sábado, 29 de maio de 2010

Campeonato de SFI entra na quinta rodada

Neste domingo (30/05) acontecem os jogos válidos pela quinta rodada do Campeonato de Futebol de São Francisco de Itabapoana. O campeonato tem duas disputas paralelas: as Categorias Principal e Aspirante. O equilíbrio entre as equipes é a característica que predomina até o momento na categoria principal. Na chave A três times estão na frente empatados com seis pontos: Buena, Gargaú e Guaxindiba. Entretanto Amavor e Flor de Maio estão logo atrás com cinco pontos, e ainda têm um jogo a menos. Pela chave B cinco equipes estão divididas entre apenas dois pontos. Santo Amaro lidera isoladamente com oito pontos, Palmeirinha e Quatro Bocas têm sete e Morro do Bode (com um jogo a menos) e Amprajope estão com seis pontos. O equilíbrio é tão grande que ao final deste domingo, dependendo dos resultados dos jogos, qualquer um desses seis times da Chave B pode terminar a rodada na liderança.

Se na Categoria Principal o equilíbrio é a palavra chave, o mesmo não se pode afirmar da Categoria Aspirante. Buena é o líder isolado da chave A com 12 pontos, e abriu na última rodada três pontos para o Flor de Maio, segundo colocado. Pela Chave B, o Travessão lidera com 12 pontos e tem dois de vantagem para o segundo colocado, o Palmeirinha. Buena e Travessão estão 100% e são a sensação da competição.

A disputa na Categoria Aspirante sempre foi uma tradição em São Francisco de Itabapoana, e os times são formados pela segunda força das equipes. Entretanto essa segunda força pode até surpreender, quando comparada com os jogadores que ocupam o melhor quadro. Como é o caso do próprio Travessão, que não sabe o que é perder na Categoria Aspirantes, e na Principal amargura a sétima colocação com três pontos.

Os jogos na Categoria Aspirante começam às 12h45m, enquanto os da Categoria Principal iniciam às 14h45m, com 15 minutos de tolerância.

Chave A:

São Francisco X Praça Imaculada (Essa partida será em Nova Belém, pois o São Francisco foi punido com a perda de um mando de campo, em função de uma confusão ocorrida no jogo com o Flor de Maio, na terceira rodada).
Sossego X Buena
Amavor X Flor de Maio
Guaxindiba X Gargaú
Folga: Nova Belém

Classificação

1º Buena ------------------------------- 6 P / 4 J / 2 V / 0 E / 2 D / 6 GP / 6 GC / 0 S
2º Gargaú ------------------------------ 6 P / 4 J / 1 V / 3 E / 0 D / 6 GP / 5 GC / 1 S
3º Guaxindiba ------------------------- 6 P / 4 J / 1 V / 3 E / 0 D / 5 GP / 4 GC / 1 S
4º Amavor ----------------------------- 5 P / 3 J / 1 V / 2 E / 0 D / 4 GP / 2 GC / 2 S
5º Flor de Maio------------------------- 5 P / 3 J / 1 V / 2 E / 0 D / 2 GP / 1 GC / 1 S
6º Sossego ---------------------------- 4 P / 3 J / 1 V / 1 E / 1 D / 4 GP / 4 GC / 0 S
7º São Francisco ------------------------ 4 P / 4 J / 1 V / 1 E / 2 D / 5 GP / 6 GC / -1 S
8º Nova Belém ------------------------- 3 P / 4 J / 0 V / 3 E / 1 D / 3 GP / 4 GC / -1 S
9º Praça Imaculada -------------------- 1 P / 3 J / 0 V / 1 E / 2 D / 4 GP / 8 GC / -4 S

Chave B:

Travessão X Palmeirinha
Vilão X Morro do Bode
Quatro Bocas X Santo Amaro
Deserto Feliz X Amprajope

Classificação

1º Santo Amaro ------------------------ 8 P / 4 J / 2 V / 2 E / 0 D / 6 GP / 4 GC / 2 S
2º Palmeirinha ------------------------- 7 P / 4 J / 2 V / 1 E / 1 D / 10 GP / 3 GC / 7 S
3º Quatro Bocas ------------------------ 7 P / 4 J / 2 V / 1 E / 1 D / 6 GP / 4 GC / 2 S
4º Morro do Bode ---------------------- 6 P / 3 J / 2 V / 0 E / 1 D / 6 GP / 4 GC / 2 S
5º Amprajope -------------------------- 6 P / 4 J / 1 V / 3 E / 0 D / 5 GP / 5 GC / 1 S
6º Vilão -------------------------------- 4 P / 4 J / 1 V / 1 E / 2 D / 1 GP / 4 GC / -3 S
7º Travessão -------------------------- 3 P / 3 J / 1 V / 0 E / 2 D / 5 GP / 3 GC / 2 S
8º Deserto Feliz ----------------------- 0 P / 4 J / 0 V / 0 E / 4 D / 1 GP /14GC / -13 S

Clique na tabela da Categoria Aspirante para ampliá-la

Prefeitura de SJB paga funcionários com aumento

Os funcionários da Prefeitura de São João da Barra receberam nesta sexta-feira (28) o pagamento referente ao mês de maio. Os salários vieram acrescidos de 6,5%, aumento concedido pela prefeita Carla Machado neste mês de dissídio. O percentual foi o maior da região e também o maior entre os municípios produtores de petróleo, que em média deram 4,5% de aumento.

No próximo mês os funcionários vão receber, além do salário, a primeira parcela do décimo terceiro. O pagamento de junho é antecipado e vai acontecer no dia 22 devido aos festejos juninos que acontecem na cidade.

O pagamento do funcionalismo público de São João da Barra segue um calendário, implantado a partir de 2007, que prevê como data limite para a liberação dos vencimentos o dia 28 de cada mês. A iniciativa, além de permitir ao servidor um melhor planejamento em relação ao seu orçamento, é benéfica também para o comércio local, que pode ser preparar para suprir a demanda.

Outro benefício concedido pela atual administração municipal, o Cartão Alimentação, com valor de R$ 150,00 e crédito renovado a cada dia 20, também é uma forma de fomentar o comércio local, já que só pode ser utilizado dentro do município.

Secom/SJB – Nelita Campos

Projeto “Minas Rio” é apresentado a empresários na ACIC



Com objetivo de atrair empresários da região para participarem do Projeto Minas-Rio, do grupo Anglo Ferrous, o representante da empresa, Leoni Rocha, proferiu na noite da última quinta-feira (27), na sala de multimídia da Associação Comercial e Industrial de Campos – ACIC- palestra para cerca de 60 empresários de diversos segmentos da economia local, sobre o empreendimento que consiste na extração de minérios de ferro, que começa em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, onde é feito o beneficiamento do produto, passando pelo transporte por mineroduto, até chegar a filtragem e o embarque pelo Porto do Açu, no município de São João da Barra. Ao todo são mais de 550 km de percurso até chegar ao Porto em São João da Barra.

Durante a reunião foi exibido um filme e slides, abordando o Projeto Minas Rio, visando atrair o interesse de empresas da região a participarem das futuras licitações do empreendimento. A expectativa é que sejam criados cerca de cinco mil empregos indiretos, através de empresas contratadas. A previsão da empresa Anglo American LLX-Minas Rio é que o primeiro embarque acontece em junho de 2012. A previsão é que pelo Porto do Açu seja embarcado cerca de 26,5 milhões de toneladas por ano.

De acordo com o presidente da ACIC, Amaro Ribeiro Gomes, este é mais um passo dado para o crescimento da região, com a chegada do Porto do Açu e de Barra do Furado, que uma vez entrando em funcionamento, vai gerar dezenas de empregos para a população, e trazer divisas para a região, aumentando a receita e o poder de compra da população. Amaro destaca que no final todos irão ganhar, não só as empresas que irão poder oferecer seus serviços para estes grandes empreendimentos, como também vai refletir na economia do comércio local, já que a população terá mais dinheiro para gastar, concluiu.

No Brasil, o Grupo Anglo American foi instalado em 1973 e possui as unidades de negócio Metais Básicos (Anglo American Brasil) e Minério de Ferro (Anglo Ferrous Brazil). A Anglo American Brasil é responsável pelas operações das empresas Mineração Catalão (nióbio), Codemin (níquel) e Copebrás (fosfatados), com atuação nos estados de Goiás (Catalão, Ouvidor, Niquelândia e Barro Alto) e São Paulo (Cubatão). A Anglo Ferrous Brazil possui operação de minério de ferro no Amapá e o Projeto Minas-Rio, que entrará em operação em 2012.

Ascom/ACIC - Jô Siqueira

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Políticos se defendem através de seus blog



Após sentenças do TRE-RJ que tornaram inelegíveis até 2011 o ex-governador Antony Garotinho e o Deputado Federal Arnaldo Viana, ambos se defenderam em seus blogs.

Na postagem intitulada “Mais um covardia contra mim”, Garotinho afirma que a ação nunca poderia ter prosseguido, “pois só podem propor ações dessa natureza, o Ministério Público Eleitoral, coligações partidárias ou candidato que se sentir prejudicado. Arnaldo Vianna, o autor da ação nunca foi candidato de fato, o seu registro de candidatura foi negado em Campos, confirmada a negativa pelo TRE, pelo TSE e até mesmo pelo Supremo Tribunal Federal”.

Já Arnaldo Viana, em post intitulado “Esclarecimento”, questiona: “Como posso ser condenado por abuso de poder político e autoridade, me beneficiando de contratação de funcionários terceirizados pela prefeitura de Campos? O prefeito na época era o Dr. Alexandre Mocaiber, e o seu apoio não foi pra mim, já declarei isso na imprensa e a população tem comprovado isso”.

Leia na íntegra as defesas de Garotinho e Arnaldo.

Procurador de Campos faz análises jurídicas e políticas sobre cassação

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta (28), o Procurador Geral do Município de Campos dos Goytacazes, Francisco de Assis Pessanha Filho fez algumas análises jurídicas e políticas a cerca da decisão do TRE-RJ contra a prefeita Rosinha Garotinho. A matéria abaixo foi extraída do site da Prefeitura de Campos.

Rosinha Garotinho continua prefeita de Campos
Por Jualmir Delfino e Telmo Filho

Foto: César Ferreira
O Procurador Geral do Município de Campos dos Goytacazes, Francisco de Assis Pessanha Filho, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (28), junto com o secretário de Comunicação Social, Mauro Silva, e o secretário de Finanças, Francisco Esquef, afirmou que a população de Campos pode ficar tranquila, porque a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que cassou o mandato da Prefeita Rosinha Garotinho, não altera os investimentos que a prefeitura está realizando no município. Entre eles, cita o Bairro Legal, Morar Feliz entre outros.

Ele esclareceu que a ação já teve o prazo expirado e o processo já deveria ter sido extinto, levando-se em consideração que no ano passado foi aprovada legislação – Artigo 97 da Legislação Eleitoral – que estipulou prazo para trâmite de todo processo eleitoral em um ano. Sendo assim, o processo teria que ser extinto em 2009. E, ainda, neste caso, houve supressão de instância, ou seja, a ação não teve o mérito julgado na primeira instância (Justiça Eleitoral em Campos).

O Procurador apontou, ainda, que ações desta natureza (por suposta influência no resultado no pleito por causa de programa de rádio) deveria ser impetrada na Justiça Eleitoral por candidato, partido ou coligação ou Ministério Público Eleitoral. No caso, a ação foi impetrada por Arnaldo Vianna que, juridicamente, não foi considerado candidato, porque não teve registro de candidatura, conforme decisão transitada em julgado, já que teve o registro negado na primeira instância (Campos), na segunda instância (TER) e na terceira instância (TSE).

Francisco de Assis explicou que a audiência teve conotação política, tendo em vista que o chefe de gabinete da secretaria estadual de governo, Eduardo Damian, era o primeiro da fila., apesar da audiência ter sido fechada. Segundo Francisco de Assis, a Prefeita Rosinha Garotinho, o vice-Prefeito Doutor Chicão e os secretários, continuam nos respectivos cargos, não havendo nenhuma alternância no Poder Executivo.

Prefeita de Campos também passa por cirurgia

A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, a exemplo do prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, também foi submetida a uma intervenção cirúrgica. Rosinha retirou, nesta quinta-feira (27), um nódulo benigno da garganta.

Do G1, em São Paulo:

Rosinha Garotinho passa por cirurgia em São Paulo
Prefeita de Campos dos Goytacazes retirou nódulo benigno na garganta.
Hospital Sírio Libanês diz que ela passa bem e está se recuperando.


A prefeita cassada de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, passou por uma intervenção cirúrgica no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na manhã de quinta-feira (27). De acordo com a assessoria do Sírio, ela teve um nódulo retirado da tireoide e os exames identificaram que ele é benigno.

Rosinha foi internada na quarta-feira (26). A assessoria do hospital informou que ele se recupera bem da cirurgia na garganta e descansa no quarto. Não há informação sobre a previsão de alta.

Condenação judicial

A cirurgia ocorreu no mesmo dia em que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou o mandato de Rosinha por abuso do poder econômico. Segundo o TRE-RJ, ela foi beneficiada por práticas panfletárias da rádio e do jornal O Diário, durante a campanha nas eleições 2008.

Pelo mesmo motivo, o TRE-RJ tornou inelegíveis por três anos a prefeita cassada e o pré-candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, além de três comunicadores da rádio. Em seu blog, Anthony Garotinho afirma que ele e Rosinha vão "ingressar junto ao Tribunal Superior Eleitoral para anular o julgamento" do TRE-RJ.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Prefeito Beto Azevedo é submetido a cirurgia de emergência

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, foi submetido a uma cirurgia de emergência no final da tarde desta quarta-feira (26/05/10), no Hospital São Vicente de Paulo, em Bom Jesus de Itabapoana. Após um exame de rotina foi constatado um nódulo no intestino delgado. O médico que operou o prefeito foi o gastroenterologia Dr. Nivaldo Ladeira. O blog conversou agora a pouco com os irmãos do Prefeito, Jose Carlos Silva de Azevedo (Carlinhos) e Josenilton Silva de Azevedo (Ninil), respectivamente secretário de Fazenda e assessor especial do Gabinete. Eles confirmaram que o nódulo vai para a biópsia para determinar se é maligno ou benigno. O médico aproveitou a cirurgia e retirou uma pedra na vesícula e o apêndice, devido a uma apendicite.

A cirurgia foi bem sucedida, mas por precaução o prefeito teve que passar a noite no CTI – Centro de Tratamento Intensivo. Na manhã desta quinta-feira (27) Beto foi levado para um quarto e deverá ter alta até domingo (30). O prefeito tem histórico familiar de câncer, e todos os irmãos têm a indicação médica de fazer exames de rotina como forma de prevenção.

Foto: Site da Prefeitura

TRE-RJ torna casal Garotinho inelegível e cassa mandato de Rosinha



Arnaldo Viana fica inelegível por três anos, diz TRE
Foto: Ururau.
.


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosângela Rosinha Garotinho por abuso do poder econômico. Ela foi beneficiada pelas práticas panfletárias da rádio e do jornal O Diário, durante a campanha nas eleições 2008. Como Rosinha Garotinho obteve mais de 50% dos votos, o município pode passar por novas eleições. O uso indevido dos meios de comunicação social também levou a Corte a tornar inelegíveis por três anos a prefeita cassada e o pré-candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, além de três comunicadores da rádio O Diário.

Por precaução, o TRE-RJ vai aguardar eventuais recursos e embargos, antes de convocar eleições suplementares em Campos. Caso a prefeita recorra ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há imediato efeito suspensivo. Isso permite que ela aguarde o julgamento do recurso no cargo, além de repassar ao TSE a decisão final sobre a possível convocação de novas eleições na cidade. Já um eventual recurso de Anthony Garotinho não produz o mesmo benefício. Apenas uma medida cautelar concedida pelo TSE pode manter a possível candidatura de Garotinho ao governo do Estado neste ano.
O julgamento chegou a ficar empatado em três votos a três. Coube ao presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, o voto de desempate. “Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade”, justificou o desembargador. Os votos vencidos foram do relator do processo, juiz Célio Salim e dos juízes Leonardo Antonelli e Luiz de Mello Serra. Os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio acompanharam o voto divergente do revisor, juiz Luiz Márcio Pereira. Houve ainda um impasse quanto ao início da contagem do prazo de inelegibilidade.

O juiz Luiz Márcio Pereira defendeu a tese de que o prazo deveria contar a partir da decisão, no que foi acompanhado pelo desembargador Nametala Jorge. Mas os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio entenderam que deve prevalecer a Súmula 19 do TSE, com a contagem a partir das eleições em que os fatos ocorreram, ou seja, em 2008. Para resolver o impasse, o juiz Luiz Márcio Pereira adotou o prazo da Súmula, o que significa que Anthony Garotinho e os radialistas Linda Mara da Silva, Patrícia Cordeiro Alves e Everton Fabio Nunes Paes estão inelegíveis ate 2011.
.

Arnalvo Viana inelegível por três anos diz TRE

O TRE-RJ tornou inelegível por três anos o candidato derrotado à Prefeitura de Campos dos Goytacazes em 2008, Arnaldo França Viana, por abuso de poder político e autoridade. Viana foi beneficiado pela contratação de funcionários terceirizados pela Prefeitura municipal, que apoiava a campanha do então candidato a prefeito. A decisão ocorreu na mesma sessão desta quinta-feira (27) que cassou a prefeita Rosinha Garotinho, além de tornar inelegíveis a prefeita e o marido, Anthony Garotinho.

Com a sentença, Arnaldo Viana não pode concorrer a cargo público até 2011, a exemplo do casal Garotinho. Pela legislação, mesmo um recurso ao Tribunal Superior Eleitoral não beneficiaria Viana com efeito suspensivo, embora uma eventual concessão de medida cautelar pelo TSE possa provocar a suspensão dos efeitos da decisão. (Do site do TRE)

Petrobras promove palestra sobre o pré sal, em Campos


Um auditório lotado por representantes da comunidade acadêmica, lideranças sociais e sindicais, estudantes e comunidade geral assistiu, nesta quinta-feira (27), ao seminário “Os Desafios do Brasil na Era Pré Sal”, promovido pela Petrobras no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, em Campos dos Goytacazes.

Representando a Universidade Petrobras, Albino Ribeiro, falou sobre a geopolítica da energia. Ele explicou a estimativa de crescimento de 45% da demanda mundial de energia até 2030 e a realidade brasileira, cujo crescimento chegará a 122%. “Nosso País está estruturado para isso”, afirmou.

Outro palestrante foi o assessor da Diretoria de Exploração e Produção da Petrobras, Ricardo Latgé (foto), que falou sobre as oportunidades para o Brasil na era pré-sal. “A energia é o elemento essencial para o desenvolvimento de uma nação”, disse Latgé. Em sua apresentação, ele explicou o que é o pré-sal e seu contexto geológico e expondo sobre os desafios operacionais e as necessidades advindas dos desafios do pré-sal para a indústria do petróleo, tais como novos equipamentos, barcos, sondas e mão de obra especializada, entre outras. Citou ainda os quatro projetos de lei propostos pelo governo federal: sistema de partilha de produção, a criação da Petro-Sal, o Fundo Social e a Cessão Onerosa.

“Essa riqueza do pré-sal é capaz, hoje, de acabar com a pobreza do nosso País. Temos que aproveitar isso”, disse a representante da Pastoral da Terra, Inez Fátima Polidoro. Para a assistente social da UENF, Maria Helena Ribeiro de Barros Barbosa, também presente ao evento, foi uma oportunidade única para a população: “esse assunto é muito dinâmico e interessante. Deve ser debatido por todos”, declarou

Assessoria de Imprensa da Petrobras na Bacia de Campos

Candidatos a recenseador farão prova no próximo domingo (30/5)


No domingo, 30 de maio, será realizada a prova para recenseador do Censo 2010, trabalho do IBGE que gerará o retrato mais fidedigno do povo brasileiro e de sua condição de vida. A operação selecionará 191.972 recenseadores, que se dividirão entre os 5.565 municípios do país para entrevistar moradores de cerca de 58 milhões de domicílios. Os recenseadores serão pagos por produtividade, e sua remuneração média, de acordo com o local de trabalho, poderá ficar entre R$ 800 e 1.600.

Informações detalhadas sobre os locais e horário das provas devem ser obtidas no site da Cesgranrio (http://www.cesgranrio.org.br), pelo e-mail concursos@cesgranrio.org.br ou através da Central de Atendimento da organizadora do processo seletivo, no telefone 0800 701 2028. As ligações são gratuitas e devem ser feitas entre 9h e 17h, horário de Brasília.

As provas ocorrerão simultaneamente em todo o país. Haverá 50 questões objetivas - Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Conhecimentos Gerais (10) e Conhecimentos Técnicos (20), baseadas no Estudo dos Conhecimentos Técnicos a serem aplicados no Censo Demográfico 2010 (anexo VI do edital). Os classificados nas provas objetivas serão submetidos a treinamento, que terá caráter eliminatório e classificatório (item 11 do edital). O edital, publicado no Diário Oficial da União em 5 de fevereiro de 2010, também está disponível no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Inscreveram-se para participar da prova 1.051.582 candidatos, com relação média de 5,48 candidatos por vaga.

Os aprovados trabalharão na coleta de dados do Censo 2010, por um período que pode durar até cinco meses, e utilizarão computadores de mão para fazer as entrevistas domiciliares. O horário de trabalho é flexível, mas o IBGE recomenda que o candidato disponha de 25 a 30 horas semanais.
A remuneração será por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados. Em média, há 300 domicílios por setor censitário, que podem ser visitados em menos de 30 dias. É possível que um recenseador consiga completar mais de um setor ao longo do período da coleta de dados do Censo. Em média, cada setor irá propiciar uma remuneração em torno de R$ 800,00 a R$ 1.600,00, dependendo da região. O recenseador também terá direito ao 13º salário e a férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.

Vagas para São Francisco de Itabapoana:

SFI – 28 vagas (sendo 1 para portador de necessidades especiais)
SFI / Barra Seca – 18 (sendo 1 para portador de necessidades especiais)
SFI / Maniva – 12 (sendo 1 para portador de necessidades especiais)

Abaixo o cronograma previsto para o processo seletivo.




Informações da Assessoria de Comunicação Social do IBGE

Câmara de SFI marca audiência pública para debater LDO


A Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana recebeu do Poder Executivo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e marcou para o dia 08 de junho de 2010, às 10 horas, a primeira audiência pública para conhecer, debater e apresentar proposições à LDO. O presidente do legislativo, vereador Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho), enviou ofício à Rádio São Francisco FM solicitando divulgação. Através do Edital 001/2010, o presidente convoca vereadores, associações de moradores, CDL, Rotary, sociedades organizadas, OAB e a comunidade em geral. As entidades têm até sexta-feira (28), às 16 horas, para credenciamento por meio de ofício, caso queiram fazer uso da palavra em plenário.

Polícia prende três em flagrante por furto a cabos de energia em Guaxindiba



Através de uma denúncia anônima durante a madrugada desta quinta-feira (27-05), por volta de 1h30m, policiais militares lotados na 3ª CIA, em São Francisco de Itabapoana, se deslocaram até a Praia de Guaxindiba com a informação de que uma casa estava sendo furtada. Quando os PMs chegaram à Avenida Beira Mar, próximo ao Bar Bom Jesus, perceberam três elementos em atitude suspeita. Ao perceberem a chegada da polícia, os homens tentaram fugir, mas foram detidos. Na tentativa da fuga eles abandonaram três rolos de fios, um alicate e uma moto CG 150 Vermelha sem placa, material apreendido e levado para a 147ª DP (SFI), onde foi registrada a ocorrência.

Ernandes de Azevedo Monteiro (27), Fábio Souza Henriques (39) e Adriano Viana dos Santos (20), todos moradores na localidade de Bom Jardim, em SFI, foram presos em flagrante e ficarão a disposição da Justiça. Eles foram enquadrados no Artigo 155 do Código Penal, parágrafo 1º e inciso IV do parágrafo 4º. Eles são suspeitos do crime de furto de cabos, uma prática que se alastrou pela região, e que traz prejuízos para as concessionárias de energia e telefone, além de transtornos para as comunidades.

A ação merece o reconhecimento do bom trabalho feito pela Polícia Militar. Essa empreitada foi comandada pelo Sargento Fabrício Silva dos Santos com o apoio dos cabos Lauro e Nunes. Como afirmou o Comandante da 6ª CPA –Coronel Paulo César Vieira, em entrevista à Rádio São Francisco no ano de 2008, “a Polícia Militar e a população devem andar em sintonia para que as ações terminem com sucesso. Dependemos também da participação de todos denunciando”, disse na ocasião o comandante.

Esse episódio também reacende uma discussão no município de São Francisco de Itabapoana. Moramos em uma cidade pequena, de famílias tradicionais, mas que se vêem em situações constrangedoras. E essas situações são cada vez mais frequentes. Estamos perdendo para o mundo da criminalidade: trabalhadores, homens de bem, chefes de família e jovens na grande maioria com boa educação. Qual pai gostaria de ver um filho preso? Precisamos dar mais atenção à instituição mais importante e sagrada, e que anda capenga: família. Deixe a sua opinião.

Colaborou com informações e fotos: Magnum Silva

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ministério Público do Trabalho vai promover audiência pública em SFI


Em entrevista à Rádio São Francisco FM, na manhã desta quarta-feira (26), o procurador do trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campos, José Manoel Machado (foto), anunciou que o órgão vai realizar audiência pública com os produtores de cana de açúcar de São Francisco de Itabapoana. O encontro acontecerá no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, dia 24 de junho, às 9 horas. Segundo o procurador, a audiência tem a finalidade de assinar um termo de ajustamento de conduta (TAC) com os produtores e empresários, para que eles assumam o compromisso de oferecer condições mínimas para os trabalhadores do corte de cana exercerem a profissão.

“Queremos alcançar um padrão mínimo de condição de trabalho, e por fim à necessidade de fazermos resgates de trabalhadores em situações equivalentes as de trabalho escravo”, disse José Manoel. Ele destacou alguns itens a serem cumpridos com base na NR-31, a norma reguladora que versa sobre a segurança e a saúde do trabalhador rural no exercício da profissão. “O trabalhador deve ter Carteira de Trabalho anotada sempre, transporte adequado, equipamentos de proteção individual, água potável no local, local para refeição, jornada de trabalho adequada, entre outros itens que abordaremos na audiência”, pontuou o procurador.

O procurador José Manoel comunicou ainda que, a pedido do presidente da Cooperativa dos Produtores da Microbacia Hidrográfica de Imburi de Barra (COOPROMHIB), Sigmaringa Reis, abrirá espaço para discussão de um outro tema que interessa a todos os produtores de cana: as queimadas em canaviais.

A entrevista foi ao ar durante o programa musical “Show da Galera”, e será reprisada durante o Jornal São Francisco é Notícia desta quinta-feira (27), a partir das 8 horas.

“Dia do Desafio” mobiliza São Francisco de Itabapoana

Na manhã desta quarta-feira (26), o “Dia do Desafio” mobilizou várias pessoas de todas as idades em São Francisco de Itabapoana para combater o sedentarismo. Em frente à prefeitura, a secretaria de Esporte e Lazer promoveu diversas atividades e muita dinâmica de grupo. A proposta do evento é incentivar à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. É uma campanha mundial de competições amigáveis entre cidades do mesmo porte na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes. Neste ano, o município de São Francisco de Itabapoana compete com a cidade de Colomba (Guatemala).

Com o lema “Você se mexe e o mundo mexe junto” o “Dia do Desafio” mobilizou vários estudantes das escolas municipais e organizações da região. Foram realizadas atividades de alongamento, corrida de saco, ginástica aeróbica, taibo e apresentação de capoeira com a participação da APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. Os alunos dos programas sociais Peti e Curumim também aderiram ao movimento e desenvolveram diversas atividades físicas nos pólos da região.

O resultado será exibido depois de inseridos os dados de participação dos municípios competidores no dia 27 de maio no site http://www.sescsp.org.br/diadodesafio.


O maior prêmio é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes que exercitaram a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Valdney Carvalho, o evento é um apelo mundial em prol do bem-estar. “O movimento mostra para as pessoas que exercitar não só traz benefícios para saúde como também auxilia na disciplina, na produtividade dos estudos, no trabalho e na vida social”, afirma.

Ascom-SFI
Foto: Alessandra Lemos

Polícia Federal em Campos prende maior ladrão de cargas do Estado do Rio de Janeiro

Policiais Federais lotados na Delegacia de Polícia Federal em Campos dos Goytacazes/RJ, com o apoio da Polícia Militar local e também de um policial federal da Delegacia de Macaé, prenderam Renato Rodrigues Pessanha, 34 anos, considerado o maior roubador de cargas rodoviárias do Estado do Rio de Janeiro. “Erre”, apelido como era popularmente conhecido, era o último foragido das operações “Saque Noturno” e “Roubo S/A”, ambas deflagradas no ano de 2009 pela PF no combate e repressão ao roubo de cargas neste Estado.

A ação policial se deu na manhã de hoje, após a montagem do cerco pela inteligência da Polícia Federal em Campos/RJ. O foragido, mesmo recebendo ordem de prisão, empreendeu fuga, abandonando o Fiat/Strada, placa HHF-2426, que conduzia, próximo ao Condomínio Recanto das Palmeiras, se ocultando nas proximidades de uma comunidade vizinha ao centro da cidade. Ao ser avistado novamente, “Erre” pulou um muro de cerca de cinco metros de altura, se escondendo entre o lixo e o mato, sendo em seguida surpreendido por uma equipe de policiais que o aguardava.

O preso foi encaminhado para o Presídio Carlos Tinoco, nesta cidade, onde se encontra à disposição da Justiça.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes.

Últimos dias para as inscrições no Vestibular Cederj

Atenção vestibulandos de São Francisco de Itabapoana! Últimos dias de inscrições para o Vestibular CEDERJ/UAB 2010-2. O Pólo São Francisco de Itabapoana, que funciona no Ciep 470, oferece 95 vagas distribuídas para os cursos de Biologia, Matemática e Pedagogia. O Consórcio CEDERJ atua com aulas na metodologia de educação a distância. A prova está marcada para o dia 19 de junho. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio pela internet, no site www.cederj.edu.br/vestibular.

Vagas para São Francisco de Itabapoana:

Biologia-UENF: 30
Matemática-UFF: 25
Pedagogia-UNIRIO: 40

Outras informações pelos telefones: 2789-1323 ou 2789-1530. De terça a sexta, das 13 às 22 horas e sábados, das 8 às 17 h.

Dados enviados por e-mail, pela Diretora do Pólo Cederj SFI, Marta de Fátima da Silva.

Acordo define prazo para o fim da queima da cana no estado



Colheita mecanizada substituirá gradualmente a prática até 2020
__________
Num ambiente de otimismo e muita expectativa com relação ao futuro do setor sucroalcooleiro, o governo do estado e representantes do segmento produtivo firmaram nesta terça-feira (25/05), na sede da Secretaria Estadual do Ambiente, no Rio, Termo de Acordo para a redução gradual da queimada da palha na colheita de cana-de-açúcar.

O documento foi assinado pelos secretários de Agricultura, Alberto Mofati, de Ambiente, Marilene Ramos, de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, representado por Nilton Rocha Leal, coordenador do Programa Biofábrica, Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, representado por Luiz Antônio, superintendente de Energia, e pelos presidentes da Asflucan - Associação Fluminense dos Plantadores de Cana, Eduardo Crespo, do Sindicato Fluminense dos produtores de açúcar e álcool, Geraldo Coutinho, e da Faerj – Federação de Agricultura, Rodolfo Tavares. O ato também contou com a presença do ex-secretário de Agricultura, deputado estadual Christino Áureo, que participou ativamente do processo para a elaboração do acordo.
Para o secretário Alberto Mofati, o documento, que prevê a redução gradual do método da queima da cana pela colheita mecanizada até 2020, traduz a visão de sustentabilidade, geração e preservação de energia que a secretaria de Agricultura preconiza em suas ações para o desenvolvimento do setor.

- O governo do estado, além de fiscalizador de todo o processo também apoiará o segmento para o cumprimento do prazo. Através de recursos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental) e da Faperj - Fundação de Amparo à Pesquisa, o estado apoiará o desenvolvimento de máquinas e tecnologias para que a colheita tenha custo de produção adequado ao setor e à região de Campos. O município tem uma estrutura fundiária diferente de outras áreas de produção do país e precisa de equipamentos com modelagem própria para suas necessidades – adiantou.

Durante a solenidade, a secretária do Ambiente, lembrou que chegar a esse entendimento demandou muito tempo e diversos encontros com representantes do setor sucroalcooleiro.

- Conseguimos um consenso que atende às necessidades do segmento. Essa é mais uma das muitas vitórias que temos alcançado naquela região, acrescentou.

Ao salientar a importância do acordo, o deputado estadual Christino Áureo, frisou a necessidade do seu conteúdo ser divulgado e compreendido pela população rural e urbana, uma vez que a realidade produtiva do estado difere de outras regiões do país.

- Pretendo transformar em lei os termos contidos neste documento, contemplando de maneira detalhada as bases desse acordo para que não haja dúvidas no futuro sobre esses avanços – afirmou.

Para o presidente da Asflucan, Eduardo Crespo, o dia de hoje representa um avanço significativo.

- A verdadeira mudança desse setor passa pela ciência e tecnologia. Estamos estabelecendo rumos e metas que precisam vencer os gargalos tecnológicos. Nós do setor temos uma expectativa muito boa com relação a essas parcerias firmadas aqui. Queremos e precisamos fazer avanços – concluiu.

Assessoria de Imprensa

terça-feira, 25 de maio de 2010

Petrobras promove palestra sobre o pré-sal

Da Assessoria de Imprensa da Petrobras:

Com o objetivo de debater com a sociedade os grandes desafios que envolvem o Brasil no novo cenário de exploração das jazidas petrolíferas do pré-sal, a Petrobras realiza, em Campos, o seminário “Os desafios do Brasil na era pré-sal". O tema será abordado pelo assessor da Diretoria de Exploração e Produção da Petrobras, Ricardo Latge, entre outros palestrantes, na próxima quinta-feira, 27 de maio, a partir das 7h, no Centro de Convenções da UENF – Avenida Alberto Lamego, 2000 – Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes.

A palestra será gratuita e toda a sociedade está convidada a participar.

Confira a programação do evento:
7h – 8h15 - Credenciamento e café da manhã.
8h15 – 8h45 - Apresentação teatral da Pastoral da Terra
8h45 – 9h - Composição da mesa e Hino Nacional
9h – 9h20 - Abertura oficial pelo Reitor da UENF
9h20 – 10h - Palestra do assessor da Diretoria de Exploração e Produção da Petrobras, Ricardo Latge
10h – 10h40 - Palestra do assessor da Universidade Petrobras, Albino Ribeiro
10h40 – 12h - A voz da Sociedade e dos Movimentos Sociais (MST, Pastoral da Terra, IFF, UFF, Sindicatos)
12h – 13h15 - Debate
13h15 – 13h30 - Apresentação teatral da Pastoral da Terra / Encerramento.
13h30 – 14h - Brunch

Secretaria de Esporte é campeã do II Campeonato Intersecretarias de SFI

Na última sexta-feira (21) aconteceu em Guaxindiba a grande final do II Campeonato de Futebol Intersecretarias, de São Francisco de Itabapoana. A secretaria de Esporte venceu o time dos Guardas Municipais nos pênaltis com o placar de 4 a 2. A Secretaria de Saúde ficou com o terceiro lugar. Também foram premiados os atletas que se destacaram e a equipe mais disciplinada do Campeonato. O vice-prefeito Frederico Barbosa Lemos e os vereadores Sergio Elias e Fabinho do Estaleiro entregaram os troféus e as medalhas aos vencedores. A secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos prestigiou o evento.

A partida começou em ritmo disputado, os times empataram num placar de 1 a 1. O resultado final veio na disputa dos pênaltis quando o meio-campo Ronaldo e o goleiro Leandro fizeram os últimos gols que garantiram a vitória do Esporte.

Na avaliação do secretário de Esporte e Lazer, Valdney Carvalho, todos os times merecem os parabéns. “A final premiou o vencedor, mas quero destacar que todas as secretarias participantes do campeonato foram muito importantes. Todos estão de parabéns porque jogaram com empenho e dedicação”, disse o secretário.

O Campeonato foi realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.

Segue a relação dos times e atletas que se destacaram durante o Campeonato:

Artilheiro - Rodrigo (15 gols) - Secretaria Municipal de Saúde;
Melhor goleiro - Marcelo - Guarda Civil Municipal;
Destaque do campeonato - Secretaria Municipal de Saúde;
Melhor árbitro - Cristiano - Imburi de Cacimbas;
Equipe mais disciplinada - Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Promoção Social.

Ascom-SFI
Foto: Alessandra Lemos

Sebrae-RJ traz curso para melhorar vendas

Os vendedores que querem se aperfeiçoar na área de marketing terão uma ótima oportunidade em São Francisco de Itabapoana. É que o Sebrae-RJ traz para o município o curso "Como vender mais e melhor". Qualquer pessoa que queira melhorar o currículo também pode participar. O curso será ministrado em dois módulos. O primeiro acontece nos dias 7, 8, 9,10 e 11 de junho de 2010, das 19h às 22h. Já o segundo módulo tem previsão para agosto. Inscrições e mais informações na CDL, localizada no Shopping Mascôr Gantos (mesmo prédio da Câmara Municipal), no Centro de SFI. O telefone da CDL é o 2789-1314.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Equilíbrio após quarta rodada do Campeonato de Futebol de SFI


Após a quarta rodada, o Campeonato de Futebol de São Francisco de Itabapoana está sendo marcado pelo equilíbrio. Os jogos foram realizados na tarde deste domingo (23). Pela chave A Buena, Gargaú e Guaxindiba têm seis pontos e estão empatados na ponta da tabela, divididos apenas pelo critério de desempate. Já pela Chave B, uma nova equipe lidera o grupo. Agora é o Santo Amaro que reina absoluto. A equipe venceu o Deserto Feliz, e se beneficiou da derrota do Palmeirinha, e do empate do Quatro Bocas. Confira os resultados dos jogos na categoria principal:

Chave A

Gargaú 2 X 1 Sossego
Flor de Maio 1 X 1 Nova Belém
Buena 0 X 1 São Francisco
Guaxindiba 1 X 1 Amavor
Folga: Praca Imaculada


Classificação

1º Buena ------------------------------- 6 P / 4 J / 2 V / 0 E / 2 D / 6 GP / 6 GC / 0 S
2º Gargaú ------------------------------ 6 P / 4 J / 1 V / 3 E / 0 D / 6 GP / 5 GC / 1 S
3º Guaxindiba ------------------------- 6 P / 4 J / 1 V / 3 E / 0 D / 5 GP / 4 GC / 1 S
4º Amavor ----------------------------- 5 P / 3 J / 1 V / 2 E / 0 D / 4 GP / 2 GC / 2 S
5º Flor de Maio------------------------- 5 P / 3 J / 1 V / 2 E / 0 D / 2 GP / 1 GC / 1 S
6º Sossego ---------------------------- 4 P / 3 J / 1 V / 1 E / 1 D / 4 GP / 4 GC / 0 S
7º São Francisco ------------------------ 4 P / 4 J / 1 V / 1 E / 2 D / 5 GP / 6 GC / -1 S
8º Nova Belém ------------------------- 3 P / 4 J / 0 V / 3 E / 1 D / 3 GP / 4 GC / -1 S
9º Praça Imaculada -------------------- 1 P / 3 J / 0 V / 1 E / 2 D / 4 GP / 8 GC / -4 S


Chave B

Vilao 1 X 0 Travesssao
Amprajope 1 X 1 Quatro bocas
Morro do Bode 2 X1 Palmeirinhas
Deserto Feliz 1 X 2 Santo Amaro

Classificação

1º Santo Amaro ------------------------ 8 P / 4 J / 2 V / 2 E / 0 D / 6 GP / 4 GC / 2 S
2º Palmeirinha ------------------------- 7 P / 4 J / 2 V / 1 E / 1 D / 10 GP / 3 GC / 7 S
3º Quatro Bocas ------------------------ 7 P / 4 J / 2 V / 1 E / 1 D / 6 GP / 4 GC / 2 S
4º Morro do Bode ---------------------- 6 P / 3 J / 2 V / 0 E / 1 D / 6 GP / 4 GC / 2 S
5º Amprajope -------------------------- 6 P / 4 J / 1 V / 3 E / 0 D / 6 GP / 5 GC / 1 S
6º Vilão -------------------------------- 4 P / 4 J / 1 V / 1 E / 2 D / 1 GP / 4 GC / -3 S
7º Travessão -------------------------- 3 P / 3 J / 1 V / 0 E / 2 D / 5 GP / 3 GC / 2 S
8º Deserto Feliz ----------------------- 0 P / 4 J / 0 V / 0 E / 4 D / 1 GP /14GC / -13 S

Sepultado homem morto em troca de tiros com a PM em Barra do Itabapoana

Morto em troca de tiros em Barra

Foi sepultado ontem em São Francisco de Itabapoana, Marcelo Souza Batalha, 31 anos, conhecido como Marcelo Gordo. Ele morreu, segundo a polícia, durante troca de tiros na noite de sábado com policiais militares do Destacamento de Policiamento Ostensivo do distrito de Barra do Itabapona. De acordo com militares, Marcelo era suspeito de integrar o tráfico de drogas no litoral de São Francisco.

A Polícia se deslocou até o local após receber denúncia anônima dando conta de que um grupo traficava em Barra. Ainda segundo a PM, antes da abordagem, Marcelo teria atirado contra os policiais que revidaram. No confronto, Marcelo foi baleado. Ele não resistiu aos ferimentos. A Polícia Militar apreendeu uma arma de calibre não revelado e pedras de crack.

Outros três homens, que estavam no local, foram detidos pela PM e levados para a 147ª DP/São Francisco de Itabapoana, onde prestaram depoimentos e foram liberados. (Texto de O Diário, edição de hoje, 24-05-10) Leia mais ( www.odiarionews.net )

Ricos e pobres

Veja quem arrecada mais com o repasse dos royalties do petróleo referente março de 2010.

.

Depósito será feito amanhã, dia 24.

Arte: O Diário.

Com base em dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) deposita amanhã, dia 24, na conta dos municípios produtores de petróleo a indenização referente à exploração de março, último, com um aumento de cerca de 4%. Principal produtor no estado do Rio, Campos receberá pouco mais de R$ 42 milhões, superior aos R$ 38 milhões repassados em abril.

O município de Macaé, conhecida como Princesinha do Atlântico, receberá R$ 31.219.308,63 quando recebeu no mês passado R$ 28 milhões.

Os royalties são uma compensação financeira paga pela produção de petróleo e gás natural no Brasil. O recolhimento dos valores é feito por meio da STN, que os repassa aos beneficiários, com base nos cálculos efetuados pela ANP.

Aumento – Aos poucos a produção de petróleo no país se recupera dos reflexos da crise econômica internacional que no ano passado fez a arrecadação despencar em até 27%. Após se aproximar dos US$ 150 ao longo de 2008, o barril bateu US$ 39 depois da crise. A atual cotação do barril é de US$ 41,50.

Atualmente, os royalties do petróleo alimentam os cofres da União, de dez Estados e de mais de 900 municípios que são afetados pela atividade ou estão dentro da área de influência dos campos de produção.

O projeto de redivisão dos royalties que inclui todos os municípios brasileiros, ainda está em discussão no Senado. (Fonte: O Diário)