sexta-feira, 29 de março de 2019

Preso suspeito de assassinar policial reformado em SFI



Prisão preventiva foi decretada na tarde desta sexta-feira; suspeito foi detido no Fórum da cidade


http://vnoticia.com.br/noticia/3628-preso-suspeito-de-assassinar-policial-reformado-em-sfi



quinta-feira, 28 de março de 2019

Assaltante é procurado pela PM após tentativas de assalto próximo à Escola Modelo em SFI




http://www.vnoticia.com.br/noticia/3627-assaltante-e-procurado-pela-pm-apos-tentativas-de-assalto-proximo-a-escola-modelo-em-sfi


Associação de moradores reivindica troca de poste quebrado em Nova Belém



http://vnoticia.com.br/noticia/3626-associacao-de-moradores-reivindica-troca-de-poste-quebrado-em-nova-belem

Mais de 100 suspeitos de divulgar pornografia infantil foram presos



Entre os detidos estão policiais e profissionais da saúde





Secretário estadual de Cidades faz avaliação sobre avanço do mar em Atafona e Guaxindiba




http://vnoticia.com.br/noticia/3625-secretario-estadual-de-cidades-faz-avaliacao-sobre-avanco-do-mar-em-atafona-e-guaxindiba


Ponto facultativo e feriado nesta segunda e terça por conta do Dia do Padroeiro em SFI


Prefeita Francimara decretou também outros dois pontos facultativos no mês de abril


http://vnoticia.com.br/noticia/3623-ponto-facultativo-e-feriado-nesta-segunda-e-terca-por-conta-do-dia-do-padroeiro-em-sfi


Inscrições para curso gratuito de Empreendedorismo Social direcionado a jovens




http://www.vnoticia.com.br/noticia/3622-inscricoes-abertas-para-curso-gratuito-de-empreendedorismo-social-para-jovens-em-sfi


NUPRAPAC passa a contar com atendimento urológico em SFI



http://www.vnoticia.com.br/noticia/3621-nuprapac-passa-a-contar-com-atendimento-urologico-em-sfi

BPC: beneficiários nascidos no 1º trimestre têm até sexta para fazer a inscrição no CadÚnico


 ´

http://www.vnoticia.com.br/noticia/3620-bpc-beneficiarios-nascidos-no-1-trimestre-tem-ate-sexta-para-fazer-a-inscricao-no-cad-nico


Homem é detido com munições e droga em Santa Clara



Prisão ocorreu no final da tarde desta quarta-feira, 27


http://www.vnoticia.com.br/noticia/3619-homem-e-detido-com-municoes-e-droga-em-santa-clara



terça-feira, 26 de março de 2019

Operação Barreira Fiscal realiza blitz em São Francisco de Itabapoana



Agentes atuaram nesta terça-feira coibindo o trânsito de mercadorias sem nota fiscal no município


https://vnoticia.com.br/noticia/3614-operacao-barreira-fiscal-realiza-blitz-em-sao-francisco-de-itabapoana



Ladrões destroem lavoura de pimenta e furtam mourões em SFI








Ladrões invadiram a Fazenda Ouro Verde na localidade de Santo Antônio, zona rural de São Francisco de Itabapoana e destruíram, na madrugada desta terça-feira (26) parte de uma lavoura de pimenta com o intuito de furtar mourões que sustentam a lavoura.

Segundo o gerente da fazenda Marcos Antônio Guimarães, a lavoura por ser irrigada, facilita o furto dos mourões que ficam fincados em solo úmido.

Na ação criminosa, os ladrões levaram cerca de cem mourões, que pertencem a empresa agropecuária Lucahê.

Segundo o gerente este ripo de lavoura tem custo alto e é feita com sacrifício. Pelo visto, esta quadrilha utiliza carros com reboque para furtar os mourões”, disse

“Geramos emprego e expectativa econômica para o município”, disse Marcos acrescentando que o produtor necessita de três anos para ver o retorno do investimento neste tipo de lavoura.

Ainda segundo o gerente, este mês foi feita a primeira exportação de vinte e cinco toneladas para Argentina.

O gerente disse, que o proprietário dono da fazenda, pretende, ainda nesta terça-feira, comparecer a 147ª Delegacia Civil de São Francisco de Itabapoana para fazer o registro da ocorrência.





domingo, 24 de março de 2019

Residência arrombada em Santa Clara e ladrão furta R$ 1,1 mil em espécie



Carteira com documentos também foi furtada na ação, que ocorreu na tarde deste domingo, 24


http://www.vnoticia.com.br/noticia/3609-residencia-arrombada-em-santa-clara-e-ladrao-furta-r-1-1-mil-em-especie



PM prende homem acusado de ser o assassino do policial reformado e pastor Ozelis Manhães




http://www.vnoticia.com.br/noticia/3608-pm-prende-homem-acusado-de-ser-o-assassino-do-policial-reformado-e-pastor-ozelis-manhaes


PM reformado morto a facadas em São Francisco de Itabapoana


Vítima, Ozelis Manhães, atuava como pastor evangélico.








Secretário estadual de Defesa Civil sobrevoa Atafona para avaliar estragos pelo avanço do mar


Leia aqui no VNOTÍCIA





Vice-presidente da comissão de Defesa Civil, deputado Bruno Dauaire também oficiou autoridades federais



O secretário estadual de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey Costa Júnior, sobrevoou na manhã deste domingo (24) o litoral de Atafona, em São João da Barra, além de Guaxindiba e Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, para avaliar os danos causados pelo avanço do mar na região.

A ação foi viabilizada por uma iniciativa do deputado estadual Bruno Dauaire (PRP), que é vice-presidente da Comissão de Defesa Civil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Coube a Prefeita de São João da Barra, Carla Machado, receber, o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey Costa Júnior, que verificou os efeitos da erosão costeira que atinge o município há mais de cinco décadas. O vice-prefeito Alexandre Rosa, o deputado estadual Bruno Dauaire, secretários municipais e vereadores acompanharam a visita.

O grupo seguiu por alguns trechos à beira mar em Atafona, sendo possível ver a consequência do avanço do mar, e depois foi até o Pontal, onde a situação é mais grave. Na última sexta-feira, em função da maré de lua, da chuva e da ressaca do mar, casas e a rua Beira Rio, no Pontal de Atafona, foram alagadas. Na ocasião, duas famílias foram encaminhadas para o aluguel social e a Prefeitura de São João da Barra, além do socorro aos moradores, atuou também numa ação paliativa emergencial com colocação de areia em determinados pontos e abertura de vala para escoamento das águas em outros.

A prefeita Carla Machado agradeceu a visita das autoridades estaduais. “Revigora nossas esperanças. Estamos há muito tempo trazendo parlamentares, órgãos ambientais para conhecer essa realidade que tanto aflige a comunidade de Atafona e do Açu, que sofre com o problema da erosão desde década de 50, e prejudica a classe pesqueira e o setor turístico", pontuou.

Carla esclareceu que, apesar do município não ter a responsabilidade na aplicação de recursos para solucionar o problema - pois se trata de um investimento federal -, o governo municipal não se isenta de estar nessa parceria e vem lutando em busca de apoio para resolver essa questão. 

“Os investimentos giram em torno de 180 milhões. Para disponibilizar esse recurso, teríamos que parar com o trabalho nas outras áreas. O que podemos fazer é estar pedindo, estamos nos reunindo com Ministério Público Federal e será formada uma Câmara técnica, com participação do Ibama/RJ, Inea/RJ, Superintencia do Patrimônio da União (SPU), especialistas, sociedade civil organizada, iniciativa privada, Ministério Público Federal e Estadual e nós, da Prefeitura", explicou. Na ocasião, ela entregou às autoridades presentes ofício solicitando junto à  Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado e uma cópia do anteprojeto elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas HIdroviárias (INPH) .

A prefeita deixou claro, ainda, que na busca por melhorias e obras importantes para a cidade, não existe questões partidárias, todos devem estar unidos e prol desse objetivo e que vai continuar trabalhando por mais apoios junto aos demais deputados e ministros.

“Será enviado novamente o Decreto de Situação de Emergência e, dessa vez, contamos com apoio do secretário estadual, que entendeu a necessidade de intervenção. Continuaremos na luta, afinal nosso povo merece todo nosso empenho para uma questão tão séria como a que vivemos aqui em Atafona e na praia do Açu", esclareceu.

O coronel Roberto Robadey reconheceu que o problema foge ao alcance do município. “Essa obra é quase metade do orçamento do município; quase todo o meu orçamento da taxa de incêndio de um ano, que mantém 115 quartéis do Corpo de Bombeiros no Estado. Então é algo que não é de simples solução. São João da Barra não consegue resolver sozinho. Nós viemos aqui para conhecer o problema, orientar e buscar soluções que não estão aqui. As soluções têm que vir com apoio não só do estado, mas do Governo Federal”, pontuou o secretário, ressaltando que o assunto deve ser levado a Brasilia.

"É preciso buscar a homologação de uma Situação de Emergência, que não é simples, pois nossos técnicos estão acostumados com aqueles desastres que ocorrem de noite para o dia e, aqui, é um desastre que vem ocorrendo ao longo de décadas, não é algo fácil. O governador nos pediu para vir aqui e vamos buscar apoio federal para São João da Barra”, complementou o secretário.

Em agosto de 2017, a Coordenadoria de Defesa Civil de São João da Barra elaborou toda a documentação, enviada à União e ao Estado para o reconhecimento da Situação de Emergência em razão do avanço do mar em Atafona. O objetivo era, com o reconhecimento, adquirir recursos para pôr em prática ações de contenção do fenômeno, porém o pedido não teve êxito.

Fala de Bruno Dauaifre
O deputado estadual Bruno Dauaire disse em entrevista a imprensa: “Quero agradecer demais ao coronel Robadey por vir ver de perto a situação caótica na nossa região. Atafona sofre há 60 anos com o avanço do mar e nosso objetivo é somar forças, tanto do ponto de vista estadual como federal, para conseguir viabilizar uma obra definitiva para solucionar esse problema”, informando, ainda, que enviou ofícios ao senador Flávio Bolsonaro (PSL) e ao ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para que autoridades federais também conheçam de perto o problema.

“A solução do problema em Atafona é um sonho antigo dos moradores, que estão cansados de promessas. A visita do secretário é um exemplo de como temos que andar todos na mesma direção para buscar o melhor para a população. Também quero agradecer ao governador Wilson Witzel (PSC) por estar conosco nesta luta de todos os sanjoanenses”, declarou Bruno.

O coronel  Robadey estava acompanhado do subsecretário da Defesa Civil, Cel. Bombeiro Militar Marcelo Hess de Azevedo, da Diretora de Geologia do Departamento de Recursos Minerais – mm (DRM-RJ), Aline Freitas da Silva, Major do Corpo de Bombeiros, Claudio Luiz e do Ten. Cel. Joelson Oliveira.