sábado, 1 de dezembro de 2012

Caminhoneiro de Imburi morre em acidente na BR-101


Sepultamento será neste domingo às 8 horas no cemitério de SFI





O motorista do Gol, cor verde, placa KPD-0461-Campos/RJ, Felipe Elias de Souza, 26 anos, de família da localidade de Imburi morreu em acidente envolvendo dois Fiat e um Caminhão na madrugada deste sábado no km 13 da Rodovia Campos/Vitória, no distrito de Travessão de Campos.
Segundo informações, o  Gol, atravessou a pista oposta e colidiu de frente com a carreta, no lado do carona. Com o impacto o veículo rodou na pista. Felipe Elias  foi ejetado do veículo ficando no acostamento sentido norte e o carro foi projetado indo parar no matagal ao lado do acostamento da pista sul. Na tentativa de evitar uma colisão o motorista do Uno branco tentou desviar, mas acabou colidindo com outra árvore, no acostamento da pista oposta.

O corpo de Felipe Elias está sendo velado na localidade de Imburi, na Igreja de São Jorge e o sepultamento será às 8 horas deste domingo no cemitério de São Francisco de Itabapoana.

Segundo informações colhidas pelo Blog, Felipe Elias estava ultimamente trabalhando como caminhoneiro em Macaé. Chegou ontem para conhecer o Gol verde, comprado pelo irmão Geovane a pedido dele.

Saiu a noite e de madrugada aconteceu o acidente. Os familiares ficaram sabendo por volta das 8 horas da manhã. 

Felipe Elias era neto de Zé Trinta de Imburi e filho de Elisa. ( Da redação com informações do Ururau e do Campos 24 horas ) Fotos do Ururau.



Valão Seco em SFI contará com Associação de Moradores


Moradores da localidade de Valão Seco em São Francisco de Itabapoana promovem a segunda reunião para fundação de uma Associação de Moradores no próximo dia 3, segunda-feira às 19 horas na casa de José Barbosa. Através de e-mail os organizadores convidam a comunidade.

Convite

Vimos por  meio deste convidar  os moradores  para 2ª reunião da associação de moradores  de Valão Seco, em São Francisco de Itabapoana que acontecerá no dia 03/12/2012 (segunda-feira),às 19h30m na casa do sr.José Barbosa.

Sua presença será indispensável, para que possamos juntos trabalhar por nossa comunidade.

Assunto:Formação de uma chapa.

Atenciosamente,

Comissão organizadora:
- Jocinaide Barbosa
- Ilka Leite
- Uedson Rosario
- Renata Rosario
- Ivana Faria

São Francisco de Itabapoana,Valão seco 30/11/2012

O que uma Associação de Moradores.

Associação de moradores é um tipo de associação criada por moradores de qualquer bairro em qualquer cidade do território nacional. Tem sempre o objetivo de centralizar os problemas: estruturais, de segurança, educacionais, de saúde, etc, que ocorrem no bairro e através de um representante eleito pelos moradores (membros da associação), estes problemas são levados ao conhecimento do poder executivo municipal e cobradas as necessárias providências.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dilma veta distribuição de royalties para áreas licitadas


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante coletiva sobre os vetos da presidenta Dilma Rousseff ao Artigo 3º do projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo de campos já em exploração.



Brasília - A presidenta da República, Dilma Rousseff vetou o Artigo 3º do projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo de campos já em exploração. Além disso, todos os royalties dos futuros contratos serão destinados à educação.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a decisão da presidenta Dilma tem um “grande significado histórico”. “Todos os royalties, a partir das futuras concessões, irão para a educação. Isso envolve todas as prefeituras do Brasil, os estados e a União, porque só a educação vai fazer o Brasil ser uma nação efetivamente desenvolvida”, disse.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse que a medida provisória (MP), que será encaminhada para publicação no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (3), tem como premissas o respeito à Constituição e aos contratos estabelecidos, a garantia da distribuição das riquezas do petróleo e o fortalecimento da educação brasileira.

A ministra espera "sensibilidade" do Congresso Nacional para a aprovação da MP e argumentou que a medida vai beneficiar todos os entes federativos. "Estamos chegando num momento que não conseguimos ir para frente, não conseguimos fazer novas concessões porque não temos uma regra estabelecida na distribuição de royalties. Então, começamos a passar para um momento em que todos vão perder. Da forma como estamos mandando a medida provisória, respeitando a distribuição feita pelo Congresso, dirigindo para a educação, acredito que vamos ter a sensibilidade do Congresso Nacional."

Segundo Gleisi, a presidenta procurou conservar a maior parte do que foi deliberado no Congresso Nacional. “O veto ao Artigo 3º, resguarda exatamente os contratos em exercícios e redistribuição dos royalties ao longo do tempo”, disse.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o veto não significa "nenhum desapreço ao Congresso Nacional", "mas sim a defesa de dispositivos constitucionais que asseguram a preservação dos contratos firmados até então." (Ag. BR)

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Chuvas voltam a causar transtornos na principal Avenida da cidade de São Francisco de Itabapoana



Lojas inundadas.
 Fotos: Paulo Araújo.



O comerciante Paulo Araújo em e-mail enviado ao Blog e a Rádio São Francisco FM exibe as imagens da  Av. Joaquim da Mota Sobrinho, trecho entre DETRAN e Pingo Rosa, após poucos instantes de chuva. Segundo Araújo,  o caso é de calamidade pública pois todo o comércio e residências da área ficam inundados.

"Ressaltamos que nem começou o período de chuvas e já estamos novamente, sofrendo com as mesmas inundações que ocorrem há mais de quatro anos. É um verdadeiro descaso do poder público  com o comércio local e todos nós residentes nesta área", diz Paulo Araújo.

Grupo EBX e IBIO trazem hoje, 29, para SFI a II EXPOGIT no salão Ana Festas.


A palestra será em São Francisco do Itabapoana abordará o tema:  “Memória e Patrimônio Cultural”, que será proferida pela Professora Doutora Sylvia Paes.

Será das 18h às 21h no Salão Ana Festas situado na Avenida Edenites Viana,175- Centro- São Francisco de Itabapoana- RJ.

A EXPOGIT é uma exposição de banners e fotos sobre a Gestão Integrada do Território (GIT) do Açu, que tem como objetivo divulgar a estratégia GIT e o papel da EBX nesse processo, estimulando que outros setores se insiram na mesma lógica, no território.


A missão da ONG IBIO é melhorar a qualidade ambiental e promover a gestão integrada de recursos territoriais como forma de gerar desenvolvimento econômico, equidade social e bem estar humano.

Além Antes da palestra haverá uma exposição de banners e fotos do complexo portuário do Açu, SJB


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Prefeito, vereadores e suplentes de SFI diplomados dia 19 de dezembro

O prefeito  eleito  de  São  Francisco  de  Itabapoana,  Pedro Jorge  Cherene  Júnior  (PSC), o  vice  Amaro  Barros  (PP) e  os  13 vereadores e suplentes serão diplomados no dia 19 de dezembro, às 10h, no Salão do Júri, no Fórum da Comarca da cidade.
Todos  os  candidatos  para serem diplomados tem  que estar com as contas de campanha em dia com a Justiça Eleitoral, caso contrário, segundo a legislação eleitoral, podem não receber o diploma em dezembro, fato que  os  impossibilitariam  também  de tomar  posse  do cargo  em janeiro de 2013.
A transição governamental terá início no dia 01 de dezembro, reunindo-se as comissões no período das 10h às 12h, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, e se encerra com a posse do novo Prefeito.
O candidato Pedro Jorge Cherene Júnior (PSC), mais conhecido como Pedrinho Cherene, é o novo prefeito de município de São Francisco do Itabapoana. Ele recebeu 15.804 dos votos válidos.
Fonte: Ururau/Ascom
Foto: Blog do Paulo Noel

Colégio Agostinho Chryzanto realiza Feira de Educação em Santa Clara

Em email enviado ao Blog do Paulo Noel, a diretora do Colégio Estadual Agostinho Chryzanto de Araúo, Veronica Lamblet Villaça Nery de Sá, convida a população para a Feira Mix em Educação, com o tema África – Brasil Jorge Amado Jorge – 100 Anos, dia 1º de dezembro.

 

São Francisco terá III Fórum para escolha dos novos integrantes do Conselho do Idoso

O Conselho dos Direitos do Idoso (CMDI) de São Francisco de Itabapoana vai realizar, nesta quarta-feira (28/11), o III Fórum para a escolha dos seis novos conselheiros para o biênio 2012 a 2014. A eleição irá acontecer das 13h às 17h, no salão Ana Festa, localizado no centro da cidade.
 
Conforme o Regimento Interno do CMDI, os conselheiros serão representantes de organizações da sociedade civil organizada, que atuem no município e estejam diretamente ligadas à defesa ou ao atendimento ao idoso. Deverão, ainda, serem cadastradas no CMDI e estarem em funcionamento há mais de dois anos.
 
O presidente do CMDI, Amaro dos Santos Cruz, esclareceu sobre a proposta do evento. “O Fórum objetiva além de eleger os seis novos representantes e seus suplentes para comporem o Conselho do Idoso, como promover discussão acerca da importância da sociedade civil na formulação, implementação e controle social das futuras ações em benefício à terceira idade”, completou o presidente.
 
Ascom-SFI

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cerca de 200 mil pessoas na mobilização pela manutenção dos royalties

Ato público foi realizado nesta segunda no Centro do Rio de Janeiro
Segundo os organizadores cerca de 200 mil pessoas participaram, nesta segunda-feira (26/11), no Centro do Rio, da manifestação contra as novas regras de distribuição dos royalties do petróleo aprovadas pela Câmara dos Deputados, no início do mês.
O movimento “Veta, Dilma. Contra a injustiça. Em defesa do Rio”, que contou com uma caminhada da Candelária até a Cinelândia e continuou com a leitura de um manifesto e shows em um palco montado ao lado do Teatro Municipal, recebeu o apoio de autoridades, artistas, atletas e organizações não-governamentais e autoridades governamentais, sendo realizada nos mesmos moldes que em 2010, sem discursos políticos.
O Governo do Estado e os municípios fluminenses poderão perder, já em 2013, R$ 3,4 bilhões em receita, caso seja sancionado o projeto de lei de número 2.565, aprovado no dia 6 de novembro. Até 2020, a perda acumulada chegaria a R$ 77 bilhões, considerando a arrecadação de royalties e participações especiais de estados e municípios. O cálculo foi feito por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, tomando como premissas o preço do barril de petróleo a US$ 90 e câmbio de R$ 2,00.

"Se a presidenta Dilma Rousseff não vetar o projeto, teremos dificuldade de executar projetos em todo o Estado", disse o governador Sérgio Cabral durante entrevista coletiva realizada após a leitura do manifesto, na Cinelândia.
Segundo o governador, não é exagero dizer que o projeto de lei vai inviabilizar diversars ações do estado, como por exemplo a instalação de novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). "Só este ano, em 2012, 7 mil homens entraram na policia militar. Faremos um concurso e esperamos que o memso número se repita em 2013. Isso é um gasto permanente na folha de pagamento do Estado. Como vou manter e criar novas UPPs? Não estou exagerando. O projeto vai inviabilizar mesmo as realizações do Estado", afirmou o Governador.

CARAVANAS DE TODO ESTADO

Milhares de pessoas dos municípios do Norte Fluminense (Campos, Macaé, São João da Barra e Quissamã) e Baixada Litorânea (Rio das Ostras) também participaram da mobilização. Só de Campos, cerca de 50 ônibus saíram, pela manhã, de diversos pontos do município

Esta é a segunda manifestação contra a redistribuição dos royalties. O projeto de Lei foi aprovado no dia seis deste mês em Sessão Deliberativa Extraordinária na Câmara dos Deputados em Brasília, prevendo a partilha dos royalties do petróleo entre os 5.575 municípios da união além dos 26 estados e Distrito Federal.
Participaram do ato diversos artistas e atletas, entre eles Gabriel Pensador, Carla Camurati, Xuxa, Bel Kutner, Marcos Frota, Danielle Hypólito, Diego Hypólito, Fernanda Montenegro e Fernanda Abreu, que leu o manifesto contra o projeto de lei que propõe a redistribuição dos royalties do petróleo. O texto destacou o crescimento econômico do Rio de Janeiro e a luta incansável em defesa dos royalties do petróleo.

"Os royalties são um direito constitucional, a perda significa a interrupção de relevantes projetos para os próximos anos. Reinvindicamos o veto da presidente Dilma Roussef", disse a artista.
Em seguida, repentistas da Feira de São Cristóvão se apresentaram ao público:
"É do Rio o petróleo idolatrado. Nós pedimos à presidenta que ajude esta nação".
A atriz Fernanda Montenegro também subiu ao palco para pedir para a Dilma Rousseff o veto do projeto de lei.
 
ENTENDA O PROJETO DE LEI

Por 286 votos a favor e 124 votos contra, o texto de Vital do Rêgo aprovado pela Câmara no dia 6 de novembro estabelece que estados não produtores recebam 20% dos royalties até 2020 - o mesmo percentual destinado à União. Municípios produtores, como o Rio e Espírito Santo, ficam com 15% em 2013, que serão reduzidos progressivamente até chegar a 4% em 2020. Estados não produtores levam 21% em 2013, mas essa fatia cresce até chegar em 27% em 2020.

Com relação às compensações pagas pelas empresas petrolíferas para áreas que produzem grande volume ou têm grande rentabilidade, a União fica com 43% em 2013, passando a 46% em 2020. Neste caso, os estados produtores ficam com 32%, que serão reduzidos aos poucos para 20%, até 2020. Os produtores reduzirão sua participação de 5% para 4%. Estados não produtores terão 10% a partir de 2013, até chegar a 15% em 2020.
Além disso, o projeto de lei não contempla compensação, de 2013 a 2020, de eventuais prejuízos com perda de receita em relação a 2011 e exclui os produtores do fundo especial dos estados e municípios. A presidenta Dilma Rousseff tem até o dia 30 de novembro para decidir sobre o projeto de lei.

Fonte: Ururau / Imprensa/RJ
Fotos: Estado/RJ - Tania Rego / ABr

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CESFP abre calendário de renovação de matrículas



Recebemos e-mail da diretora adjunta do Colégio Estadual São Francisco de Paula (CESFP), Eliana Lemos Monteiro Pinheiro, com informações do calendário de renovação da matrícula para o ano letivo de 2013. Confira:

Boa tarde, Paulo Noel!

Gostaria de contar mais uma vez com o seu veículo de informação para divulgação do Calendário de Renovação de Matrícula para o Ano letivo de 2013.

Sem mais, agradeço pela colaboração e pela atenção dispensada.

Atenciosamente,

Eliana Lemos Monteiro Pinheiro
Diretora Adjunta do Colégio Estadual São Francisco de Paula

Começa na próxima semana o período de Renovação de Matrícula para o Ano letivo de 2013

Para o ano de 2013 a renovação deve ser efetuada no período de 03 de dezembro de 2012 a 13 de dezembro de 2012, exclusivamente na secretaria do C. E. São Francisco de Paula, das 9h às 16h.

Fique atento às datas e prazos para renovação de matrícula da rede pública de ensino:

Ensino Fundamental – 03/12 a 07/12
Ensino Médio – 06/12 a 12/12
Curso Normal – 10/12 a 13/12

Alunos menores de 18 anos, o responsável deverá comparecer para realizar a renovação.
Mais informações: (22)2789-2661 

Van furtada durante a madrugada no Centro de SFI

A Van furtada é semelhante ao veículo da foto

Quadrilhas de furto de veículos continuam agindo na região. Na madrugada desta segunda-feira (26) a Van branca Fiat Ducato, placa LOU-6558-RJ, foi furtada no Centro de São Francisco de Itabapoana. Segundo Lívia Nogueira Santos, 34, esposa do proprietário do veículo, Jorge Luis Farias Júnior, 36, o carro estava estacionado ao lado da marquise da Praça de São Francisco de Paula.

“Acostumamos a estacionar a van ao lado da marquise. O veículo passava as noites ali, pois no dia seguinte começava a rodar cedo. Não poderíamos imaginar que isso aconteceria conosco”, lamentou Lívia.

O motorista, conhecido por Bidé, estacionou o veículo por volta das 18 horas deste domingo (25), e quando voltou para começar a trabalhar no início da manhã desta segunda-feira não encontrou a van.

“Um amigo do meu marido viu a van estacionada no local por volta da meia-noite, por isso acreditamos que ela foi levada na madrugada. Pedimos para quem souber do paradeiro do nosso carro, que avise a PM e a Polícia Civil”, concluiu Lívia.

O telefone da PM é o 190, já o disque-denúncia da Delegacia de São Francisco de Itabapoana é o 2789-1322.

Dia dos Evangélicos com intensa programação em SFI

Dia 30 de novembro é feriado municipal em São Francisco de Itabapoana pelo Dia dos Evangélicos. E para comemorar a data a Associação Evangélica de São Francisco de Itabapoana preparou essa programação. Confira: