sábado, 30 de janeiro de 2010

Conselho Tutelar de São Francisco realiza eleição para futuros conselheiros

O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), realizou na tarde de quinta-feira (28), a eleição para a escolha dos candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar, em São Francisco. A votação aconteceu na sede do Conselho e contou com a participação do Colégio Eleitoral, formado por 23 entidades, dentre elas conselheiros de direito do governo e sociedade civil e entidades não-governamentais. Todo o processo, da eleição à apuração dos votos, foi fiscalizado pelo representante do poder judiciário, Marcus Moulim Antunes, Comissário de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de São Francisco de Itabapoana. Também, se fez presente, a representante do Ministério Público, Bárbara Damião, Assessora Jurídica da Promotoria de Justiça da Comarca de SFI. Dos doze concorrentes, foram classificados cinco candidatos para assumirem ao cargo de Conselheiro Tutelar titular mais suplentes. Conforme o edital, agora os escolhidos passarão pela próxima etapa do processo, em que todos deverão participar do curso de capacitação, ministrada pela empresa WTC Recursos Humanos, em Campos dos Goytacazes, nos dias 04 ,05 , 08, 09 e 10 de fevereiro. Os eleitos ao cargo titular tomarão posse no dia 25 de fevereiro. Ao ingressarem, terá início um novo processo de gestão com duração de três anos consecutivos , ou seja, no período de 2010 a 2013. De acordo com a presidente do Conselho, Francimara Barbosa Lemos, será preciso muita dedicação na função. “O trabalho é árduo e de muita responsabilidade. Todos deverão se empenhar para proteger nossas crianças e adolescentes. Desta forma, estarão contribuindo, de forma efetiva, com o município”, ressaltou a presidente.
Segue a lista da classificação dos candidatos eleitos à Conselheiro Tutelar e suplentes
1º LUGAR: YANA BARRETO QUEIROZ
2º LUGAR: REGINA PENHA BATISTA GOMES
3º LUGAR: THAYRAN BARRETO VILELA
4º LUGAR: MAX LIANA CINDRA BRAGA
5º LUGAR: RODRIGO PATRÍCIO DE BARCELOS
6º LUGAR: SORAIA TEIXEIRA DOS SANTOS
7º LUGAR: MÔNICA SILVA DOS SANTOS LEMOS
8º LUGAR: ADAM ALVES BORGES
9º LUGAR: SHEILA CRISTINA OLIVEIRA DA HORA MOTA
10º LUGAR: JHONATA DAISON DOS SANTOS TEIXEIRA
(Fonte: Ascom - SFI) Foto: Marcos Lemos

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Chegam mais cinco pás do Parque Eólico

Equipamentos chegaram agora a pouco a São Francisco de Itabapoana






Mais cinco pás das hélices dos aerogeradores do Parque de Energia Eólica de Gargaú chegaram agora a pouco em São Francisco de Itabapona, por volta das 17 horas desta sexta-feira, 29-01. Na chegada as carretas ficaram estacionadas em frente ao Posto 15 da Polícia Rodoviária Estadual em Imburi para não tumultuar o trânsito do centro da cidade de São Francisco de Itabapoana.
Atualizado às 19 horas:
As cinco carretas do tipo prancha acabaram de passar pelo centro da cidade em direção ao parque de energia eólica de Gargaú. (Fotos: Paulo Noel)

Muita emoção na quinta rodada do Campeonato de Futebol Society em Guaxindiba


A noite desta quinta feira (28) foi de muita emoção para as torcidas e times do XIV Campeonato de Futebol Society Verão 2010, em São Francisco de Itabapoana. As partidas acontecem no Estádio Nelson Silva, em Guaxindiba. Nos últimos jogos da quinta rodada da competição o time dos Galácticos, que precisava fazer 13 gols para se classificar, surpreendeu a todos ao vencer a equipe Alegria dos Anjos por 15 a 3.

Na ocasião, o Alegria dos Anjos jogou com seu time reserva e como o goleiro não compareceu, acabou sendo substituído por um outro jogador. Com o resultado, o time do Juventude, que já estava classificado para a próxima fase, acabou sendo eliminado da competição. Os dirigentes do time informaram que irão recorrer da decisão.

A primeira partida da noite foi mais equilibrada e terminou com o time “Chicão e Amigos” levando a melhor sobre a equipe do Shalon. O placar do jogo ficou em 2 a1. Nesta segunda-feira (01), começam as semifinais da competição. Nesta fase os quatros times das chaves A e B se enfrentarão. O primeiro confronto será entre a equipe “Chicão e Amigos” e o Km13. Na segunda partida da noite, o Guaxindiba encara o Nova Belém.

Na próxima quinta-feira (04), os vencedores dos quatro jogos se enfrentarão. O encerramento da competição está previsto para o dia 7 de fevereiro. A premiação ao final do campeonato será em espécie, além da entrega de troféus e medalhas.

Próxima fase (mata mata)

Segunda-feira 01/02

19h45
2°B X 3°A
Chicão e Amigos X KM-13

20h45
2°A X 3° B
Guaxindiba X Nova Belém


Terça-feira 02/02

19h45
1°B X 4°A
Travessão Moto Honda X Galácticos

20h45
1°A X 4°B
Coréia X Shalon
____________________________________
Ascom-SFI
Com informações da Sec. de Esporte e Lazer

Chega a Gargaú a primeira pá da hélice de um dos aerogeradores do parque de energia eólica

Transporte do Rio de Janeiro até SFI durou 32 horas de viagem a uma velocidade de 25 Km/h.

Foto: Ascom - SFI.

Já chegou a Gargaú a primeira pá da hélice de um dos aerogeradores do parque de energia eólica que vai gerar 28 milhões de watts de energia elétrica, capaz para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes.

Transporte complicado nas BR-101, RJ-224 e RJ-196
As carretas são duas vezes mais compridas que as chamadas cegonheiras, que carregam automóveis. Para transportar as pás das hélices do Rio até Gargaú, foram 32 horas de viagem, a uma velocidade de 25 Km/h. As torres de 80 metros são trazidas do Porto do Recife (PE) em navios.

Para a chegada desses novos caminhões foi necessário que alguns trevos de Campos e São Francisco de Itabapoana fossem removidos para a passagem das carretas. Em Campos, um dos pontos críticos foi na subida da ponte General Dutra. Já em São Francisco, uma parte do trevo no centro da cidade teve que ser removida. Além disso, foi preciso levantar vários trechos de rede de alta tensão, em parceria com a Ampla.

Ao todo, são 143 cargas do tipo extensivo e prancha. A operação de transporte envolve um esquema especial durante o trajeto do Rio de Janeiro até São Francisco e conta com a escolta particular e apoio das Polícias Rodoviárias Federal (BR-101) e Estadual (RJ-224). A operação deve ser concluída dentro de dois meses.

O esquema especial de transporte envolveu carretas tipo extensiva e prancha, com cerca de 50 metros de comprimento e 2,60m de largura. As do tipo extensiva transportaram os aerogeradores do porto do Rio até São Francisco. Já as carretas do tipo prancha saíram do Recife transportando as torres metálicas até São Francisco. Cada uma tem 18 metros de comprimento e três de largura. As cargas das torres terão em média 54 toneladas cada.

O empreendimento de R$ 130 milhões do grupo Ecopart consta de um conjunto de 17 aerogeradores de 1,65 MW cada, instalados em torres com 80 metros de altura, equivalente a um prédio de 30 andares. O parque, que está em fase final de montagem no distrito de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana (RJ) já mudou a paisagem local e se tornou grande atrativo turístico. Cada conjunto aerogerador terá 120 metros de altura: 80 metros da torre, mais 40 metros correspondentes à metade dos 80 metros da envergadura das pás de hélice. Para implantar o projeto, houve um estudo de um ano e meio para verificação da capacidade e perfil dos ventos em todas as estações. Os especialistas chegaram à conclusão que o litoral de São Francisco é propício à geração de energia eólica devido à existência de vento constante durante todo ano no litoral do município. O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, acompanhou de perto a chegada dos caminhões-carretas com equipamentos pesados – no total, ao final do transporte de todos os materiais, serão 143 cargas com carretas de 50 metros – trazendo do Porto do Rio de Janeiros as pás das hélices. (Matéria com informações da Ascom - SFI, O Diário e GESA )

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Cantora Jake é atração neste sábado em Santa Clara

Neste sábado (30), Santa Clara vai receber a cantora católica paulistana, Jake, para animar a “Micareta com Cristo”, evento organizado pela Paróquia de São Francisco de Paula com o apoio da Secretaria de Turismo. A micareta também contará com a participação do Dj Dudu, antecedendo a apresentação da cantora. O show terá início, a partir das 20h, saindo em frente à igreja católica localizada na rua principal da praia.

Jake é dona de um ritmo contagiante, uma voz poderosa e utiliza suas músicas, no estilo de MPB e Axé, para evangelizar as pessoas. A cantora se apresentará ao som do trio patrocinado pela prefeitura, o “Trio Elétrico Folião”, onde irá motivar ao público para um grande arrastão, percorrendo o início da rua Principal de Santa Clara, no trecho próximo ao Hotel Mineirão até a rua do Batelos.

A música “Pó para com o Pó” do CD “Guerreira do Amor”, 2006, foi uma das mais executadas no carnaval 2009. Também em destaque, as canções “Bom é Louvar” e “Pressão”, que mostram a nova cara do Axé católico.

“É a terceira vez que a cantora exibe seu talento no município, mostrando para as pessoas, que é possível sim, ser feliz, vencer a depressão e tantos outros males através do louvor”, afirma um dos organizadores do evento, Tiago Oliveira Gomes.

Quem desejar adquirir abadas para a micareta, a Paróquia de São Francisco de Paula já disponibiliza as camisas nos postos de venda, no valor de dez reais, na peixaria do Vinícius, em frente à igreja católica em Santa Clara e na Digital Cópias, ao lado da antiga Cersan. Os valores arrecadados serão revertidos em prol das obras da igreja.

Segundo o Diácono da Paróquia, Lucas Mendes, o grande objetivo é evangelizar. “Através desse show queremos mostrar as pessoas, por meio de músicas baianas animadas, com letras que evangelizam, levar o Cristo, principalmente à juventude, que em muitos casos, se esquecem do Sagrado nesse período”, finalizou o diácono.

O som agitado de Jake promete embalar as pessoas de uma maneira toda especial, criando uma nova alternativa para este período que antecede o carnaval.

Biografia

Jake nasceu na capital de São Paulo e iniciou sua vida musical, no universo católico ainda adolescente. De família católica, Jake atuou com a juventude com manifestações artísticas da igreja, escola e bairro. Daí surgiu à admiração pela música, especialmente MPB. Em dezembro de 2006, Jake lançou seu primeiro CD de Axé Católico, trazendo ao público uma atitude revolucionária, se comparada aos padrões católicos. Atualmente Jake viaja em todo o Brasil levando seu show a micaretas e grandes eventos. Um dos sucessos de seu CD, a música “Pó para com pó”, foi um dos hits do carnaval 2009.
Matéria: Ascom-SFI

Banco do Brasil doa computadores para CRAS de São Francisco

Nesta quarta-feira (27), os três Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de São Francisco de Itabapoana receberam os computadores doados pelo Banco do Brasil em parceria com o governo estadual. A doação aconteceu nesta segunda-feira (25), no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Representantes de 90 municípios estiveram presentes na ocasião. A secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, junto com o superintendente estadual do Banco do Brasil, Tarcísio Hübner, e o coordenador nacional do programa de inclusão digital do BB, José Doralvino Nunes de Serra, entregaram um computador para cada Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Para a secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, os computadores ajudarão a melhorar os trabalhos desenvolvidos pelo CRAS. “Essa doação é muito importante para nosso município que é pequeno e carente. Inclusive já solicitamos a secretária Benedita da Silva a instalação de mais duas unidades do CRAS para as localidades de Gargaú e Barra do Itabapoana”, informou Francimara. Atualmente, São Francisco possui três pólos (Ilha dos Mineiros, Valão Seco e Praça João Pessoa). (Fonte : Ascom SFI)

Prefeitura assina convênio com a Fundenor

Com o objetivo de ajudar a prefeitura de São Francisco de Itabapoana na elaboração de projetos que serão enviados ao governo federal e estadual, o prefeito Beto Azevedo assinou convênio na terça-feira, 26, com a Fundenor Fundenor Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional. A primeira reunião de trabalho foi marcada para a próxima terça-feira (02), às 10h. Na ocasião, representantes e técnicos da Fundenor vão se reunir com vários secretários para pontuar os projetos prioritários. Na opinião do secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, o convênio assinado mostra a preocupação do prefeito com o futuro do município. “É apenas o início do relacionamento da prefeitura com a Fundenor. Ela nos auxiliará no planejamento e organização da cidade como a elaboração do: plano de acessibilidade, estudo cartográfico e plano viário”, enumerou Marcelo. Segundo o presidente da Fundenor, José Carlos Menezes, a fundação se sente honrada com a parceria. “A Fundenor é uma fundação de desenvolvimento regional e nos sentimos honrados em podermos participar do desenvolvimento do município”, declarou Menezes. De acordo com o prefeito Beto Azevedo a parceria será de grande importância para o município. “Eles têm especialistas de várias áreas que vão nos ajudar a estudar os projetos e a conseguir mais verba para nossa cidade”, afirmou Beto.

Mais uma cidade contemplada com ações do Projeto Pólen

A Petrobras inaugura, amanhã, as atividades do Projeto Pólen em Araruama. Criado em 2005, o Projeto vem oferecendo condições para que diferentes grupos dos 13 municípios das áreas de influência da Bacia de Campos contribuam com soluções para as questões ambientais. Dentre as ações do projeto está a formação em Gestão Ambiental de professores, técnicos de meio ambiente das prefeituras e lideranças da comunidade.Hoje o Projeto Pólen está presente nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Saquarema. O Projeto é condicionante do Licenciamento Ambiental concedido pelo IBAMA, para as atividades da Petrobras de Ampliação do Sistema de Tratamento e Escoamento da Fase 2 do Campo de Marlim, por meio do FPSO P-47, e de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural no Campo de Espadarte e área leste do Campo de Marimbá, através do FPSO Espadarte, ambos na Bacia de Campos

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PROGRAMA DE VISITAS AO PORTO COM INSCRIÇÃO ON-LINE NO VERÃO

Os sanjoanenses, veranistas e turistas que quiserem conhecer as obras do Super Porto do Açu agora têm uma oportunidade. O Programa Nosso Porto, Nosso Futuro, através do projeto “O Porto do Açu de Portas Abertas” criado numa parceria entre a prefeitura de São João da Barra e a LLX, disponibilizou, neste período de verão, um formulário de inscrição on-line através do site oficial da prefeitura www.sjb.rj.gov.br para os interessados em conhecerem um dos maiores empreendimentos do País. As datas são pré-definidas e as vagas limitadas em 40 por visita. Os inscritos serão contactados pela coordenação do Programa para informação do horário e local, assim como o traje adequado para a visita – calça e tênis.

Lançado em outubro do ano passado, o Programa direcionou as visitas iniciais para estudantes do ensino médio da rede pública e particular, alunos dos cursos técnicos do IFF implantados no município, dos cursos profissionalizantes do Cetep/Faetec, do curso municipal de mandarim, para universitários bolsistas e funcionários da rede municipal de Educação. Ao todo visitaram o Porto através do Programa 459 pessoas.

Chegando ao porto, os visitantes são recepcionados no Centro de Visitantes da LLX, onde assistem a uma apresentação de vídeos institucionais e palestra informativa sobre detalhes do investimento que vai mudar a história econômica do município, conhecendo por meio da maquete como a obra do porto ficará depois de concluída. Em seguida visitam o canteiro de obras do complexo portuário, indo até o píer que adentra o mar por mais de dois quilômetros.

Para 2010 as visitas ainda não estão agendadas, mas vão ser abertas vagas para o ensino fundamental, ensino de jovens e adultos e para a comunidade em geral, abrangendo comerciantes, empresários, pescadores, agricultores, agentes religiosos, comunitários, entre outros.

A estudante Graciéti dos Santos que mora no Açu há oito anos e teve a oportunidade de conhecer o Porto através do Programa ficou impressionada com o tamanho da obra. Segundo ela, o momento de maior emoção foi quando o ônibus que conduzia os estudantes subiu a ponte e adentrou o mar. “Parece um sonho que se tornou realidade. A obra é muito mais do que estávamos imaginando”, declara Graciéti que tirou várias fotos para guardar de recordação.

— Queremos que todos tenham a oportunidade de conhecer as instalações do Porto do Açu, para que vejam o empreendimento em loco. O porto é a materialização do progresso que chega a São João da Barra e toda comunidade deve participar disso, já que os benefícios são para a população local, regional, para o Estado e para o País — destaca a prefeita Carla Machado.

Ampla programação marca a festa de N. S. dos Navegantes em Guaxindiba

Uma ampla programação marcará a festa de Nossa Senhora dos Navegantes que começa nesta quarta-feira (27), em Guaxindiba, no município de São Francisco de Itabapoana. A comemoração, que vai se estender até dia 2 de fevereiro, terá várias atrações esportivas, religiosas e culturais. O Grupo de pagode Molejo fará o encerramento das festividades. A programação religiosa começou, no último domingo (24), com o início da novena. Todos os dias, a partir das 19h, há adoração seguida de missa. Nesta sexta-feira (29), logo após a celebração das 20h haverá apresentação da banda de louvor de Campos “Novo Ardor”. No sábado (30), se apresenta o ministério de música Divina Inspiração. Domingo (31), às 8h, acontece a missa e em seguida a tradicional procissão de barcos. Na terça-feira (02), dia da padroeira, está prevista para às 6h a Alvorada. A banda sairá do Estádio Cenilto Guedes e irá até a igreja, onde os participantes serão recepcionados com um café da manhã. A Missa Solene será às 18h. Encerrando os festejos com chave de ouro, show com a banda de pagode Molejo. Guaxindiba também será palco de muito esporte neste fim de semana. Nesta sexta-feira (29), às 9h, vai acontecer o Torneio de Vôlei masculino e feminino. No sábado (30), no mesmo horário é a vez dos atletas de futevôlei se enfrentarem. No domingo (31), às 10h, a comunidade recebe a Caravana do Esporte, onde professores ensinam várias modalidades esportivas.

Tenda Itinerante

Durante a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, o “Espaço Cultural SMEC - Itinerante”, realizado pela secretaria de Educação, estará na comunidade de quarta (27) à sexta (29). O espaço, que é constituído por duas tendas, promove oficinas de artesanato e recreação durante o dia e uma grande variedade de atrações à noite. No domingo (31), a secretaria realizará, ao lado do quiosque da Dalva, o “Luau da Smec”, às 23h.

Abaixo segue a programação da festa de Nossa Senhora dos Navegantes:

Dia 27 - Tenda Cultural Smec - 15h Oficina, 17h Recreação, 18h apresentação cultural, 21h show de MPB.

Dia 28 – Tenda Cultural – 15h Oficinas, 17h recreação, 20h Eliminatória do Festival de Música.

Dia 29 – 9h Torneio vôlei masculino e feminino.

Tenda Cultural 15h oficinas, 17h recreação, 20h animação cultural com o Palhaço Alegria

20h Missa seguida de apresentação da banda de louvor, de Campos, Novo Ardor.

23h “Luau da Smec” nas Casuarinas

Dia 30 – 9h Torneio de Futevôlei.

12h Caravana do Esporte na Av. Atlântica

17h Show com banda Tudublu no calçadão

19h missa seguida da apresentação do Ministério de Música Divina Inspiração.

23h show com Nelson Príncipe Negro em frente ao Praia Clube Guaxindiba

Dia 31 – 8h – Missa seguida de procissão marítima, logo após haverá premiação dos barcos que participarem do torneio.

10h – Caravana do Esporte

Dia 01 - 19h momento mariano

23h Show com Mazinho e banda em frente ao Praia Clube Guaxindiba.

Dia 02- 6h Alvorada sairá do Estádio Cenilto Guedes e irá até a igreja, onde os participantes serão recepcionados com um café da manhã.

18h Procissão seguida de Missa Solene.

22h Queima de fogos

23h Show com a banda Molejo na Av. Atlântica, logo após Dj`s.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Internauta de Fortaleza procura por ex-cunhada que mora em Gargaú

Recebi, agora, e-mail de Lucia Freitas (luciamafreitas@hotmail.com) que diz morar em Fortaleza - CE, pedindo ajuda ao Blog e a Rádio São Francisco FM para localizar uma ex-cunhada.
.
Paulo Noel. Chamo-me Lúcia, moro em Fortaleza-CE. Faz 26 anos que não vejo minha ex-cunhada. Ela, pelo que sei, mora em Gargaú na Rua Projetada, casa 238. Seu nome é Conceição Pessanha Florêncio e me parece que tem um filho que se chama Felipe. Tem dois irmãos: Sérgio Pessanha Florêncio e Amaro Pessanha Florêncio (falecido). Por favor, peça para que entre em contato comigo pelo telefone (85) 99218230. Pode me ligar a cobrar. Deus abençoe a você e a toda a sua família. Obrigada.

Campeonato de AutoCross atrai apaixonados pelo esporte em Guaxindiba

Nesta tarde de domingo (24), aconteceu na pista George Corujão, em Guaxindiba, a primeira eliminatória do “Campeonato de AutoCross Verão 2010”, organizada pela secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Francisco. . Oito pilotos se classificaram nas melhores posições e receberam troféus e prêmios em dinheiro. A tomada de tempo começou às 12h, mas somente às 15h, houve o início do torneio. O evento contou com uma participação fervorosa do público. Essa primeira etapa, premiou até o terceiro lugar na categoria livre, com uma bateria (intervalo de tempo), e até o quinto na categoria 1600, com duas baterias. O atual campeão, o piloto Dil, disputou as duas categorias. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Valdney Carvalho, o evento terá cada vez mais o incentivo do atual governo. “O Campeonato de Auto-Cross foi idealizado para incentivar os apaixonados dessa categoria. É importante frisar, que a maioria dos competidores é do município. Daí a importância de um evento como este na região”. O campeonato comportará mais duas etapas. A penúltima será realizada no dia 07/02 e a final no dia 21/02, todos, com início, a partir das 15h. O prefeito Beto Azevedo estava presente fez a abertura da competição. Fonte: Ascom - SFI - foto: Alessandra Lemos.
A classificação parcial do campeonato ficou assim:
CATEGORIA LIVRE PONTOS
1º_ Capachão – Campos 11
2º_ Dil – São Francisco 09
3º_ Fabrício – Campos 08
CATEGORIA 1600 PONTOS
1º_ Carlinhos – Cardoso Moreira 21
2º_ Alexandre Dodô – São Francisco 17
3º_ Fabiano – São Francisco 13
4º_ Dil – São Francisco 12
5º_ Souza – Campos 12

Concurso público: prefeitura de SJB e Funrio estudam novo calendário

A Prefeitura de São João da Barra e a Fun-Rio – Fundação de Apoio e Pesquisa, Ensino e Assistência, instituição ligada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, definirão na próxima semana um novo calendário para dar continuidade ao concurso público visando o provimento de 445 vagas na Secretaria Municipal de Educação. As provas seriam realizadas no último final de semana, mas foram suspensas por decisão da Justiça que concedeu liminar em ação interposta pelo Ministério Público estadual. Adahir Cristina Moll, procuradora geral do Município, informou que na próxima semana, técnicos da Prefeitura e da Fun-Rio se reunirão para definir a data de reabertura das inscrições, locais e sistemática para inscrições pela internet. Ação interposta pelo Ministério Público estadual considerou exíguo o prazo de inscrições e alegou que a não realização de inscrições pela internet “restringiu o acesso universal a todos os candidatos”.
Segundo a procuradoria geral do Município, a decisão de não realizar inscrições pela internet foi baseada no número de reclamações durante o concurso da área de Saúde, no ano passado. O número de inscritos para o concurso da Educação chegou a 9,7 mil pessoas, de vários municípios do Estado do Rio e de outros. As inscrições já realizadas continuam valendo. De acordo com a expectativa da procuradora, em breve serão divulgadas as informações relativas à abertura de novas inscrições. Quem já está inscrito e tem em mãos o cartão de confirmação, não precisará revalidar a sua condição de candidato. Uma nova publicação retificando o edital 01/2009 será providenciada e amplamente divulgada a fim de que todos sejam informados das novas datas, locais e horários de inscrições, provas, prazos para recursos e divulgação dos resultados. Fonte: Secom SJB - (Vito Diniz)

Projeto “Praia Limpa” mobiliza voluntários e autoridades no final de semana em São Francisco

Um projeto ambiental denominado “Praia Limpa”, promovido pelas secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente, em parceria com a Gargaú Enérgética S.A. – GESA cemeçou a ser colocado em pratica no final de semana no litoral de São Francisco de Itabapoana. A iniciativa prevê um amplo trabalho de conscientização paralelo à implantação de lixeiras em todo o litoral sanfranciscano. O projeto que teve a participação pessoal do prefeito Beto Azevedo acompanhado do seu vice Frederico Barbosa Lemos contou também com participação de voluntários formado por funcionários de várias secretarias e ainda representantes de Associações de moradores e entidades ligadas ao meio ambiente. Alem da colocação das lixeiras houve a distribuição de material educativo sobre ambiental. Durante o final de semana, foram visitadas as praias de Gargaú, Santa Clara, Sonhos e Sossego e afixadas as 60 lixeiras em formato de manilhas. Até o final do mês, serão implantadas 110 lixeiras nas praias da região. O objetivo é espalhar as lixeiras nos principais pontos turísticos do litoral. Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcelo Garcia, o projeto é um diferencial da prefeitura. “As praias já deveriam ter essas lixeiras. Nesse governo, conseguimos implanta-los em parceria com a GESA, mas o prefeito não só se preocupou em instalar as lixeiras como também em fazer um trabalho de conscientização junto às pessoas”, disse Garcia. Para o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, a meta é conscientizar. Antecedendo a próxima realização de abordagens nas praias, nesta sexta-feira (29), haverá uma reunião explicativa, para uma prévia orientação, com todos os secretariados e voluntários que desejarem atuar neste último encontro. Será às 18h, na sede da prefeitura. No próximo final de semana, a equipe percorrerá as praias de Guaxindiba e Manguinhos (30); Lagoa Doce e Barra do Itabapoana (31). (Fonte: Ascom - SFI )

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Matéria especial: Barra do Itabapoana mantém tradição nas comemorações das festividades do Padroeiro São Sebastião

Tradicional missa de São Sebastião reúne fiéis, autoridades e políticos de várias correntes partidárias.
.
Fotos do Blog e de Alessandra Lemos.



O Padre Gustavo, da Paróquia de Barra do Itabapoana, com os coroinhas e membros do ministério entram no templo para a missa do Padroeiro que teve a participação especial do grupo “Arautos do Evangelho”.

Tatê, um autêntico contador de história, num mundo de fantasia que me lembra Dom Quixote de La Mancha, livro escrito pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes. Um morador querido e respeitado por todos.

Banda Revelação desceu do palco e foi cantar junto com o povo

Milhares de turistas e moradores no clima contagiante da Banda Revelação.
.
Leilão de ricas prendas, procissão e missa campal, barraquinhas e a integração do povo com visitantes e a chegada dos filhos de Barra do Itabapona para a tradicional festa. Assim, Barra do Itabapoana, durante uma semana, foi palco de uma das mais tradicionais festas religiosas do interior do Brasil: a festa de São Sebastião. Com dois palcos montados, uma para a festa religiosa e outro para os shows, a comunidade deu um exemplo de como se faz uma festa. Durante toda a programação, que transcorreu em clima de paz e alegria, reinou a confraternização da comunidade com os visitantes. O Blog esteve presente em vários momentos e documentou em fotos cujas imagens estamos publicando em homenagem aos queridos conterrâneos de Barra do Itabapoana.
.
Figura querida e folclórica
Tive o prazer de conversar com o popular "Tatê", João Faria de Souza, 60 anos, figura querida e popular de Barra do Itabapoana. O perfil de Tatê foi muito bem descrito por um dos ilustres moradores de Barra, o Sr. Eziu Tavares casado com dona Vânia da Conceição. “Tatê é um membro da nossa comunidade muito prestativo e querido”, diz. Quando disse que o estava entrevistando para o Blog, João Faria fez questão de exibir uma medalha que ganhou do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil. “Para cada dia da festa coloco uma roupa de gala já que faço parte do “conselho de segurança nacional”. Hoje estou com a farda do comando do Corpo de Bombeiros. Mas no Dia do Padroeiro venho trajando a farda da Marinha”, diz o folclórico e sonhador morador que é muito respeitado por todos. Tatê, um autêntico contador de história, num mundo de fantasia, me lembra Dom Quixote de La Mancha, livro escrito pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes. Na sua simplicidade não deixa de fazer seu protesto: “Sou contra carros estacionando na Praça em frente ao templo sagrado e abençoado pelo Papa”, diz, defendendo o espaço da Praça para as crianças e o povo. “As crianças são abençoadas no Reino de Deus, e temos de dar toda atenção aos pequeninos”, conclui.
.
Reforma do prédio da Igreja com apoio popular
É seu Eziu Tavares quem afirma que toda a reforma da Igreja de São Sebastião não teve um centavo de político. “Foram doações dos moradores e filhos de Barra do Itabapoana que estão morando em outras cidades, mas que na Festa do Padroeiro retornam para rever e matar a saudade dos amigos e familiares. Todos ajudaram”, diz. Assim a comissão de festas comemorou com a comunidade os 50 anos de fundação da igreja totalmente reformada e pintada para a festa. A missa tradicionalmente reuniu políticos e autoridades da região, além de moradores ausentes que sempre prestigiam a festa e têm na data a oportunidade de rever os familiares.
O prefeito Beto Azevedo, acompanhado de seu vice, Frederico Barbosa Lemos e da primeira dama, Romênia Azevedo, participou no dia (20), da tradicional missa solene em homenagem a São Sebastião, em Barra do Itabapoana. A missa, que teve início às 10h, foi celebrada pelo padre Clécio Silva dos Santos, da Paróquia de Barra do Itabapoana e teve a participação especial do grupo “Arautos do Evangelho”.

Entre as autoridades e políticos, estiveram presentes o ex-deputado federal Paulo Feijó, o deputado estadual João Peixoto, vários vereadores e secretários municipais.

Transporte de pá para torre eólica necessita de pontos de adequação

Rotatória na chegada da Praça de São Francisco de Paula teve que ser removida


.
Começou na tarde desta segunda-feira, 25-01, a operação objetivando proporcionar pontos de adequação para o transporte das pás para a torre eólica do Parque Eólico de Gargaú-RJ no ligoral de São Francisco de Itabapoana. Uma escavadeira hidráulica retirou do centro da cidade a rotatória que esta no percurso desde o Porto do Rio de Janeiro até o Parque Eólico em Gargaú. A empresa responsável pelo transporte das pás teve que adequar vários trechos para a passagem do conjunto transportador. Além da retirada da rotatória foi necessário remover 4 metros da ponta do canteiro de separação das pistas e no terreno ao lado do posto de combustível foi preciso remover os mourões de concreto. Cada pá mede 42 metros e para cada torre serão necessárias três pás. Como o projeto do Parque Eólico de Gargaú prevê a construção de 17 aerogeradores, serão necessárias 51 viagens já que cada caminhão transporta uma pá por vez. A primeira pá está prevista para chegar no início de fevereiro.

Tentativa de estupro em Santa Clara: duas jovens de BH passam momentos de terror após show no palco oficial

Seis rapazes atacam duas jovens por volta das 4 horas da madrugada no calçadão. A PM conseguiu prender um dos elementos (foto).

A Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal, prendeu na madrugada desta segunda-feira(25-01), nas areias da praia de Santa Clara, Jorge Luiz Ferreira Barreto Filho, 22 anos, que reside na Rua Nova Campos, em Guarus, acusado de participar de uma tentativa de estupro com mais cinco rapazes que conseguiram fugir. Segundo relato das duas jovens que são primas e residem em Belo Horizonte, sendo uma menor de idade, elas passaram por momento de terror nas mãos dos elementos. Uma delas contou que chegou esta semana a São Francisco de Itabapoana com a família para ficar até o carnaval na praia de Santa Clara. “Estávamos retornando por volta das 4 horas da madrugada do show na praia de Santa Clara e, como nossa casa fica perto do calçadão próximo ao Espaço Batelos fomos caminhando”, disse. A prima menor foi quem deu o alerta. “Olha estamos sendo seguida por seis rapazes”. Elas contaram na 147ª DP de SFI que resolveram parar, pois mais na frente o trecho estava sem iluminação. “Já bem perto de onde paramos começaram a nos abordar com propostas de sexo dizendo que se não fosse por bem iriam nos levar para a praia. Um deles segurou meu braço e começou a me puxar e depois me deu uma 'gravata' me jogando no chão. Eu disse que estava ficando sem ar e pedi para minha prima gritar. Mas não adiantou. Eles começaram a nos bater com socos e pontapés. Percebendo que algumas pessoas estavam chegando, eles fugiram, mas antes levaram nossos pertences, inclusive carteira com documentos e algum dinheiro”, disse. Corremos, e por sorte nos deparamos com o posto de policiamento da Guarda Municipal. Neste momento um grupo de pessoas amigas, depois de informado da covardia que eles fizeram, saíram a procura dos elementos. A Guarda Civil Municipal, através do GCM supervisor Wasconcelos e GCM David, acionou a Polícia Militar e ainda conseguiu prender Jorge Luiz, que após prestar depoimento na 147ª DP, onde a ocorrência foi registrada, foi encaminhado para a Casa de Custódia Dalton Castro. Jorge Luís foi autuado em flagrante delito de roubo e tentativa de estupro. Somadas as penas máximas dos crimes - caso ele seja condenado -, pode pegar até 22 anos de prisão.

Jovem de São Francisco morto a tiros em Cabo Frio

O Sepultamento será às 8 horas desta segunda feira, 25-01.
.
Será sepultado, hoje, por volta das 8 horas o jovem Lenivaldo Machado conhecido por amor filho de Detinha de Volta Redonda. Lenivaldo era morador de Volta Redonda e há dois anos morava em Cabo Frio. Segundo informações ele teria sido assassinado por engano já que era rapaz trabalhador e honesto.

Preso em SFI suspeito de homicídio em Barra do Itabapoana

Ontem, em São Francisco de Itabapoana, policiais prenderam Luis Fernando Batalha dos Santos, de 21 anos. Contra ele havia mandados de prisão pelos crimes de tráfico de entorpecentes, tentativa de homicídio e homicídio, este último no final de 2009, em uma casa de prostituição, em Barra do Itabapoana quando ele teria matado uma mulher identificada como Cristiane Isabel. Luís foi levado ontem mesmo para a Casa de Custódia Dalton de Castro, em Guarus, Campos. ( Fonte O Diário)

domingo, 24 de janeiro de 2010

Internauta de Gargaú diz ser contra construção de quiosque em frente ao Barracão de Gargaú

Recebemos e-mail da internauta Lucia De Luca se dizendo desrespeitada como cidadã gargauense e reclama do abandono do histórico “Barracão” de Gargaú. Lucia De Luca, esposa de Giancarlo De Luca, chefe de edição do Fantástico recém- aposentado confessa no e-mail estar triste com tudo que esta vendo. “Considero falta de respeito a permissão dada pela prefeitura de SFI para construção de um quiosque, na frente de um patrimônio histórico”, diz. Na opinião de Lucia De Luca o Barracão pertencente a comunidade gargauense registra os primórdios de um povo trabalhador e sofrido, pelas injustiças e diferenças de classes sociais. Enfatiza ainda: “o Barracão, além disso, está abandonado, podendo ser usado para fins culturais, como vem sendo dito pela Secretaria de Ação Social. Á noite, vejo um amontoado de pessoas comendo e se divertindo em mesas espalhadas na frente do "Barracão", alheias à sua importância, como se este fosse um pobre velho abandonado, que não serve mais para o seu trabalho. Fica aqui o meu protesto, pois no momento é só o que me resta fazer, perante o fato consumado”, conclui a internauta.

Comentário do Blog


Lucia. Realmente passando pelo local vi ali um quiosque de apoio aos visitantes e moradores que procuram aquele recanto para o lazer. Confesso que desconheço o critério para instalação do quiosque, o que a princípio não considero uma agressão à arquitetura do prédio histórico. Obviamente desde que o projeto urbanístico da área siga os padrões coloniais do antigo prédio. De qualquer forma o blog está aberto para outras opiniões. O anônimo, como sempre, aqui não tem vez.