sábado, 8 de outubro de 2011

Família Matheus discute na rádio O Diário

Ouça aqui o áudio divulgado pelo Blog do Cláudio Andrade da discussão entre Garotinho e Nelson Nahim hoje na Rádio O Diário. E conforme relata, também em seu Blog Fernando Leite comenta:

Família Matheus discute na rádio O Diário quem deu o golpe

NAHIM RELATA O EPISÓDIO DE SUA POSSE E GAROTINHO DEIXA O ESTUDIO, SEGUNDO NELSON NAHIM PARA IR AO BANHEIRO.

NAHIM COBRA PRESENÇA DE GAROTINHO: "ELE DEVE ESTAR COM UMA DOR DE BARRIGA DANADA".

GAROTINHO ACABA DE VOLTAR E ACUSA NAHIM. O TEMPO FECHOU!

BOTARAM ATÉ A MÃE NO MEIO.

GAROTINHO ACUSA NAHIM DE GOLPISTA!

GAROTINHO DIZ QUE NAHIM É INVEJOSO E ENCERRA O DEBATE E PEDE A CARLOS CUNHA QUE ENCERRE O PROGRAMA.
As informações são do Jornalista Fernando Leite.

Cláudio Andrade escreveu
O município de Campos dos Goytacazes passa por um momento delicado. Hoje, na parte da manhã, na Rádio Diário FM, no programa “Entrevista Coletiva” liderado pelo apresentador Felício de Souza, o deputado Garotinho e o seu irmão foram protagonistas de um dos mais vexatórios diálogos da história da política de nossa terra.

O deputado Garotinho acostumado a discursar para uma platéia combinada, teve sem aviso prévio que abrir contraditório para o seu irmão e Presidente da Câmara Nelson Nahim.

O diálogo que acabou se tornando um triste epílogo familiar teve como ponto nodal a tentativa de golpe que antes da visita de Nahim, Garotinho colocava na conta dos blogs independentes e da oposição.

Todavia, tendo que enfrentar um personagem emblemático e intimamente ligado as suas raízes, o ex-governador perdeu a linha e iniciou um embate raso e sem precedentes que foi ouvido por milhares de pessoas nas ondas do rádio, bem como testemunhado por alguns parlamentares que se encontravam nos estúdios.

Depois dessa cena dantesca ficou evidente que se trata de uma luta pelo poder onde nem mesmo o quesito sangue é levado em consideração. O respeito à família tão pregado e alardeado foi colocado de lado, abrindo espaço para os desejos mais inconfessáveis.

Na comédia trágica de hoje ficou nítido a força da rede de blogs independentes. Esse grupo de cidadãos que trabalham informando pela rede demonstrou mais uma vez que as eleições do ano que vem serão mais esclarecedoras e os blogs, mesmo não possuindo o poder de polícia serão os grandes fornecedores de material para atuação da Justiça eleitoral.

Depois de tudo que aconteceu na manhã de hoje, não nos resta mais discutir a autoria da tentativa de golpe. Nós eleitores, sim, fomos os golpeados.

Lastimável.

Cláudio Andrade

Do Blog do Paulo Noel.

Todos os Blogs independentes de Campos abordaram o assunto, com exceção dos blogs comprometidos com a política do Governo Municipal. Um destes blogs, inclusive, somente direcionou seus ataques ao presidente do Legislativo Campista Nelson Nahim poupando o ex-governador Garotinho.

Leia também nos Blogs de Roberto Moraes, Blog Dignidade, por uma Campos Moralizada, Digna e Justa; Blog do Fernando Leite, Blog Estou Procurando o que Fazer; Eu Penso Que... e por aí vai...

Debate sobre a crise na saúde em SFI na Rádio São Francisco FM

Foto: Ascom.

O programa "Tribuna Livre" da Rádio São Francisco FM, em São Francisco de Itabapoana, reproduziu, hoje, 08-10, no horário de 8 às 10 horas, as entrevistas concedidas aos radialistas Paulo Noel e Vinícius Berto sobre a crise na saúde no município de São Francisco e a polêmica da falta de quórum na Câmara Municipal para votação de uma suplementação do Executivo Municipal destinando a saúde em torno de R$930 mil reais. O debate foi focado nos questionamentos feitos à Rádio São Francisco FM, durante a semana, por ouvintes e funcionários contratados se queixando da falta de medicamentos nos postos de saúde, falta de médicos e falta de pagamento aos profissionais da saúde, tanto os médicos quanto os técnicos de enfermagem.

O que diz o Secretário de Saúde

O Secretário Municipal de Saúde médico Fabiano Córdova (foto) disse que em nenhum momento houve parada de atendimento dos pacientes em relação a emergência do município que é o principal. “O Hospital não fechou, não teve dia nenhum sem médico”, relatou Córdova que, no entanto, admitiu que “realmente, o que ocorreu foi um atraso no pagamento dos funcionários contratados e prestadores de serviços, inclusive os médicos”.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde a solução já estaria planejada para ser resolvida. “Já foi feita uma reunião com o prefeito Beto que convocou a equipe econômica juntamente comigo e, a administração. Estamos avaliando a solução do problema, inclusive, já conversamos com os médicos a respeito das medidas que estamos pretendendo tomar, tanto que os médicos continuam indo ao hospital dando os plantões em virtude até mesmo da confiança que eles tem no prefeito Beto Azevedo”, disse.

Segundo Fabiano Córdova espalharam um boato no município que os médicos ficariam sem receber até o final do ano; que os médicos estão há quatro meses sem receber o que, na verdade o atraso de salário é de um mês.

A próxima reunião da Câmara Municipal é na terça-feira, dia 11-10, véspera do feriado do Dia das Crianças. A Câmara Municipal ainda não votou a suplementação solicitada pelo Executivo Municipal. Entretanto é necessário saber das autoridades da saúde como ficará a situação no fechamento do ano, até o mês de dezembro. Esta suplementação resolve a crise no momento.

Segundo Fabiano Córdoba a Mensagem solicitando suplementação na Câmara diz respeito superávit da Secretaria de Saúde. “É importante salientar que dentro desta verba, está o repasse do Ministério da Saúde para o PSF, verba que não estava no orçamento.

Após a participação do Secretário de Saúde, participaram ao “vivo” debatendo o tema o vereador do PMDB e líder do prefeito no Legislativo Sergio Elias e o presidente do Legislativo, Florentino Cerqueira Azevedo o Tininho do DEM.

O vereador Sérgio Elias questionou a ausência da Mesa Diretora que acabou não dando quórum para realização da reunião de quinta-feira, passada, dia 6 de outubro. Já Tininho entrou no “ar” dizendo que nunca faltou uma reunião e que desta vez estava ocupada resolvendo questões relacionadas a nominata do seu partido tendo em vista que o último dia de filiação dos candidatos foi dia 7 de outubro.

Mas garantiu que na próxima reunião estaria na Casa presidindo a reunião e que colocaria a matéria em votação. Por sua fez o vereador Fabinho do Estaleiro do PSDB participou dizendo que votará contra a mensagem até que o Secretário Fabiano Córdova compareça ao Legislativo para explicar o que foi feito das verbas liberadas anteriormente pelo Legislativo e porque a saúde chegou a este ponto.

Segundo Fabinho do Estaleiro ele tem um documento assinado por todos os vereadores pedindo ao prefeito Beto Azevedo a exoneração do Secretário. Por sua vez Dr. Fabiano Córdova disse que o seu cargo é de confiança e que só sairá se for uma decisão do prefeito. Impasse criado, todos agora aguardam o próximo “roand” que será na reunião plenária do Legislativo na terça-feira, dia 11 de outubro.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Caos na saúde em São Francisco pode parar Hospital



Prefeito e secretário devem dar explicações hoje na Rádio São Francisco


Foto: Alessandra Lemos

A população de São Francisco de Itabapoana está assistindo um quadro crítico na saúde do município, que desta vez pode entrar em “colapso” de vez. Ontem, à noite, era esperada a reunião da Câmara Municipal para que o tema fosse debatido e até mesmo ser convocado o secretário municipal de Saúde, o médico Fabiano Córdova, para comparecer em plenário para explicações.

Acontece que a Mesa Diretora do Legislativo, formada pelo presidente Florentino Cerqueira de Azevedo, o Tininho (DEM), o vice, Renato da Silva Fernandes, o Renato de Buena (PP), e o primeiro secretário Jamilton Marcelino da Silva, o JAMILTO CHAÔ (PSB), não compareceu.

Segundo o vereador Sérgio Elias (PMDB), “se a Mesa diretora comparece, haveria quórum para instalação da reunião”. Além de Sérgio, estavam lá: Kademar Cordeiro (PMDB), Cláudio Henrique (PP), Fábio das Neves Moreira, o Fabinho do Estaleiro (PSDB), e José Pinto Filho, o Pintinho (PMDB).

Com o plenário lotado, a maioria técnicos de enfermagens e pessoal ligado à saúde, a reunião acabou não acontecendo.

Os vereadores querem a presença do Secretário Municipal de Saúde na reunião Legislativa para que explique porque a situação chegou ao ponto que está. “Faltam remédios, médicos e enfermeiros estão com salários atrasados e cada vez mais acontecem contratações de funcionários na Secretaria de Saúde”, disse Sérgio Elias, vereador líder do Governo na Câmara Municipal.

Mas para convocar o Secretário de Saúde há necessidade que aconteça a reunião, e ontem os vereadores já haviam decidido apresentarem um requerimento convidado o médico Fabiano para comparecer ao Legislativo.

“Nosso objetivo é votar a Mensagem com pedido de suplementação de R$950 mil, mas só após as explicações do secretário sobre as verbas anteriores aprovadas pelo Legislativo”, disse o vereador Fabinho do Estaleiro.

Em conversa com o Blog, o Diretor Clínico do Hospital Manoel Carola, o médico Hober Caminhas, disse que assumiu com os colegas um compromisso endossado pelo prefeito Beto Azevedo para que continuem trabalhando até o dia 10 de outubro, prazo para pagamento dos salários atrasados. Dia 10, terça-feira, será o dia da próxima reunião do Legislativo sanfranciscano. Até o momento o Conselho Municipal de Saúde também não se manifestou sobre o assunto.

Hoje, 07-10, o prefeito Beto Azevedo disse ao Blog que vai se pronunciar através dos microfones na Rádio São Francisco FM durante o jornal São Francisco é Notícias, entre 08 e 10 horas, e falar sobre o assunto. Disse inclusive, que o Secretário Córdova também ira se pronunciar. Vamos aguardar.

Palestra sobre o programa Bolsa Família nesta sexta no CRAS de Valão Seco

Será realizada nesta sexta-feira (07/10), às 14h, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Valão Seco uma palestra sobre o programa Bolsa Família. A coordenadora do programa, Marlucia Elias da Silva, irá abordar o tema e esclarecer dúvidas sobre o programa. O evento é mais uma iniciativa da secretaria de Promoção Social, em parceria com a secretaria de Educação. O encontro será aberto para todas as comunidades.

O Bolsa Família é um programa de transparência direta e de renda que beneficia famílias em situação de pobreza. Também integra o programa Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.

Segundo a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, o encontro será informativo. “Ainda há diversas dúvidas em nossa cidade sobre as novas medidas que aconteceram recentemente com o programa para contribuir no combate à extrema pobreza. A iniciativa será informativa e faz parte do pedido da presidente Dilma Rousseff através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)”, salientou Fátima.

Ascom

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Congresso Ação Jovem em Travessão de Barra

Recebemos e-mail do empresário Péricles da Silva Caldeira, membro da Primeira Igreja Batista de Travessão de Barra, com detalhes de um evento que promete mobilizar a juventude com o propósito de fazer o que as igrejas do nosso município fazem de melhor, unir ação social com a palavra de Deus. Ações boas como essa são apoiadas pelo blog.

CONGRESSO AÇÃO JOVEM

Dia 15 e 16 de outubro na Primeira Igreja Batista de Travessão de Barra

TEMA: MOTIVAÇÃO SOCIAL

Presenças confirmadas:

* Pr. Wéverton da Igreja Batista de Tangará.

* Grupo de Teatro “PARÁBOLES” da PIB de Itaperuna.

* Oficina de Relacionamentos com o missionário Cléber da Igreja Batista de São Joaquim.

* Grande apresentação do CORAL JOVEM DA 1º IGREJA BATISTA DE TRAVESSÃO DE BARRA.

Venha e Participe, será um prazer te receber e que Deus abençoe a todos.

Haverá arrecadação de donativo para o natal das famílias carentes. Traga roupas usadas, agasalhos, cobertores ou alimentos não perecíveis.

Blog abre espaço para advogado após debate em seção de comentários

Após um debate entre internautas na seção de comentários da postagem “Internauta pede espaço ao Blog para colocar opinião sobre o momento político de SFI” o blog recebeu e-mail do advogado Cláudio Heringer. Ele repudiou alguns comentários. O e-mail foi postado no mesmo espaço do debate em questão: a seção de comentários. Confira aqui.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nova fábrica de sucos vai estimular fruticultura no Norte do Estado


A fábrica de sucos Bela Joana, instalada no limite entre os municípios de Campos do Goytacazes e São Fidélis, no Norte Fluminense, vai voltar a funcionar em breve. A informação foi divulgada após reunião entre o diretor presidente do Grupo Arbor, Mozart da Silva Rodrigues e o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, na última semana. Há 40 anos no mercado de bebidas, a empresa arrendou a planta industrial do Grupo MPE, onde pretende produzir mensalmente quatro milhões de litros de sucos naturais, refrigerantes, energéticos e outros produtos. A expectativa de processamento no auge de sua capacidade instalada é de 17 mil toneladas de frutas (coco, abacaxi, manga e outras) ao ano.

Segundo Christino Áureo, a empresa irá incentivar a produção da fruticultura na região. A experiência do grupo com sólidos canais de distribuição e logística, aliada a gama variada de produtos como sucos naturais, água de coco, chás, refresco, cervejas e vinho, é a garantia para que o empreendimento se firme no mercado com sucesso. Num primeiro momento, o grupo, dono de mais três plantas industriais em Teresópolis, na Região Serrana, Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul e Petrolina, em Pernambuco, deverá utilizar frutas de outros estados, mas a expectativa é absorver a produção da Região Norte fluminense.

- Estamos satisfeitos com vinda desta nova indústria, que possui larga experiência na produção e posição consolidada em distribuição e logística. Um dos produtos de destaque do Grupo Arbor, a cerveja Therezópolis, está entre as premiuns mais apreciadas no país. Esse know how nos faz acreditar no sucesso deste novo empreendimento que chega ao Norte Fluminense. Eles ainda têm produtos populares como o Suco D`casa,, entre outros. Com essa gama de bebidas, ganham escala na distribuição, tornando o negócio mais eficiente. Acreditamos que será um novo momento para a fruticultura no estado – afirmou o secretário.

A expectativa do diretor presidente do Grupo Arbor, Mozart é positiva devido à vocação da região para a fruticultura. Ele ressaltou que a parceria com a secretaria de Agricultura para a identificação de produtores para fornecimento de frutas será importante para a consolidação do projeto.

- Como somos uma empresa genuinamente fluminense, será um grande prazer para alavancar o norte do estado que precisa ganhar dinâmica econômica e revitalização. Estamos entrando na condição de arrendatários, pelo prazo de até um ano e meio, mas temos a opção de compra da unidade no fim deste período. A previsão de investimento na fábrica é de R$ 15 milhões – explicou.

www.agricultura.rj.gov.br
Matéria enviada ao blog pela Amproac

Na UTI: Saúde no limite em SFI


Depoimentos de ouvintes na Rádio São Francisco FM, hoje pela manhã, 05-10, sobre as dificuldades que estão passando para atendimento médico no Hospital Manoel Carola e nos Postos de Saúde revelam um quadro que se aproxima do caos na saúde em São Francisco de Itabapoana.

Médicos que só atendem em casos de emergência, falta de medicamentos, filas para marcação de consultas durante a madrugada e salários atrasados dos profissionais da saúde, tanto técnicos em enfermagem; quanto os médicos.

Ontem, 04-10, na reunião plenária do Legislativo sanfranciscano os vereadores não aprovaram um pedido de suplementação solicitado pelo Executivo em torno de R$900 mil reais, destinado à Saúde, e teceram severas críticas à Secretaria Municipal de Saúde. Pelas reclamações da população, é possível concluir que o município vive uma crise na saúde.

Há uma expectativa de que na reunião plenária de amanhã no Legislativo o assunto volte à pauta.

A Rádio São Francisco FM e o Blog do Paulo Noel tentaram, mas não conseguiram contato com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Fabiano Córdova. Chegou uma informação ao blog que o prefeito Beto Azevedo terá uma reunião com os vereadores, hoje (05), em busca de uma solução.

Votação do veto à divisão dos royalties é adiada pela terceira vez



Brasília – Os líderes partidários na Câmara e no Senado decidiram há pouco adiar para o próximo dia 26 a sessão do Congresso que votará o veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à emenda que prevê distribuição igualitária dos royalties do petróleo. É a terceira vez que a votação é adiada.

Até lá, segundo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), os partidos da base aliada e de oposição tentarão chegar a um acordo sobre a redistribuição dos royalties do petróleo. A ideia, acrescentou, é incluir o resultado das discussões no projeto de lei do senador Wellington Dias (PT-PI), que está sendo relatado pelo senador Vital Rêgo (PMDB-PB).

Correios fecham acordo com funcionários e greve pode acabar na quinta-feira





A direção dos Correios e representantes dos servidores chegaram a um acordo para acabar com a greve deflagrada há 21 dias. A proposta foi negociada na audiência de conciliação convocada pelo TST. A categoria aceitou trocar o abono de R$ 500 oferecido pela empresa por aumento real de R$ 80, além de reajuste salarial de 6,87%. Entrega de correspondências deve ser normalizada semana que vem.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Câmara de São Francisco aprova Decreto que altera de 9 para 13 o número de cadeiras no Legislativo


Em reunião plenária realizada na noite desta terça-feira, 04-10, na Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana foi aprovado por unanimidade o Decreto Legislativo que altera o Artigo da Lei Orgânica Municipal com relação ao número de cadeiras. Com a aprovação do Decreto, a Câmara de São Francisco de Itabapoana passará a contar, após as eleições municipais de 7 de outubro de 2012, com 13 vereadores. Atualmente o Legislativo é composto de 9 cadeiras.

Secretaria de Estado de Cultura divulga editais para atividades de estímulo à leitura

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) abrirá inscrições nesta sexta-feira, 7 de outubro, para o edital de Agentes de Leitura, que concederá 200 bolsas de complementação de renda, de R$ 350,00 mensais, cada, a participantes com idades entre 18 e 29 anos, que tenham habilidades para a ação e a difusão cultural. Os selecionados atuarão como Agentes de Leitura em comunidades. As bolsas serão entregues durante 12 meses e, ao final deste período, terão sido investidos R$ 840.000,00 através deste edital.

Os interessados em trabalhos de incentivo à leitura também podem se inscrever até 11 de outubro no edital de Apoio a Pontos de Leitura. O objetivo é selecionar iniciativas culturais que venham realizando, há pelo menos um ano, atividades de fortalecimento, estímulo e incentivo à leitura. Serão 100 (cem) projetos, que receberão R$ 20.000,00, cada, num total de R$ 2.000.000,00.

Além dessas Chamadas Públicas, e igualmente ligados à Superintendência da Leitura e do Conhecimento da SEC, foram prorrogadas até 16 de outubro as inscrições para os editais de Apoio às Bibliotecas Comunitárias e de Pontinhos de Cultura (Brinquedotecas). O primeiro selecionará 15 projetos, que vão receber R$ 50.000,00, cada, totalizando R$ 750.000,00. O objetivo deste edital é apoiar iniciativas culturais realizadas por instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atuem como bibliotecas comunitárias há pelo menos um ano.

Já o edital de Pontinhos de Cultura visa promover uma política nacional de transmissão e preservação da cultura da infância, através de ações que fortaleçam os direitos apontados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Este edital pretende identificar, integrar, ampliar, qualificar e consolidar a rede de Pontinhos. Serão concedidos apoios financeiros a 60 pessoas jurídicas. Cada uma receberá R$ 15.000,00, num total de R$ 900.000,00.

Juntos, os editais acima somam mais de R$ 4 (quatro) milhões em incentivo à leitura e à preservação dos direitos das crianças.

Os interessados devem seguir as instruções no portal Cultura.rj.
Existem outros editais abertos de incentivo à cultura. Leia mais aqui.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura
Foto: Vânia Laranjeira

Morre aos cem anos fazendeiro Manoel Rangel



Faleceu, ontem, aos cem anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes o fazendeiro de São Francisco de Itabapoana, Manoel Rangel Pessanha que morava na localidade de Imburi no município sanfranciscano.

Oriundo de São João da Barra, onde era comerciante de secos e molhados, Manoel Rangel veio para o antigo sertão sanjoanense, hoje SFI, e passou a residir em Imburi, onde com muito trabalho começou uma nova fase de sua vida como produtor rural chegando a ser um dos maiores fornecedores de cana de açúcar da Região. Em período eleitoral era muito requisitado dado ao seu prestígio na Região.

Seu Manoel como era conhecido, era viúvo e morava em Imburi com Heloiza. Do seu primeiro matrimônio com Dona Maria de Lurdes deixa cinco filhos: Eraldo, Evaldo e as professoras Maria do Carmo, Maria Helena e Maria Geny Vieira Pessanha Novas, netos e bisnetos.

Velório e sepultamento

O corpo está sendo velado até ao meio dia na Igreja de São Jorge em Imburi de onde sairá para o município de São João da Barra onde será velado na Igreja de São Pedro. O sepultamento será às 17 horas no cemitério de São João da Barra.

País elegerá 7 mil vereadores a mais em 2012

Brasília - As próximas eleições municipais serão marcadas pelo aumento do número de vereadores no país. Em 2012, o Brasil elegerá 7,7 mil vereadores a mais do que em 2008, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado hoje (3).

Ao todo, poderão ser eleitos 59.764 mil vereadores em todo o país. O aumento do número de cadeiras para os legislativos municipais é consequência da aprovação da Emenda Constitucional 58/2008 pelo Congresso.

De acordo com a CNM, 2.153 municípios poderão aumentar o número de vereadores. A entidade fez o levantamento, entre os dias 21 e 28 de setembro, em 1.857 municípios. Esse número corresponde a 87% daqueles que podem eleger mais vereadores em 2012. Conforme a pesquisa, 50,08% do municípios modificaram a lei, o que permite elevar o número de vereadores.

Segundo a CNM, entre os 49,9% dos municípios que ainda não fizeram a alteração, 61,6% pretendem fazê-la. A data limite estabelecida para a mudança na legislação é 30 de junho de 2012. O município de Conchal (SP) foi o único que não quis elevar o número de cadeiras no legislativo local. A cidade optou por reduzir de13 para 11 o número de vereadores.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Internauta pede espaço ao Blog para colocar opinião sobre o momento político de SFI

Prezado radialista Paulo Noel.

Como leitor diário deste BLOG, venho mais uma vez solicitar oportunidade de “espaço” neste tão importante divulgador de fatos de nossa região. Aproveito a oportunidade para pedir que abra espaço no seu Blog para mais uma nota que envio em anexo, ao amigo radialista. Atenciosamente, Tarcizo Martins da Fonseca.Morador de Gargaú.

Uma luz no fim do túnel

Como acontece com os que sofrem, sempre aparece à mão de DEUS em defesa dos mais necessitados e é o que está acontecendo com o povo do município de São Francisco de Itabapoana, diante do quadro de extrema pobreza publicado no jornal O GLOBO datado de 25 de setembro último, onde fomos avaliados como o município mais pobre, mais carente de tudo, onde praticamente não existem políticas sociais. Nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) aponta para um percentual de 14,8% de miséria, de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza e extremas privações. Este índice com certeza não reflete a realidade vivida pelo nosso município, pois acredito que o jornalista do jornal O GLOBO pouco percorreu ou conheceu de perto a nossa realidade, caso isto tivesse acontecido este índice poderia chegar aos 35% com toda certeza. George Bernard Shaw (foi um dramaturgo, romancista, contista, ensaísta e jornalista irlandês) afirmou, há mais de cem anos(no prefácio de sua peça Major Barbara) que "a pobreza é o maior dos males e o pior dos crimes".

A culpa deste IDH não é problema da atual gestão política e sim de todas as demais gestões presente e anteriores a esta, que nunca se preocuparam com o bem estar da população, sempre foi feito um tipo de política do “tome lá dá cá”, uma política de coronelismo e empreguismo, uma política de compra de votos aproveitando-se da miséria do povo e isto está comprovado pela “dança das cadeiras” motivadas pelas cassações em todos os escalões da administração municipal. Hoje é praticamente impossível saber quem ainda não foi cassado por esta pratica EDIONDA que é a chegada ao poder por meios ilícitos. É corrupto tanto quem compra quanto quem vende o voto. Quem compra sabe exatamente o que faz, sabe exatamente o crime que comete, já quem vende enxerga neste crime apenas a oportunidade de saciar a fome pelo menos por poucos dias e tudo volta a miséria de antes. Vejamos como seria um diálogo entre quem comprou e quem vendeu o seu voto...”Doutor” eu venho aqui pedir ao senhor que me ajude com uma nova cesta básica, pois votei no senhor quando comprou meu voto e a cesta básica não deu para nada...o “Doutor” responde..amigo estamos quites, você vendeu seu voto e comprei pagando o que ficou acertado, agora o senhor vai ter que se virar e esperar até as próximas eleições onde poderemos voltar a negociata para comprar novamente seu voto, quem sabe se desta vez ganhe mais uma lata de óleo de soja como reconhecimento a sua fidelidade de vendedor. Infelizmente isto sempre foi é uma realidade, sempre foi uma pratica desleal não só para o eleitor (normalmente homem digno, mas de pouca cultura e ver a oportunidade de matar a fome da família), mas deslealdade para com o nosso município como vem demonstrar o IDH apontado. É ai que me refiro a UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL, pois um grupo de pessoas do bem, que não aceitam tais práticas eleitoreiras, não aceita o populismo e o coronelismo, este grupo está em franca organização, estruturando o PARTIDO VERDE o PV, no município de São Francisco de Itabapoana, com a finalidade de ser mais uma opção nas próximas eleições. Pelo menos este grupo do PV não tem passado em administrações anteriores, não tem o RANÇO da política antiética tão presente na história do nosso município. O PV não é apenas um partido ecológico, mas um partido com ampla visão social e que com certeza vai socorrer a atual situação degradante em que se encontra S. F. de Itabapoana. Somos o maior município em extensão territorial do estado do Rio de Janeiro, somos um município que tem um povo pacifico e ordeiro, um povo que sabe conviver com os mais diversos credos e, no entanto estamos onde estamos vivendo parte desta população no mais completo abandono e miséria. A desigualdade desperdiça talentos, mina a sociedade e suas instituições, mina a coesão social, limita o impacto do crescimento econômico sobre os mais pobres, transmite a pobreza de uma geração à outra. Somos um município com imenso potencial turístico, um imenso potencial agrícola e com certeza o PV já tem estes conhecimentos e planos para serem implantados a fim de minimizar a situação atual. O PV tem um passado e um presente HONRADO, nunca seus afiliados e aqueles que ocupam Cargos Eletivos foram envolvidos em escândalos de corrupções, podemos nos espelhar na Sra. Marina que teve 20 milhões de votos mesmo tendo feito uma campanha presidencial sem recursos, sem falsas promessas. Fiz uma reflexão sobre os últimos anos da política brasileira e nunca encontrei membros do PV como foco de escândalos e corrupções. Isto já credencia o PV em S. F. de Itabapoana a ser uma opção de voto limpo, uma opção de que este partido que vem crescendo possa fazer uma administração diferenciada de tudo que já foi feita anteriormente. Que venha esta LUZ NO FIM DO TÚNEL, que venha o PV, que nas próximas eleições os eleitores não vendam mais seus votos, pois fome/sede/sono são condições biológicas e que não podem e não são corrigidas de 4 em 4 anos. Desejo sucessos ao PV em sua caminhada e aspirações e peço ao povo de S. F. de Itabapoana que reflita sobre a nossa realidade.

Atenciosamente

Tarcizo Martins da Fonseca

Biólogo - Morador de Gargaú.

Nota do Blog: Caro Tarcizo. Democraticamente abrimos o espaço solicitado. Espero que esta candidatura não seja para negociação política na reta final do pleito, o que tem sido comum nos últimos tempos na política em vários municípios deste imenso Brasil. Muitos lançam seus nomes como pré-candidatos apenas para troca de apoio político, barganhando uma secretaria ou até composição de uma chapa como vice. Se as eleições fossem hoje, teríamos pelo menos seis candidatos concorrendo em SFI. Vamos aguardar a disputa eleitoral no dia 7 de outubro de 2012. Até lá você confere com o Blog quantos candidatos vão concorrer. Torço para que o advogado Cláudio Hering vá até o final

Jovem surda e muda do Pinokio foi encontrada em Campos e já está de volta a Instituição do menor

Em e-mail recebido agora, da Instituição do Menor Pinokio, localizada em Guriri, São Francisco de Itabapoana veio a informação da direção de que a jovem Marta Cristina foi encontrada em Campos.

Prezado Paulo Noel e equipe,

Marta Cristina já está de volta ao Pinokio. Um morador de Barra do Itabapoana a achou em Campos e a trouxe até Barrinha onde ela insistiu em descer do carro. Quando fomos avisados que ela estava lá, saímos para ir buscá-la, mas ela já tinha tomado outra carona de volta para São Francisco.

Uma funcionária da padaria Real nos informou que ela tinha passado ali pouco tempo atrás caminhando em direção de Campos. Uns cinco quilômetros depois do Portal de São Francisco a encontramos e ela demonstrou grande satisfação de nos ver.

Acredito que ela não estava sabendo o caminho de volta para casa e, como não fala, não tinha como pedir ajuda. Quero agradecer a todos que nos ajudaram a encontrá-la, pois estávamos muito preocupados justamente pelo fato de ela não ter como se comunicar.

É muito bom ter um blog que é lido por muitos, pois recebemos ligações do Rio de Janeiro, Rio das Ostras e também daqui do Município.

Mais uma vez muito obrigado. Lucia (Veja aqui com foi o caso do desaparecimento desta jovem)

Cabral pede a Dilma que governo comande negociação da partilha dos royalties

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, se reuniu neste sábado (1º) com a presidenta Dilma Rousseff e pediu para que o governo federal comande o processo de discussão sobre a divisão dos royalties do petróleo. Na quarta-feira (5), ocorrerá a sessão do Congresso que vai analisar o veto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva à emenda que determina a divisão igualitária dos royalties entre estados e municípios produtores e não produtores.

“A presidenta está atenda e acha que não é o momento para esse debate, que é impróprio, e está conversando isso com os líderes”, disse Cabral. O governador também fez um apelo ao presidente do Senado, José Sarney, para adiar a votação. “Faço um apelo ao Congresso, ao presidente Sarney, para que [o veto presidencial] não seja votado assim".

Cabral disse que, caso o veto seja derrubado, no dia seguinte ele a presidenta Dilma recorrerão ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão. Ele voltou a afirmar que estado do Rio não abre mão das receitas dos poços de petróleo já licitados. “Isso está em lei". A divisão igualitária dos royalties, para ele, "é uma violência contra o povo do Rio de Janeiro”.

O governador disse ainda que “o governo brasileiro tomou a decisão equivocada quando mudou a legislação” do setor de petróleo para criar um novo marco regulatório para o pré-sal. Cabral teve uma audiência reservada com a presidenta Dilma após a reunião que tiveram com o presidente mundial da Renaut-Nissan, Carlos Ghosn, que anunciou investimentos em duas fábricas no país.

Brasil quer atingir meta de 15 doadores de órgãos para cada 1 milhão de pessoas até 2015

Brasília – O governo brasileiro pretende alcançar, até 2015, a taxa de 15 doadores de órgãos para cada 1 milhão de habitantes. Atualmente, o índice é 11,1 doadores para cada 1 milhão de pessoas, totalizando cerca de 2 mil doações por ano.

Na última terça-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, foi lançada a campanha Seja um Doador de Órgãos, Seja um Doador de Vidas. O objetivo, de acordo com o Ministério da Saúde, é conscientizar os brasileiros sobre a importância da doação de órgãos para aumentar o número de transplantes no país.

Para o presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, Ben-Hur Ferraz-Neto, é possível alcançar a meta definida pela pasta, desde que as ações e os investimentos necessários sejam feitos de forma planejada e estruturada. Uma das iniciativas apoiadas pelo especialista é a capacitação de pessoas que trabalham na captação de órgãos.

“Elas vão conversar com os familiares, vão ser formadoras de opinião dentro de um hospital e do seu próprio bairro. Precisam ser pessoas preparadas para isso, que tenham respostas e passem a informação de forma detalhada e segura.”

Outra sugestão é abordar o tema da doação de órgãos nas faculdades de saúde, incluindo o assunto em currículos de medicina, enfermagem e psicologia, por exemplo.

Ferraz-Neto destacou ainda a importância de esclarecer a população sobre o que é morte encefálica ou morte cerebral – situação em que os batimentos cardíacos são mantidos via aparelhos apenas para manter o fluxo sanguíneo em órgãos que podem ser doados.

“As pessoas precisam receber essa informação no dia a dia, conhecer o processo e passar a ter confiança antes de estar diante da situação de um parente morto e com o coração batendo. Naquele momento de dor, é sempre mais difícil receber a informação, conseguir processá-la e deixar o medo para trás.”

No Brasil, a doação de órgãos precisa ser autorizada pela família do doador – sem a necessidade de um documento assinado pela pessoa que morreu.

Em 2010, 1.896 órgãos foram doados. A projeção para este ano, segundo o ministério, é que o número passe para 2.144 – um aumento de 13%. Já estimativa de transplantes para 2011 é 23 mil, contra 21.040 em 2010.

Do total de transplantes no país, 95% são feitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita. O número de pessoas aguardando um órgão atualmente chega a 36 mil.

domingo, 2 de outubro de 2011

Momento político em São Francisco de Itabapoana: até agora sete nomes surgem como pré-candidatos a prefeito

Em São Francisco de Itabapoana, os pré-candidatos a prefeito ainda podem mudar de partidos até dia 7 de outubro. Como sempre foi tradição, apenas dois nomes acabam concorrendo. Nas eleições de 2008, o atual Secretário de Obras, Fauaze Cherene retirou seu nome durante o processo eleitoral, permanecendo na disputa Beto Azevedo e Marcilene Nunes.

Por enquanto, pelo que sabemos, são esses os nomes que estão figurando: atual prefeito, Beto Azevedo (PMDB); médico Pedrinho Cherene (PSC); radialista Barbosa Lemos ou o atual vice-prefeito, Frederico Barbosa Lemos, pai e filho (PR); Professor Marcelo Silva de Barra do Itabapoana (PT); advogado Cláudio Hering (PV) e Edson Correa Mansur (PTB).

Se por acaso ainda exista outro pré-candidato, o Blog ainda não tomou conhecimento. Mas estamos aqui para divulgar, caso exista. Aliás, todos os nomes citados, se confirmarem suas candidaturas serão procurados pelo Blog e pela Rádio São Francisco FM para uma entrevista. Precisamos saber destes propensos candidatos quais são os programas de governo que colocarão em prática, caso sejam eleitos em 7 de outubro de 2012, dia já definido pela Justiça Eleitoral para a realização das eleições municipais.

Quanto à Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, o que temos de informação é que há grande possibilidade da aprovação de um Decreto Lei alterando a Lei Orgânica Municipal com aumento do número de cadeiras paras as próximas eleições de 9 para 13 vereadores. Pelo menos em primeiro turno, a matéria já foi aprovada.

Momento político em Campos: Roberto Henriques no PSD para disputa municipal


Assim como já havia anunciado há poucos dias, o deputado estadual Roberto Henriques deixou o Partido da República (PR) ao formalizar sua desfiliação na sexta-feira (30/09), na sede do partido em Campos e também no cartório da 99ª Zona Eleitoral. O deputado já tem destino traçado e irá se filiar ao PSD, criado recentemente pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e partido pelo qual garante que concorrerá a Prefeitura de Campos em 2012.

“O partido (PSD) está organizado no Rio de Janeiro e em Campos e tem direção, aqui o presidente é o Expedido Sena (assessor de Roberto Henriques) com toda uma direção constituída e registrada no TRE. Eu como membro e assinei como fundador do partido e mais a necessidade que o momento impõe, com o chamamento para a disputa eleitoral para a Prefeitura. Então decidimos dessa forma e vamos seguir assim todo o planejamento visando um projeto político ao qual temos”, declarou Roberto Henriques que assina a ficha no PSD na próxima semana.

No dia 07 de outubro, dentro de mais uma semana, estará esgotado o prazo para filiação partidária e mudança de partido para quem pretende ser candidato nas eleições de 2012.

Muitas dúvidas serão desfeitas e legendas e pré-candidatos darão os primeiros sinais mais evidentes na movimentação do xadrez político dos municípios.

Em Campos mesmo há previsão para uma série dessas mudanças que estarão acontecendo nos últimos dias do prazo. (Com informação do Ururau)