sábado, 17 de janeiro de 2009

Blog do Ricardo André alerta motoristas para "armadilhas" na BR-356 Campos-Atafona


Armadilhas no asfalto

Nos 35 km que separam Campos da aprazível praia de Grussaí, no rico litoral de São João da Barra, há muitas (contei cerca de 10) armadilhas como a da foto: crateras no asfalto que podem causar acidentes.E não venham colocar a culpa da chuva porque há quase 10 dias não chove e já houve tempo suficiente para o Dnit e a Prefeitura de São João da Barra terem tomado providências. Postado por Ricardo André Vasconcelos. Para acessar o Blog do Ricardo André aqui vai o endereço: www.ricandrevasconcelos.blogspot.com
Meu comentário
As crateras abertas nesta Rodovia representam perigo de morte para os motoristas. Há muito a Rodovia BR-356 precisa de uma recuperação em todo o seu trecho ligando Campos a São João da Barra. Período de férias, verão, praias, obviamente que aumenta o fluxo de turistas no litoral sanjoanense. Entretanto, o trafego pesado de caminhões transportando pedras e outros produtos para o complexo portuário do Açu tem concorrido para o surgimento dos buracos na pista. Penso que a manutenção tem que ser permanente. Mas, pelo que tudo indica, alguma providência só acontece quando a imprensa denuncia.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

IPDEP: prova prática de motorista foi adiada em SFI

Por determinação da nova comissão do concurso público de SFI a prova prática de motorista que aconteceria, neste domingo, o dia 18, foi adiada e será remarcada nos próximos 30 dias. O IPDEP informa que em virtude do termino da gestão do governo anterior, a prefeitura de SFI nomeou uma nova comissão para o Concurso Público 01/2008 que, agora, tem como presidente Joilso Nunes e membros, Yara Cintia Rocha Nogueira Santana e Anderson Santos Raimundo

DER libera hoje o trafego pela RJ-224 que estava interditado próximo a Travessão de Campos

Interditado desde as véperas do Natal, o trecho da RJ-224, próximo a Travessão de Campos que rompeu com as fortes chuvas já está liberado a partir de hoje, 16. A informação foi passada ao Blog do Paulo Noel pelo engenheiro do órgão, Dr. Ivan Amaral.

8º BPM anuncia vinda reforço de mais 60 policiais PMs para atuar na segurança em SFI

A PM vai coibir abusos de carros com som automotivo amparado em Lei Municipal que proíbe esta prática no município.
Fotos de Alessandra Lemos.

Em reunião com o prefeito de SFI Beto Azevedo, o Coronel Vidal Martins, sub-comandante do 8° BPM anunciou a vinda de mais 60 policiais militares para atuar no reforço da segurança. Ficou acertado que a PM vai atuar em conjunto com a Guarda Municipal. Além do policiamento ostensivo, o esquema de segurança visa coibir abusos de carros de som, já que no final do ano passado foi aprovada uma Lei municipal proibindo esta prática no município.
O prefeito Beto Azevedo tem mantido contatos permanentes com o comando do 8° Batalhão de Polícia Militar, em Campos, buscando proporcionar um melhor aparato de segurança no litoral do município neste período de alta temporada.

Além do Coronel Vidal Martins, participaram da reunião com o prefeito Beto Azevedo em seu gabinete, o 1° Tenente Antônio Wilson Evangelista dos Santos que comanda a 3ª Cia. de Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana e o Procurador Geral do Município Enaldo Viera Barreto.

Sede Própria
Outro tema discutido durante a reunião foi a construção de uma sede própria para a 3ª Cia. de Polícia Militar. A Prefeitura já cedeu uma área, na entrada da cidade para a construção. A obra será executada em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado que ficou de fornecer a planta

São Francisco de Itabapoana comemora 14 anos de emancipação político-administrativa

Festa da emancipação será em grande estilo neste domingo dia 18.
A Prefeitura de São Francisco do Itabapoana, através da secretaria de Turismo e do Cerimonial do Gabinete, preparou uma ampla programação para comemorar o aniversário da cidade. O município completa neste domingo (18), 14 anos de emancipação político-administrativa.
A programação terá início ás 9h da manhã com culto ecumênico e solenidade cívica e militar. Na oportunidade, o Prefeito Beto Azevedo será empossado presidente da Junta Militar do município. A solenidade será em frente a Prefeitura, na Praça dos Três Poderes.
Após a solenidade oficial, a programação prossegue com encontro de motociclistas, apresentação shows de bandas regionais e no encerramento show com o cantor Elymar Santos e queima de fogos de artifícios. Segundo a Primeira Dama Romênia Azevedo, a programação foi montada num esforço conjunto. “Apesar do pouco tempo para preparar tudo, faremos o possível para comemorar em grande estilo”, adiantou a Primeira Dama.
Emancipação
A emancipação político-administrativa de São Francisco de Itabapoana ocorreu oficialmente no dia 18 de janeiro de 1995, data em que a lei de emancipação foi sancionada pelo governador Marcelo Alencar. Antes de ser emancipado, São Francisco de Itabapoana pertencia ao município de São João da Barra e era conhecido como o Sertão Sanjoanense.
Programação
9:00 h – culto ecumênico – Com Pe. Clécio Silva dos Santos e pastor Ademir Ramos da Cruz.
10:00 h – Cerimônia de posse do prefeito como Presidente da Junta Militar de São Francisco de Itabapoana.
12:00 h – Encontro de Motociclistas em Santa Clara.
19:00 h – Palco Oficial: pronunciamento do prefeito, apresentações culturais e shows de bandas regionais.
20:00 h – Palco Oficial: Show de Elymar Santos e encerramento das festividades com fogos de artifícios.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Espaço da Ciência promove II Forum de Ciências e Meio Ambiente

II FORUM DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE

Estudantes observam os peixes no aquário do Espaço da Ciência no Balneário de Atafona.
Dentro da programação do verão 2009 da Prefeitura Municipal de São João da Barra, estará acontecendo no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona, o II Fórum de Ciências e Meio Ambiente, constando de um ciclo de palestras com destaque para temas ambientais. Segundo o Coordenador do Espaço da Ciência, Plínio Berto, no ano passado a proposta foi bem recebida pelo público que compareceu ao evento, motivando a realização deste segundo Fórum. A jornada tem o objetivo de oferecer aos turistas, estudantes e pessoas da comunidade, a oportunidade de debater importantes questões relacionados com o meio ambiente, como o aquecimento global, o avanço do mar no litoral de Atafona, aves marinhas brasileiras e sobre o rio Paraíba do Sul. Conhecer para ajudar a proteger, a partir das informações que serão transmitidas e debatidas, que irão contribuir para uma relação mais respeitosa entre os visitantes e moradores e o meio ambiente, com destaque para alguns ecossistemas do município de São João da Barra. O evento é aberto ao público, com as palestras acontecendo às quintas-feiras, com início às 5 da tarde. As inscrições podem ser feitas no Espaço da Ciência, ou pelo telefone 2741-0289.

A programação do Fórum consta dos seguintes temas:
Dia 22/01 – Evolução recente da erosão em Atafona
Exibição do filme: Atafona Por quê?
Prof. Gilberto Pessanha (UFF/UERJ)
Dia 29/01 – Monitoramento ambiental das águas do rio Paraíba do Sul
Prof. Vicente de Paulo dos Santos Oliveira (CEFET/UPEA)
Dia 05/02 – Aves marinhas brasileiras
Professor Ronaldo Novelli (UENF)
Dia 12/02 -- A Astronomia no nosso dia a dia
Professor Marcelo de Oliveira Souza (UENF)

Romeiros pagam promessas a pé até Santo Amaro

Fonte: ururau.com.br
Foto Leandro Nunes
Milhares de pessoas passaram à madrugada desta quinta-feira (15/01) caminhando. São os devotos de Santo Amaro, que tem por tradição caminhar desde o local onde moram até a igreja de Santo Amaro, no distrito que leva o nome do padroeiro da Baixada Campista. A maioria paga promessa por alguma graça recebida, atribuída ao santo. Outros vão somente pela devoção e há ainda os que vão para dar “aquela força” ao amigo ou parente que está pagando a promessa.

José Ricardo Valadares, técnico de segurança no trabalho diz que já faz a caminhada há 11 anos e que já fez sim muitas promessas e foi atendido, mas que agora faz o percurso em agradecimento a Santo Amaro por todas as graças recebidas até hoje. “Caminho há 11 anos e não pretendo parar, enquanto eu tiver saúde pra andar, eu vou a pé até lá”, disse Ricardo no início do percurso, cheio de disposição.

Muitos romeiros se organizaram em grupos, o que torna a caminhada mais agradável, entre uma passada e outra, brincadeiras e piadas ajudam tornar mais leve o esforço. A primeira missa na Igreja da Baixada, foi realizada ás 2 da manhã, para os primeiros romeiros que concluíram o percurso.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Mutirão de Saúde em Barra do Itabapoana

A secretaria de Saúde deu início também a "Operação Verão".

A Secretaria de Saúde de São Francisco do Itabapoana está realizando um mutirão de emergência em Barra de Itabapoana; distrito atingido pela enchente. O mutirão, que conta com uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnicos em enfermagem, está usando a creche Rita de Cássia Melgaço como base operacional. O atendimento é feito de 8h ás 17h. Desde sábado (10), até agora, foram realizados 337 atendimentos e aplicadas 169 vacinas antitetânicas. Além da campanha de vacinação, a secretaria de Saúde fez também distribuição de medicamentos, aplicação de soro, medição de pressão. Segundo o secretário de Saúde Flávio Adérito Ferreira, é preciso fazer um acompanhamento de perto da situação das famílias para evitar a incidência de doenças que são comuns em casos de cheias. “A nossa equipe está orientando a comunidade sobre os riscos de contrair doenças como a Leptospirose e Hepatite A, principalmente”, alertou o secretário.
Operação Verão
A secretaria de Saúde também já deu início à “Operação Verão”, com a instalação de duas unidades móveis de saúde; uma na Praia de Santa Clara e outra em Guaxindiba. A estrutura oferece atendimentos de emergência e prevenção com médicos e técnicos de enfermagem. Na Praia de Gargaú, nos fins de semana a secretaria disponibilizou um médico de plantão 24 h. (Texto da jornalista Bianca Damasceno e foto de Flori )

"DER libera RJ-224 nesta quinta-feira à tarde", diz engenheiro

O Blog do Paulo Noel foi até o local e documentou a etapa final das obras de recuperação do trecho da RJ-224 que rompeu com a força das águas da chuva no final do ano.


O DER está trabalhando em ritmo acelerado para que a obra seja concluída amanhã, quinta-feira, dia 15 de janeiro, dia de Santo Amaro.


Dr. Ivan comanda a obra que esta na fase final.

Máquina retira material com umidade alta e o bueiro pré-moldado por onde escoam as águas.


.

O engenheiro Ivan Amaral do DER – Departamento de Estradas de Rodagens disse hoje (14) que o DER deverá concluir amanhã quinta-feira, (15) à tarde, as obras de reconstrução do trecho da RJ-224 que rompeu com as chuvas do final do ano. “Só não está liberada hoje, porque o material que chegou para compactação da estrada está com umidade muito alta. Vamos tentar ver se até amanhã, quinta à tarde, possamos liberar o transito com, pelo menos, uma camada de asfalto”, disse. O desvio continua sendo feito pela localidade de Guandu. Entretanto, alguns motociclistas já passaram pela pista. “Liberar a pista com homens e máquinas trabalhando é muito perigoso. De vez em quando um motociclista apela para passar e acabamos liberando. Mas pedimos paciência aos motoristas: nesta quinta-feira, se Deus quiser o trânsito será autorizado para todos”, disse. O engenheiro do órgão do governo do estado, Dr. Ivan Amaral, agradeceu a parceria da prefeitura de SFI, através do empenho pessoal do prefeito Beto Azevedo. “A prefeitura de SFI ajudou e muito com máquinas e caminhões”, disse.

Donativos para os desabrigados pelas cheias do Itabapoana em Barra continuam chegando

Continuam chegando a Rádio São Francisco FM os donativos para as famílias desabrigadas pelas cheias do Rio Itabapoana. Você também pode participar enviando roupas ou calçados usados que serão entregues a Secretaria Municipal de Promoção Social. Segundo a Defesa Civil de SFI A situação em Barra do Itabapoana começa a se normalizar com algumas famílias retornando às suas casas. Mesmo assim, na Creche Municipal Rita da Cássia famílias ainda aguardam baixar o nível das águas, principalmente nos Bairro do Ingá e na comunidade de Areinha, na divisa com o Espírito Santo. No cais do Rio Itabapoana, na Avenida Principal, ás águas voltaram ao seu nível normal. O diretor geral da Rádio São Francisco FM, Paulo Noel, agradece a todos os voluntários que aderiram a campanha em prol dos desabrigados de Barra do Itabapoana.

Governo do estado promete formar mais sete mil PMs até 2010

Serão abertas três mil vagas em 2009 e quatro mil no ano seguinte.

O governo do Rio de Janeiro promete formar até 2010 mais sete mil policiais militares. Essa foi uma das decisões tomadas em uma reunião entre o governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, nesta terça-feira (13) no Palácio Guanabara.

Na reunião, ficou decidido que serão abertas três mil vagas para a Polícia Militar em 2009 e mais quatro mil em 2010. Atualmente, a PM forma cerca de 900 recrutas a cada curso. A ideia, segundo a secretaria, é que medidas administrativas sejam tomadas para aumentar esta capacidade de formação.

Uma das ações em estudo é remunerar os professores, que atualmente dão aulas sem receber mais nada por isso. Desta forma, segundo a secretaria, cria-se um incentivo para atrair novos instrutores.

Também participaram da reunião os subsecretários de Inteligência, Rivaldo Barbosa, e de Integração Operacional, Roberto Sá, além do comandante-geral da PM, coronel Gilson Pitta.

O governador e Beltrame também decidiram pela extinção do Batalhão de Polícia Ferroviária (BPFer). Dos 255 policiais atualmente na unidade, 90 seguirão fazendo o policiamento das ferrovias através da criação de uma companhia da PM. Os demais 165 serão redistribuídos para outras unidades. (Fonte: G1.com )

Projeto "Roda Cultural" será aberto oficialmente hoje no Espaço Batelos em Santa Clara

Secretaria Municipal de Educação e Cultura inaugura hoje projeto “Roda Cultural” .


As professoras Deyse (Secretária de Educação ) e Mainilse (Diretora do Departamento de Cultura) participaram do jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco FM e falaram sobre o projeto cultural "Roda Viva".

“Projeto Roda Cultural” será inaugurado no Espaço Batelos
A Secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, através do Departamento de Cultura, inaugura nesta quarta-feira (14), o “Projeto Roda Cultural”, às 20h, no Espaço Batelos. O projeto vai “rodar” por pontos estratégicos do município com recreação e apresentação de danças folclóricas, música e teatro. O objetivo é resgatar a cultura do município e dar oportunidades às pessoas da terra. “Vamos dar ênfase a duas danças folclóricas do município; o Jongo, que é da Comunidade Quilombola, e a Mana-Chica”, explicou Maenilce Gonçalves da Silva, diretora de Cultura.
As apresentações ocorrerão até dia 20 de fevereiro, de quarta a sexta-feira, a partir das 17h. Durante o projeto haverá recreação para as crianças a partir das 17h com um professor de educação física e uma recreadora que irá coordenar as brincadeiras. As 20h começa a programação noturna com shows de MPB, apresentação de danças e teatro. Os sábados serão destinados inteiramente a recreação. O projeto também inclui, no Espaço Batelos, uma Lan House gratuita que funcionará das 10h às 22h.
O projeto vai percorrer as praias de Gargaú, Santa Clara e Guaxindiba. Em Barra do Itabapoana, devido a enchente, só terá a parte da recreação; que acontecerá na Praça de Esporte. Em Gargaú e Guaxindiba, o projeto funcionará no palco oficial. Já em Santa Clara as atividades serão concentradas no Espaço Batelos. Apesar da inauguração oficial acontecer, nesta quarta-feira (14), o projeto já esta em funcionamento desde o dia 7 de janeiro e está atendendo, em média, de 30 a 40 crianças por dia. Maenilce adiantou que no inverno o projeto vai sair das praias para as escolas das comunidades. ( Jornalista Bianca Damasceno)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Boneca Cleusa pronta para o carnaval em Guaxindiba

Recebemos e-mail do Alexssandro com informações do desfile da Boneca Cleusa nas praias de Santa Clara e Guaxindiba.
“Gosto muito de São Francisco e em especial das praias. Passo o verão em Guaxindiba e já faço parte da familia Guaxindiba, sabe por quê? Levamos alegria no carnaval, com a "Boneca Cleuza" e o boi "O Álcool é Nosso". Há cinco anos que participamos e todos esperam a saida nas Ruas de Santa-Clara e Guaxindida arrastando centenas de foliões. Importante que participam crianças, mães, vovós e vovôs, ou seja, todos esperam a Boneca Cleuza que já virou tradição no carnaval de São Francisco. Trata-se de uma brincadeira sadia, resgatando os bons carnavais de antigamente. Não sai briga e todos se divertem. A festa é realizada por veranistas da Comunidade do Km 13 – Travessão, há 5 anos e acho que merece um comentário em seu Blog. "Não é Maria, nem Joana e nem Neuza o nome da boneca é Cleuza". Um forte abraço, Alexssandro.

O Diário diz que DER demora em recuperar RJ-224

Na coluna Opinião o jornal O Diário de hoje faz criticas ao DER. Diz a nota: “ DER desenvolve em ritmo lento o plano de obras para a RJ-224, interditada devido às conseqüências da chuva, que abriu um enorme buraco, separando um trecho depois de Travessão. Há outras na mesma situação”. Na semana passada em visita a São Francisco de Itabapoana, o presidente do órgão, Henrique Alberto anunciou em entrevista ao Blog do Paulo Noel e a Rádio São Francisco FM que a obra seria inaugurada em uma semana. Tendo em vista o dia da entrevista, a conclusão da obra deveria ocorrer esta semana. Vamos aguardar.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Show de Frejat em Santa Clara reúne mais de dez mil pessoas

Foto: Alessandra Lemos
A programação de verão em São Francisco de Itabapoana começa a ganhar destaque e a agradar a turistas e veranistas do litoral sanfranfiscano com a realização do primeiro show de nível nacional. O show do cantor Frejat contagiou o clima na praia de Santa Clara neste fim-de-semana, reunindo mais de dez mil pessoas. Em mais de 1 hora e meia de show o cantou interpretou um repertório de velhos sucessos e músicas mais recentes do terceiro CD solo do artista.
Frejat também esbanjou carisma e o público respondeu cantando trechos de algumas músicas de maior sucesso do cantor numa total interatividade. Entre o repertório, músicas da antiga formação com a banda Barão Vermelho, composições em parceria com Cazuza entre outros sucessos. Um dos momentos de maior destaque foi quando o cantor executou a música “Bete Balanço”, sucesso nos anos 80 da banda Barão Velho e que foi ainda tema de filme com este mesmo nome.
O secretário de Turismo Jairo Batista, fez uma avaliação positiva do primeiro show de nível nacional. “Tudo correu bem, sem atrasos e dentro da normalidade. A gente avalia o sucesso de um show não só pela quantidade de público como também pela qualidade do show. Além disso, na minha opinião, o maior sucesso é quando o público responde, ou seja, observamos que houve, aqui hoje, uma total sintonia entre o público e o artista. Isso é muito bom”, comemorou Jairo.
O Prefeito Beto Azevedo acompanhou o show do meio do público, reunido com a sua família. “Apesar das chuvas que castigaram as nossas praias, nós temos o compromisso de realizar um verão de muitas alegrias e entretenimento para todos. Também lamentamos o fato de que a nossa principal rodovia de acesso ao nosso município, ainda esteja interrompida, mas mesmo assim as pessoas continuam prestigiando nossas praias porque realmente gostam daqui”, disse Beto
A programação de verão em São Francisco de Itabapoana, além das bandas regionais, terá ainda mais quatro outros shows de nível nacional. São eles: Elimar Santos (18/01), no centro de São Francisco, em comemoração ao aniversário da cidade, Bonde do Forró (20/01), em Barra do Itabapoana, Pique Novo (02/02), em Guaxindiba e Gustavo Lins (14/02), em Gargaú.

Pontos de alagamentos diminuem nas praias de Sonhos e Sossego

Chuvas cessam e rotina dos moradores começa a voltar ao normal.
Fotos Fábia Lutterbach


A ação imediata da prefeitura municipal de São Francisco de Itabapoana trabalhando para por fim aos alagamentos das praias de Sossego e Sonhos começa a surtir efeito. Desde a última terça-feira, dia 06/01/09, equipes do governo Beto Azevedo estão trabalhando 24 horas por dia na drenagem das águas das ruas, casas e terrenos. Segundo a presidente da Associação de Moradores das praias de Sonhos e Sossego, Fábia Chaves Alvim, nos próximos dias as praias já estarão livres dos alagamentos. Ontem, no litoral de Sossego os banhistas aproveitaram o domingo de sol com praia lotada. “Os veranistas que ainda não viajaram para as férias nas praias de Sossego ou Sonhos podem vir que a situação está sob controle”, disse Fábia.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Praia de Santa Clara: finalmente turistas aproveitam domingo de sol e mar com águas mornas

Ambulantes aproveitam o domingo oferecendo aos veranistas do picolé a 1 real ao camarão ao azeite a 2 reais.


Domingo de sol com praia lotada em Santa Clara.

Camarão no espetinho frito no azeite com direito ao limão a 2 reais.

Milho verde a 2 reais e picolé a 1 real.

Óculos de sol (do Paraguai) e protetor tipo "min guarda-sol" para cabeça a 10 reais

"Banana Split"puxada por potente lancha voadeira na praia de Santa Clara.

Lazar na praia.

Salva-vidas atentos.

O domingo (11) com sol e praia atraiu turistas e veranistas de vários estados do Brasil para a praia de Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana-RJ. “Agora sim, parece que estamos na estação mais quente do ano”, disse um banhista de Juiz de Fora. Mas o domingo de praia não foi apenas a festa dos veranistas e turistas: os vendedores ambulantes aproveitaram o momento para ir à “forra” dos dias de chuva. Até que os preços dos produtos não estão caros. Um milho verde ou um espetinho com camarão frito no azeite eram vendidos a 2 reais. O picolé a 1 real e óculos de sol (do Paraguai) a 10 reais cada. O veranista encontrava também o “mini-guarda sol de cabeça”, se é que podemos chamar assim, que era vendido a 10 reais cada peça. Segundo o vendedor (foto) o produto protege melhor o usuário que o popular boné.

Internet sem fio em Farol



Por Francisca de Assis
Foto: César Ferreira

Moradores e veranistas podem navegar gratuitamente


Os moradores e veranistas do Farol de São Thomé já podem navegar na internet gratuitamente, à beira-mar. O sistema de internet sem fio, desenvolvido pelo Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), está funcionando em caráter experimental e abrange inicialmente as áreas próximas ao Celeiro Cultural. - Na próxima semana vamos ampliar o alcance do sistema de internet sem fio. Dentro de 10 dias ele estará funcionando na área do palco oficial até o campo de futebol. “Basta ter um laptop para navegar de graça. A proposta da prefeita Rosinha Garotinho é transformar Campos em uma cidade digital e figurar entre as principais cidades do país em inclusão digital. O Farol vai funcionar como um projeto piloto - disse o diretor de Tecnologia da Informação do Cidac, Robson Colla. (Leia mais aqui no site da prefeitura de Campos dos Goytacazes)

Bandidos assaltam rapazes na praia de Santa Clara e são presos dentro de Van ao passar pelo Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual na RJ-224 em SFI

Os bandidos foram reconhecidos e disparam tiros em direção as vítimas no centro de SFI de dentro de uma Van. O revolver calibre 38 foi abandonado na poltrona do microônibus.


Os quatro elementos suspeitos do assalto permanceram dentro do microônbus em frente a 147 DP (SFI) até serem levados para a delegacia de área em São Fidelis. O PM mantém vigilância na porta da Van.

O revolver calibre 38 apreendido na Van e a marca do tiro que atingiu de "raspão" a perna de uma das vítimas.

O microônibus com os quadro elementos suspeitos permaneceu em frente a 147 DP aguardando seguir para a Delegacia de Polícia de São Fidelis.

Policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual de Imburi, na RJ-224, entre São Francisco de Itabapoana e Travessão de Campos interceptaram, agora pela manhã, (11) por volta das 8 horas, uma Van, tipo microônibus, onde estavam quatro elementos suspeitos de participarem de um assalto na praia de Santa Clara por volta das 5 horas da madrugada próximo ao Quiosque da Edna na orla marítima. Todos os elementos foram levados para a 147 DP, inclusive, o microônibus. O BPRv foi acionado pela 3º Cia de Policia Militar do 8º BPM de SFI informando que a Van com os suspeitos estavam a caminho de Imburi. Após a apreensão da Van, uma viatura da PM foi acionada para levar os suspeitos para a delegacia de área hoje em São Fidelis. As vítimas são três rapazes que moram em São Francisco de Itabapoana, sendo dois menores que foram abordados pelos elementos após os shows que aconteceram em Santa Clara e anunciaram o assalto. “Ninguém viu nada, vocês perderam”, disse um dos bandidos. Em seguida, segundo conta uma das vítimas que pediu para que os nomes não fossem revelados, os bandidos começaram a exigir todos os pertences dos rapazes: bermudas, camisetas, sandálias e um cordão de prata. Deixaram os rapazes só de cueca e fugiram com uma arma em punho. Segundo policias do BPRv de Imburi, os suspeitos do assalto são todos todos moradores de Campos.

Perseguição

Já dentro da Van, os bandidos foram reconhecidos, em São Francisco de Itabapoana, na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho, em frente ao Bar Empório do Sabor pelos rapazes que foram assaltados. Segundo o motorista da Van Gustavo Araújo dos Santos Abreu os rapazes entraram na Van apontando para os quatro elementos reconhecendo eles como os assaltantes. “A princípio não entendi nada. Pensei que eles queriam briga com alguns dos passageiros por causa de namorada. Pedi que descessem porque um dos bandidos sacou a arma. Em seguida acelerei e fui em direção a Campos. No posto policial fomos parados”. Mas, segundo Gustavo, o momento mais tenso foi quando um dos bandidos começou a disparar em direção aos rapazes, inclusive um deles foi atingido de raspam na perna. “Felizmente fomos parados na Posto Policial disse o cobrador da Van Bruno Silva de Oliveira que mora em Gargaú”. A ocorrência policial, segundo a PM, será registrada na Delegacia de São Fidelis, hoje designada delegacia de área na região. É bem provável que os elementos sejam autuados pelo roubo do cordão de prata já que as roupas eles teriam jogado pela janela da Van. Quanto ao revolver os elementos disseram não pertencer a nenhum deles.