sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Câmara aprova Lei Nacional da Adoção


Matéria ainda depende de nova apreciação do Senado.
A Câmara dos Deputados aprovou dia(20) o projeto da Lei Nacional da Adoção. Até hoje, o assunto só é tratado em alguns dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entretanto a matéria ainda depende de nova apreciação do Senado, já que o texto foi emendado pelos deputados. Segundo o deputado João Matos (PMDB-SC) , autor de proposta, o texto do Senado “era pequeno e tratava de poucos dispositivos”, e que a sua proposta institui uma espécie de estatuto para o processo de adoção no Brasil. “A lei desburocratiza o processo e estabelece regras para a adoção”, explicou. O projeto aprovado, segundo o deputado, tem uma série de novidades ao tratar dos mais diferentes tipos de adoção, ao criar regras mais duras para a adoção, ao dificultar a adoção internacional de crianças brasileiras, ao tratar da adoção de crianças indígenas e quilombolas, além dos prazos para as crianças permanecerem em abrigos à espera de adoção. “A lei coloca a possibilidade de adoção de crianças brasileiras por estrangeiros como a última das possibilidades . Somente quando se esgotar todas as hipóteses da criança ser incluída em uma família brasileira é que será permitida a adoção internacional”, disse João Matos. Em relação à possibilidade de adoção de crianças por casais homoafetivos, por acordo de líderes o dispositivo foi retirado do texto. Matos informou que a adoção está permitida para indivíduos solteiros, viúvos e divorciados, desde que tenham mais de 18 anos, e que a diferença de idade entre o adotante e o adotado seja de no mínimo 16 anos. O projeto prevê a implantação de cadastros estaduais e nacional de crianças e adolescentes para serem adotadas e dos casais interessados na adoção.

Semana do Excepcional em SFI com poucos motivos para comemoração. A APAE atende cem crianças especiais , mas a data não passará em "branco"

Vice-presidente: “Falta conforto para nossas crianças, pois a área física é pequena e no verão o calor é insuportável”. A APAE atende crianças especiais de varias partes do município.



Ontem o Blog do Paulo Noel e a Rádio São Francisco FM estiveram na APAE onde conversou com dirigentes e mães dos especiais sobre as comemorações da Semana do Excepcional e o dia-a-dia da APAE. Segundo a professora Luciana Ricardo Gonçalves, que é irmã de especial e também prima de especiais, a APAE de SFI foi fundada em novembro de l996. “Comecei como voluntária e agora sou professora na Escola Especializada Cássia da Silva Barros que funciona dentro da APAE”, disse. São três professores regentes (que atuam em sala de aula) e uma professora de educação física. “Na APAE o atendimento é feito com fonoaudióloga, fisioterapeuta e apoio de 16 funcionários contratados pela prefeitura municipal de São Francisco de Itabapoana”, explicou. A APAE funciona em quatro salas, uma cozinha e um refeitório, em um prédio aos fundos da desativada CERSAN – Cooperativa de Eletrificação Rural Sanjoanense. “É o espaço que temos, mas nosso sonho é ocupar uma sede própria com espaço físico maior e com total privacidade”, disse a professora Luciana. Ela alega, que por ser uma área aberta, sem portão, e, com o restante do prédio ocupado pela Secretaria Municipal de Educação, fica difícil de controlar as crianças. Kátia Barros vice-presidente da APAE e mãe de uma jovem de 20 anos especial diz que seu sonho é a APAE funcionando com toda a infra-estrutura em prédio próprio. “Falta conforto para nossas crianças, pois a área física é pequena e no verão o calor é insurpotável. Precisamos também de uma piscina”, disse. A presidente Silvana Carvalho informa que a APAE está com toda a documentação jurídica em dia. “Totalmente legalizada, agora vamos em busca de recursos nos governos Estadual e Federal. Mas quem quiser, na comunidade ou em qualquer parte do Brasil, trabalhar como voluntário para nossa instituição, estamos com nossas portas abertas”, concluiu.

Programação

A APAE – Associação dos Pais e amigos dos Excepcionais de SFI está com uma intensa programação em comemoração a Semana do Excepcional que vai até dia 28 de agosto. Hoje, a programação inclui passeio turístico com churrasco na praia de Guriri. Na segunda, haverá panfletagem e caminhada em direção a Praça de São Francisco, no centro da cidade, onde haverá apresentação de capoeira. No retorno será servido um churrasco no almoço. Na terça, está prevista uma competição de futsal tendo como convidados os especiais da Ong Arco-íris de Luz de SFI. Na quarta, 27, festival de dança com premiação e oferecimento de cachorro quente aos presentes. Na quinta, 28, o encerramento com um churrasco e bolo para comemorar a data.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Passeio de jipe para crianças da APAE em SJB

O primeiro contato é feito quando os jipes estão estacionados e em seguida inicia o passeio.



Como parte da programação da Semana do Excepcional que vai até o dia 28 deagosto, o Jeep Club de São João da Barra estará (sexta-feira), 22, às 9h, no Novo Balneário, localizado na praia de Atafona, o Projeto Passeio Especial com objetivo de proporcionar entretenimento e lazer as crianças especiais do município. De acordo com o presidente do Jeep Club, o projeto implantado em 2006, é desenvolvido através de passeio de jipe na praia de Atafona, recreação e brincadeiras com Palhaço Linguicinha, além de distribuição de refrigerante, cachorro quente, pipoca e picolé. Para o vice-presidente, Márcio Cunha, que participa todos os anos do projeto é muito gratificante o sorriso das crianças quando entram no jipe. “O primeiro contato é feito quando os jipes estão estacionados e em seguida inicia o passeio”, comentou Márcio acrescentando que a alegria e a felicidade das crianças são a nossa recompensa.

Segundo o secretário Carlos Roberto a parte recreativa é coordenada pela Equipe de Animação Cultural do Jeep Club, com apoio do Palhaço Linguicinha e do Jeep Trio dos Cunhas e a distribuição dos lanches pela Equipe Radical Chic composta pelas esposas dos jipeiros.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

APAE de SFI comemora "Semana do excepcional"


Apesar das dificuldade que vêm enfrentando para se manter de pé, a APAE – Associação de Pais dos Excepcionais de São Francisco de Itabapoana comemora a partir desta quinta-feira, 21, até 28 de agosto, a Semana do Excepcional. A presidente Silvana Coutinho Tavares concederá uma entrevista a Rádio São Francisco FM às 9h. O tema “Defender os direitos humanos é valorizar a diversidade e promover a dignidade”, está norteando as ações da Rede Apae e servindo de eixo gerador de reflexões e de debates. Você está convidado a conhecer de perto a APAE. Dê uma chegada lá; sua presença é muito importante. Voltaremos ao assunto.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Propaganda eleitoral gratuita no rádio a partir de amanhã em São Francisco de Itabapoana

Tudo é novidade. É a primeira vez na história da política sanfranciscana.
Pelo fato do município contar, agora com uma emissora com licença de funcionamento do Governo Federal, pela primeira vez, os eleitores de São Francisco de Itabapoana vão ouvir pelo rádio as propostas dos candidatos a vereador e prefeito. A programação eleitoral será divulgada na Rádio São Francisco FM na freqüência 87,9. Apesar da disputa para prefeito ter começado oficialmente em cinco de julho, na prática deve esquentar mesmo a partir de amanhã, dia 19. Pelo menos esta é a expectativa dos especialistas em política. A campanha de 2008, sem showmícios e com a justiça eleitoral atenta sobre abuso de poder econômico, surpreende se comparada à alta temperatura dos pleitos de 2004 e 2006. Amanhã, dia 19, a propaganda gratuita é para os vereadores. Só na quarta-feira é que os eleitores vão ouvir os candidatos a prefeito, Beto da Saúde, Fauaze Cherene e Marcilene Nunes. Tudo é novidade tanto para as coligações quanto para os eleitores e a própria rádio que pela primeira vez, no que preconiza a legislação eleitoral, é obrigada a divulgar as propostas e programa partidário dos candidatos. Se vai surtir efeito somente dia 5 de outubro vamos saber.

domingo, 17 de agosto de 2008

Ventos fortes no litoral

Imagens do blogueiro neste domingo, 17, nas praias de Manguinhos, Guriri e Lagoa Doce


Domingo, com ventos fortes no litoral no litoral de São Francisco de Itabapoana-RJ nas praias de Manguinhos, Guriri e Lagoa Doce. A seca, que já dura alguns meses no município e, a maré baixa, acabaram por proporcionar estas belas imagens.

Ipê-amarelo floresce e encanta em frente ao cemitério de SFI

O encanto do Ipê-amarelo que floresce em frente ao cemitério de São Francisco de Itabapoana.


O blogueiro se deparou com a beleza do Ipê-amarelo na Rua bem em frente ao cemitério de São Francisco de Itabapoana. Ali, onde os mortos descansam em paz, a semente do Ipê deu vida a uma arvore que é considerada o símbolo do Brasil. As árvores desta espécie embelezam e promovem um colorido no final do inverno quando as folhas caem e a árvore fica completamente despida. Segundo o biólogo João Luiz Ribeiro de Oliveira, o florescimento acontece no inverno. "É comum em agosto, mas com a mudança de temperatura, é possível ver as flores em julho e também em outros meses". Oliveira afirma que se trata de uma espécie que se adapta ao clima tropical e subtropical. "Quanto mais frio e seco o clima, melhor para a floração". Ele diz ainda que as sementes são leves e disseminadas pelo vento.