sábado, 19 de março de 2011

Chuvas alagam Rua em Praça João Pessoa

Chegou até ao Blog, através de e-mail de Luana Márcia Vicente Barreto, imagens de vários pontos de alagamento na Rua Projeta D, em Praça João Pessoa, após as últimas chuvas. Além das imagens, um relato da situação em que se encontram os moradores.


.
O e-mail
Os moradores da Rua Projetada D de Praça João Pessoa, estão passando por calamidades, e as autoridades nem ai pra nós, não sabemos mais como reivindicar, como esse meio de comunicação é bem acessado, resolvemos lhe enviar estas fotos pra mostrar as autoridades o nosso caos... Certo de que nossa reivindicação irá para sua pagina agradecemos.

Att, Os moradores da Rua Projetada D de Praça João Pessoa
.

Obama autoriza, no Brasil, uso da força militar contra Khadafi







Forças dos Estados Unidos e de mais quatro países iniciaram ataques contra as tropas do líder líbio Muammar Khadafi, segundo informou o presidente Barack Obama, em um comunicado a jornalistas norte-americanos que acompanham a visita dele ao Brasil. A força de coalizão é formada por Inglaterra, França, Itália e Canadá, além dos EUA
.Dilma e Obama falam sobre Líbia momentos antes de comunidade internacional iniciar ofensiva a país africano.


Renata Giraldi e Danilo MacedoRepórteres da Agência Brasil
Brasília – Por alguns minutos, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a presidenta Dilma Rousseff conversaram hoje (19) sobre o agravamento da crise na Líbia. Para Obama, as circunstâncias obrigam a uma “pré-intervenção” no país africano, enquanto Dilma advertiu que a ação militar na região pode levar ao acirramento da violência.


A Líbia foi assunto da reunião dos dois presidentes, no Palácio do Planalto. O norte-americano reiterou que os abusos e as violações de direitos humanos cometidos por forças leais ao presidente líbio, Muammar Khadafi, são inadmissíveis. Dilma demonstrou concordar, mas alertou que a intervenção pode gerar mais violência no país.
A conversa dos dois presidentes ocorreu antes de a comunidade internacional iniciar a ofensiva militar sobre a Líbia, com o lançamento de mísseis. Não houve manifestação oficial do governo norte-americano até as 17h.
No último dia 17, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou - com 10 votos favoráveis e 5 abstenções, inclusive a do Brasil, a resolução que estabelece uma zona de exclusão aérea na Líbia e autoriza “todas as medidas necessárias” para “proteger civis e áreas habitadas [por civis]” de ataques das forças de Khadafi.
O Brasil, a China, a Índia, a Rússia e a Alemanha se abstiveram na votação. De acordo com diplomatas, a posição brasileira é uma forma de demonstrar que o uso da força não é o ideal no momento. A abstenção, neste caso, segundo eles, significa que o Brasil acreditava que havia espaço para a busca do diálogo como mecanismo para o cessar-fogo.

Em mensagem à comunidade internacional, Khadafi diz que intervenção militar é inválida


Da Agência Lusa
Brasília – Sob ameaça de, a qualquer momento, a Líbia sofrer intervenção militar internacional, o presidente Muammar Khadafi afirmou hoje (19) que a ação é “inválida”. O recado de Kadhafi, segundo ele, foi uma “mensagem urgente” para os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, e ao primeiro-ministro britânico, David Cameron. Norte-americanos, franceses e britânicos aprovaram a ação na Líbia.
O governo líbio insiste que está respeitando o cessar-fogo. Porém, há relatos de que as forças leais a Khadafi ingressaram na região de Benghazi – que estava sob domínio da oposição – e que houve bombardeios intensos no centro e no sul da cidade.
“Todo o povo líbio está comigo e está disposto a morrer por mim, os homens, as mulheres e as crianças”, afirmou Khadafi nas mensagens aos líderes políticos. Segundo ele, o recado era uma mensagem à comunidade internacional sobre a decisão, definida anteontem (17), pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, de impor uma zona de exclusão aérea e autorizar ação militar no país.
Para o Conselho de Segurança, a decisão levará Khadafi a encerrar os confrontos e acabar com a onda de violência na Líbia. Mas, hoje, o presidente líbio indicou que não pretende deixar o poder e demonstrou que resistirá à pressão internacional.

Concurso público de 2008 de SFI será homologado no próximo mês de abril

O procurador geral da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto, disse, agora, no programa Tribuna Livre, da Rádio São Francisco FM, que o prefeito Beto Azevedo irá homologar o concurso público de 2008 no próximo mês de abril.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Julgamento de recurso de Fabinho do Estaleiro, ainda no TRE, pode entrar em pauta nos próximos dias

O processo do vereador afastado Fábio das Neves Moreira (foto), o Fabinho do Estaleiro (PSDB), pode voltar à pauta de julgamento, ainda no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), nos próximos dias. É que após a decisão (Acórdão nº 53.379) de 31 de janeiro de 2011, em que o vereador foi mantido cassado pelo TRE, o corpo jurídico de Fabinho entrou com embargos de declaração. A tentativa dos advogados tem por objetivo pedir a revisão do acórdão, ou seja, apelar. Trata-se de uma peça processual que no direito tem a finalidade de pedir ao tribunal que elimine a existência de uma possível obscuridade, omissão ou contradição e, em alguns casos, dúvida, presentes no julgado.

O relator desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz determinou, no dia 14 de março, inclusão na pauta para julgamento. O TRE ainda não divulgou a pauta para a próxima sessão, nem tão pouco o dia, mas o julgamento deve ficar mesmo para a semana que vem. O processo está no momento com a COSES – Coordenadoria de Sessões.

Votações expressivas – Esse julgamento mexe com a vida política de dois parlamentares que obtiveram grandes votações nas eleições de 2008. O vereador Claudinho Viana, que estava como primeiro suplente do PSDB, assumiu a vaga com o afastamento de Fabinho. Viana foi o terceiro mais votado do partido com 1342 votos, enquanto Fabinho alcançou 1461 votos.

Acompanhe postagens anteriores sobre a cassação de Fabinho:

Derrota em Segunda Instância: TRE-RJ mantém Fabinho afastado
Adiado julgamento de Fabinho do Estaleiro
Recurso de Fabinho do Estaleiro entra na pauta para julgamento no TRE
Claudinho Viana toma posse no lugar de Fabinho na Câmara de SFI
A entrevista de Fabinho do Estaleiro
Fabinho fala sobre cassação
Mais uma cassação de vereador em São Francisco de Itabapoana

Como você utiliza a água do planeta?

Próximo do Dia Mundial da Água (22/03), consultor dá dicas de como economizar. É no banheiro que a água escorre literalmente pelo ralo.

Conhecer o consumo de energia de cada aparelho eletrônico é fundamental na hora de economizar. Que tal usar a mesma lógica para a água, avaliando os itens em que a vazão é maior e pode ser controlada?

Segundo o consultor Paulo Costa, da H2C, empresa especializada em programas de uso racional da água, em termos proporcionais, o banheiro é o local que concentra os maiores gastos: representam 73% do consumo total de uma residência. O grande vilão é o chuveiro (46%) que, dependendo do modelo, pode despejar de 8 a 20 de litros de água por minuto.

“A ducha é responsável por quase metade da utilização de água em uma casa. Por isso, nunca é demais reforçar a importância de banhos rápidos, de não mais que cinco minutos”, alerta Paulo Costa. Outro item com representatividade é a bacia sanitária (14%), cujo consumo fica entre 12 e 18 litros por acionamento. Já os lavatórios têm gastos estimados em 13%. As torneiras da cozinha e da lavanderia representam, respectivamente, 14% e 13% do consumo total de uma casa.

Para reduzir os gastos, algumas soluções são a instalação dos chamados equipamentos economizadores, como arejadores em duchas e torneiras, e a troca das bacias sanitárias por modelos de baixo consumo, que utilizam entre 3 e 6 litros de água por descarga, conforme a necessidade. Paulo explica que atualmente há disponíveis no mercado uma infinidade de produtos voltados à economia no uso da água. A maioria é de fácil instalação e, por isso, pode ser executada pelo próprio consumidor.

“Nenhuma troca de produto, porém, será eficiente se não for acompanhada de mudança de atitude. Evitar maus hábitos e vícios de desperdício é a maior contribuição que podemos oferecer para a conservação dos recursos hídricos. Vale lembrar que água tratada já é considerada um dos bens mais escassos do Planeta”, diz.

A seguir, o especialista fornece orientações para reduzir o consumo residencial de água.

No banheiro:

• Grande vilão do consumo de água, o chuveiro pode ter a vazão reduzida pela metade com a instalação de um restritor. “Os modelos mais simples custam a partir de R$ 5”, informa o consultor da H2C.

• Bacias sanitárias antigas devem ser substituídas por modelos de baixo consumo. “Desde 2003, por norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), os fabricantes passaram a disponibilizar bacias que gastam entre 3 e 6 litros de água, contra 18 litros dos modelos produzidos anteriormente”.

• Torneira fechada na hora de escovar os dentes significa economia de mil litros água/mês. Paulo Costa recomenda também: “reduza o tempo de banho em 1 ou 2 minutos e gaste até 540 litros de água a menos por mês”.

Na cozinha:

• Além de reguladores de vazão nas torneiras, outra opção para gerar economia são os arejadores. “O equipamento mistura ar à água, aumentando a sensação de volume”, explica Paulo.

• Atitude exemplar na cozinha é jamais lavar os pratos com a torneira aberta. O consultor indica: “enquanto estiver lavando a louça, não deixe a água escorrer. Encha uma vasilha com água de lavar e outra com água de enxaguar”.
Na área de serviço

• As torneiras da lavanderia também podem ganhar restritores de vazão, que vão diminuir de 12 litros/minuto para 6 litros/minuto o consumo de água.

Graziela Silva - Mandarin Comunicação

quinta-feira, 17 de março de 2011

“BALADA CURTA” na AIC, uma boa pedida para sábado à noite

Clique na imagem para ampliá-la
Balada Curta
O que é?
- Exibição de curtas metragens produzidos em Campos, Noite do Vinil (com Wellington Cordeiro), encenação teatral (com Aucilene Freitas) e Bar (MPBar)

Quando?
- Sábado, dia 19 de março

Que horas?
- A partir das 19 horas

Onde?
- Associação de Imprensa Campista (AIC)

Qual o endereço?
- Rua Tenente Coronel Cardoso (também chamada de Rua Formosa), em Campos, ao lado da Oi/Telemar, quase na esquina com Rua 13 de Maio

Quanto é a entrada?
- Nada, o evento é inteiramente gratuito

Informações enviadas via e-mail por Álvaro Marcos Teles.

Vagas para cursos de informática na Vila Maria, em Campos


O Instituto Federal Fluminense através do Telecentro de Informação e Negócios oferece cursos de informática para empreendedores, empresários, trabalhadores e microempreendedores individuais (cabeleireira, ambulantes, doceiras, artesãos, costureiras e outros).

O Telecentro é um programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que visa não somente ao fortalecimento das condições de competitividade das micro e pequenas empresas, mas também, a estimular o surgimento de novos negócios.

Os cursos são de graça e seão realizados na Casa de Cultura Vila Maria, em espaço cedido pela UENF.

As inscrições ocorrem até amanhã (18), na Casa de Cultura Vila Maria com cursos de Informática, Internet, Construção de Blogs e Empreendedorismo Digital.

As informações são do jornalista Antônio Fernando.

Concursados de 2008 se reúnem neste sábado (19)

Recebemos e-mail da advogada Fábia Lutterbach convidando os aprovados no Concurso Público de 2008 para participarem de uma reunião neste sábado (19), em São Francisco de Itabapoana.

Bom dia!

Quero convidá-los para uma reunião que nós concursados aprovados no concurso da PMSFI de 2008 iremos realizar neste sábado, dia 19/03, às 11 horas, no salão da Ana Festas. Aproveitando a oportunidade, peço-lhe que divulgue a nossa reunião através do blog.

A imprensa é de vital importância para nós, a Rádio São Francisco vem nos apoiando desde o inicio de nossa luta.

Obrigada,
Fábia Lutterbach.

Coordenadores do Programa Rio Genética visitam SFI

Nesta quarta-feira (16/03) São Francisco de Itabapoana recebeu a visita dos coordenadores técnicos do Programa Rio Genética, Luiz Altamiro Garcia Nogueira e Roney Louvain. Os técnicos vieram ao município para identificar um local apropriado na cidade para sediar a 12º Feira do Programa Rio Genética. O secretário de Agricultura, Nival Ornelas recebeu os técnicos.

Segundo Luiz Altamiro, o Deputado Estadual Chistino Áureo foi que motivou a vinda da feira para a região sanfranciscana. De acordo com ele, a intenção é prestigiar os produtores rurais dessa região.

Após a visita, ficou determinado que a Feira do Programa Rio Genética vai acontecer no Parque de Exposições de Praça João Pessoa, no dia 14 de maio. Segundo informações, paralelamente ao evento, a secretaria de Agricultura realizará a inauguração da Defesa Sanitária na mesma localidade e do Resfriador na comunidade de Pingo Dágua.

De acordo com Nival Ornelas, a Parque irá passar por reformas para comportar o evento. “Essa feira é de grande porte e o Parque de Exposição vai precisar de algumas adequações para receber bem as pessoas. A intenção também é oferecer um atendimento de qualidade para os novilhos e as vacas da raça girolando que serão recebidos”, disse o secretário.

Programa RIO GENÉTICA

O Programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e desenvolvido pelas empresas vinculadas: EMATER-RIO e PESAGRO-RIO, em parceria com o Banco do Brasil, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

O objetivo do programa é promover o melhoramento genético dos rebanhos pecuários do Estado, o aumento da produção e produtividade das explorações, o aumento da renda dos pequenos produtores rurais, a geração de trabalho e a melhoria da qualidade de vida da população rural.

Ascom-SFI

Jeep Club de SJB recebe visita da Territoria Desenvolvimento Global



O presidente do Jeep Club São João da Barra, Márcio Cunha, acompanhado dos diretores e conselheiros da entidade, recebeu na última reunião ordinária, durante esta semana, a visita dos consultores da Territoria Desenvolvimento Global, Douglas de Oliveira Botelho e Ana Cláudia.

Segundo o secretário do Jeep Club, Carlos Roberto, a empresa foi contratada pelo Grupo EBX que está buscando aprofundar conhecimento para planejar o diálogo com seus diversos públicos na região do seu empreendimento Complexo Industrial do Superporto do Açu.

“A Territoria Desenvolvimento Global é uma empresa de consultoria com foco em desenvolvimento sustentável, para um mapeamento e contato junto às diversas entidades, órgãos, lideranças e moradores dos municípios de São João da Barra, Campos e São Francisco de Itabapoana”, comentou o consultor e coordenador de projeto, Douglas Botelho.

De acordo com o vice-presidente, Demarcos Soares, os resultados desse mapeamento contribuirão para o Grupo EBX desenvolver um Plano de Relacionamento e Comunicação com todos os públicos, com respeito à cultura e à identidade local, a responsabilidade socioambiental e diálogo permanente nos locais onde atua.
– Considerando as percepções, potencialidades, o capital social existente e as características da região, o Grupo EBX está desenvolvendo as melhores práticas para inserir seus empreendimentos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável em parceria com toda a sociedade – concluiu a consultora Ana Cláudia.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mar agitado na região nos próximos dias


A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Pesca de São João da Barra estão em estado alerta devido à possibilidade de ressaca a partir desta quinta-feira, dia 17 de março. Os órgãos emitiram nesta quarta-feira uma circular avisando aos pescadores e donos de embarcações para não saírem para o mar. A pesca oceânica e a costeira estão provisoriamente suspensas.

A previsão é de que as ondas sejam superiores a três metros e a turbulência comece por volta do meio-dia de quinta-feira se estendendo no decorrer da tarde, noite e madrugada. Além de São João da Barra, serão atingidos Campos e São Francisco de Itabapoana, que também estão em estado de alerta.

A secretaria de Pesca sanjoanense já tomou as devidas providências e entrou em contato com os pescadores. De acordo o subsecretário, Eleilton Meireles, o aviso de mau tempo não vai apanhar ninguém de surpresa em São João da Barra. “Estão todos avisados, nossa Estação Costeira de Apoio Marítimo (Escoam) estará dando todo apoio aos navegantes, avisamos à colônia de pesca Z2 de Atafona e estamos em contato permanente com a Defesa Civil para qualquer eventualidade”, afirmou Eleilton.

Secom-SJB / Alencar

Colheita da cana pode ser antecipada para evitar desabastecimento de etanol


O governo federal estuda antecipar a colheita da cana-de-açúcar deste ano, que estava prevista para a segunda quinzena de abril, para garantir o abastecimento de etanol no país. O assunto foi tratado hoje (14), em reunião entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, de Minas e Energia, Edison Lobão, da Agricultura, Wagner Rossi, e de representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

O presidente da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rossetto, explicou que tradicionalmente a colheita da cana é no começo de abril, mas este ano atrasou por causa da seca que atingiu principalmente o centro-sul do país. Por isso, o setor havia se programado para colher a partir da segunda metade de abril. “O que se analisa é uma eventual antecipação para o início do mês de abril como uma das medidas, caso necessário, para garantir o abastecimento”.

De acordo com Lobão, a indústria deve se preparar para garantir o abastecimento. “Eles têm a obrigação de garantir o abastecimento. Para isso, eles deverão tomar as providências deles, se acharem que essa é uma solução, eles aplicam essa solução”. Ele disse que o governo não deseja alterar a quantidade de álcool que é misturada à gasolina, mas essa hipótese não está descartada.

Segundo Rossetto, também será discutido com setor uma agenda de longo prazo para aumentar a produção de etanol no país, que inclui a melhoria de produtividade de cana, o aumento de investimentos em canaviais e a retomada de investimentos em destilarias, além de debater questões tributárias estaduais e federais.

Agência Brasil

Ferrous capacita professores de comunidades próximas ao Terminal Portuário de Presidente Kennedy


Programa Conviver oferece consultoria pedagógica e promove a pesquisa no ambiente escolar sobre os elementos que compõem a realidade local

Professores das redes municipal e estadual de ensino dos municípios de São Francisco do Itabapoana (RJ), Marataízes (ES) e Presidente Kennedy (ES) participam do curso para professores do Programa Conviver, promovido pela Ferrous Resources do Brasil. A iniciativa tem como objetivo promover a pesquisa na escola sobre os diversos elementos que compõem a realidade local, entre eles o Terminal Portuário da Ferrous e a economia da região.

Para isso, o Programa Conviver conta com uma consultoria pedagógica que aborda o tema sob as perspectivas da história, geografia, ecologia e metodologia de projetos. A proposta é incentivar o professor a desenvolver, junto com os alunos, projetos pedagógicos, fundamentados na pesquisa, sobre questões do cotidiano em relação à cidade onde vivem. Para as instituições de ensino participantes, o programa oferece material de apoio como cartilha, CDs, dentre outros instrumentos.

O curso para os professores parceiros do Programa é a primeira atividade prevista para este ano. Os professores contarão, ainda, com encontros de acompanhamento pedagógico, visitas de campo e uma mostra pública de todos os projetos desenvolvidos. O Programa Conviver tem por objetivo promover a reflexão, a construção de conhecimento e a mobilização social. Para a Ferrous, essas são etapas imprescindíveis para a transformação da realidade, em prol de uma relação sustentável com o meio ambiente.

A capacitação foi realizada nos dias 2 e 3 de março em seis escolas de São Francisco de Itabapoana, na secretaria municipal de Educação. Nos dias 16 e 17 de março serão qualificados, no Auditório da Secretaria de Presidente Kennedy, professores de seis instituições do município. As capacitações serão concluídas em abril, quando ocorrerá a qualificação de professores de Marataízes.

Programa Conviver – O Programa Conviver reúne todos os projetos de responsabilidade social da Ferrous. Além do curso para professores, a empresa mantém na região o programa de alfabetização. Por meio da parceria com o Instituto Paulo Freire, a Ferrous pretende capacitar jovens e adultos em Presidente Kennedy e São Francisco de Itabapoana, municípios onde a taxa de analfabetismo chega a 24%. Na primeira fase do projeto, o Instituto oferecerá formação inicial e continuada a 50 educadores e cinco coordenadores selecionados nas comunidades locais. Essa equipe será responsável pela alfabetização de até 1 mil pessoas, entre pescadores, agricultores rurais, catadores de caranguejos e quilombolas.

Escolas inscritas e participantes

São Francisco de Itabapoana: Escola Municipal Ilda Muylaert Machado, Escola Municipal Manoelina de Souza Rodrigues, Escola Municipal Abelino José de Souza, Escola Municipal Maria Estelita de Araújo Crespo, Escola Municipal Anibal Abreu, Escola Municipal Edson Ferreira Bento.

Presidente Kennedy: Escola Municipal de Ensino Fundamental São Salvador, Escola Municipal de Ensino Fundamental Vilmo Ornelas Sarlo, Escola Municipal de 1º grau de Jaquera "Bery Barreto de Araújo", Escola Municipal Pluridocente Jibóia, Escola Municipal de Ensino Fundamental Orci Batalha, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Presidente Kennedy.

Wagner Concha – Assessoria de Comunicação Ferrous

Prefeitura e Igreja discutem os últimos preparativos das festividades do padroeiro de SFI

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, a primeira-dama Romênia Azevedo e secretários se reuniram na tarde desta terça-feira (15/03) com o pároco da Paróquia São Francisco de Paula, padre Lucas Mendes de Oliveira. A reunião aconteceu para discutir os últimos preparativos da festa dedicada ao padroeiro São Francisco de Paula que terá início no dia 24 de março.

Durante a reunião, o prefeito Beto Azevedo falou da necessidade de resgatar a tradicional festa dedicada ao padroeiro da cidade. Segundo ele, a parceria entre órgão executivo e igreja será importante para favorecer a qualidade dos festejos, já que a homenagem irá comportar shows em nível nacional.

Ao final, ficou definido que as secretarias e departamentos irão auxiliar na organização do evento. A segurança, iluminação, som, desvio de trânsito, placas indicativas e organização das barracas ficarão à cargo da prefeitura.

O padre Lucas falou sobre o evento. “Estamos em plena comunhão com a prefeitura. Graças a essa parceria resgataremos uma festividade que não acontece há mais de quatorze anos”, disse o pároco que ainda pediu a colaboração das pessoas. “Para que a festa seja de qualidade precisaremos da colaboração de todos. Que cada trabalhador ambulante fique atento quanto às normas e procedimentos para não comprometer a ordem do evento”, finalizou o padre.

Ascom-SFI

Saiba mais:
Daniel será a atração do encerramento das festividades em homenagem ao padroeiro de SFI

Prefeitura de SJB exonera servidor

Foto de Isaias Fernandes de O Diário: Veículo da prefeitura de SJB manobrado por PM próximo ao prédio da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes.
.
Iniciativa foi fundamentada na suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas funcionário foi exonerado.

Motorista foi flagrado em atitude suspeita.

Exoneração sumária. Essa foi a decisão da Prefeitura de São João da Barra em relação ao servidor João Carlos Nogueira, detido ontem no município de Campos dos Goytacazes, após operação de rotina das Polícias Federal e Militar.

Nomeado em agosto do ano passado para um cargo de assessor, símbolo CC-5, lotado na Secretaria de Agricultura, João Carlos dirigia um veículo da Prefeitura de São João da Barra, quando segundo a Polícia foi flagrado em atitude suspeita.

Após fugir do local, foi detido, levado para depoimento na sede da Polícia Federal aonde foi autuado por resistência à prisão e liberado. Ele não tinha antecedentes criminais. O veículo já foi reincorporado à frota municipal.

A exoneração, que será publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, é fundamentada na suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas e na quebra de confiança, pelo uso indevido e não autorizado de veículo oficial. José Carlos usou o automóvel da Prefeitura para dar carona e transportar outra pessoa, sem autorização superior e ir a local incerto e não sabido pela administração.

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar o caso.

LLX faz doação de equipamentos para embarcações à Colônia de Pescadores de São Francisco


Com ações de fortalecimento da pesca a LLX entregou equipamentos de proteção aos pescadores de São Francisco de Itabapoana, norte do Estado do Rio de Janeiro. A ação aconteceu em Gargaú, na sede da Colônia Z1.

Foram entregues 60 coletes salva-vidas e 60 bóias circulares. Para a segunda fase da ação serão doadas 60 âncoras para completar o kit de segurança que contribui para a padronização das embarcações de pesca das praias Gargaú, Guaxindiba e Barra do Itabapoana, na região norte do Rio Janeiro. A utilização de kits de segurança é uma exigência da Marinha e reivindicação antiga dos pescadores da região.

Outras ações

A LLX vem realizando uma série de ações voltadas para o fortalecimento da comunidade pesqueira na região do Superporto do Açu. Entre as ações está a doação de imóvel para sede da colônia de pescadores Z-19, em Farol de São Thomé (Campos dos Goytacazes) e ainda a doação, em Gargaú, de consultório dentário com novos equipamentos – antiga reivindicação da comunidade pesqueira.

No município de São João da Barra, pescadores também foram beneficiados com a doação de kits em Atafona (São João da Barra), 100 bóias de navegação, 50 coletes salva-vidas e 100 bandeiras do Brasil foram entregues aos pescadores.

Simone Fraga - Assessoria de Imprensa LLX
Na foto, representantes da LLX com o presidente da Colônia de Pescadores de São Francisco de Itabapoana, José Geraldo Soares.

Valor bruto da produção agrícola no Brasil é o maior em 14 anos


Em 2011, o rendimento das 20 maiores lavouras do país deve chegar a R$ 189,6 bilhões, quase 6% superior ao registrado no ano passado, ultrapassando recorde de 2008

O Valor Bruto da Produção (VBP) das 20 principais lavouras do Brasil deve alcançar R$ 189,6 bilhões em 2011. O resultado apurado, com base na estimativa da safra 2010/2011 e nos preços praticados até fevereiro deste ano, representa crescimento de 5,8% em relação ao VBP obtido em 2010. O estudo elaborado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura mostra também que esse é o maior valor da produção dos últimos 14 anos e deve ultrapassar o recorde registrado em 2008, quando o número fechou em R$ 181,8 bilhões.

“A projeção de que tenhamos a maior safra de grãos da história, com 154 milhões de toneladas e os preços dos produtos agrícolas em ascensão provocam um efeito direto no valor bruto da produção”, afirma José Garcia Gasques, coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura e responsável pelo levantamento.

Algodão, uva e café em grão são os produtos com melhor desempenho esse ano. O algodão em pluma poderá obter acréscimo de 50,1% no VBP chegando a R$ 4,7 bilhões. De acordo com o estudo, o valor da produção da uva aumentará 44,6% alcançado R$ 4,4 bilhões e o café em grão deve atingir R$ 20,1 bilhões, aumento de 27,2% em comparação com o ano passado. Feijão (18,9%), milho (17,4%), soja (10,5%), arroz (4,9%), laranja (6%) e mandioca (8,1%) também terão VBP com resultados positivos este ano. Das 20 lavouras analisadas, 11 apresentam previsão de aumento do valor da produção em 2011.

“Um diferencial importante entre o resultado de 2011 e o de 2010 é a recuperação do valor bruto da produção do algodão, do milho e da soja ocasionado, principalmente, pela valorização dos preços desses produtos”, analisa Gasques. Entre os produtos que não terão resultado favorável esse ano estão a cana-de-açúcar, o trigo, a cebola, a batata e o cacau.

A região Centro-Oeste permanece como destaque, segundo os dados apurados pelo Ministério da Agricultura. O VBP da região deverá crescer 38,8% chegando a R$ 52 bilhões, o segundo maior valor do país, atrás apenas do Sudeste.

Saiba mais

Elaborado pela Assessoria de Gestão Estratégica desde 1997, o Valor Bruto da Produção é calculado com base na produção e nos preços praticados no mercado das 20 maiores lavouras do Brasil. Para realizar o estudo, são utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O VBP é correspondente à renda dentro da propriedade e considera as plantações de soja, cana-de-açúcar, uva, amendoim, milho, café, arroz, algodão, banana, batata-inglesa, cebola, feijão, fumo, mandioca, pimenta-do-reino, trigo, tomate, cacau, laranja e mamona.

Mensalmente, o Ministério da Agricultura divulga a estimativa do valor da produção agrícola para o ano corrente. Esse valor pode ser corrigido, conforme as alterações de preço e a previsão de safra anunciados ao longo do ano.

Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura

Secretaria de Esporte de São Francisco promove mais um torneio de vôlei


Foto: Arquivo Maratimba.com

A secretaria de Esporte e Lazer de São Francisco de Itabapoana vai promover no dia 19 de março mais um torneio de vôlei masculino em dupla. O jogo acontecerá na arena de esportes em Gargaú, com início às 14h. As premiações serão em espécie e contemplarão até o terceiro lugar. A inscrição é gratuita e poderá ser feita no mesmo dia da competição.

Já foram realizados diversos torneios envolvendo ainda, outras modalidades de esporte, como o futevôlei, futebol society e e de areia. Segundo informações da secretaria de Esporte e Lazer, o objetivo é fazer uma integração entre os turistas e moradores da região sanfranciscana.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Valdney Carvalho, os torneios anteriores foram bem competitivos. “Os jogos marcaram não somente pela quantidade de inscritos mas também pela qualidade dos competidores. Foram participantes de alto nível da nossa região e de diversos municípios vizinhos. É importante deixar claro que o torneio vai acontecer conforme a regra oficial do Banco do Brasil, ou seja, a oficial dessa modalidade”, afirmou o secretário.

Ascom-SFI

terça-feira, 15 de março de 2011

Mais um suicídio em São Francisco de Itabapoana

Homem acaba com a própria vida na localidade de Ponta de Bamburra


Mais um suicídio foi registrado em São Francisco de Itabapoana. Na comunidade de Ponta de Bamburra, Zona Rural de SFI, Márcio Antônio Teixeira Barros (foto), 34 anos, pôs fim à própria vida. Ele utilizou uma corda, e se enforcou no engradamento de um cômodo nos fundos da residência. O corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira (15) pela irmã Maria Francisca.

Maria Francisca ficou em estado de choque. Por volta das 7 horas, ela procurou a corda para retirar água da cacimba, e, ao não encontrar, logo pensou no pior, já que o irmão comentava que pensava em cometer suicídio. É provável que o suicídio tenha ocorrido às 6 horas, já que um irmão saiu às 5 da madrugada para trabalhar, e Márcio estava dormindo.

Segundo informações de familiares de Márcio, ele sofria de transtornos psicológicos. A família chegou a procurar ajuda médica, mas ele se recusava a fazer o tratamento. Márcio era solteiro, estava desempregado, e morava com a Mãe, Dona Maria Cenira e irmãos. O sepultamento será realizado no cemitério de São Francisco, na manhã desta quarta-feira (16).

Correção: Em função de Márcio ter o apelido de Marquinhos, nós erramos ao afirmar que o nome dele era Marcos.

Defesa Civil de Campos socorre famílias isoladas por conta das chuvas na Região do Imbé

Acesso aos desabrigados só de helicóptero.


Com apoio das secretarias de Governo e Família e Assistência da prefeitura de Campos dos goytacazes, um helicóptero liberado pelo secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sergio Côrtes, foi utilizado como transporte de alimentos e medicamentos até as localidades de mocotó e Sossego no Imbé.

Cerca de 70 famílias estão completamente isoladas, na Região do Imbé, em Campos dos Goytacazes por conta das últimas chuvas na região.

De helicóptero foram levados até às localidades atingidas pelas águas, cestas básicas e medicamentos. Ontem segunda-feira (14), pela manhã, os representantes das secretarias de Governo e Família e Assistência, além da Defesa Civil Municipal e o comandante do 5 GBM, tenente-coronel Sila Pereira Rocha, se reuniram para traçar as últimas estratégias de atendimento as famílias isoladas na região do Imbé.

- Os bombeiros tentaram chegar a essas localidades por caminhão, mas há áreas com mais de dois metros de água. A tentativa com barco, pelo rio Mocotó, também não deu resultado, porque a correnteza está muito forte e em alguns locais há árvores que tombaram obstruindo a passagem e cercas de arames submersas - explicou Henrique.

(Da redação do Blog com informações e fotos do Site da prefeitura de Campos dos Goytacazes )

segunda-feira, 14 de março de 2011

Prefeito do Rio e embaixador dos EUA acertam detalhes de visita de Barack Obama ao Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, se reuniu hoje (14) com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para acertar os detalhes da visita do presidente norte-americano, Barack Obama, à cidade no próximo domingo (20). Segundo nota divulgada pela prefeitura, Obama fará um discurso, aberto ao público, na Cinelândia, no centro do Rio.
O discurso ocorrerá à tarde e terá tradução para o português.
A Cinelândia é uma das praças mais tradicionais do Rio de Janeiro, ao redor da qual estão a Biblioteca Nacional, o Theatro Municipal e a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, além de bares e cinemas.
.
Há informações, ainda não confirmadas pelo Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio, de que Barack Obama visitará uma comunidade carente da cidade pacificada pela polícia e o Cristo Redentor.
.
Desde quinta-feira passada (10) funcionários do governo norte-americano, inclusive agentes do Serviço Secreto da Casa Branca, estão no Rio de Janeiro mapeando os possíveis locais por onde passará Barack Obama. A segurança do presidente será feita pelo Serviço Secreto, em parceria com as polícias Federal e Estadual.

Prejuízo na lavoura e soja chega a mais de R$ 1 bi

A estimativa, feita pela Defesa Civil, é confirmada pela Federação da Agricultura e Pecuária do estado. Outras culturas também serão afetadas, como o milho. As chuvas danificaram mais de 1,6 mil quilômetros de rodovias

Dilma pede que violência contra mulher seja denunciada

A presidente afirmou que está preocupada com os índices de violência contra a mulher no país. Em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela classificou o ato como inaceitável.

Japão pede ajuda aos Estados Unidos para resfriar reatores de usina nuclear


A Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC) diz que a possibilidade de resposta ao pedido, que passa por ajuda técnica, está sendo considerada. O Japão pediu a ajuda americana para resfriamento dos reatores da usina de Fukushima, atingidos pelo terremoto e o tsunami de sexta-feira (11). (Ag. Brasil )

domingo, 13 de março de 2011

Mais um blog na cidade

O Ciep 470 de São Francisco de Itabapoana lançou o mais novo blog da cidade.
Olá Paulo Noel, meu nome é Izabel Beatriz, sou orientadora tecnológica (orientação em laboratório educacional) do CIEP 470 CELSO MARTINS CORDEIRO de São Francisco de Itabapoana.
Gostaria que fizesse a divulgação do nosso blog "ciep470construindoosaber.blogspot.com" através dos seus meios de comunicação. Desde já agradeço pelo apoio. Att: Izabel Beatriz Carneiro Ribeiro.

Educação a distância, a solução para os pequenos municípios

Recebemos e-mail de Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP - abordando interessante tema sobre educação que aborda ensino à distância.

.
Quase todos os pequenos municípios brasileiros investem muito no transporte de estudantes para cursarem faculdades nos centros maiores, ou grandes centros.

Não resta dúvida de que é um investimento que vale a pena.

É uma atitude louvável dos dirigentes municipais.

Mas há outra opção que pode ser menos onerosa tanto para o estudante como para o poder público municipal.

Refiro-me ao ensino à distância, modalidade de ensino em que o estudante estuda em casa, via internet, e vai ao Polo de Apoio Presencial de vez em quando para fazer provas.

Creio que todos os municípios deviam fazer um grande esforço para instalar esses polos, facilitando assim a vida dos estudantes universitários, e economizando tempo e dinheiro de ambas as partes.

O ideal seria conseguir um polo da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como fez o Município de Votorantim, SP, e tantos outros municípios por todo o Brasil.

Mas é importante também criar polos de universidades particulares que estão credenciadas pelo MEC para o ensino à distância, tais como, ANHANGUERA, UNICID, UNIP, UMESP, ULBRA, UNIGRAN, UNISUL, UNICSUL, e outras.

Muitos municípios já possuem em suas escolas de ensino fundamental a infra-estrutura adequada para a instalação de polos de apoio para o ensino à distância, precisa só de vontade política para incrementar o assunto.

O ensino à distância está fazendo uma revolução na educação brasileira, como já vinha acontecendo na Europa e nos Estados Unidos.

Quase todos os cursos já podem ser feitos à distância em instituições credenciadas pelo MEC.

Acho isso uma maravilha.


Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP.

Do Blog - http://tapiradri.blogspot.com