sábado, 16 de fevereiro de 2008

Blog do Roberto Moraes: Confirmada a morte de Mainha

Atualizado às 23:16: . O corpo de Da. Derly Machado Marques dos Santos está saindo agora, do hospital Dr. Beda em Campos, para a igreja São Benedito, em São João da Barra, onde será velado, até às 10 horas deste domingo, 17 de fevereiro. O enterro será no cemitério da localidade de Barra do Itabapoana, no município de São Francisco do Itabapoana, onde seus pais e irmãos estão sepultados.Da. Derly Machado era filha de Domires Machado, que foi delegado e prefeito de São João da Barra quando o município de São Francisco do Itabapoana era distrito, chamado sertão de São João da Barra. Da. Derly Machado, Mainha, além de Carla, deixa como Frederico, como o filho mais velho e Guilherme, o caçula. (Mais informações no blog do Roberto Moraes - www.robertomoraes.blogspot.com )
As primeiras notícias que chegaram a este blog eram de que Mainha havia falecido. Em seguida, surgiu uma outra, de que a mãe da prefeita estava com morte cerebral. Chegamos postar a notícia abaixo:

Sábado, 16 de Fevereiro de 2008Mainha, mãe da prefeita Carla Machado com morte cerebral no Dr. Beda. A mãe da prefeita Carla Machado de São João da Barra, Dona Derly Machado, conhecida por Mainha, está com morte cerebral no Hospital Dr. Beda. A informação chegou agora, ao nosso blog, dando conta de que os médicos avisaram aos filhos que o caso de Mainha é grave. Mainha é a atual secretária de Promoção Social de SJBarra.

Blog chega a 10 mil acessos e recebe homenagem de internauta de SFI

Caro Alan. Alcançar a marca de 10 mil acessos em nosso blog tem vários significados para a cultura da informação em nossa cidade. Primeiro a constatação de que começa a mudar o quadro da exclusão digital em nosso município. Sabemos que temos, ainda, muitos caminhos a percorrer até a inclusão total. Outro fator é a descoberta da comunidade, via internet, de mais um canal de comunicação. É gratificante alguém comentar, na fila do banco, por exemplo, que está acompanhando pelo blog as noticias da cidade. Outro ponto é a possibilidade da interatividade. A certeza de que aqui, ninguém é o “dono da verdade” a partir da compreensão de que queremos o melhor para a cidade. Não devemos ter medo de nos expor. Não se trata de exibicionismo, é questão mesmo de participação política. Para ilustrar este meu comentário, convido os internautas a refletir “O pior analfabeto é o analfabeto político” de Bertolt Brecht, teatrólogo e poeta alemão. (10.02.1898 - 04.08.1956). "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo." Agradeço a você caro Alan. Foi uma honra para este blogueiro ter você como visitante 10 Mil.
COMENTÁRIOS DO ALAN
Quanto a esse seu posicionamento com certeza você já sabe que concordo plenamente. Já passou da hora de entrarmos na era da razão. Mas o que eu queria registrar mesmo é que eu tive a honra de ser seu visitante número 10.000! Acesso todos os dias e vejo que o Blog é redigido com a mesma excelência que a rádio. Com certeza este espaço é um marco no desenvolvimento da impressa local por ser pioneiro na informação via internet. Sabemos que a inclusão digital ainda está longe de ser uma realidade em SFI, mas a sua dedicação ao blog reflete sua visão empreendedora de futuro, sempre voltada ao interesse público. Muitos blogs estão surgindo tendo por base o sucesso e a repercussão das notícias que aqui são veiculadas. É muito bom saber que, ainda que com alguns anos de atraso em se tratando do nosso município, a informação digital começa a ser peça fundamental para a formação da opinião pública consciente e responsável. Nunca perca sua imparcialidade e sua independência. Nunca permita que este espaço seja extenção do quintal de alguém. Assim se faz verdadeira imprensa. Assim se constrói uma grande nação. parabéns. Abraços a você e sua equipe.

Do Blog do Roberto Moraes. Para relaxar.

Para relaxar
Mais uma colaboração do sumido Ronaldo Araújo:
A senha
O médico estava tendo um caso com a enfermeira. Após um tempo, ela lhe disse que estava grávida.Não querendo que sua mulher soubesse, ele deu dinheiro à enfermeira, mandou que ela fosse para a Itália e tivesse o bebê por lá.Mas como vou avisar você quando o bebê nascer? - ela perguntou.- Apenas mande um postal e escreva ''espaguete''. Cuidarei de todas as despesas da criança.Sem alternativa, ela pegou o dinheiro e voou para a Itália.Alguns meses se passaram e uma noite, quando o médico chegou em casa, aesposa disse:- Querido, você recebeu um cartão-postal da Europa pelo correio hoje, e eu não consigo entender o significado da mensagem.O médico leu o cartão, caiu no chão com um violento ataque cardíaco, e foi transportado imediatamente à emergência do hospital.O chefe do plantão perguntou à esposa:- Aconteceu algo que possa ter causado o ataque cardíaco?- Ele apenas leu este cartão postal onde está escrito:"Espaguete, espaguete, espaguete, espaguete e espaguete.Três com lingüiça, e dois sem."

Deputado Zito visita SFI e participa do Tribuna Livre da Rádio São Francisco FM.


O deputado estadual do Estado do Rio de Janeiro e atual presidente do diretório estadual do PSDB , José Camilo Zito passou, neste sábado, 16-02-08, por São Francisco de Itabapoana-RJ, ocasião em que visitou a Rádio São Francisco FM, em companhia de sua esposa, e de representantes do PSDB jovem do Rio, Izabela e Marcelo Garcia. Na Rádio São Francisco FM, o deputado participou do programa Tribuna Livre e fez duras criticas ao casal Rosinha-Garotinho. Segundo Zito, o interior do Estado do Rio está abandonado. “Estou impressionado com a situação de abandono dos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. E não era para estar assim, já que o Estado do Rio foi governado, por dois mandatos, pelo casal Garotinho e Rosinha que é aqui da Região” alfinetou Zito. Com relação a sua atuação parlamentar disse que a bancada do PSDB na Assembléia Legislativa, apóia o Governador Sergio Cabral. “Voto nas matérias boas para o Estado do Rio” disse sem destacar nenhum projeto de sua autoria. O programa solicitou apoio ao Deputado, à conclusão das obras da ponte João Figueiredo, inacabadas há mais de 20 anos. Zito disse que tem informações de que, em três meses, as obras estarão concluídas, fazendo alusão às obras de recuperação da ponte General Dutra em Campos. Durante o programa Tribuna Livre, vários ouvintes participaram fazendo perguntas. A presidente da Associação de Apoio aos Diabéticos de São Francisco de Itabapoana, Lenísia Cardoso, ouviu do Deputado Zito que apresentará projeto na Assembléia Legislativa “considerando de utilidade pública estadual” a entidade que apóia os diabéticos da cidade. O presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de SFI, Deuzenir Tereza da Silva, solicitou ao deputado informações sobre a desativação da coletoria estadual da cidade e pediu providência junto ao Governo Cabral. Zito ao responder, voltou a fazer críticas aos governos passados que nada fizeram. Marcelo Garcia, do PSDB jovem do Estado do Rio, disse que a deputado irá verificar o motivo da desativação da receita estadual em SFI. A líder religiosa da praia de Sossego ligou para enaltecer Zito pela sua atuação enquanto prefeito de Duque de Caxias.


BIOGRAFIA.

José Camilo Zito dos Santos Filho da cidade de Paulista, Pernambuco nasceu 15 de outubro de 1952. É um político brasileiro.

Com 1 ano de idade foi para o município fluminense de Duque de Caxias. Em 1988 foi eleito vereador em Duque de Caxias pelo PTR. Em 1992, foi reeleito pelo PSB, entre 1993 e 1994 ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal.

Em 1994, é eleito deputado estadual pelo PSDB e dois anos mais tarde se elege prefeito de Duque de Caxias. Foi reeleito em 2000 e em 2004, apoiou o candidato Laury Villar para a prefeitura de Duque de Caxias, que perdeu para seu primeiro vice-prefeito Washington Reis de Oliveira. Em 2006, foi o deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro com 204.880 votos.

Deputado Zito participa do "Tribuna Livre" da Rádio São Francisco FM. Fotos no estúdio.



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Inscrições para o pré-vestibular social do Cederj em São Francisco de Itabapoana

Foram abertas na última terça-feira e prosseguem até o dia 23 de fevereiro as inscrições para o pré-vestibular social da Universidade a Distância de São Francisco de Itabapoana (Cederj). São oferecidas 120 vagas e os interessados deverão procurar o pólo do Cederj, localizado nas dependências do Ciep-470 Celso Martins Cordeiro, de terça a sexta-feira, das 13h às 22h, e aos sábados, das 9h às 17h, portando CPF, Carteira de Identidade e declaração comprovando a conclusão do ensino médio ou que esteja concluindo em 2008.
As aulas terão início na segunda quinzena de março, sempre aos sábados, das 9h às 17h, no próprio Cederj. O pré-vestibular terá duração até o mês de dezembro e garante, a todos os participantes, gratuidade total, também, no acesso a todo material didático no decorrer do curso.
— É importante que as pessoas não deixem para fazer a inscrição no último dia, porque existe um questionário sócio-econômico a ser preenchido, havendo a necessidade de serem anexados alguns documentos, já que a prioridade é para candidatos que tenham uma situação econômica mais desfavorável — esclarece a diretora do Pólo do Cederj em São Francisco de Itabapoana, Marta de Fátima Alves da Silva.
A Universidade a Distância de São Francisco de Itabapoana realiza vestibular no meado e no final do ano e oferece os cursos de Pedagogia, Matemática e Biologia. As pessoas que estiverem cursando o pré-vestibular social e que já concluíram o ensino médio poderão participar do vestibular no meio do ano.
Maiores informações a respeito do Pré-vestibular Social do Cederj de São Francisco de Itabapoana poderão ser obtidas pelo telefone (22) 2789-185

Mais uma etapa do Campeonato de Autocross em São Francisco de Itabapoana


Os motores voltam a roncar neste domingo, dia 17 de fevereiro, na pista George Corujão, em Guaxindiba, durante a realização da sexta etapa do Campeonato Municipal de Autocross de São Francisco de Itabapoana. A competição será realizada em duas baterias, com a primeira largada prevista para as 14 h.

O campeonato terá um total de oito etapas e ainda está indefinido. O líder até o momento é o piloto Fabiano Manhães, de São Francisco. Vencedor de uma bateria e chegando em segundo na etapa anterior, realizada no dia 27 de janeiro, ele soma 89 pontos e vem seguido de Marquinhos Raimundo, que tem 72 pontos.

Também Se destacam na competição os pilotos Dil Mecânico, Alexandre Dodô e Luciano Raimundo, que ocupam, respectivamente, terceira, quarta e quinta colocações. Todos são residentes em São Francisco de Itabapoana.

Dil Mecânico obteve a terceira colocação nas duas baterias da quinta etapa, alcançando 71 pontos. Alexandre Dodô, que vem subindo de produção a cada corrida, chegou aos 67 pontos após um segundo e um quarto lugar na etapa anterior. Luciano Raimundo, que já ocupou a segunda colocação no geral, enfrentou problemas com o carro nas últimas provas e soma apenas 65 pontos.
O campeonato Municipal de Autocroos está em sua quarta edição e é organizado pela Associação Franciscana de Autocross (Afac), com o apoio da prefeitura de São Francisco. Participam pilotos de São Francisco, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, e do estado do Espírito Santo.

Em março, Município abre 540 vagas para cursos de geração de trabalho e renda


A secretaria municipal do Trabalho, Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana começa, já na primeira quinzena de março, os cursos do Programa de Geração de Trabalho e Renda. Serão oferecidas 540 vagas e os interessados deverão comparecer, até o dia 29 de fevereiro, à sede da secretaria, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, portando cópia do CPF, da identidade e do comprovante de residência.

Ao todo são oferecidos 12 cursos, entre eles produção de bolos, doces e salgados, fabricação de parafina, artesanato em tabua e em escama de peixe, corte costura, biscuit, ponto-russo, manicure, entre outros. As aulas acontecerão uma vez por semana, com quatro horas de duração, nas localidades de Ponto de Cacimbas, Gargaú, Praça João Pessoa, Barra do Itabapoana, Nova Belém, e na sede do município.

— O Programa é aberto a todos os interessados, mas tentam alcançar, principalmente, pessoas inseridas em programas sociais, já que seu principal objetivo é capacitá-las para que se emancipem financeiramente — explica a coordenadora do Núcleo de Geração de Trabalho e Renda, Kelem Abílio.

Feira de artesanato – Alguns participantes dos cursos de Geração de Trabalho e Renda tiveram uma experiência positiva em termos de venda de seus produtos durante o verão, quando foi realizada a Feira Municipal de Artesanato de são Francisco de Itabapoana (Femasf).
Funcionando na praia de Santa Clara por 12 dias, incluindo o período de carnaval, a feira reuniu 14 expositores e foi considerada um grande sucesso. O Núcleo de Geração de Trabalho e Renda estuda a possibilidade de dar prosseguimento à feira, que poderá funcionar na sede do município ou percorrendo as comunidades, sempre nos finais de semanas.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Entregador de compras de supermercado devolve dinheiro com carteira que achou na estrada.


Dois jovens trabalhadores de SFI se transformaram em personagens de uma matéria, na Rádio São Francisco FM, por um ato de honestidade que deveria ser o normal: alguém achar o que não é dele e procurar o dono para devolvê-lo. Tudo aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 13 de fevereiro em São Francisco de Itabapoana-RJ. O entregador de compras de um supermercado da cidade, Leandro Nascimento Barreto, 23 anos, (foto ao lado) morador do bairro Santa Rita, retornava de mais uma entrega de rotina do supermercado em que trabalha. “Estava retornando pela RJ-224 de Valão Seco, com destino a São Francisco, onde fiz a última entrega por volta das 17h30m quando, me deparei com cédulas de dinheiro em notas de 20 e 10 reais voando baixo no asfalto. De longe pensei que fossem folhas” disse surpreso. Logo ele percebeu que, na margem da pista, estava a carteira preta e as notas pelo chão. “Foi quando comecei a juntar o dinheiro, apesar do vento” diz Leandro. Duas pessoas que passaram no momento, pararam e ouviram do Leandro a explicação: “Só pode ser do rapaz que seguia de moto na minha frente. Estou indo direto a Rádio São Francisco FM para entregar e anunciar que achei a carteira” conta Leandro. E foi o que ele fez, comparecendo a Rádio São Francisco FM . Não demorou muito, surgiu o lavrador Zeraldo Conceição Machado que trabalha na roça e, recebe por dia de serviço 25 reais. Feliz da vida ele conferiu o dinheiro, no valor total de R$130,00 e agradeceu a Rádio e ao jovem entregador de mercadorias. Pelo visto nem tudo está perdido.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Comentários do blog do Paulo Noel.

Faço um apelo aos internautas que se identifiquem nos comentários postados em nosso blog. Tomei uma decisão, de só postar comentários com identificação. Penso que com esta atitude, estou contribuindo para a democracia e a transparência em nosso município. É bom que alguns internautas entendam que, embora possa ter um posicionamento político, o Blog é indepentente. O Blog não surgiu com a finalidade de fazer campanha política para nenhuma candidato a candidato a prefeitura municipal de SFI. Aceito colaboração e críticas. Mas, é fundamental que a pessoa assuma o que está digitando. É preciso sair do anominato. Quem desejar postar uma crítica ao Blog, que o faça. Tenho recebido muitos comentários sobre matérias aqui postadas. Alguns, sem identificação. Estes, infelizmente, não serão publicados. Agradeço, Paulo Noel.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O Globo, 1º página


Foto domingo,dia 10, à tarde, feita por Custódio Coimbra de O Globo. Postado no Blog do Roberto Moraes e, agora, aqui nosso blog.

Deu no Jornal O Diário: Presa em Hotel dupla suspeita de praticar assaltos em Santa Clara


Uma dupla suspeita de praticar assaltos na Praia de Santa Clara, no litoral de São Francisco de Itabapoana, foi flagrada em dois quartos do Hotel Batelão. Com um deles foram apreendidas duas armas, uma touca ninja e uma fita adesiva transparente, material que estava escondido numa bolsa de viagem. Rodrigo Donato de Oliveira, o Pardal, 27 anos e Wagner Santos Francisco, o Menor, 24, foram localizados nos quartos 10 e 13 do hotel, respectivamente, através de denúncia anônima feita ao Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Santa Clara. Um carro Audi, estacionado numa rua próxima ao estabelecimento, também foi apreendido para investigação, já que a polícia suspeitou pertencer aos dois.
Com as características de Menor, funcionários da gerência do hotel informaram à polícia o quarto em que ele estava. O suspeito autorizou a entrada dos policiais, onde foi feita uma revista e nada irregular encontrado. Porém, o telefone celular do hóspede tocou, mas o PM atendeu, se fazendo passar por Menor. Era Pardal, informando ao comparsa que a polícia estava circulando com os carros do tipo Blazer nas proximidades do hotel. O policial pediu para Pardal ir até o quarto e este, sem desconfiar, respondeu: “Menor, como é que eu vou até aí se estou no meu quarto”. Os PMs tiveram certeza de que o comparsa do hóspede estava acompanhado e foram localizá-lo.

Prisão e apreensão

Os PMs descobriram que o colega de Menor estava no quarto 13 e foram até lá. Pardal abriu a porta e logo foi algemado pelos policiais. Em revista a uma bolsa de viagem, os PMs encontraram uma pistola Taurus, calibre 7.65 com duas munições intactas, um revólver 38 com numeração ilegível e seis munições intactas. Além da touca ninja e a fita adesiva, que de acordo com a polícia, seria utilizada para amarrar vítimas em assaltos. Pardal assumiu ser o dono do material e alegou que os dois roubariam uma caminhonete no Espírito Santo, mas não teria dado certo. Ele disse também que foram a Santa Clara dormir e retornariam a Campos na manhã de ontem, onde moram: Menor no Parque Guarus e Pardal no Centro.
Características idênticas

Através das características de Pardal e Menor, a polícia acredita que a dupla seja a mesma que aterrorizava os veranistas da Praia de Santa Clara, praticando assaltos a residências e a estabelecimentos comerciais. “Apesar de sabermos que os dois têm as mesmas características dos assaltantes, a identificação oficial ficará difícil porque eles usavam touca ninja. Mas, o material apreendido indica que praticariam assaltos. Pelo menos sete roubos foram registrados em Santa Clara neste verão”, informou um policial. A polícia desconfia da versão de Pardal sobre o roubo de veículos que eles praticariam no Estado do Espírito Santo, pois nos quartos deles e nem no carro não foram encontradas ferramentas e material usado para este tipo de crime. O caso foi encaminhado à 146ª Delegacia Legal (DL/Guarus), que respondeu pelos flagrantes do final de semana na região. Dados do sistema da delegacia confirmam que Pardal tem pelo menos 10 antecedentes criminais, sendo o primeiro deles por assalto a casa lotérica. Eles foram ouvidos na 146ª DL e transferidos para a Casa de Custódia Dalton Castro, em Guarus, Campos, onde ficarão presos à disposição da Justiça pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Marcile Nunes Daflon é alvo de homenagens pelo seu anivesário.

















A pré-candidata do PSB de São Francisco de Itabapoana-RJ a prefeitura municipal, Marcilene Nunes Daflon, foi alvo de homenagens pela passagem de seu aniversário no Sítio Morada dos Sonhos, de sua propriedade, próximo a praia de Lagoa Doce, no dia 10 de fevereiro. Na oportunidade o blog agradece o convite. Divulgamos algumas fotos capturadas do Blog do jornalista Aurênio Nascimento, www.aurenionascimento.blogspot.com/ que fez a cobertura do evento.

Encontrado corpo de pedreiro morto afogado nas águas do Valão da Draga em Santa Clara.



Encontrato por mergulhadores do Corpo de Bombeiros o corpo de Denílson Pereira Passos, 45 anos, que desapareceu na tarde de sábado nas águas do Valão da Draga em Santa Clara. Morador na Avenida Beira Lago, no Parque Guarus, em Campos, Denílson passava o fim de semana na casa de parentes, em Santa Clara e, apesar de não gostar de tomar banho de mar e nem no valão, decidiu entrar para brincar com a mulher, cunhada e uma sobrinha de 13 anos. Segundo o jornal O Diário, a família tem dúvidas sobre a causa da morte de Denílson de que seria por afogamento ou mal súbito. “Quando ele desapareceu nas águas não sabíamos o que tinha acontecido. Pedimos socorro, mas ninguém acreditou que estivesse morrendo”, contou a mulher da vítima, Braselina Souza Carvalho, 43. Mergulhadores do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Campos) encontraram o corpo de Denílson cerca de duas horas após a morte. “Ele era hipertenso. Pode ser que tenha passado mal. Apesar de meu marido não saber nadar, o valão estava raso e apropriado para o banho. Tanto é que minha sobrinha de 13 anos estava perto dele e nada aconteceu com a menina”, contou Braselina.
O retorno da família para casa estava previsto para ontem à tarde. Denílson deixou oito irmãos, mulher e duas filhas. O sepultamento aconteceu ontem, no Cemitério do Caju, em Campos. A causa da morte será definida no laudo do Instituto Médico Legal (IML/Campos), que deve sair na próxima quinta-feir

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Corpo de pedreiro continua desaparecido nas águas do Valão da Draga em Santa Clara.

O corpo do pedreiro Denilson Pereira Passos, 44 anos, continua desaparecido no Valão da Draga, local próximo ao DPO de Santa Clara onde Denilson se afogou quando praticava mergulhos em companhia dos familiares. O falto ocorreu, sábado, dia 09-02, por volta das 17h30 minutos e não às 16 horas . Agora, pela manhã, o plantão do DPO de Santa Clara informou que o corpo ainda não apareceu. Um salva-vidas da prefeitua está no local. Denilso morava no Parque Guarus, em Campos. Seus familiares continuam na praia.