sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

BPRv apreende menor com pistola em São Francisco de Itabapoana

Leia no VNOTÍCIA


Um menor foi apreendido pela Polícia Militar da 4ª Cia da Polícia Rodoviária Estadual, por volta das 11h20m desta sexta-feira, 08/01, com uma pistola na rua da Jaca, em São Francisco do Itabapoana. 


A PM em patrulhamento pela RJ-224 foi informada por populares de elementos portando armas. Quando chegou ao local avistou quatro elementos armados que ao perceberem a viatura evadira-se da área. 


Um menor acabou entrando em um beco sem saída deixando sobre o muro uma pistola COLT 9 mm com um carregador e oito munições intactas. 


 Em seguida a guarnição procedeu para a 147ª Delegacia de Polícia de São Francisco do Itabapoana onde foi orientanda pelo inspetor de serviço para que a guarnição procedesse para 134ª Delegacia de Polícia ( DELEGACIA DE ÁREA) em Campos dos Goytacazes onde foi feita a ocorrência e o menor apreendido.

Urgente: jovem baleado na Rua do Dil, em São Francisco de Itabapoana

 
Urgente: um jovem foi baleado por volta das 10h20 desta sexta-feira, 08, na Rua do Dil, comunidade no entorno do Centro de São Francisco de Itabapoana. Segundo as primeiras informações, o rapaz levou um tiro que atravessou o braço e atingiu o tórax.

 

A vítima foi levada por populares para o Posto de Saúde do Centro de São Francisco e já transferida para o Hospital Ferreira Machado pelo Resgate Municipal. Ele foi baleado enquanto passava pela Rua do Dil numa moto.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Veículo roubado em Travessão de Campos encontrado pela PM em São Francisco de Itabapoana

 



 

Um carro, modelo Celta, roubado no último dia 30 de dezembro, na localidade de Travessão de Campos, distrito de Campos,  foi encontrado por policiais militares em São Francisco de Itabapoana, nesta quinta-feira, 07/01.

 

Após varias buscas feitas pela PM,  o veículo foi localizado pelos agentes abandonado em uma canavial próximo a área central do município. Ninguém foi preso.

Saúde anuncia compra de 100 milhões de doses da Coronavac

 Leia também no VNOTÍCIA

Pasta anunciou que Brasil terá até 354 milhões de doses em 2021.



O Ministério da Saúde anunciou assinatura de contrato com o Instituto Butantan para adquirir até 100 milhões de doses da vacina Coronavac contra a covid-19 para o ano de 2021, produzidas pelo órgão em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

 

O contrato envolve a compra inicial de 46 milhões de unidades, prevendo a possibilidade de renovação com a aquisição de outras 54 milhões de doses posteriormente. Esse modelo foi adotado pela pasta pela falta de orçamento para comercializar a integralidade das 100 milhões de doses. Hoje o Instituto Butantan anunciou que a eficácia da vacina é de 78%.

 

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto hoje (7), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e representantes da pasta informaram o contrato de compra da Coronavac e trataram da situação da vacinação contra a covid-19.

 

Pazuello afirmou que a aquisição do lote da Coronavac foi possível graças à medida provisória (MP) editada ontem (6) permitindo a contratação de vacinas antes do registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

“A MP nos permite fazer contratação de vacinas e outros insumos antes mesmo de estar concluído o registro na Anvisa, coisa que não era permitida. Não podia fazer nenhuma contratação que não houvesse incorporação anterior no SUS [Sistema Único de Saúde] para poder comprar”, declarou o titular do MS.

 

A perspectiva da pasta é que sejam disponibilizadas em 2021 até 354 milhões de doses. Este total deve ser formado por dois milhões de doses importadas da Astrazeneca da Índia, 10,4 milhões produzidas pela Fiocruz até mês de julho, 110 milhões fabricadas no Brasil pela Fiocruz a partir de agosto, 42,5 milhões do mecanismo Covax Facility (provavelmente da Astrazeneca) e as 100 milhões da Coronavac oriundas do contrato com o Instituto Butantan.

 

A Coronavac custará cerca de US$ 10 por dose, demandando duas doses para cada pessoa a ser vacinada. Já a da Astrazeneca tem preço de US$ 3,75 por dose. Desta última, o ministro Eduardo Pazuello afirmou que seria aplicada apenas uma dose.

 

O ministro Eduardo Pazuello atualizou os três cenários de início da vacinação anunciados anteriormente. No melhor caso, o processo começaria em 20 de janeiro se os laboratórios conseguirem autorização em caráter emergencial juntamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Nesta hipótese, estariam disponíveis oito milhões de doses. A imunização ocorreria com as vacinas que estivessem disponíveis, sejam elas as do Instituto Butantan ou as importadas da Astrazeneca da Índia.

 

O segundo cenário seria entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. Já o terceiro seria entre 10 de fevereiro e início de março. Pazuello comentou que a estimativa é que os dois produtores nacionais, Butantan e Fundação Oswaldo Cruz, cheguem ainda neste ano à capacidade de fabricação de 30 milhões de doses por mês.

 

O ministro contou que a equipe do órgão continua negociando com a Pfizer, farmacêutica que já teve vacinas compradas por outros países. Contudo, argumentou que a empresa apresentou exigências mal recebidas pelo MS, como a desresponsabilização por qualquer efeito colateral, a designação dos Estados Unidos como foro para resolver eventuais ações decorrentes de problemas como este e obrigação de o Brasil fornecer o material para diluir o imunizante.

 

“Não paramos de negociar com a Pfizer. E o que queremos? Que ela nos dê o tratamento compatível com o nosso país, que ela amenize essas cláusulas. Não podemos assinar desta forma. Ela ofereceu 500 mil em janeiro, 500 mil em fevereiro e 2 milhões em março, 2 milhões em abril, 2 milhões em maio e 2 milhões em junho. Pensem se isso resolve o problema do Brasil. Toda a vacina oferecida pela Pfizer no primeiro semestre vacina a metade da população do Rio de Janeiro”, sublinhou o ministro.

 

Seringas

Os representantes do Ministério da Saúde falaram também sobre o fornecimento de seringas. Um pregão foi realizado, tendo concluído com 3% do total previsto. O presidente Bolsonaro afirmou que suspenderia a compra de seringas até que os preços baixassem novamente.

 

O secretário executivo da pasta, Élcio Franco, colocou que há 80 milhões de seringas passíveis de mobilização imediata para o início da vacinação, incluindo as existentes em estados e municípios. Ele acrescentou que o Ministério obteve juntamente a fabricantes 30 milhões de seringas por meio do instrumento de requisição administrativa.

 

Outras 40 milhões podem ser adquiridas por meio de uma compra internacional da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), das quais 8 milhões podem chegar entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

 

Fonte: Agência Brasil


Sanfranciscano tem carro furtado em Lagoa do Siri, sul do Espírito Santo

 Leia também, no VNOTÍCIA.


 


 

Um sanfranciscano de Morro Alegre ligou nesta quinta-feira, 07/01, comunicando que teve seu carro modelo Saveiro caixote 1996, placa LAZ4E49, carro bem conservado, na cor verde, furtado na Lagoa do Sirí. O furto foi nesta quarta-feira, 06/01.

A Lagoa do Siri, é uma das principais atrações do extremo sul do Espírito Santo localizada em Marataízes. Isolada do centro urbano do município, é uma excelente opção para se tomar banho, com uma boa infraestrutura de restaurantes e quiosques ao redor.

 

Ele estacionou o carro um pouco mais afastado do local onde ficou. Quem souber de alguma informação, favor entregar em contado com o 190 da Polícia Militar.

  



Mãe pede ajuda para localizar o filho desaparecido há 72 horas em SFI

  

A família de Leonardo da Silva Pessanha, o Léo, de 25 anos, está à procura do rapaz que desapareceu desde a última segunda-feira, 04, e não voltou mais pra casa, na localidade de Nova Belém, em São Francisco de Itabapoana.

 

A mãe do jovem, Márcia, disse hoje em entrevista à Rádio São Francisco FM que pediu ajuda ao Corpo de Bombeiros para localizar o filho, que fugiu de casa.

 

Na manhã desta quinta-feira, 07, completou 72 horas do desaparecimento do rapaz, que mora com a avó. Ele tem depressão profunda e síndrome do pânico e faz tratamento psiquiátrico. A mãe disse que ele estava sem tomar os medicamentos e não estava se alimentando com regularidade.

 

“Eu fui até a casa dele e tive que pedir para uma pessoa arrombar a porta para chegar até ele. Neste momento, ele pulou a janela assustado e fugiu. Ele tem cerca de 1,75 m de altura e é moreno”, disse a mãe.

 

A mãe está muito preocupada de acontecer o pior e faz um apelo aos moradores das comunidades de Nova Belém, Espiador, Ponto de Cacimbas, Valão Seco e Bom Jardim para ajudar, pois Márcia acredita que o filho esteja em alguma mata dessas comunidades. “Se alguém viu favor entrar em contato com a gente”, diz. O celular para contato é (22) 99604-9660.

 

Muitas pessoas tem ligado para a Rádio São Francisco FM com informações. A última informação foi de que ele foi visto na terça-feira, próximo a uma goiabeira em uma casa da localidade de Ponto de Cacimbas. Estava comendo frutas, e quando percebeu que estava sendo observado fugiu.

  

Animais furtados do rancho Netto’s em Valão Seco foram encontrados em Travessão de Barra

 

Os proprietários da égua castanha e sua potra que haviam sido  furtados na madrugada de terça-feira, 05-01, do rancho Netto’s em Valão Seco, zona rural de SFI, foramresgataram na localidade de Travessão de Barra na tarde desta quarta-feira, 06-01.

 

Eles foram avisados por moradores de Travessão de Barra e informados o local exato onde os animais foram abandonados, em uma rua sem saída.


A notícia foi divulgada pela Rádio São Francisco FM (aqui)pedindo ajuda das comunidades para localização dos animais.

 

A égua castanha e sua potra de quatro meses, já estão na propriedade da família do rancho Netto’s. Um boletim de ocorrência foi registrado na 147ª Delegacia de Polícia de São Francisco de Itabapoana. Os ladrões não foram encontrados.

  

Na ocasião do furto, os elementos que invadiram o rancho, fizeram uma cratera perto da porteira para que os animais pudessem subir em algum reboque ou em algum tipo de transporte. Rita agradece a quem avisou onde estavam os animais e, lamenta que bandidos pela segunda vez, tenham voltados a invadir o rancho que era do seu sogro, falecido Eulício.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Menina de 6 anos atacada por pitbull morre no Ferreira Machado em Campos

 Cão  atacou a criança no pescoço.



Uma menina de 6 anos. Rihanna Mendes de Souza, morreu, na tarde desta terça-feira (5/01), após dar  entrada em estado grave no Hospital Ferreira Machado (HFM)  em Campos, ferida no pescoço pelo ataque de um cão da raça pitbull no Parque Aldeia, no subdistrito de Guarus, em Campos dos Goytacazes.

 

De acordo com a unidade hospitalar, Rihanna Mendes de Souza deu entrada com grave lesão por mordedura de cão, na região do pescoço. Ela passou por cirurgia de emergência e foi internada na Unidade Terapia Intensiva Pediátrica, mas infelizmente não resistiu.

 

“A família foi informada e está sendo acompanhada por nossa equipe interdisciplinar. A direção da unidade lamenta a perda, mesmo diante de todos os esforços da equipe de saúde, com quatro cirurgiões tratando diretamente do caso”, informou o hospital em nota.

 

Segundo as primeiras informações, o cachorro não seria da família e a menina teria sido atacada enquanto brincava.

 

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas, quando os socorristas chegaram ao local, a menina já havia sido socorrida por parentes.

Da redação do VNOTÍCIA com informações da 3ª Via.

Bandidos invadem rancho Netto´s em Valão Seco e furtam uma égua castanha e sua potra de quatro meses

 


Mais uma vez, o rancho Netto's em Valão Seco, na zona rural de São Francisco de Itabapoana foi furtado por elementos que invadiram a propriedade na madrugada de terça-feira, 05/01 e levaram uma égua castanha e sua potra de quatro meses, também castanha.


Segundo uma das proprietárias do rancho, a Rita de Cássia, os bandidos entraram na propriedade pela localidade conhecida por Baixinha, no final do rancho onde tem uma porteira.

 

 “Fizeram uma cratera para que os animais pudessem subir em algum reboque ou em algum tipo de transporte. Pelos rastros do veículo, seguiram em direção a Rodovia RJ-224 que liga Valão Seco a São Francisco de Itabapoana ou entraram em uma Estrada de Vilão, ou Alegria dos Anjos”, disse Rita.


Quem souber ou ter visto esses dois animais, favor entrar em contato com Rita de Valão Seco pelo telefone (22) 998161775.


A primeira vez foi os bandidos invadiram a casa na sede da fazenda levaram,  selas, freios, máquinas isso após 15 dias de falecimento do sogro de Rita, no dia 29 de agosto de 2020.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Travesti baleada em tentativa de homicídio em Santa Clara


A violência que preocupa em São Francisco de Itabapoana fez mais uma vítima. Na noite desta terça-feira, 05, por volta das 20h30, uma travesti de iniciais F.P.S., 28 anos, foi baleada no braço numa tentativa de homicídio.


A vítima reconheceu o autor do disparo e já informou à Polícia Militar, que faz diligências a procura do acusado.


Segundo apurado pela reportagem do Blog do Paulo Noel e do VNOTÍCIA, a travesti estava em frente a um bar, na saída de Santa Clara para a Praia de Sossego, quando dois elementos passaram de moto, e um deles atirou em sua direção.


A travesti, que tem seu nome social iniciado pela letra P., foi socorrida pelo Resgate Municipal para o Hospital Ferreira Machado, e não corre risco de morte.

  

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Pedrinho Cherene divulga carta à população de SFI comunicando que pedirá exoneração do cargo público de médico





O ex-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, divulgou em suas redes sociais, na noite desta segunda-feira, 04/01, que solicitará à prefeita do município, Francimara Azeredo, a exoneração do cargo público de médico da Secretaria Municipal de Saúde.

A decisão é baseada na atual situação do município, segundo ele, no que se refere a questões político-partidárias. 

Leia na íntegra a carta à população de São Francisco de Itabapoana, em 04 de janeiro de 2021 divulgada por Pedrinho Cherene.


“Informo à população que, diante da atual situação do nosso município, no que se refere às questões político-partidárias, estarei encaminhando a Exma. Sra. Prefeita, minha solicitação de exoneração do cargo público de Médico, do qual faço parte no Quadro de Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. 

Gostaria de esclarecer que tal decisão está pautada na minha responsabilidade, ética profissional e respeito aos munícipes. 



Vale ressaltar que estou me afastando do Quadro de Funcionários, mas NUNCA desistindo da população de São Francisco de Itabapoana que tanto amo, confio e respeito! Reafirmo meu compromisso como Homem Público, Médico e amigo de todos. Contem sempre comigo! Um abraço do amigo Pedrinho Cherene!

Morre vítima de infarto empresário Demilton Sales


Vítima de infarto, faleceu na tarde desta segunda-feira, 04/01, na residência onde morava em Campos, o empresário e fundador do Rotary Club São Francisco de Itabapoana e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos, Demilton Sales, 73 anos, proprietário da Mercedek.

 

Segundo informações de familiares, Demilton estava bem, feliz e havia passado o final de semana, como sempre fazia, na praia de Santa Clara onde possuía casa de veraneio.

 

Retornou a Campos e, nesta segunda-feira, faleceu quando estava no banheiro se preparando para tomar um banho.


O corpo será velado no cemitério Campo da Paz, cujo horário do  sepultamento será anunciado, ainda, pelos familiares.

 

Demilton era casado com a atual presidente do Rotary Club São Francisco de Itabapoana, Amarilsa Sales.


Como comerciante Demilton era muito querido e conhecido na Região de Campos dos Goytacazes, em São Francisco de Itabapoana e em Goytacazes onde mantinha lojas da Mercedek nestas localidades.


Como membro do Rotary Club São Francisco de Itabapoana foi o idealizador de um projeto que ficou conhecido  como “Banco de Cadeiras de Rodas” que atende a comunidade.


Participou, junto com os demais companheiros de Rotary, de outras campanhas como distribuição de cobertores, cestas básicas e ajudou o projeto “banco de óculos”.


Participou de dezenas de conferências distritais do Rotary Internacional sempre muito dedicado às causas da instituição.


Sua morte pega todos os seus companheiros de surpresa.


A rotariana Mery esposa do companheiro Mário Antônio, disse que foi uma grande perda. “Ainda neste final de ano, ele e esposa a nossa companheira Amarilsa, passaram a virada do ano com a gente. Todos nós estávamos muitos felizes e chegamos a comentar sobre os projetos futuros para o Rotary Club após o fim da pandemia. Perdemos um grande amigo e companheiro”, disse.


À companheira Amarilsa e demais filhas e netos nossos sinceros pêsames.

domingo, 3 de janeiro de 2021

VÍDEO: PM de São Francisco de Itabapoana prende sete elementos na Ilha dos Mineiros após tiroteio na comunidade

Foram arrecadados, também , diversas armas de fogo e munições.




 

A Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana prendeu no início da noite deste domingo 03/01, por volta das 18 horas, sete elementos que estariam participando de um tiroteio na Ilha dos Mineiros em Guaxindiba, litoral de São Francisco de Itabapoana.

 

Após informações de disparos de arma de fogo, as equipes da PM  procederam ao local onde além de prender os sete elementos conseguiram, ainda, arrecadar quatro armas, dois carregadores alongados, quatro carregadores e diversas munições que serão contabilizados. 

 

As guarnições da PM continuam em diligências e irão se deslocar à 146ª Delegacia de Polícia em Campos dos Goytacazes para apresentar os fatos.  Ocorrência em andamento.

Dezenas de viaturas da PM permanecem no entorno da Ilha dos Mineiros, Guaxindiba, Santa Clara e Gargaú.

Com esta ação, a PM deu uma pronta e rápida resposta a sociedade.  

 

Jovem encontrado morto a tiros dentro de carro em Santa Clara



Um jovem de 22 anos, Carlos Augusto de Souza Rodrigues, foi encontrado morto por populares por volta da 1h15 da madrugada, deste domingo, 03/01, no interior de um veículo Fiat Uno placa BHG 43 no final do loteamento no da Rua 82 na praia de Santa Clara.

 

Segundo a Polícia Militar, a vítima encontrava-se no interior do veículo, com três tiros na cabeça.


Ainda segundo a PM, não foi possível obter mais informações, devido ao horário, tempo chuvoso e local bastante isolado sem moradores por perto.


A princípio o rapaz não tinha ligação com facção criminosa.


Compareceu no local a Perícia da Polícia Civil que removeu o corpo, pelo rabecão da Defesa Civil, para o Instituto Médico Legal em Campos.


A ocorrência, após procedimentos, foi registra na 147ª Delegacia de Polícia de São Francisco de Itabapoana.  

Reportagem em vídeo com entrevistas e destaques da posse dos eleitos em SFI