e da Polícia Civil prende homem suspeito de duplo homicídio em Santa Clara

 Leia no VNOTÍCIA 

Operação conjunta de policiais militares da 3ª Cia de SFI e da Polícia Civil prendeu um homem de iniciais T.S.O., de 20 anos, suspeito do duplo homicídio ocorrido na Praia de Santa Clara, na quarta-feira (13).

 

A prisão aconteceu agora há pouco, às 9h30, na Rua da Jaca, no Centro da cidade.

 

Foram realizadas diversas diligências através de equipes da PM e da Polícia Civil. Contra o jovem havia um mandado de prisão expedido pela Justiça.

 

Segundo a PM, o preso foi vítima de uma tentativa de homicídio, na semana passada, na Rua do Dil, no Centro de SFI, sendo baleado no braço e no peito.

 

Ainda de acordo com a PM, ele é  apontado como autor de vários outros homicídios, já havia sido preso e saiu por causa da pandemia.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Moto furtada em Guaxindiba recuperada pela PM em Barra do Itabapoana

 Moto furtada em Guaxindiba recuperada pela PM em Barra doItabapoana


A Guarnição do DPO de Praça João Pessoa recuperou em Barra do Itabapoana na noite desta segunda-feira, 11/01, uma moto Yamaha placa LKS-7967 com azul que fora furtada em Guaxindiba, por volta das 19h30.

A PM foi informada de que os elementos seguiram sentido Barra do Itabapoana. A PM logrou êxito em localizar dois indivíduos nas Casinhas de Barra do Itabapoana, próximo a  um matagal, com a motocicleta furtada  e uma CG 125 vermelha placa KMS-7470 que foi utilizada no furto.

O indivíduo que se encontrava com a  moro furtada, tentou se evadir, mas acabou sendo imobilizado pela PM que deu voz de prisão, o conduzido para a 147ª Delegacia de Polícia em São Francisco de Itabapoana. Ocorrência em andamento.

Ford encerra sua produção no Brasil


Montadora fechará três fábricas no país

A montadora Ford anunciou hoje (11) que fechará suas fábricas no Brasil. Serão fechadas as plantas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP). Será mantida apenas por alguns meses a produção de peças para suprir o estoque de pós-venda. A fábrica da Troller, em Horizonte (CE), será fechada no último trimestre de 2021.

 

O mercado nacional será abastecido com veículos produzidos, principalmente, na Argentina e no Uruguai, países cujas operações da empresa não serão afetadas. A montadora encerrará as vendas dos modelos EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques.

 

A empresa manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; o Campo de Provas, em Tatuí (SP); e sua sede regional em São Paulo.

 

A justificativa é a crise gerada pela pandemia que atinge o mundo desde o início de 2020. Segundo a Ford, a pandemia da covid-19 "amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".

 

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

 

A companhia não informou qual será o número de funcionários demitidos, disse apenas que trabalhará "com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio”.

Fonte : Agência Brasil


domingo, 10 de janeiro de 2021

Final feliz: jovem desaparecido em SFI foi localizado caminhando na RJ-196 próximo a curva da Volta da Figueira

 



 

Desaparecido desde segunda-feira, 04/01, quando fugiu de casa, foi encontrado neste domingo, 10/01, por volta das 11 horas o jovem Leonardo da Silva Pessanha, o Léo, de 25 anos, que estava sendo procurado pela família.

Sem tomar os medicamentos e sem estar se alimentando o jovem Léo, foi visto na manhã deste domingo, pelo radialista e blogueiro Júlio Cesar que com ajuda de um amigo avisou a família.

 

Léo é da localidade de Nova Belém, em São Francisco de Itabapoana e, segundo a mãe Márcia, ele tem depressão profunda ,síndrome do pânico e faz tratamento psiquiátrico.

 

Segundo o radialista ele o reconheceu quando passava pela Oficina de Lanternagem do Amarelinho, às margens da Rodovia 196, que liga São Francisco de Itabapoana a Santa Clara.

“Quando o reconheci, parei o carro e fui até ele para oferecer ajuda. Mas, o rapaz não foi receptivo e reagiu com rispidez. Ele, no entanto, confirmou que seu nome é Leonardo”, disse.

Percebendo que não obteria êxito em convencê-lo a receber ajuda, o radialista com ajuda de um amigo começou a ligar para a mãe.

 

Quando a mãe soube, imediatamente pegou um táxi e foi até o local. Ela precisou contar com apoio de uma viatura policial da PM que passava pelo local.

 

O PM pediu os documentos dele, e ordenou que ele entrasse no táxi com a mãe e, a partir dai, ele não ofereceu resistência e foi com a mãe que o levou para o Hospital Municipal Manoel Carola. Márcia, a mãe que é agente de saúde da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, conversou com à Rádio São Francisco FM.

 

“Graças a Deus meu filho foi encontrado. Agradeço o apoio de todos da imprensa. Meu filho está com os pés todo machucado. Os lábios secos e com feridas. Tudo indica que quando o encontramos, estava desidratado. Ele não resistiria por mais dias vivo. No Hospital Manoel Carola, foi bem atendido e, após internado, ficou no soro tomando os medicamentos. Agora, após a alta, vamos leva-lo para casa”, disse a mãe emocionada.

 

 

 

SUS terá exclusividade sobre a CoronaVac, afirma Ministério da Saúde


Leia, também, no site VNOTÍCIA: Pasta comprará e distribuirá toda a vacina produzida peloButantan


 


O Ministério da Saúde reafirmou, hoje (9), em nota, que todas as doses da vacinas contra o novo coronavírus que o Instituto Butantan produzir ou importar serão adquiridas pelo governo federal e distribuídas exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Segundo a pasta, técnicos ministeriais e representantes do laboratório paulista reuniram-se ontem (8) para discutir a incorporação da CoronaVac ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

 

Ao fim do encontro, ficou acertado que o governo federal terá o direito de exclusividade de compra de todo imunizante que o Butantan produzir ou importar. Além disso, caberá ao ministério disponibilizar a CoronaVac para os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, simultaneamente e proporcionalmente ao tamanho da população de cada unidade federativa.

 

“Assim, brasileiros de todo o país receberão a vacina simultaneamente, dentro da logística integrada e tripartite, feita pelo Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde”, destaca a pasta, em nota divulgada nesta tarde.

 

Na quinta-feira (7), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tinha anunciado a assinatura de um contrato com o Instituto Butantan para adquirir até 100 milhões de doses da CoronaVac. Esse contrato, no entanto, previa a compra inicial de 46 milhões de unidades a serem entregues até abril deste ano e a possibilidade de aquisição de mais 54 milhões posteriormente.

 

O valor total da compra passa de R$ 2.677 bilhões, incluídas todas as despesas ordinárias diretas e indiretas decorrentes da execução contratual, inclusive tributos e/ou impostos, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, taxa de administração, frete e seguro, entre outras. O contrato já assinado estabelece que o pagamento seja realizado após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceder ao laboratório o registro ou a autorização para uso emergencial da vacina.

 

Nova reunião deve ser realizada nos próximos dias, com a participação do ministro da Saúde e de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) dos estados e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Nesse encontro, serão detalhados os próximos passos da logística e do calendário da campanha de vacinação.

 

A CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório farmacêutico chinês Sinovac.

 

Ainda na quinta-feira, o governo de São Paulo, ao qual o Butantan é vinculado, anunciou que os testes realizados no Brasil demonstram que a taxa de eficácia mínima da vacina contra o novo coronavírus é de 78%. De acordo com o governo paulista, entre os voluntários que participaram dos testes e contraíram a covid-19, nenhum desenvolveu a forma grave da doença. Também não foi registrada nenhuma morte entre eles.