sábado, 5 de setembro de 2009

Eleita nova diretoria da CDL de SFI

Eleita, dia 4 de setembro na sede da entidade, a nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Francisco de Itabapoana que ficou assim constituida.
.
Presidente: Romário Teixeira Bernardo:
Vice: Paulo Roberto Araújo Alves
Secretário: Rosaldo Nunes Ventura
Diretor de Marketing: Peter Leal Alvin
Diretor Financeiro: Cláudio Andrade de Oliveira Silva
Diretor comercial e de patrimônio: Marcos Antonio Pereira
Diretor de Serviços e Produtos: Tânia Cristina Barbosa de Souza Araújo
Diretor de Assuntos Jurídicos: José Antonio Alexim
Diretor Social e de Comunicação: Eliane Gomes Azevedo
Diretor do Departamento Jovem: Péricles da Silva Caldeira
Ex-presidente imediato: Rosimary Barreto Lemos
Conselho Fiscal Efetivo: José Gomes de Souza, Crialdo Arruda dos Santos e Ilano França Caldeira. Suplentes: Alessandra da Silva Rangel, Valdemiro Caldeira Filho e Washington Gomes Rodrigues.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Travessão e Pingo D’água na final do Campeonato de Grama Sintética

FFC e Santa Clara disputam o terceiro lugar
O Travessão, da localidade de Travessão de Barra, e o Pingo D’água estão na final do Campeonato de Grama Sintética do Centro de Esporte e Lazer Vereador Edenites da Silva Viana, do Claudinho Viana. O Travessão venceu o FFC (de Nova Belém) por 3 a 1 na noite desta sexta-feira (04/09) e ficou com a vaga para a decisão, programada para domingo (06), às 16h. O FFC decide o terceiro lugar com o Santa Clara, às 15h. A organização da competição se reúne neste sábado (05) para decidir, com base na previsão do tempo, se a final será adiada para domingo (13) ou mantida para a véspera do feriado. Parabéns aos finalistas, e obrigado a você que acompanhou a transmissão em tempo real aqui no blog.

Grama Sintética em tempo real: Travessão X FFC - Segundo Tempo


Começa o segundo tempo - Missão difícil para o FFC, fazer 4 gols em 30 minutos para forçar uma disputa de pênaltis. Só uma vitória por dois gols de diferença dá a vaga ao "Carrapatinho", como é conhecido o time de Nova Belém. Ao Travessão resta segurar a vantagem e aproveitar os contra ataques (atualizado às 21h54min). Texto corrigido às 22h14min

5 minutos - Goool! Júnior (o "Júnior do Bailão") desconta para o FFC. Travessão 3 X 1 FFC(atualizado às 21h59min)

17 minutos - Segue 3 a 1 para o Travessão, que vai atacando mais. (atualizado às 22h11min)

20 minutos - Entramos nos 10 minutos finais. Será que o FFC consegue fazer 3 gols, virar e levar para os pênaltis? (atualizado às 22h14min)

30 minutos - Estamos nos acrécimos. Vai dar Travessão na Final. (atualizado às 22h22min)

Fim de Jogo - Travessão 3 X 1 FFC - O Travessão está na final. Festa em Travessão de Barra!!! (atualizado às 22h25min)

Travessão X FFC - Primeiro Tempo

Vai começar - As equipes estão entrando em campo. O Travessão joga pelo empate. (21h10min)
Bola rolando - Começa a outra semifinal. (21h12min)

5 minutos - Goool! Travessão abre o placar com Rodrigo. Travessão 1 X 0 FFC(21h17min)

10 minutos – Goool! Travessão amplia. Novamente Rodrigo. Travessão 2 X 0 FFC(21h22min)

O Travessão que joga pelo empate não quer dar "sopa para o azar".

25 minutos - Gooool! Um golaço de letra. Rodrigo! Ele é o nome do jogo. Travessão 3 X 0 FFC(21h37min)

Fim do Primeiro Tempo - Travessão 3 X 0 FFC (21h43min)

Primeiro tempo na bola, sem violência. Os times apresentaram até agora um ótimo futebol.

Pingo D’água é o primeiro finalista do Campeonato de Grama Sintética

Segurando a pressão da equipe do Santa Clara, o Pingo D’água, mesmo perdendo para o adversário por 2 a 0, está na Grande Final. Na primeira partida o Pingo Dágua aplicou uma goleada: 4 a 1. O time aguarda o vencedor de Travessão e FFC, que jogam dentro de instantes. Acompanhe tudo aqui.

Santa Clara X Pingo D'água - Segundo Tempo

Começa o Segundo Tempo - Santa Clara 2 X 0 Pingo D'água (atualizado às 20h29min)

8 minutos - Pressão total do Santa Clara – Quase sai o terceiro gol. O time voltou para o segundo tempo mantendo o domínio do jogo. (atualizado às 20h38min)

25 minutos - Faltam 5 minutos para o fim (são 30 minutos para cada tempo). O resultado vai favorecendo o Pingo D'água.

29 minutos - Falta 1 minuto. Momentos finais. Vai dar Pingo D’água, porém mais um gol do Santa Clara levaria a disputa para os pênaltis. Haja emoção!

Fim de jogo – Pingo D’água na final. Mesmo perdendo por 2 a 0 a equipe está na final. (atualizado às 20h59min)

Dica para atualizar postagem

Amigo internauta, para melhor acompanhar em tempo real a nossa cobertura basta teclar F5 no teclado do computador. O comando atualiza a página.

Santa Clara X Pingo D'água - Primeiro Tempo

14 minutos - Gooool! A equipe do Santa Clara abre o placar com o camisa 9, César. Mesmo com esse placar a vaga ficaria com o Pingo D'água.

30 minutos - Goool! Santa Clara amplia com o camisa 2, Rodrigo. Esse resultado ainda é favorável ao Pingo D'água.

Fim do Primeiro Tempo: Santa Clara 2 X 0 Pingo D'água (20h20min)

Começa Pingo D'água X Santa Clara

Começa a primeira semifinal: Pingo D’água X Santa Clara.

Grama Sintética: Vai começar a primeira semifinal

As equipes do Pingo D'água e Santa Clara estão entrando em campo. A partida vai começar dentro de minutos. Arquibancada lotada, muita emoção e expectativa.

Daqui a pouco saem os finalistas do Campeonato de Grama Sintética

Hoje saem os finalistas do Campeonato de Grama Sintética no Centro de Esporte e Lazer do Claudinho Viana, em SFI. Daqui a pouco, às 19h30min, a bola rola para Pingo D’água e Santa Clara. O Pingo D’água venceu a primeira partida por 4 a 1, e pode perder por dois gols de diferença. Às 20h30min jogam Travessão e FFC. O Travessão joga pelo empate. O blog vai acompanhar a partida em tempo real. A decisão está marcada para domingo (06), entretanto a chuva prevista para domingo pode adiar a grande final para o próximo domingo (13). O Clima Tempo está prevendo 85 mm de volume d'água para domingo.

Subvenção da cana: Cadastro mais perto de produtores de SFI



O produtor de cana de açúcar de São Francisco de Itabapoana, que vendeu em 2008 para as Usinas do Estado do Rio de Janeiro, e tem que fazer o cadastramento para receber a subvenção de R$5,00 por tonelada, não vai precisar sair do município para se inscrever. Após uma reunião realizada quarta-feira (02/09) entre o secretario municipal de Agricultura de SFI, Nival Ornelas, o Empresário da LUCAHE Agropecuária, Luis Carlos Henriques (Lulu Henriques) e o presidente Asflucan, Eduardo Crespo, ficou acordado que o cadastro para os produtores sanfranciscanos será feito a partir de terça feira (08/09) no prédio da secretaria, centro de SFI, nos altos da Delegacia de Polícia. O produtor deve levar os seguintes documentos originais: CPF, identidade, comprovante de residência e cartão de conta corrente de qualquer banco. Quem não possuir conta corrente vai receber diretamente no Banco do Brasil.

Luau promete movimentar Santa Clara no feriadão


Matéria enviada pela Ascom-SFI

A Pousada Beira Mar com o apoio da prefeitura de São Francisco de Itabapoana promoverá neste fim de semana prolongado, no Espaço Batelos, em Santa Clara, o “Luau Roots”. Serão dois dias de intercâmbio entre diferentes culturas com várias atrações musicais dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro

O evento terá início neste sábado (05), à partir das 22 h. No intervalo dos shows a animação ficará por conta dos Djs Urbano, Ravish, Rasloty e Kultrix. Ao final do evento os componentes das bandas “Raiz de Jequi”, “Mundo Ácido” e “Rosa Crioula”, que são de comunidades carentes de Belo Horizonte, vão realizar mini oficinas de música na instituição Pinókio.

O secretário de Turismo do município, Jairo Batista, disse que é grande a expectativa de público para este feriadão e que o “Luau Roots” vai ser uma atração de qualidade para os visitantes. “Temos uma grande expectativa para este evento. A organização é da iniciativa privada e conta com nosso apoio. Tenho certeza que será um sucesso”, antecipou Batista.

De acordo com um dos organizadores do evento, Arthur Lima, o Luau Roots é mais que uma festa, é um espaço de encontro, troca e aprendizagem de várias tribos unidas em busca da paz e união entre as culturas. “No feriado em que se comemora a independência do nosso país, estaremos reunidos em prol da construção de uma consciência cultural coletiva, onde nossa principal arma é a arte da nossa terra sendo produzida, compartilhada e representada por artistas que carregam consigo o ideal em comum de igualdade, respeito e crescimento humano coletivo”, afirmou Arthur.

Agricultura familiar

.
Já manifestei em outras ocasiões, no rádio, que sou um ferrenho defensor da agricultura familiar. A economia de SFI depende, e muito, do homem do campo. Temos sim entidades e empresas interessadas no pequeno agricultor, mas está longe de ser o ideal. Precisamos aumentar o apoio ao agricultor familiar. Voltar aos bons tempos, e não poder de vista o fortalecimento do cooperativismo e associativismo. Por isso, quando me deparo com informações como a que vou abordar, só me vem uma coisa: compartilhar essas notícias.

Atenção agricultor familiar e entidades que apóiam a agricultura familiar, como associações de produtores e cooperativas. Já está no ar o Portal da Alimentação Escolar do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O programa é semelhante ao PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. A diferença é que os governos irão comprar o alimento do agricultor especificamente para a merenda escolar com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar. Mais informações acesse o Portal da Alimentação Escolar. Lá, as associações e cooperativas podem fazer a inscrição.
Foto: divulgação MDA

São Francisco inaugura novas instalações do Hospital Manoel Carola

Matéria enviada pela Ascom-SFI - Foto: Alessandra Lemos


Como parte das festividades do feriado de sete de setembro, a prefeitura de São Francisco de Itabapoana inaugurará na próxima segunda-feira(07), às 18h, as novas instalações do segundo pavimento do Hospital Municipal Manoel Carola, na localidade de Ponto de Cacimbas.

O hospital municipal ganhará UTI com três leitos e equipada com modernos equipamentos, Lactário, além de Enfermaria Pediátrica.

Centro cirúrgico, enfermarias, consultórios e maternidade também passaram por reestruturações e amplas reformas. “A reestruturação do hospital possibilitará o atendimento integral da população, proporcionando qualidade, agilidade, bem estar e segurança aos pacientes da região”, declarou o Secretário de Saúde, Fabiano Córdova, completando ainda que a inauguração da nova UTI e enfermaria pediátrica será de grande importância para o município, “ anteriormente quase que a totalidade de crianças e todos os pacientes graves tinham que ser transferidos para Campos, hoje nossa realidade será outra”, frisa Córdova.

Para o prefeito Beto Azevedo a saúde do município dá mais um salto em qualidade “a ampliação e melhora de nosso hospital oferecerá cada vez mais um atendimento digno a nosso povo”, enfatizou o prefeito.

Após a solenidade de inauguração das novas instalações, haverá show da banda Sensação.

Conselho de Educação toma posse em São Francisco


Matéria enviada pela Ascom-SFI - Foto: Aurênio Nascimento

Nesta sexta-feira (04), o prefeito de São Francisco de Itabapoana Beto Azevedo empossou os integrantes do Conselho Municipal de Educação. O conselho é formado por representantes do executivo, do legislativo, dos pais e alunos; e das escolas municipais e estaduais.

A primeira reunião do conselho está prevista para dia 16, às 9h, na secretaria de Educação. Na pauta da reunião está a evasão dos alunos do ensino médio das escolas estaduais. De acordo com a presidente do Conselho de Educação, Silvânia de Fátima Freitas da Silva, muitos alunos abandonam as escolas por preferirem fazer supletivo e para trabalhar na safra. Ainda segundo ela o conselho também reivindicará cursos noturnos de qualificação para as escolas estaduais.

O prefeito Beto Azevedo manifestou compartilhar da preocupação com a qualificação dos jovens. “Se não prepararmos os jovens vamos perder os melhores empregos para as pessoas que vem de fora. Temos nos reunido com representantes dos governos estadual e federal para trazer cursos técnicos e de qualificação para o nosso município”, declarou Beto. Ele acrescentou que a melhor herança que um pai pode deixar para um filho é a Educação.

De acordo com a secretária de Educação, Dayse Tavares, o prefeito retomou um processo de implantação da escola agrícola na localidade de Praça João Pessoa. “Muitos dos nossos jovens conciliam a escola com o trabalho nas plantações de cana até chegarem ao ensino médio. Depois vão para Campos atrás de uma qualificação melhor. Temos um quantitativo enorme de alunos que estão no Cefet. Queremos implantar cursos técnicos e de qualificação livre aqui para capacitar nossos jovens e evitarmos que eles saiam do município”, afirmou Dayse.

Parece que foi ontem

A gestão da presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Logistas – de São Francisco de Itabapoana, Rosemary Barreto Lemos, já completou um ano. Na noite desta sexta-feira (04/09), os comerciantes se reúnem na sede da CDL, no shopping Mascôr Gantos, para eleger a nova diretoria. Rosemary não é candidata à reeleição, e segundo ela, que concedeu entrevista ao “Jornal São Francisco é Notícia” da Rádio SF FM na manhã de hoje, já há um empresário interessado em assumir o cargo. “Prefiro revelar apenas após a eleição, mas estou muito feliz por ter já surgido um nome entre os comerciantes, diferente do ano passado quando assumi a responsabilidade depois de não haver interesse de ninguém”, disse. Recorde aqui como foi a eleição do ano.

"Tempestade no Varal": PF apreende 74 máquinas caça-níqueis e prende 15 pessoas

Recebemos e-mail nesta quinta-feira (03-09) da Central de Mensagens da Delegacia da Polícia Federal de Campos informando detalhes da operação deflagrada ontem, intitulada "Tempestade no Varal".


PF em Campos dos Goytacazes/RJ apreende 74 máquinas caça-níqueis e prende 15 pessoas
Foto: Polícia Federal
Policiais federais lotados na Delegacia de Polícia Federal em Campos dos Goytacazes, com apoio de policiais lotados nas Superintendências da PF nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, deflagraram na manhã desta quinta-feira, 03/09/09, a Operação “Tempestade no Varal” de repressão à exploração de jogos de azar através da utilização de máquinas programáveis tipo caça-níqueis.
Dos dezessete mandados de prisão, apenas dois não foram cumpridos: os de Jocivaldo do Espírito Santo Lima, o “Issica” de Campos, e de Antônio Carlos Martins, o “Toninho” de Grussaí, cujas prisões são esperadas para breve. Já em relação às 15 prisões efetivadas, 10 ocorreram em Campos, quatro na cidade do Rio de Janeiro e uma em Macaé, relativa a um Cabo da PM local.
Foram cumpridos ainda 22 mandados de busca e apreensão em pontos comerciais, além de outros 19 em escritórios e residências de Campos. Todos os mandados, de prisão e de busca, foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal em Campos dos Goytacazes.
Durante a Operação foram apreendidos 74 máquinas caça-níqueis e aproximadamente R$ 50.000,00 em dinheiro, além de vários cheques e aparelhos celulares.
Os presos foram levados para o Presídio Carlos Tinoco, em Campos/RJ, onde permanecerão custodiadas à disposição da Justiça, devendo responder pelos crimes Contrabando, Exploração de Jogos de Azar, Crime contra a Economia Popular e Formação de Quadrilha.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Presidente do RI diz na abertura do Instituto Rotary em Gramado: “sempre haverá um lugar para quem faz o bem”

É nosso dever aliviar hoje o sofrimento daqueles menos afortunados do que nós, seja onde for.


Esposas de ex-governadores de distrito na recepção aos convidados. Ao lado uma banda de Gramado, composta por adolescentes na entrada da Expogramado onde acontece o evento.


O presidente do Rotary Internacional Jonn Kenny viajou da Escócia, seu país de origem ,para participar do evento em Gramado.
.
Como tenho divulgado em outras matérias, este blogueiro está em Gramado representando o Rotary Club São Francisco. Aqui estamos participando como rotariado e blogueiro de um importante evento desta organização internacional. Tão logo terminou a sessão solene de abertura do XXXII Instituto Rotary do Brasil, no auditório da Expogramado em Gramado (RS)postamos em seguida esta matéria.
Abertura foi na ExpoGramado
A programação de abertura foi com desfile de bandeiras de vários paises e a execução dos hinos Nacionais da Escócia e do Brasil. O presidente de Rotary Internacional Jonn Kenny destacou em sua fala que a liderança é uma oportunidade de servir em Rotary. “Cada um de vocês está aqui para descobrir novas formas de explorar as oportunidades que vocês tem através do Rotary, e aprender mais sobre vocês e sobre os demais”, diz. Segundo Jonn Kenny os projetos não precisam ser sempre metas de grande ambição, pois uma pequena conquista é melhor que uma fantasia não realizada. Citou o Arcebispo Desmond Tutu: “Faça sua pequena parcela de bondade onde você estiver, são essas pequenas parcelas de bondade reunidas que melhoram o mundo”. Segundo o presidente do RI já lhe perguntam o que Rotary pode fazer a respeito de um problema, ele responde que o Rotary não pode fazer nada, mas os rotarianos podem fazer tudo. E exemplificou: “projete uma meta realística para responder aos anseios de sua comunidade e então realize a tarefa canalizando os talentos e recursos disponíveis dentro de seu próprio clube”, disse. Citou uma frase ex-presidente dos EUA Woordrow Wilson: “A amizade é o único cimento que poderá manter o mundo unido”.

Comunicação

O representante maior de RI (Rotary Internacional) sugeriu a todos que durante seu tempo no congresso em Gramado buscassem rostos não familiares para dizer um alô. “Conheça alguém novo e, como diz o ditado. Ganhe um amigo. É fazendo novas amizades que mantemos vivo o ideal do companheirismo”, diz.

Sempre haverá um lugar para quem faz o bem
.
Segundo Jonn Kenny é uma triste realidade em que sempre haverá a necessidade de saciar os famintos, curar os enfermos, educar os analfabetos e aliviar a pobreza. “É nosso dever aliviar hoje o sofrimento daqueles menos afortunados do que nós, seja onde for. É também nosso dever assegurar que haverá rotarianos para continuar nosso trabalho nos anos que virão. Seja o que for, o que as próximas décadas trarão, tenho toda a confiança de que sempre haverá lugar para aqueles que fazem o bem no mundo . O futuro do rotay esta em suas mãos”, concluiu.

Uma família disposta a doar os órgãos e um sistema falho

A morosidade na captação dos órgãos faz sofrimento de parentes aumentar. Jovem de 17 anos foi vítima de acidente em São Domingos no domingo (30/09).

O jovem Jhonys (foto) foi sepultado 72 horas após a confirmação da morte cerebral

No cemitério, emoção e revolta dos familiares. Dona Dulcinéia (ao centro) foi amparada por parentes.

Vinícius Berto

Se na postagem abaixo contamos uma história de exemplo para aumentar o número de transplantes nesse país; o que você vai ler agora é um exemplo da falta de respeito com a família de um jovem com morte cerebral, e que se transformou em um potencial doador. O exemplo da inércia dos governantes em criar um sistema de captação de órgãos mais eficaz.

Manhã de segunda-feira (31/08), Campos dos Goytacazes, Hospital Ferreira Machado, a equipe médica de plantão na UTI chama a família de Jhonys Bento da Silva (17) e comunica a morte cerebral. Dona Dulcinéia Bento da Silva (48) e seu Altair Barreto de Jesus (53) reúnem os quatro filhos e decidem, por unanimidade, pela doação dos órgãos do filho. O sentimento de tristeza dava lugar, mesmo que por um instante, ao sentimento de alegria com a possibilidade de a doação dos órgãos do filho proporcionar uma chance de vida a outras pessoas.

Final de tarde, quinta-feira (03/09), cemitério de São Francisco de Itabapoana. Depois de mais de 72 horas da constatação da morte cerebral, o corpo do jovem era sepultado. O sentimento era um só: revolta pela demora e morosidade na captação dos órgãos. “Antes não tivesse doado os órgãos. Isso só fez aumentar o nosso sofrimento”, disse o primo Gil Carlos da Conceição (25). “Foi uma falta de respeito, com a nossa família, e sem falar que dos oito órgãos possíveis, devido à demora, só puderam ser aproveitados os rins e o coração”, reclama a tia Maria da Hora.

“O meu único conforto é saber (pausa emocionada) que o coração dele bate no peito de uma outra pessoa”, disse, em um clima de forte emoção, a mãe dona Dulcinéia. Perguntei se a mãe gostaria de saber quem recebeu os órgãos do filho, e Dona Dulcinéia não titubeou. “Ai moço, eles (a equipe que captou os órgãos) falaram que não pode, mas seria uma alegria conhecer as pessoas que receberam os órgãos de meu filho”, conclui.

Esse episódio reascende a discussão sobre o falho modelo adotado no Brasil, salvo em alguns estados, de transplantes de órgãos e tecidos. O médico Drauzio Varella abordou o assunto este ano, em uma série especial para o Fantástico. A conclusão é que toda UTI do país deveria ter um profissional para cuidar da doação de órgãos, além de uma rede mais unificada e rápida. O assunto deve ser tratado com mais respeito pelas autoridades públicas, as famílias dos doadores e receptores agradecem. Agora, uma coisa é certa, se o modelo adotado no Brasil está longe do ideal, imagine querer doar um órgão de um familiar na região Norte Fluminense... É passar por todo esse sofrimento. É o momento de darmos um basta nisso!

Família de jovem sanfranciscano autoriza doação de orgãos

Nós vamos contar agora uma história pouco comum na região em função da ausência de um sistema eficaz de captação de órgãos, além da falta de consciência das famílias de potenciais doadores que tenham diagnóstico confirmado de morte encefálica.

São Domingos, zona rural de SFI, domingo, 30 de agosto de 2009, 14h, um jovem pega uma moto e sai de sua casa na localidade de Esquina de Taquaruçu, pra nunca mais voltar. Um acidente põe fim aos planos de Jhonys Bento da Silva de 17 anos. O que a história desse jovem deixa de exemplo para quem ainda resiste em permitir a retirada de órgãos de parentes para salvar a vida de outras pessoas: a solidariedade da família que ao perceber que nada mais podia ser feito com o diagnóstico de morte cerebral, autorizou a doação de órgãos. Internado no Hospital Ferreira e sobrevivendo ligado a aparelhos, Jonhy Bento da Silva foi submetido a uma cirurgia para retirada dos rins e coração. Uma equipe do Rio Transplantes veio a Campos e fez a captação na tarde de ontem. Os órgãos irão ajudar a salvar a vida de três pessoas que aguardam na fila por um órgão, provavelmente há anos. A história sensibilizou a nossa equipe que estará presente daqui a pouco, às 16h, no sepultamento do jovem no Cemitério de SFI.

Cascata de 13 metros é atração em Canela no Parque do Caracol





Parque Estadual do Caracol em Canela recebe a visita de milhares de turistas


O Blog continua no Estado do Rio Grande do Sul, onde participa neste final de semana do XXXII Instituto Rotary Brasil que acontece de 03 a 06 de setembro, no centro de convenções da ExpoGramado. São aguardadas mais de 1.200 congressistas no encontro. A sessão solene de abertura ocorre daqui a pouco, 3-9, às 20 min. Além dos rotarianos de Campos, São Francisco de Itabapoana também se faz presente representado por este blogueiro na qualidade de presidente do Rotary Club São Francisco. Hoje, nossa comitiva, que inclusive conta com a participação do jornalista Bruno Costa, diretor de jornalismo da Secretaria de Comunicação da prefeitura SJB, visitou o Parque do Caracol, localizado a 7 km do centro de Canela, onde está localizada a Cascata do Caracol com 13 metros de altura. A visita foi pela parte da amanhã. A região do Parque teve como primeiros moradores, índios Caingangues. Desde 1991, a administração do Parque vem sendo feita pela prefeitura de Canela

Gripe suína faz Secretaria de Educação cancelar desfiles

A preocupação com o vírus H1N1 fez a Secretaria Municipal de Educação e Cultura cancelar os desfiles cívicos escolares de 7 de setembro em São Francisco de Itabapoana. Em entrevista ao Jornal São Francisco é Notícia desta quinta-feira, a secretária Dayse Tavares tornou pública a medida. O município acompanha as decisões de outros municípios como Campos e São João da Barra. Dayse explicou que as comemorações da semana da pátria acontecerão nas escolas. “Nós já nos reunirmos com os diretores e determinamos a realização da semana da pátria dentro das unidades escolares. Durante a semana as escolas desenvolverão atividades pertinentes ao tema”, disse a secretária à Rádio São Francisco FM.

Oportunidade: Equipe da Estácio aplica vestibular em SFI neste sábado

Depois do anúncio do convênio firmado com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana para oferecer descontos que variam de 10% a 25%, uma equipe da Universidade Estácio de Sá virá a SFI neste sábado (05-09) para aplicar o vestibular já para esse semestre. As provas serão feitas na Escola Macarino Rosa de Moraes, em Volta Redonda. Nesta sexta-feira (04/09), às 10h, a Universidade vai disponibilizar uma equipe na praça do centro de SFI para outras informações e inscrições para o vestibular. Quem preferir fazer a inscrição no sábado deve chegar com uma hora de antecedência. A novidade é que a Universidade Estácio de Sá vai dar desconto de 50% nas mensalidades do primeiro período. Conheça os cursos aqui.

Blog visita fábrica de chocolate em Gramado (RS)

Lugano, o chocolate com gostinho de Gramado (RS).

Cíntia, a simpática recpcionista que atendeu nossa equipe e explicou como funciona a famosa fábrica de cocolate.


Cintia explica como funciona a fábica de chocolate.

Profissionalismo e higiene.


Entrada da fábrica

Interior da loja com as delícias de chocolate.
.
Ontem conheci uma fábrica de chocolate em Gramado (RS) e um detalhe, chama atenção do turista que visita esta linda cidade: além da hospitalidade do povo, o comercio faz a diferença numa simples iniciativa: não espera o cliente chegar às suas lojas. Pelo menos tive esta experiência em cinco delas. Uma foi a Lugano Arte em Chocolate que mandou um carro, com transporte gratuito, ao hotel onde estou com minha equipe, que ficou à nossa disposição durante o período que permanecemos na famosa fábrica de chocolate.

O puro chocolate

Lugano, a fábrica de chocolate, segundo nos informou a simpática funcionária Cíntia foi fundada em 1976 com três funcionários. “Hoje a Lugano está estabelecida em uma área de 1100 metros quadrados e produz mais de 300 itens”, diz Cíntia. A loja que na verdade é uma experiência em prazer e sabor do mais puro chocolate em ambiente lúdico e acolhedor iniciou suas atividades temáticas em dezembro de 2004. Divertida e espaçosa oferece dezenas de opções em chocolate. No interior da fábrica a higiene e o profissionalismo prevalecem. Ali o turista curte o que numa das frases do cartaz muito bem define a Lugano: “o chocolate com gostinho de Gramado”.

Temperatura neste final de semana pode chegar a 5 graus

Com temperatura mínima de 17 graus e previsão de 5 graus para este final de semana Gramado (RS) é a cidade onde estou hospedado com uma caravana do Rotary Internacional que participa neste final de semana em Porto Alegre do maior encontro do Rotary no Brasil: o XXXII Instituto Rotary Brasil acontece de 03 a 06 de setembro, no centro de convenções da ExpoGramado onde cerca 1.200 congressistas no encontro. O Blog na medida do possível irá postando matérias sobre esta importante Região do Brasil.

Colisão entre moto e ônibus na Rua da Raia

No acidente o servente de obras Anderson Monteiro teve fratura de fêmur




A colisão foi na entrada da Rua Melinda Pinheiro Acruche, conhecida como Rua da Raia

Um acidente marcou o fim de tarde nesta quarta-feira (02-09) em SFI. Depois de uma colisão envolvendo uma moto e um ônibus no início da Rua Melinda Pinheiro Acruche (Rua da Raia), o motociclista Anderson Monteiro, 26 anos, servente de obras, morador em Macuco, teve fratura de fêmur e precisou ser levado para o Hospital Ferreira Machado em Campos. Anderson, por volta das 17h15min, entrava na Rua Melinda Pinheiro Acruche, enquanto o coletivo, placa KSV-0999, saía da primeira rua perpendicular à Rua da Raia (ilustração ao lado - foto via satélite google). O motorista do ônibus, Francisco Ribeiro da Mota Neto, morador em Amontado, disse que saía devagar da rua e foi surpreendido pela moto entrando na Rua da Raia. Segundo o setor de informações do Hospital Ferreira Machado, Anderson passou por um procedimento cirúrgico para posteriormente ser submetido à cirurgia definitiva em outro hospital. Ele está em observação na clínica cirúrgica, fora de perigo de morte.
(Para ampliar qualquer imagem no blog, basta clicar na foto.)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Programação da final do Campeonato de Grama Sintética

Local: Complexo de Esporte e Lazer Vereador Edenites da Silva Viana.
Rua Antônio Pinheiro Filho nº373, ao lado do CIEP, no centro de SFI.

9h – Torneio de Futebol sub 12 entre as equipes de Gargaú, Guaxindiba, Imburi, Escolinha Super Líder, 13 de Maio Soccer Club de Campos, Santa Clara e Volta Redonda.

14h- Tornei de futebol feminino – Gargaú, Nova Belém, Super Líder e Santa Clara.

15h- Disputa do 3º Lugar do Campeonato.

16h- Final do Campeonato - Transmissão ao vivo pela Rádio São Francisco FM 87,9.

Entrada - 2 kg de alimento não perecível que serão entregues a entidades do município.
Haverá posto de venda de alimento no local.

Sanfranciscanos terão descontos na Universidade Estácio de Sá

Recebemos um e-mail da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de SFI informando uma novidade para quem deseja ingressar em uma universidade. A Universidade Estácio de Sá firmou convênio com a Prefeitura para proporcionar desconto para os sanfranciscanos. E não para por aí, a Universidade vai realizar um vestibular no município. Confira no texto da ASCOM-SFI.
.
Prefeitura de São Francisco firma convênio com a Universidade Estácio de Sá

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana, através da secretaria de Planejamento, assinou um convênio com a Universidade Estácio de Sá que assegura aos munícipes descontos que variam de 10% a 25% nas mensalidades dos cursos de graduação. Os estudantes que ingressarem na universidade neste semestre já terão direito ao benefício.

De acordo com a diretora da Universidade Estácio de Sá, Ane Paes Gomes de Oliveira, a instituição dará um desconto especial para aqueles que ingressarem na universidade este semestre. “Os alunos que se matricularem agora terão um desconto de 40% neste semestre. Nos demais períodos o desconto será de acordo com a tabela firmada no convênio”, informou Ane. A tabela pode ser conferida no campus da universidade.

Ainda segundo Ane de Oliveira, é a primeira vez que a universidade firma um convênio com a prefeitura beneficiando os munícipes, até então o desconto abrangia apenas funcionários da prefeitura e seus dependentes.

Segundo o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, mais uma conquista foi alcançada. “Nos próximos dias representantes da universidade virão à São Francisco para realização do vestibular. É um vestibular especial pois os estudantes poderão se inscrever uma hora antes da prova”, antecipou Marcelo.

Segue abaixo a relação dos documentos necessários para obter o desconto:


Funcionários da prefeitura – cópia da identidade e contra cheque atualizado.

Munícipes – cópia da identidade e declaração da prefeitura

Cônjuge – cópia da certidão de casamento ou da identidade e a documentação descrita do titular.

Companheiros – cópia da identidade e a documentação acima descrita do titular.

Filhos/Enteados – cópia de identidade e a documentação acima descrita do titular.

Dependente financeiro – cópia da identidade, documentação acima descrita do titular e cópia da declaração de renda em que conste como dependente financeiro do titular.

* A documentação acima poderá ser exigida a cada renovação de benefício.

Gripe suína longe dos aeroportos

Ninguém fala em gripe suína nos aeroportos enquanto no avião com destino a Porto Alegre passageiros não utilizaram mascaras.
.
O blogueiro no aeroporto internacional no Rio aguarda embarque com destino a Porto Alegre. Não observamos nenhuma caso de suspeita de gripe A – H1N1

Paulo Noel com Rosane a espera do voo das 8 horas com destino ao aeroporto Salgado de Oliveira em Porto Alegre.

No avião uma viagem tranquila e na chegada um grupo de amigos dentre eles o jornalista Bruno Costa e Carol (ele diretor de jornalismo da Secretaria de Comunicação da prefeitura de SJB) e o casal Eric e Ana Carolina. Paulo Noel em outra foto se distrai com uma revista no voo da Gol.
.
Ninguém usava mascaras no avião
.
Chegamos a Porto Alegre, no aeroporto internacional Salgado Filho, com muita chuva e temperatura na casa dos 12 graus no dia 2 de setembro por volta das 10 horas. Viajamos pela Gol e, em tempos de constantes notícias de gripe suína na Região Sudeste, um detalhe chamou atenção deste blogueiro: nenhum passageiro do vôo das 8 horas Rio/Porto Alegre utilizava mascara. O mesmo acontecendo na chegada ao aeroporto Salgado de Oliveira em Porto Alegre onde constatamos um movimento tranqüilo longe daquele tumulto verificado no início do ano. A previsão para este final de semana em Gramado é de 5 graus na mínima. Continuamos na cobertura de nossa excursão a Gramado onde acontece o XXXII Instituto Rotario Brasil.

Aulas de reforço para o Enem em SFI

Em entrevista ao “Jornal São Francisco é Notícia” da Rádio São Francisco FM desta terça (01/09), a diretora do Colégio Estadual São Francisco de Paula, Rosecler Neves, informou que a instituição vai ser pólo em SFI de aulas de reforço para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. A matéria será aplicada utilizando o recurso da vídeo aula. Todo o material em vídeo foi produzido especificamente para o ENEM. Qualquer estudante do município poderá assistir às aulas. Alô jovem, compareça! Vale lembrar que a nota do ENEM será utilizada para ingresso na universidade. Os vídeos serão exibidos no auditório e o aluno terá três turnos para optar. A novidade é que o estudante poderá tirar dúvida, por e-mail, com o professor que produziu a vídeo aula. Interessados devem procurar a secretaria do Colégio Estadual São Francisco de Paula.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Soldado, sentido!

*
Da redação do blog

Boa noite, amigos internautas! Como você já percebeu, em 2009 acompanho mais de perto o Paulo Noel na empreitada online. Novos projetos na NET virão (surpresa), e estarei mais presente aqui. Nessa semana, com a viagem do Paulo Noel ao sul do país na missão rotária, estarei mais presente com a responsabilidade, a mim atribuída pelo chefe (rsrsrsrs), de manter o nosso blog municiado de informações. Conte comigo. Soldado, sentido!
* Título corrigido após observação do internauta Jean

Pingo D’água vence e na volta pode perder até por dois gols de diferença

Com uma atuação brilhante na segunda etapa, o time do Pingo D’água venceu o Santa Clara por 4 a 1, e levou a melhor no segundo jogo da noite válido pela semifinal do Campeonato de Grama Sintética. Agora, no jogo de volta, sexta-feira (04/09), o Pingo D’água fica com a vaga para a grande final mesmo em caso de derrota por dois gols de diferença.

Parabéns às equipes do Pingo D’água e Travessão pelas vitórias. A sexta-feira promete ser de muita emoção. FFC e Santa Clara ainda estão vivos na competição. Ânimos à flor da pele, mas nada de confusão galera! O Claudinho Viana, proprietário do Complexo de Esporte e Lazer, avisa que está tudo certo para a grande final da competição no domingo (06/09), com uma grande festa.

Princípio de tumulto

Faltando três minutos para o fim, um princípio de tumulto atrasou o término da partida. Nesse momento o árbitro reiniciou a partida.

Pingo D'água amplia para 4 a 1

Já virou goleada! O Pingo D'água ampliou a vantagem para 4 a 1. O jogo está nos momentos finais.

Pingo D'água volta arrasador para o segundo tempo

O Pingo D'água voltou arrasador para o segundo tempo e fez 3 a 1. Faltam 15 minutos para o término da partida.

Santa Clara e Pingo D’água seguem empatando em 1 a 1

Nesse momento as equipes do Pingo D’água e Santa Clara disputam a outra semifinal. Começou agora o segundo tempo, e o jogo segue 1 a 1.

Campeonato de Grama Sintética: Travessão sai na frente na primeira disputa da semifinal

O travessão venceu, nesta noite, a equipe do FFC (de nova Belém) por 2 a 1 em jogo válido pela fase semifinal do Campeonato de Grama Sintética do Complexo de Esporte e Lazer Vereador Edenites da Silva Viana. Com a vitória o Travessão joga pelo empate no jogo de volta, sexta-feira (04/09).

Gramado será sede do maior encontro do Rotary no Brasil

A cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, com temperaturas médias de 12º no inverno e 25º no verão, distante 115 km da capital do Estado, Porto Alegre será sede do maior encontro do Rotary no Brasil. O XXXII Instituto Rotary Brasil acontece de 03 a 06 de setembro, no centro de convenções da ExpoGramado. São aguardadas mais de 1.200 congressistas no encontro. A sessão solene de abertura ocorre às 19h30min, do dia 03.

São Francisco marcará presença

Através do Rotary Club São Francisco de Itabapoana, o município sanfranciscano estará representado por este blogueiro. Estou viajando hoje de madrugada com uma comitiva em ônibus especial saindo de Campos dos Goytacazes. O avião decola às 8 horas do Rio com destino a Porto Alegre. Durante o período de uma semana o Blog, que já vem contando com a participação do jornalista Vinícius Berto, ficará sob sua responsabilidade. Eu estarei postando matéria do encontro em Gramado. O congresso encerra dia 06 de setembro, às 10h, em frente à Igreja Matriz São Pedro, no centro da cidade, com ação de plantio da Árvore da Paz.

Mensagem do prefeito de Gramado

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot em entrevista a Revista Brasil Rotário destacou: "Estamos muito satisfeitos em receber o XXXII Instituto Rotary do Brasil. Damos as boas vindas aos rotarianos e suas famílias que estarão em nossa cidade reunidos neste importante encontro. O Rotary é um grande parceiro de Gramado e da nossa comunidade", salienta o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

.
Mensagem da governadora Yeda Crusius

Amigos rotarianos de todo o Brasil, o Rio Grande do Sul vai sediar o maior encontro nacional do Rotary no Brasil. Juntamente com vocês, nós queremos resolver aqui muitos dos problemas que recentemente afligem a nossa sociedade. O Rotary trabalha com responsabilidade social, e por meio de parcerias, busca soluções e apoios para trazer mais desenvolvimento para a nossa gente. E pensar que isto tudo começou numa reunião de amigos, em Chicago, há mais de cem anos. E pensar que o que fazemos hoje, sem dúvida alguma, escreve o futuro. Desejo a vocês um bom trabalho e excelentes discussões. Aguardo-os em setembro. Sucesso. Yeda Crusius . (Leia mais)

Campeonato de Grama Sintética entra em fase decisiva

FFC (de Nova Belém), Pingo D’água, Santa Clara e Travessão disputam as semifinais. Competição é organizada pelo Complexo de Esporte e Lazer Vereador Edenites da Silva Viana, em São Francisco de Itabapoana. O empresário Claudinho Viana, proprietário do complexo, convida a todos para assistirem aos momentos finais da competição.


Promessa de emoção e arquibancada cheia nos momentos decisivos da competição

Começa nesta terça-feira (01-09) a primeira rodada da fase semifinal do Campeonato de Grama Sintética do Complexo de Esporte e Lazer Vereador Edenites da Silva Viana, em São Francisco de Itabapoana. A etapa é constituída de jogos no sistema ida e volta. As quatro equipes classificadas para a disputa são: FFC (de Nova Belém), Pingo D’água, Santa Clara e Travessão. Na primeira partida, às 19h30min, o FFC joga contra o Travessão, e às 20h30min o Pingo D’água encara o Santa Clara. Na Sexta-feira (04-09) as equipes voltam a se enfrentar. A previsão da organização é fazer a final no Domingo (06-09), entretanto uma reunião com os times nesta semana definirá a data.

Classificação

Nos dias 25 e 28 de agosto aconteceram os jogos das quartas de final. O FFC venceu a disputa com o Ponto de Cacimbas pelo placar de 9 a 8. No jogo de ida, vitória também do FFC por 7 a 1. Também com duas vitórias, 5 a 4 e 5 a 3, o Pingo D’água eliminou o Floresta. O Santa Clara venceu a primeira partida contra o Carrapato por 6 a 2, e mesmo perdendo a segunda, por 6 a 4, foi classificado. A vaga do Travessão foi a mais disputada. O time eliminou o São Francisco nos pênaltis. Na primeira partida vitória por 5 a 4. No jogo de volta, derrota pelo mesmo placar. Na disputa por pênaltis o Travessão venceu por 3 a 2.

O campeonato

O Campeonato de Grama Sintética do Complexo de Esporte e Lazer Vereador Edenites da Silva Viana começou no dia 04 de maio de 2009, e foi composto por 16 equipes que disputaram 15 rodadas na primeira fase. As oito melhores equipes se classificaram para a fase final, e agora restaram quatro times. O empresário Claudinho Viana, proprietário do Complexo, localizado à Rua Antônio Pinheiro Filho nº373, ao lado do CIEP, convida a todos para que assistam aos momentos finais da competição.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pacientes internados com intoxicação alimentar almoçaram no mesmo restaurante

De acordo com relatos dos pacientes que estão internados com intoxicação alimentar no Hospital Manoel Carola, desde a madrugada, há um consenso que todos almoçaram no Restaurante Pingo Rosa, a maioria no sábado e alguns no domingo. O Restaurante está localizado na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho, no centro de São Francisco de Itabapoana. O proprietário, Luiz Cardoso, conhecido por Light, em entrevista à Rádio São Francisco FM, disse estar muito apreensivo com tudo que esta acontecendo. “Já fui agora pela manhã à delegacia de polícia (147ª DP) para registrar um boletim de ocorrência a partir de uma ligação que recebi de uma mulher me pedindo desculpas por ter colocado substância tóxica no arroz do restaurante”, disse. Após esta ligação, a mulher, que não se identificou, desligou o telefone. O comerciante disse que de posse do boletim de ocorrência vai exigir da operadora de telefone Oi, o número da pessoa que ligou, entre 8h e 8h30 minutos desta segunda-feira, 31. Na ligação a mulher pediu desculpas e se disse arrependida do que fez, colocando produto ainda desconhecido, que, segundo o empresário, levou as pessoas a passarem mal. A vigilância sanitária do município ainda não se manifestou.
.
Atualizado às 17h30m: O Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas, informou agora que oito pacientes continuam internados com intoxicação alimentar. Além desses, outros dez já passaram pelo Hospital e tiveram alta médica. O número de pessoas que contraíram intoxicação alimentar pode ter sido maior em função de atendimentos médicos registrado em postos de saúde do município. Outra informação: fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de SFI compareceram ao Restaurante Pingo Rosa, e, segundo o proprietário Luiz Cardoso, nenhuma irregularidade foi constatada.

Surto de intoxicação em SFI: onze pessoas estão internadas no Hospital Manoel Carola

Chegou uma informação agora, pelo telefone, e em seguida confirmado pelo Blog, que um surto de intoxicação alimentar provocou o internação de pelo menos 11 pessoas no Hospital Manoel Carola. Os pacientes estão chegando desde as primeiras horas da manhã apresentando quadro de vômito e diarréia. Todas estão no soro com atendimento médico. Estamos apurando a matéria. Mesmo porque não sabemos se essas pessoas se alimentaram em um mesmo lugar.

domingo, 30 de agosto de 2009

João da Ótica eleito presidente da Associação de Sossego

O Subsecretário de Esportes de São Francisco de Itabapoana, João Francisco da Silva Manhães, o “João da Ótica” (foto), foi eleito presidente da Associação de Moradores das Comunidades de Sossego e Sonhos. A eleição movimentou a Praia de Sossego neste domingo (30/08), quando 103 moradores comparecerem à urna montada na rodoviária da comunidade. A chapa 2, encabeçada por João com a vice Rosemeri Rodrigues, foi eleita com 66 votos, contra 35 votos da chapa 1, encabeçada por Fábia Chaves, que tentava a reeleição. Dois eleitores anularam o voto. Jorge Lúcio, presidente da Associação de Moradores de Santa Clara, além de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, apoiaram a votação e participara como mesários. A votação começou às 13h e foi encerrada às 17h, com a apuração finalizada às 17h30min. O blog falou agora por telefone com João. Perguntamos se o fato de fazer parte do governo pode ajudar a buscar melhorias para a localidade; ou se isso pode se tornar uma cobrança a mais da comunidade. “Penso que só ajuda, na medida em tenho acesso a todas as secretarias. Nossa prioridade nesse primeiro momento é estruturar a Associação que ainda não tem uma sede própria”, disse. Nesse momento a chapa vencedora está reunida no “Bar do Chiquinho” comemorando a vitória com show do humorista Lindroso de Recife.

Caule de amendoeira vira churrasqueira de vândalos em Guriri


Parte do caule da amendoeira virou carvão na "churrasqueira" improvisada

A placa com a mensagem de preservação não sensibilizou o vândalo.


Imagens de um dos mais belos recantos do litoral sanfranciscano, a praia de Guriri.

Praia de Guriri, um dos mais belos recantos do litoral de São Francisco de Itabapoana, o endereço de lazer e curtição de dezenas de famílias que costumam passar o domingo de sol, à sombra das amendoeiras, em acampamentos improvisados sob frondosas árvores. E não existe melhor cenário para o encontro dos amigos. Imensa área verde de frente para um mar de águas claras, lambendo as pedras e as areias da enseada. Mas nem tudo é perfeito. Algumas amendoeiras, como a da imagem no Blog, sofrem com a irresponsabilidade de poucos. A falta de conscientização de preservar o ambiente só pode ser a motivação para alguém cometer crime absurdo: acender uma churrasqueira na base do caule da árvore. A placa com a mensagem “preserve esta árvore”, um pouco escondida, não teve grande influência. Agora é torcer para que o vândalo não retorne e resolva acender outra churrasqueira e matar de vez a amiga árvore.

Porque hoje é domingo



Acordei cedo como sempre faço todos os dias. Por hoje ser domingo, dá para você contemplar o amanhecer mais tranquilamente, afinal hoje é dia de descanso das batalhas do dia-a-dia, durante a semana. Busquei essa mensagem de autor desconhecido para brindar nossos queridos e fiéis internautas dizendo que o Blog do Paulo Noel agradece sinceramente a presença de todos neste espaço. Muita LUZ e PAZ. Bom domingo para todos.
.
O amanhecer
Olhe o dia amanhecendo e você vai sentir que, em quase tudo, há anjos tecendo o alvorecer.

Uns são raios de sol que vêm descendo,para iluminar o que de bom a gente sonha fazer.

Outros são canções suaves que quando em silêncio, a gente ouve em toda fonte que jorra, em cada onda que bate, em cada sopro de vento, em cada silvo selvagem, em cada bicho que corre, em cada flor ao nascer.

Eles são fontes de energia e proteção, presentes em seus planos, desejos, vontades, em tudo o que o amanhecer inspira.

Só que é preciso fechar os olhos para ver, e ouvir o coração dizendo que a gente é como gota d'água, nesse mar imenso do universo, com o poder infinito de transformar o que é invisível em cores do arco-íris.

Acredite.
Cada manhã dá luz a um novo dia, mas é você quem faz nascer a alegria. (Autor Desconhecido)