sábado, 17 de julho de 2010

Mudanças, de acordo com assessoria de Beto, são para oxigenar alguns setores

Mudanças, segundo assessoria de Beto, são para oxigenar governo. No gabinete, através de assessores, o prefeito optou por não polemizar o assunto:

― Trata-se de uma decisão político-administrativa. O serviço público precisa de ajustes para oxigenar alguns setores e sair da inércia. A decisão de exonerar a secretária não tem motivação pessoal. A secretaria de Trabalho, da Assistência Social e da Promoção Social não é a primeira e certamente não será a última a passar por alteração nesta gestão de governo. No fim do ano passado, saiu a secretária de Educação, Dayse Tavares Teixeira, que foi substituída por Yara Cinthia Rocha Nogueira Santana. Creio que em fevereiro ou março deste ano de 2010 saiu também o então secretário de Controle Interno, Felipe Moraes e no seu lugar entrou Fabiano Pessanha Rangel ― ponderou Fabiano, assessor de Gabinete do prefeito Beto Azevedo. (Matéria de hoje, 17-07, do jornal O Diário)

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Prefeitura e Emater discutem projetos que beneficiam produtores de leite de São Francisco

Na manhã desta sexta-feira (16/07), o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo e o secretário de Agricultura, Nival Ornelas, se reuniram com os representantes da EMATER-RIO, na sede da prefeitura para debater ações que vão direcionar projetos para beneficiar os produtores de leite da região.

As ações envolvem a implantação do projeto “Balde Cheio” e a futura instalação de tanques de expansão, em pontos estratégicos para a coleta e armazenamento do leite produzido dentro do município.

“Acredito que a implantação destes projetos favorecerá diretamente o pequeno e médio produtor de leite. Desta forma, ele poderá ter maior lucro e, em conseqüência disso, melhorar sua qualidade de vida. Para ajudá-lo ainda mais, a prefeitura irá fornecer, gratuitamente, os talões para emissão de nota. Vai ser preciso que o produtor possua Inscrição Estadual”, afirmou o prefeito.

O secretário de Agricultura, Nival Ornelas encerrou a reunião dizendo que a próxima iniciativa será reunir-se com os veterinários e técnicos tanto da EMATER-RIO quanto da secretaria de Agricultura. O objetivo será montar uma equipe para visitar os produtores de leite e implantar o projeto “Balde Cheio”.

Também estiveram presentes na reunião o técnico do Projeto de Gerenciamento Integrado de Agroecossistemas em Microbacias Hidrográficas do Norte-Noroeste Fluminense (RIO RURAL – GEF), Valmir Henriques Macedo e o chefe regional da EMATER-RIO, João Henrique das Posses.

Ascom-SFI
Foto: Alessandra Lemos

Igreja Católica de Barra realiza 8ª Quermesse



Recebemos e-mail da internauta Cynthia Caroline Barreto de Barros, integrante da Paróquia de São Sebastião em Barra do Itabapoana. Neste fim de semana tem a 8ª Quermesse da Igreja Católica de Barra do Itabapoana. Clique no programa para ampliá-lo.

Arraiá Jeep vai movimentar São João da Barra


O Jeep Club de São João da Barra objetivando proporcionar entretenimento e lazer aos jipeiros do município e manter a tradição da festa caipira na roça, estará realizando o 5º Arraiá Jipe no dias 17 e 18 de julho (sábado e domingo) no Sítio João Soares II na localidade de Perigoso.

Para o presidente do Jeep Club, Márcio Cunha, o importante é a integração entre os convidados que passam a noite de sábado acampados no sítio participando da programação cultural que inicia com casamento na roça, fogueira, apresentação da Quadrilha 4x4, premiação para o casal mais animado e enfeitado de caipira, comidas e bebidas típicas, queima de fogos, show de calouros e concurso de forró.

Segundo o vicepresidente do Jeep Club, Demarcos Soares, o evento prossegue domingo com Café da Manhã e abertura da programação esportiva com Trilha de Jipe na Mata do MolôLô, futebol, vôlei, natação, corrida de saco, corrida de carrinho de mão, cabo de guerra, dança das cadeiras e outras brincadeiras para a criançada. “Logo após a parte recreativa será servido um churrasco de confraternização para os familiares dos jipeiros”, comentou.

De acordo com o tesoureiro do Jeep Club, Maurício Cunha, os convites são limitados e a única exigência é que as pessoas cheguem vestidas a caráter no sábado. “Cada interessado em participar pagará uma taxa simbólica de R$ 25,00 e levará um prato de salgado ou doce”, disse Maurício acrescentando que no sábado será servido caldo verde, sopa de ervilha, mocotó, pipoca, cachorro quente, salgados, doces, além de bebidas variadas e no domingo café da manhã e almoço com churrasco.

Perto de completar quatro anos o Jeep Club tem promovido vários eventos no município. O mais recente foi a Exposição de Jipe na programação da festa do padroeiro São João Batista e Desfile de Jipe no aniversário de 160 anos à elevação a categoria de cidade e 334 anos de fundação.

Secom-SJB - Nelita Campos
Foto- 4º Arraiá Jipe

Francimara comparece à Rádio São Francisco e diz que está exonerada do cargo de secretária

Vice prefeito Frederico Barbosa Lemos acompanhou a esposa durante a entrevista
A secretária municipal do Trabalho da Assistência e Promoção Social da prefeitura de SFI, Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos, está neste momento na Rádio São Francisco FM, concedendo entrevista ao Jornal São Francisco é Notícia, comunicando que foi exonerada do cargo pelo prefeito Beto Azevedo. Francimara está acompanhada do marido, o vice prefeito Frederico Barbosa Lemos, que citou os motivos alegados pelo prefeito para a enoxeração: pressão política de vereadores e as críticas que o prefeito Beto Azevedo vem sofrendo através do radialista Barbosa Lemos na Rádio Campos Difusora. Francimara disse ainda que foi surpreendida pela notícia da exoneração, mas que respeita a decisão do prefeito. Por sua vez, o vice prefeito Frederico Barbosa Lemos disse que lamenta a exoneração, e que vai continuar sua missão de vice respeitando o prefeito e os vereadores.

Ligaram para a Rádio os vereadores: Renato de Buena, Fabinho do Estaleiro e o presidente do Legislativo Tininho. Eles infrmaram que não tiveram nenhuma influência na exeneração da Francimara. Tininho falou ainda em nome da vereadora Adriana Coelho, e Fabinho falou também em nome de Jarédio Azevedo.

Perguntado a Francimara sobre a postura do radialista e sogro Barbosa Lemos nas críticas ao Executivo, através da Difusora, Francimara disse que não concorda em parte, mas que cada um tem seu perfil e ela respeita. Frederico por sua vez disse que não é "boneco de Barbosa Lemos" e que nunca recebeu uma ligação do pai com orientações do que deve ou não fazer no cargo de vice prefeito.

O procurador do município Enaldo Barreto participou parabenizando Francimara pelo trabalho no período que esteve a frente da Ação Social, ressaltando, no entanto, que o cargo de secretário é passageiro. Também participou a radialista Rosane Berto afirmando que toda vez que procurou a Ação Social em nome dos ouvintes, sempre foi muito bem atendida. O secretário de planejamento Marcelo Garcia também se manifestou solidário a Francimara, ressaltando o seu trabalho à frente da Promoção Social.

Lula diz que acordo sobre royalties feito com governadores foi rompido pelo Congresso

Vitória – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ontem (15) que o acordo feito com governadores sobre a distribuição de royalties do petróleo da camada pré-sal foi rompido pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. O acordo previa que a maior parte dos royalties do pré-sal ainda não licitado seria distribuída a estados e municípios produtores e uma parte menor seria destinada aos não produtores.

Mas, durante a votação do projeto de lei que cria o regime de partilha para a exploração do petróleo no Brasil, tanto a Câmara, por intermédio do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB/RS), quanto o Senado, por meio do senador Pedro Simon (PMDB/RS), aprovaram emendas que propunham outra regra: os royalties seriam distribuídos entre todos estados e municípios sem distinguir produtores e não produtores. Além disso, a regra atingiria também os blocos de petróleo já licitados.

“O Paulo Hartung [governador do Espírito Santo] participou de uma reunião comigo lá em Brasília, junto com o governador do Rio de Janeiro e com outros governadores. Nós fizemos um acordo e esse acordo foi rompido na votação da Câmara dos Deputados. Depois foi rompido no Senado. Tenho consciência de que o acordo que nós tínhamos feito era a melhorar solução para a questão do petróleo”, disse Lula.

Apesar dos conflitos gerados pelas emendas, Lula se disse confiante de que, no final, prevalecerá a melhor fórmula de distribuição dos royalties. “Vamos ver, se a gente não conseguir votar neste ano, se a gente consegue fazer com que todos os 190 milhões de brasileiros possam usufruir dessa riqueza que a Petrobras encontrou a 7 mil metros de profundidade”.

O presidente participou, em Vitória, da cerimônia de começo da primeira produção comercial de um bloco de petróleo da camada pré-sal, no campo de Baleia Franca, a 80 quilômetros (km) da costa do Espírito Santo. Durante a visita, Lula se reuniu com o governador Paulo Hartung, que aproveitou para reforçar o pedido de veto do presidente, caso a emenda seja aprovada em sua última votação, na Câmara dos Deputados.

Depois da reunião com Lula, Hartung falou com a imprensa, mas se recusou a dizer se Lula tinha garantido o veto à emenda. O governador se disse, porém, confiante de que o presidente vetará a emenda que retira grande parte dos royalties dos estados e municípios produtores.

O governador capixaba disse que, mesmo que haja veto presidencial à emenda do Congresso, será necessário rediscutir a distribuição dos royalties para os campos de petróleo ainda não licitados. “Nós vamos precisar do veto presidencial e estou confiante no veto, por tudo o que viemos discutindo nos últimos meses e pelo que conversamos no dia de hoje. Mas a partir do veto, vamos ter que sentar numa mesa e debater a distribuição dos royalties na área do pré-sal”, disse Hartung.

Sindicato dos Bancários de Campos sedia 12ª Conferência Interestadual do Ramo Financeiro


O Sindicato dos Bancários de Campos estará recebendo, amanhã, dia 17, das 9h às 17h, na sede da instituição, cerca de 600 delegados distribuídos pelos 13 municípios que compõem a base do sindicato para a 12 ª Conferência Interestadual do Ramo Financeiro. De acordo o presidente do Sindicato, Rafanele Alves Pereira, durante o encontro será elaborada a minuta mínima de reivindicação dos Bancários. Os pontos principais a serem discutidos são: PLR maior, mais segurança nas agências, auxílio educação, mais saúde, contratação de mais funcionários e aumento real.

Rafanele crê em um ano complicado para o avanço das negociações. Ele concedeu entrevista nesta quinta-feira (15/07), no Jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco FM. “Temos consciência que a luta este ano será muito difícil, levando em consideração que é um ano eleitoral. Mas os líderes sindicais estão firmes neste propósito da campanha salarial, já que as instituições financeiras lideram ‘ranking’ das marcas mais caras do país e, apresentam altos lucros. E os responsáveis diretos pelos excelentes resultados, os bancários, tem de ser mais valorizados pelas empresas”, lembra.

A minuta deste encontro regional será levada para a 12ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 23 a 25 deste mês. Rafanele prevê possibilidade de greve este ano, em função de uma comum resistência por parte dos banqueiros no início das negociações.

Trabalhadores doentes

Apesar dos lucros das instituições financeiras, na opinião de Rafanele, os banqueiros não demonstram respeito pelos trabalhadores, que a cada dia estão adoecendo, porque precisam cumprir metas incabíveis para manter os seus empregos. Preocupado com este quadro de bancários doentes, no último dia 11 de maio, o Sindicato, em parceria com o Programa de Saúde do Trabalho, realizou um levantamento das condições de trabalho nas agências. O resultado foi assustador, o que levou a diretoria do Sindicato a se reunir com a Gerência de Perícia do Programa de Saúde do Trabalho para buscar meios que tranquilizem os trabalhadores.

Com informações da ASCOM

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Momento de solidariedade

Embora distante uma da outra, o sentimento de ajuda falou mais alto através da Rádio São Francisco FM entre duas donas de casa. Moradora de Sossego estende a mão para moradora de Valão Seco.

Apelo de ouvinte atendido através da Rádio São Francisco FM. Bastou um pedido de ajuda e, imediatamente, surgiu uma voluntária do bem. Foi nesta semana, na segunda-feira, 12-07, por volta das 07h30m que a nossa ouvinte Eliane Leite da Silva Siqueira moradora na Praia de Sossego, litoral de São Francisco de Itabapoana se emocionou com o pedido da dona de casa Maria Goulart Batista de 36 anos vítima de um AVC – acidente vascular cerebral. Ela precisava e não podia comprar uma muleta de alumínio que conseguiu através de empréstimo da Eliane. Mesmo com dificuldade para caminhar Maria Batista foi até a rádio em busca da muleta.
A solidariedade acabou unindo duas pessoas através de um gesto de amor ao próximo. Distante uma da outra por cerca de 20 quilômetros falou mais alto a magia da comunicação através das ondas sonoras utilizadas para o bem. Maria voltou para casa com sua dor amenizada através do gesto de solidariedade da Eliane.

Quando chove a Rua fica assim

Esta é a Rua Alciméia Oliveira Viana em São Francisco de Itabapoana após um dia de chuva. No trecho, após o Externato Imaculada Conceição uma cratera represa a água trazendo transtornos para os moradores. É comum os motoristas desviarem da poça passando pela calçada.

Moradores apelam para a Secretaria de Obras e Serviços Púlbicos em busca de uma solução.

Grupo de Taboa de São Francisco recebe mais um Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato


O grupo de 25 mulheres da Cooperativa de Artesanato de Taboa de São Francisco de Itabapoana (COOPTABOA), que utiliza a Taboa para fazer artesanato, mais uma vez revela o sucesso que tem feito em todo o país e até no exterior. O grupo ganhou pela segunda vez o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato que premia os melhores do país.

As cem unidades vencedoras recebem certificado, participam da Rodada de Negócio; além da divulgação de três produtos: no site, CD promocional e catálogo.

A Rodada do Negócio é uma espécie de feira que coloca em contato as artesãs com lojistas do Brasil inteiro. De acordo com uma das fundadoras do grupo, Shirley Jardim, a participação no evento é muito positiva.


“Além das negociações com as lojas, fazemos intercâmbio com outras artesãs. Este ano ficamos tão encantados com o trabalho do grupo Trançados de Arapiuns, de Santarém (PA), que faz artesanato com a coroa de folhas do abacaxi, que estamos buscando patrocínio na Caixa para que uma pessoa do grupo venha nos ensinar e para conseguir maquinário. O abacaxi é uma fruta típica do nosso município, queremos aproveitar para agregá-lo a taboa”, revelou Shirley.

A secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, contou que está orgulhosa do sucesso do grupo da Taboa e revelou que as peças do grupo estarão na próxima novela das sete da Rede Globo. “Fico orgulhosa de saber que este grupo surgiu com nosso curso de Geração de Trabalho e Renda. Espero que o sucesso e reconhecimento que eles estão tendo lá fora contribua para aumentar a procura pelos nossos cursos de Taboa. Como a palha é áspera e faz calos nas mãos, acabamos tendo poucas pessoas interessadas em trabalhar com este tipo de material”, lamentou Francimara.

Talentos do Brasil

O COOPTABOA também participou, pelo projeto Talentos do Brasil, da VII Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária que aconteceu em meados de junho em Brasília. Na ocasião foi apresentada a coleção “Passarada – em cada canto, um canto”, inspirada na diversidade de aves e pássaros brasileiros. As peças mostradas no desfile e que aparecem no catálogo foram desenvolvidas pelas artesãs a partir de uma pesquisa que realizaram em suas regiões sobre pássaros típicos. As aves emprestaram suas características e serviram de inspiração para criação das peças.

O grupo de São Francisco se inspirou nos pássaros Bem Te Vi e na Andorinha para criar os seguintes modelos bolsas: gaiola, bando, ninho, vôo 1 e 2. O Projeto do Talentos do Brasil atende as comunidades rurais promovendo a parceria entre artesãs e designers. A matéria prima encontrada na biodiversidade da agricultura familiar é utilizada de forma sustentável.

Ascom-SFI
Fotos: Alessandra Lemos

PROERD forma 75 crianças nesta sexta em São Francisco


A secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, em parceria com a polícia militar do 8º BPM de Campos dos Goytacazes, realiza, nesta sexta-feira (16/07), a formatura de 75 crianças que participaram das aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A cerimônia está prevista para acontecer às 13h 30min, no salão Ana Festas, no Centro da cidade.

O PROERD é um programa de caráter social e preventivo ministrado por policiais militares devidamente fardados. Eles utilizam metodologia voltada para os alunos com o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida e de manter-se longe das drogas.

O programa foi desenvolvido na região no período de quatro meses entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais. Durante as aulas os estudantes receberam um livro de atividades e participaram de palestras e dinâmicas orientadas por um militar.

O sargento da polícia militar, João Marcos Alves, falou da importância do curso. "O Programa oferece uma linguagem acessível às faixas etárias em que se direciona. São realizadas diversas atividades interativas para o aprendizado do aluno. O material foi elaborado para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas da sua faixa etária", explicou Marcos.

Ascom/SFI

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A bola volta a rolar pelos gramados de SFI

Começa neste domingo (18-07) a segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol


O Campenato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana entra na segunda fase neste domingo (18-07). Os jogos na Categoria Aspirante (segundo quadro de jogadores) começam às 12h45min; na sequência, às 14h45min, acontecem as partidas da Categoria Principal (primeiro quadro). Como são duas competições paralelas, algumas equipes seguem no campeonato apenas em uma categoria. Flor de Maio, Guaxindiba, Buena, Santo Amaro, Palmeirinha, Amprajope, Quatro Bocas e Morro do Bode conseguiram classificação em ambas as categorias. São Francisco, Praça Imaculada, Vilão e Sossego apenas garantiram passaporte na Principal. Já Nova Belém, Amavor, Travessão e Gargaú só avançam com os Aspirantes. Deserto Feliz foi o único clube que ficou pelo meio do caminho.

Mando de Campo

O mando de campo obedecerá ao critério estabelecido em reunião entre a secretaria de Esporte e Lazer, organizadora da competição, e os dirigentes dos clubes. As partidas das duas categorias serão realizadas sempre nos estádios dos times com mando de campo na Categoria Principal. Ficaram definidas algumas regras para que os clubes que seguem apenas com o segundo quadro possam acompanhar equipes que permanecem somente com o primeiro quadro. Foi levada em conta a distância entre as localidades. Sendo assim, o segundo time de Nova Belém, Amavor, Travessão e Gargaú acompanharão, respectivamente, o primeiro time de São Francisco, Praça Imaculada, Vilão e Sossego.

Segunda fase


Nesta segunda fase a pontuação obtida na primeira fase é zerada, e uma nova contagem de pontos corridos é iniciada. Os times da Chave C jogam com as equipes da Chave D. Os critérios de desempate são: número de vitórias, gols marcados, saldo de gols, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio. Serão seis rodadas, sendo que ao final os quatro primeiros de cada chave disputam a fase mata mata com jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo fazem o jogo da volta em casa. Nesta última fase serão decisões em 180 minutos, e o critério de desempate será a somatória dos gols das duas partidas. Se nesta soma houver empate a disputa será decidida nas cobranças de pênaltis.

De acordo com o diretor de futebol da secretaria de Esporte e Lazer, Sivaldo Carvalho, a primeira fase foi uma seletiva, que apontou os seis melhores de cada grupo. “Agora, a competição começa pra valer. Todos que chegaram até aqui conquistaram a classificação com méritos”, reconhece Sivaldo.


Tabela da Segunda Fase

Categoria Principal

CHAVE C

São Francisco
Praça Imaculada
Flor de Maio
Guaxindiba
Sossego
Buena


CHAVE D

Santo Amaro
Vilão
Palmeirinha
Amprajope
Quatro Bocas
Morro do Bode



1ª Rodada – 18/07
S. Francisco___X___S. Amaro
Vilão ___X___ P. Imaculada
Flor de Maio___X___Palmeirinha
Guaxindiba ___X___ Amprajope
Q. Bocas ___X___ Sossego
M. do Bode ___X___ Buena


2ª Rodada – 25/07
S. Amaro ___X___ Guaxindiba
Palmeirinha ___X___ S. Francisco
Buena ___X___ Q. Bocas
Sossego ___X___ Vilão
P. Imaculada ___X___ M.do Bode
Amprajope ___X___ Flor de Maio


3ª Rodada – 01/08
S. Francisco___X___ Amprajope
Santo Amaro___X___Flor de Maio
Vilão ___X___ Buena
Palmeirinha ___X___ Guaxindiba
Q. Bocas ___X___ P.Imaculada
M. do Bode ___X___ Sossego


4ª Rodada – 08/08
Amprajope___ X ___P.Imaculada
Guaxindiba___ X ___ Vilão
Buena___ X ___ S. Amaro
Q. Bocas___ X ___ S.Francisco
F. de Maio___ X ___ M. do Bode
Palmeirinha ___ X ___ Sossego


5ª Rodada – 15/08
P.Imaculada___X___Palmeirinha
Sossego ___X___ S. Amaro
Amprajope ___X___ Buena
F. de Maio ___X___ Q. Bocas
M. do Bode ___X___ Guaxindiba
S. Francisco ___X___ Vilão


6ª Rodada – 22/08
Vilão ___X___ F. de Maio
S. Amaro ___X___ P. Imaculada
Guaxindiba ___X___ Q. Bocas
Buena ___X___ Palmeirinha
M. do Bode ___X___S.Francisco
Sossego ___X___ Amprajope




Categoria Aspirante


CHAVE C

Nova Belém
Amavor
Flor de Maio
Guaxindiba
Gargaú
Buena

CHAVE D

Santo Amaro
Travessão
Palmeirinha
Amprajope
Quatro Bocas
Morro do Bode

1ª Rodada – 18/07
N. Belém ___X___S. Amaro
Travessão ___X___ Amavor
Flor de Maio___X___Palmeirinha
Guaxindiba ___X___ Amprajope
Q. Bocas ___X___ Gargaú
M. do Bode ___X___ Buena


2ª Rodada – 25/07
S. Amaro ___X___ Guaxindiba
Palmeirinha ___X___ N. Belém
Buena ___X___ Q. Bocas
Gargaú ___X___ Travessão
Amavor ___X___ M.do Bode
Amprajope ___X___ Flor de Maio


3ª Rodada – 01/08
N Belém ___X___ Amprajope
Santo Amaro___X___Flor de Maio
Travessão ___X___ Buena
Palmeirinha ___X___ Guaxindiba
Q. Bocas ___X___ Amavor
M. do Bode ___X___ Gargaú


4ª Rodada – 08/08
Amprajope___ X ___ Amavor
Guaxindiba___ X ___ Travessão
Buena___ X ___ S. Amaro
Q. Bocas___ X ___ N. Belém
F. de Maio___ X ___ M. do Bode
Palmeirinha ___ X ___ Gargaú


5ª Rodada – 15/08
Amavor___X___Palmeirinha
Gargaú ___X___ S. Amaro
Amprajope ___X___ Buena
F. de Maio ___X___ Q. Bocas
M. do Bode ___X___ Guaxindiba
N. Belém ___X___ Travessão


6ª Rodada – 22/08
Travessão ___X___ F. de Maio
S. Amaro ___X___ Amavor
Guaxindiba ___X___ Q. Bocas
Buena ___X___ Palmeirinha
M. do Bode ___X___ N. Belém
Gargaú ___X___ Amprajope



Terceira fase (mata mata)

1ºC X 4ºD
2ºC X 3ºD
1ºD X 4ºC
2ºD X 3ºC

terça-feira, 13 de julho de 2010

São Francisco sedia I Encontro Municipal de Cultura da Região Norte



Na tarde desta segunda-feira (12/07), foi realizado na secretaria de Educação de São Francisco de Itabapoana, o I Encontro Municipal de Cultura da Região Norte. Durante esta semana a equipe da secretaria de Estado de Cultura estará cada dia em um município da região para ouvir da sociedade civil a demanda do setor. A meta é visitar todos os 92 municípios até o mês de agosto deste ano.

O público alvo desses encontros são os professores de artes, artistas, produtores e agentes culturais. A reunião dá prosseguimento ao processo de construção do Plano Estadual de Cultura que no ano passado reuniu gestores públicos de todas as regiões do estado.

No primeiro momento do encontro foi apresentado o processo de construção do Plano. No segundo, foram discutidos os aspectos relevantes à cultura do município. Simultaneamente à reunião, houve a gravação de um vídeo, na foz do rio Paraíba do Sul, na localidade de Gargaú com o grupo de dança folclórica Mana Chica.

Para a secretária de Educação e Cultura, Yara Cinthia Nogueira, os encontros municipais servem para o governo estadual conhecer melhor a realidade cultural de cada município. “Hoje não estamos mais esquecidos. Fico feliz por ver a secretaria estadual buscando ouvir todos os municípios e empenhada em descentralizar os recursos para que não fiquem concentrados na capital”, enfatizou Yara.

Ao término da visita a cada região a equipe da secretaria estadual de Cultura escreve um relatório. A próxima etapa são as conferências regionais. Na região Norte do Estado, a conferência está marcada para dia 28 de agosto em Quissamã. O responsável pelo Plano Estadual de Cultura, Zeca Barros, explicou que o diagnóstico e as proposições feitas serão utilizados para elaborar programas e editais para a sociedade civil e gestores públicos. “A lei vai garantir que os trabalhos que começaram agora tenham continuidade. Porque as necessidades do setor não se alteram quando muda o gestor. Queremos construir uma política de Estado para a Cultura que seja legitimada pela participação da sociedade com ações e programas de médio e longo prazo. Atendendo ás regiões e com dotação orçamentária garantida”, explicou Zeca.

Ascom-SFI
Fotos: Alessandra Lemos

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Colégio Ercília Muylaert é destaque no IDEB



Diretores, funcionários e alunos do Colégio Estadual Ercília Muylaert de Menezes estão numa alegria só. É que o Colégio de Gargaú conquistou a segunda maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB/2009 – entre todas as Escolas Estaduais da Coordenadora Norte Fluminense I, que compreende os municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco. Com a nota 3,9 o Ercília Muylaert só perdeu para o Colégio Estadual Leôncio de Campos dos Goytacazes, que obteve 4,1. “É com enorme satisfação que divulgamos esses números. A nossa meta para 2009 era de 3,3; para 2011 é de 3,5 e 2013 - 3,8; assim sendo, alcançamos além da meta estipulada para 2013”, comemora a diretora geral, Rosaura Maria Cardoso do Amaral.

Bolsa Família e Peti são temas de palestra na Ilha dos Mineiros (SFI)


A secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana, juntamente com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da comunidade de Guaxindiba, realizará, nesta terça-feira (13/07), palestra sobre o programa do governo federal Bolsa Família e Peti. O evento está marcado para acontecer às 13h 30 min, no CRAS da Ilha dos Mineiros, e será ministrada pela assistente social Lúcia Azevedo Rodrigues.

A palestra é destinada a todos os pais ou responsáveis dos alunos. O objetivo do encontro é esclarecer sobre o vínculo entre os programas sociais Peti e Bolsa Família, seus benefícios e as condições necessárias para recebê-los.

A secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, explicou sobre a necessidade da participação dos responsáveis da criança. “É muito importante à presença dos pais dos alunos para que eles possam tirar todas as dúvidas com relação ao funcionamento e o acompanhamento das crianças e adolescentes no programa”, enfatizou a secretária.

PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil)

O PETI é um Programa do Governo Federal que tem como objetivo retirar as crianças e adolescentes, de sete a 14 anos, do trabalho infantil e possibilitá-los ao acesso, a permanência e o bom desempenho na escola. A família que for inserida no PETI recebe uma bolsa mensal por cada filho, que for retirado do trabalho. Para isto, os alunos devem estar freqüentando a escola e a jornada ampliada onde terão um reforço escolar além de atividades esportivas, culturais, artísticas e de lazer.

Vai ter festa na roça em Bom Jardim

Recebemos e-mail da internauta Raiany Azevedo informando sobre a realização do Arraial de Jesus da Igreja Batista de Bom Jardim, dia 24 de julho, às 19h. O Convite é extensivo a todos que queiram participar de uma típica festa na roça, em um ambiente onde as famílias cristãs estarão reunidas em volta de muitas brincadeiras, barraquinhas, comidas típicas e diversão. “Você não pode perder. Deus tem uma bênção para você”, diz o e-mail da Raiany.

Violência contra as mulheres é diária, diz ministra


Brasília - A violência contra a mulher acontece cotidianamente e nem sempre ganha destaque na imprensa, afirmou a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, após participar da abertura do Fórum de Organizações Feministas para a Articulação do Movimento de Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas, no domingo (11), em Brasília.

“Quando surgem casos, principalmente com pessoas famosas, que chegam aos jornais, é que a sociedade efetivamente se dá conta de que aquilo acontece cotidianamente e não sai nos jornais. As mulheres são violentadas, são subjugadas cotidianamente pela desigualdade”, afirmou ao ministra.

Segundo Nilcéa Freire, esse é um dos temas a serem tratados no fórum que termina amanhã (12) e também da Conferência Regional da Mulher da América Latina e do Caribe, que será aberta na próxima terça-feira (13), em Brasília.

A ministra lembrou dos casos da modelo Eliza Samudio e da advogada Mércia Nakashima. O principal suspeito do desaparecimento e da provável morte de Eliza é o goleiro Bruno Fernandes, do Flamengo, com quem ela teria tido um filho. No caso de Mércia, o principal suspeito é o ex-namorado Mizael Bispo de Souza. O corpo da advogada foi encontrado em uma represa no interior de São Paulo.

“Eliza morreu porque contrariou um homem que achou que lhe deveria impor um castigo. Ela morreu como morrem tantas outras quando rompem relacionamentos violentos”, disse a ministra.

Nilcéa Freire também criticou o fato de a Justiça não ter oferecido proteção à Eliza, com base na Lei Maria da Penha. “Não é bastante termos mais delegacias e juizados se as pessoas que lá trabalham não estiverem capacitadas”, destacou. Ela acrescentou que “muitos crimes têm acontecido porque os agentes públicos que atendem as mulheres subestimam aquilo que elas falam, acham que é apenas mais uma briga, desqualificam a vítima”.

A representante da comissão organizadora do Fórum de Organizações Feministas da América Latina e do Caribe, Guacira César de Oliveira, afirma que as mulheres participantes do encontro buscam pressionar os municípios, estados e o governo federal a estabelecerem metas de combate e de redução desse tipo de violência.

“A gente quer metas que se traduzam em investimentos, recursos públicos, equipamentos, estrutura. Existem muitos compromissos vazios no sentido de que são discursos, mas não se consolidam em obrigação efetiva que mude a vida das mulheres”, enfatizou.

A mulher vítima de violência pode ligar para a central 180 tanto para denunciar agressões quanto para reclamar por ter sido mal atendida pelos agentes públicos. (Agencia Brasil)

domingo, 11 de julho de 2010

Acidente grave em Volta Redonda (SFI) com duas motos e ônibus resulta em duas mortes e um ferido grave no Ferreira Machado

.
Os rapazes mortos no acidente são da localidade de Bom Jardim: o estudante Valdicrei Custódio de Souza, 17, e o ajudante de caminhão, Ruimar Pereira da Cruz, de 25 anos. O sepultamento foi às 17 horas deste domingo (11-07) no cemitério de São Francisco de Itabapoana.
.
Foto de Valdicrey do Orkut.
.
Dois jovens morreram em um grave acidente envolvendo duas motos e um ônibus que transporta estudantes por volta das 2 horas da madrugada deste domingo, 11-7. Segundo informações que chegaram ao Blog morreram no acidente Valdicrey Custodio, 17 anos, (foto do Orkut) filho de Denise Custório proprietário de um bar em Bom Jardim e Ruimar Pereira da Cruz, de 25 anos, filho de Vantuil, ex-funcionário da Ampla, muito conhecido em Bom Jardim. Outro rapaz identificado por Weldon dos Santos Silva, 23 anos, foi removido pelo resgate para o Hospital Ferreira Machado em Campos em estado grave. A tia de Valdicrey, Dalva Custódio ligou para a Rádio São Francisco FM informando que o sepultamento dos rapazes será neste domingo, 11-07, às 17 horas no cemitério de São Francisco

Como foi o acidente
Ruimar guiava a moto Honda Titan, prata, placa KQT-0196 (São Francisco de Itabapoana-RJ), quando colidiu na traseira do ônibus placa KUE-5016 (São João da Barra-RJ), dirigido por Genison Felício da Silva, 48. Já Weldon estava sozinho na Honda Titan preta de placa MQE-8500 (Campos-RJ).
.
Segundo informações, as duas motos seguiam de Bom Jardim, pela RJ- 224 com destino a São Francisco durante a madrugada. Na localidade de Volta Redonda, em frente ao Estádio Municipal, os motociclistas colidiram com a trazeira de um ônibus que transporta estudantes que estava no acostamento. Os jovens foram para em baixo do ônibus. A ocorrência foi registrada para investigação na 147ª Delegacia de Polícia (DP/SFI) e os corpos levados para o IML pelo rabecão da Defesa Civil.