terça-feira, 20 de outubro de 2009

Corpo de homem encontrado em canavial da Fazenda de Manoel Estevão em Santa Rita (SFI)

Cadáver ainda não foi identificado pela Polícia Militar.

O corpo de um homem de 28 anos presumíveis foi encontrado hoje, 20-10, por volta das 6 horas, por trabalhadores da Fazenda de Manoel Estevão, na localidade de Santa Rita, em São Francisco de Itabapoana. Segundo um dos gerentes da Fazenda, Amaro Pessanha dos Santos, urubus voavam baixo próximo ao corpo, chamando a atenção dos trabalhadores que passavam de moto pelo canavial. Moradores do local não identificaram o homem morto, que apresenta marcas de perfuração a tiros na testa e na nuca. A Polícia Militar está no local e acionou o rabecão do IML e a perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli.
.


Um guarda-chuva e uma garrafa de água mineral abandonados próximo ao corpo.


Populares se aproximam do local na Fazenda de Manoel Estevão, onde o corpo foi encontrado. Moradores indicam marcas de pneus na estrada vicinal. O homem está com marcas de tiros na testa e nuca.
Atualizado às 07h11min (21-10). Atentendo a diversos apelos de internautas, decidimos retirar as fotos postadas aqui da vítima assassinada, o Blog agradece a participação de todos.

16 comentários:

Marcelo Sartori disse...

Olá Paulo Noel. Acompanho diariamente seu Blog, e sempre respeitei como um bom canal de mídia para nossa cidade, mas não posso deixar de mencionar meu descontentamento nas fotos apresentadas nesta matéria. Existe tanta tragédia no mundo, em vermos mais um homem morto ao chão. Acredito que seu Blog não necessita disso, uma de minhas páginas iniciais é o Blog seu, mas não gostaria que meus filhos olhassem tais fotos. Apesar de ser uma realidade em nosso mundo, não precisa ser exposto, pois sabemos que existe. Há informações que só palavras bastam, sem a necessidade de vermos, pois trazem um mal-estar na gente. Além de tudo isso, coloque-se na posição da familia desta pessoa ver um ente querido: pai, filho, irmão ou simplesmente amigo, morto em um canavial. Marcelo Sartori

Paulo Noel disse...

Caro Marcelo. Em respeito aos internautas e principalmente as crianças que acessam o Blog decidi agora excluir as fotos citadas por vc. O Blog é feito para os internautas por isso decidi acatar sua sugestão. Peço desculpas as crianças. De tanto presenciar cenas de violência e barbaridades como mais esse assassinato, como repórter acabo por mostrar a realidade da vida . Mas por outro lado vc. tem razão: realmente não há necessidade de expor as fotos, apesar de que numa enquete realizada pelo Blog a maioria foi favorável a publicação das fotos. Agradeço a critica e peço que continue acessando e ajudando a fazer esta página que é de todos nós. Grande Abraço Paulo Noel.

Anônimo disse...

Bom dia, Paulo Noel!
Concordo com Marcelo no que diz respeito a dor da família em ver o ente querido nesta situação porém, creio ter sido a colocação dessa triste imagem num veículo de mídia que deve ter facilitado a identificação do corpo...O seu blog tem provado que é sim um veículo de utilidade pública e, não porque queremos, mas infelizmente algumas vezes temos que veicular coisas como estas que fazem parte do quotidiano - infelizmente.
Parabéns pelas coberturas e pela prestação de serviço sempre com muita excelência que vcs da Rádio o fazem! Com certeza, na busca pela excelência, nunca se agradará a todos, nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos, embora não tenha sido essa a sua missão. Minha sugestão é que, quando houver notícias dessa natureza, tais fotos sejam colocadas num link a parte, para quem quiser mais detalhes acessar num segundo momento, já que como o nosso amigo Marcelo, alguns tem a página do seu blog como página inicial.

Um abraço a todos!!!
Raquel Gonçalves

Anônimo disse...

que bom q as fotos foram retiradas!

Marcelo Sartori disse...

Paulo. Lembro muito bem quando fez sua enquete. Muitas pessoas parece em sentir prazer em ver a desgraça alheia. O que uma pessoa ganha em ver uma foto de alguém morto, principalmente alguém que possa conhecer? Acredito que a decisão de expor ou não fotos deste tipo é sua, como detentor do Blog. Grandes mídias (jornais, televisão, portais na internet, entre outros) já foi provado que o ganho é mais negativo do que positivo a exposição de fotos deste tipo. Eu não ficaria nada bem em ver uma criança que foi dilacerada por uma bomba no Iraque, ou mutilações de pessoas que acontecem na África. Com respeito aos internautas que aprovam esta exposição, mas não creio que esta decisão seja levada na democracia, a mídia é seu canal (Blog) então a decisão é de vocês (sua, sua esposa e filhos). Para mim isso é a linha jornalística que o meio de comunicação acompanha, sensacionalista ou não, assim a decisão deve ser sua, não importando a minha decisão de contra ou de outra pessoa a favor. Se você decidir em continuar isso é uma decisão SUA, ai a decisão de aceitar e continuar acessando é MINHA ou de qualquer outra pessoa que acessa seu Blog. Um abraço. Marcelo Sartori

Anônimo disse...

PAULO NOEL O QUE MARCELO ESCREVEU É O QUE PENSO TAMBEM, POIS TODOS OS DIAS ACESSO SEU BLOG, SE NÃO TIRASSE EU NÃO ACESSARIA, OBRIGADA ...

GOSTEI DE VÊ A OPINIÃO DAS PESSOAS PREPARADAS PARA VÊ A DESGRAÇA ALHEIA LOGO CEDO.
CRISTINA DE SFI

claudia alvarenga disse...

acho que nao e so eu que estou me sentindo ofendida pelo ultimo comentario do senhor marcelo sartori,acho que e todos os internautas,nao sinto que o blog seje so da familia do paulo noel e sim da populaçao para expor suas indignaçao,pois graças as fotos postadas pela equipe do paulo noel,que a familia pode identificar o corpo,coisas piores a gente assisti nas televissoes,nos jornais casos como pedofilia,estrupo,guerras,nos morros,meu caro marcelo nao tem para onde correr,entao o senhor nao pode deixar seus filhos ver televisao por que a todo momento passam esses tipos de cena.muito obrigado a voces pelo espaço que toda sua familia nos oferece.ficam com deus.

Unknown disse...

ola paulo noel. sobre as fotos q vc retirou eu concordo com marcelo, mais por outro lado eu acho q vc deveria colocar as fotos de desgraças em um link, para as pessoas acessar e ver as fotos, pq quando vc foi fazer a reportagen ninguem sabia o nome da vitima, por ir vc deveria colocar em um link pq, tipo eu viajo muito e sempre acesso o seu blog, vamos supor q acontessese isso com um parente meu, e ninguem sabia da identidade dele, pela foto eu iria reconhecelo certo, por isso vc tem q colocar as fotos sim, eu sou a favor, mais desde q seja em um link na sua paginas por causas de crianças, como o marcelo disse seu blog e a pagina inicial dele, vai q um filho eu sobrinho entre na internete e ver, vc me entende, agradeço sua coompreencao, e sempe estou ouvindo sua radio e sempre to no blog.
abraços para todos da radio.
ass: alexandre
ha sou de santa clara

Anônimo disse...

Em resposta ao comentário da Sra. Claudia Alvarenga. Só para esclarecer meu sentido em falar que o blog é de responsabilidade do Paulo Noel, esposa e filhos, é porque eles são detentores das informações que postam no Blog, só para exemplificar, caso eles colocarem alguma matéria de elogio à algo ou alguém no Blog são eles que estão elogiando e caso eles manifestem ou repudiam algo ou alguém a responsabilidade são deles também. O que ele passa democraticamente é o direito de comentar uma matéria, como estamos fazendo aqui, mas não creio que seja nosso direito em influenciar o que deve ou não colocar. Em nenhum momento falei para "tirar" as fotos, falei sim que existia um descontentamento e caso ele não tirasse a decisão é MINHA em continuar ou não acessar o Blog, da mesma forma que nós possuímos um controle remoto ou um seletor de canais que podemos tirar de um canal que possa aparecer uma cena de violência. Sinceramente Claudia, na minha televisão ou melhor dizendo, na minha casa, não entra este tipo de violência, caso eu note algo que não me agrada na televisão eu simplesmente troco de canal ou desligo a televisão, mesmo assim nunca ví nenhuma CENA ou exposição de pedofilia ou estrupo na mídia como você comentou, sei que existe, evito de imaginar e deve ser terrível, mas nunca ví, ficamos sabendo que Sicrano ou Beltrano cometeu certos delitos, mas eu nunca ví a cena em sí. Você já viu? Se viu, me fale o canal ou a mídia para evitá-la.

Anônimo disse...

não concordo em vc ter tirado as fotos do blog as imagens falam mais que mil palavras e esse é o seu trabalho tem que ser assim por é assim que se faz uma empresa de respeito obrigada desde de ja gostaria que continuasse a postar as fotos pra ver se as pessoas se concientizam que em são francisco também acontecem coisas ,e para as pessoas refletirem um pouco.

cristina disse...

QUERIDA CLAUDIA, NOSSOS FILHOS FICAM SABEM O QUE ACONTESSE NA TV, JORNAL ETC, MAIS É NO MUNICIPIO EM QUE ELES MORAM O ACONTECIDO, SEI QUE O MARCELO VEIO MORA EM SÃO FRANCISCO PARA SAIR DA VIOLENCIA DA CIDADE GRANDE, POIS ELE MORAVA EM SÃO PAULO E TEM FILHO PEQUENOS, EU TAMBEM TENHO, MAIS EU NÃO GOSTO DE SABER QUE MEU MUNICIPIO DIGO MEU POR Q QUE NASCI EM SÃO FRANCISCO( CENTRO) ACHO QUE VC NÃO TEM FILHO NÉ? ACHO QUE PAULO NOEL, PODERIA POSTAR AS FOTOS NO LINK, QUE NOSSO MUNICIPIO VENHA A PAZ DESEJADA POR TODOS CHEGA DE TANTA VIOLENCIA, ANO PASSADO E ESSE ANO FORAM MORTOS VARIAS PESSOAS DE NOSSO MUNICIPIO, TALVEZ A FALTA DE AMOR AO PROXIMO, QUANTAS FAMILIA FICARAM SEM UM PAI DE FAMILIA?QUANTAS MÃES CHORARAM?QUE DEUS POSSA CONFORTAR A TODOS...

Cristina Campos da Silva

MORADORA DE SFI(CENTRO)

Marcelo Sartori disse...

Olá Paulo, na correria meu comentário acabou saindo como Anônimo. Assim o comentário de 22 de Outubro de 2009 - 09:04 anterior é de minha autoria.

claudia alvarenga disse...

caro colegas,quando vcs leiam o jornal,muitas das vezes tem la a foto de alguem morto logo na primeira pagina,vamos parar um pouco com essa hipocresia,posso acabar pensando que vcs estao perseguindo a familia do senhor paulo noel,nossa esse nosso amigo marcelo deve ser um exemplo por que na casa dele nao passa novela que tb expoe um pouco de violencia,paulo noel continue com seu trabalho pois eu e minha familia confiamos no seu blog e na sua radio.mais uma vez muito obrigado ao espaço a nos concedido.pelo menos eu continuo assinando o meu nome ja ao amigo marcelo sartori preferiu me responder mais se colocando anonimo.

Marcelo Sartori disse...

Claudia. Eu acho que você está "viajando", uma porque não nota o que fiz, por um descuido meu comentário foi em Anonimo, mas logo em outro comentário assumi a autoria. Sobre perseguição, "viajou" novamente, não tenho nada contra ou melhor em nenhum momento falei nada que pudesse ofender e dizer que é perseguição, só coloquei meu ponto de vista como pai e cidadão, e repito, não pedi que tirasse as fotos e aliás, eu não tenho autonomia para tal. Busco dar um ambiente adequado sim para meus filhos e eles sabem muito bem o que ver e ouvir, diferenciar o que é certo e o errado. O que se passa em minha casa, é de minha inteira responsabilidade. Claudia, pare de "viajar" em seus comentários. Um abraço ao Paulo Noel e sua familia, com todo o respeito. Marcelo Sartori

beatriz costa disse...

senhor paulo noel quero te parabenizar pelo espaço a nos oferecidos e dizer que vc fez muito bem o seu papel,pois vc e um jornalista que nao esconde a verdade por mais que va chocar um pouco as pessoas.

Vinícius Berto disse...

Esse assunto foi fruto de uma discussão na redação do blog. O debate tomou conta dos bastidores da Rádio. Eu não queria publicar essas fotos, já o PN se defendia: “foi feita uma enquete, e os internautas se manifestaram a favor da publicação dessas fotos”. Talvez o resultado da enquete já seja fruto da banalização da violência nos meios de comunicação. Não gosto dessa exposição. Nós comunicadores, como formadores de opinião, devemos mudar essa realidade. Isso já foi tema de muitos seminários de jornalismo. Vira e mexe o Observatório da Imprensa aborda o tema. Parabéns a todos que deixaram suas opiniões. Não entendi os comentários acima como depreciativos ao blog. Entendo essa divergência de opiniões como salutar para a democracia nos meios de comunicação, a começar pelos próprios “detentores da informação”. Sou radicalmente contra a publicação dessas fotos.