sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Professor de escolinha de futebol morre atropelado em SFI

Fotos: Fabrício Berto.
.


Veículo da Brinks placa GXH-7418 atropelou o professor de futebol na pista de chegada a São Francisco de Itabapoana.
O professor Luis Cláudio Cruz, 38 anos, da escolinha de futebol do Centro Esportivo Edenites da Silva Viana de São Francisco de Itabapoana morreu atropelado sexta-feira, 18, por volta das 12 horas na Avenida Afonso Celso de Castro na chegada do centro de São Francisco de Itabapoana. Segundo informações da PM, Luis Cláudio estava de bicicleta e atravessava a pista quando foi atropelado por um veículo carro forte que presta serviço a Brinks. Apesar de ter sido socorrido para o Manoel Carola informações dos médicos de plantão eram de que o professor já chegou sem vida ao hospital. Luis Cláudio foi jogador de futebol passando por vários times de renome nacional e internacional. Estava em São Francisco a cerca de 4 meses, vindo da cidade de Cabo Frio (RJ) onde era muito querido e conhecido. Ele era sanfranciscano, mais saiu do município ainda jovem para tentar a vida como jogador de futebol em outras cidades. Conhecia muitos jogadores, inclusive políticos, inclusive falava que era amigo do Romário. Sua morte, prematura, deixou amigos e pais dos alunos da escolinha de futebol da cidade consternados. Assim que chegou a cidade de SFI ele foi acolhido pelo empresário do ramo de supermercado Cláudio Viana que o contratou para dar aulas na escolinha do Centro Esportivo Ednetives da Silva Viana. “Foi uma grande perda. Lamentamos muito”, disse Claudinho Viana como é conhecido o comerciante. O sepultamento ocorreu no sábado com grande acompanhamento.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Prefeitura de São Francisco terá horário de expediente reduzido para conter gastos

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, à partir desta segunda-feira (21), vai ter novo horário de expediente interno, de 13:00 às 17:00h, para todas as secretarias com exceção de setores essenciais como, arrecadação, saúde, educação e serviços públicos. Estes setores continuarão no horário de 8:00 às 17:00h. O decreto nº 45/2009, foi publicado nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial do município.
A redução do horário foi adotada como medida de contenção de gastos em função da crise financeira mundial que atingiu principalmente as prefeituras de pequenos municípios e, a princípio, deve vigorar até o fim deste ano. Ao longo dos últimos meses, o executivo municipal, também vem promovendo cortes de pessoal, visando se adequar à nova realidade orçamentária.
De acordo com o decreto, os secretários municipais ficam autorizados a fixar horários diferenciados em suas respectivas secretarias obedecendo ao horário regular.
(Matéria enviada pela Ascom SFI)

SFI lança segunda fase de vacinação contra Pólio neste sábado 19

Começa neste sábado(19), a segunda etapa da campanha de vacinação contra Paralisia Infantil em São Francisco de Itabapoana. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar cerca de 95% das crianças menores de cinco anos de idade. Na primeira fase, ocorrida em junho, foram vacinadas 3.400 crianças em todo município.

No sábado, dia nacional da campanha, serão mobilizados 23 postos de vacinação. Na semana seguinte, um posto móvel atenderá as localidades mais distantes.

O Secretário de Saúde, Fabiano Córdova, alerta aos pais e responsáveis de crianças menores de cinco anos que não deixem de comparecer aos postos de vacinação. “ É importante lembrar que mesmo as crianças que por ventura não foram vacinadas na primeira fase devem ser vacinadas agora”, explicou Córdova. Os postos de vacinação funcionarão das 8 às 17h.

Ainda segundo o secretário, esta etapa de vacinação seria realizada em agosto mas, devido ao pico da epidemia da gripe A no país, o Ministério da Saúde decidiu postergar a aplicação da segunda dose da vacina.

Além da vacina contra a poliomielite, os pais poderão colocar em dia a caderneta de vacinação dos filhos nos seguintes Postos de Saúde: São Francisco (centro), Imburi, Floresta, Guaxindiba, Barra de Itabapoana, Ponto de Cacimbas, Travessão de Barra e Praça João Pessoa


Restrições


Com exceção dos portadores de imunodeficiências graves ou em contato intradomiciliar com imunodeficientes, todas as crianças menores de cinco anos podem ser imunizadas contra a doença infecciosa, erradicada no Brasil desde 1989.

O Secretário de Saúde ressaltou ainda que assim como na primeira etapa, as restrições para a vacinação continuam as mesmas. “No caso de febre alta, a orientação é para que os pais aguardem a melhora do quadro clínico da criança para levá-la ao posto mais próximo de sua casa”, pontuou Córdova.



Pólio


A vacina contra a paralisia infantil é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) durante todo o ano nos Postos de Saúde, na vacinação de rotina. Além do esquema básico, a criança de até cinco anos tem que tomar todos os anos as duas doses da campanha.

O Brasil já foi certificados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de que não há circulação do vírus no território, mas em alguns países da África a transmissão ainda ocorre, como no Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão, segundo o Ministério da Saúde.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, dor de cabeça e pode causar paralisia. “A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros”, finaliza o Secretário de Saúde, Fabiano Córdova.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Liminar dá a Vereadora Adriana Coelho direito de retornar ao Legislativo

A vereadora Adriana Coelho confirmou agora, por telefone, ao Blog do Paulo Noel que teve deferida hoje uma liminar que faz com que ela seja reconduzida ao cargo de vereadora no Legislativo sanfranciscano. Adriana Coelho aceitou convite da Rádio São Francisco FM para uma entrevista nesta quinta-feira, 17 de setembro, quando abordará o assunto no jornal São Francisco é Notícia.

Começa hoje Semana de Educação no Trânsito em SFI

Da Ascom-SFI chegou, por e-mail, matéria da Semana de Educação no Trânsito. O evento começa hoje (16) com palestra no auditório da prefeitura. Durante a semana do trânsito será montada uma tenda junto ao portal da cidade onde alguns guardas e agentes da Emtransfi farão uma blitz de conscientização, com a distribuição de cerca de 5.000 panfletos e adesivos. Também será montado um stand na Exposição Agropecuária. O encerramento da Semana de Educação no Trânsito acontecerá no domingo (20) durante a Expo.


São Francisco terá semana de educação no trânsito

Ascom – SFI
Foto: Flori Fernandes


Na semana do trânsito, que acontece do dia 16 a 20 deste mês, a Empresa de Transporte de São Francisco de Itabapoana (Emtrasfi) trabalhará em parceria com a Guarda Municipal para desenvolver uma série de ações, como palestras, blitz de conscientização, exposição e concursos. O tema deste ano é “Trânsito Humano para todos”.

O comandante da Guarda Municipal, Amaro Antônio Gomes, fez um levantamento junto ao 8º Batalhão da Polícia Militar das estatísticas dos acidentes no município. Os índices serão usados em gráficos utilizados na conscientização dos motoristas.

De acordo com diretor da Emtransfi, Joilson Melo, as estatísticas só têm utilidade se forem revertidas em ações positivas. “Com as informações teremos números sólidos na mão para podermos trabalhar; diagnosticar os locais, horários e tipos de acidentes. Vamos também poder melhorar a sinalização e a conscientização”, informou Joilson.

Durante a semana do trânsito será montada uma tenda junto ao portal da cidade onde alguns guardas e agentes da Emtransfi farão uma blitz de conscientização, com a distribuição de cerca de 5.000 panfletos e adesivos. Também será feita a demonstração do uso do bafômetro.

Abrindo o ciclo de palestras, dia 16, o presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) de Campos, Roberto Landi, ministrará a palestra com o tema de “Cidadania e Legislação”. A palestra, que acontecerá no auditório da prefeitura a partir das 17h, será destinada aos motoristas da casa. Dia 17, às 15h, é a vez do público infanto-juvenil da escola Estadual São Francisco de Paula assistir à advogada Crenilda Barcellos falar sobre “Criança, Trânsito e Cidadania”. O também advogado Eduardo Machado Nogueira abordará o tema “Direção Defensiva”, no dia 18, às 17h, no auditório da Câmara dos Vereadores.

Carros e motos de som vão circular pela cidade com mensagens educativas sobre o trânsito. A Emtransfi juntamente com a guarda também montará um stand na Exposição Agropecuária, que acontece do dia 17 ao dia 20 em Praça João Pessoa. No stand haverá uma mostra de sinalizações e semáforos.


Concurso

A Emtransfi em parceria com a secretaria de Educação realizará nas escolas municipais um concurso de desenho sobre o trânsito. Cada escola escolherá três trabalhos que depois vão ser avaliados por uma banca examinadora. Serão premiados os dez primeiros colocados sendo que os três melhores receberão troféus e um prêmio surpresa. A premiação acontecerá dia 20, às 16h, no stand da Emtransfi na Exposição Agropecuária de Praça João Pessoa.

Projeto de inclusão social no Ciep de SFI

Recebemos um e-mail da diretora do Ciep 470, Cintia Teles Machado, narrando um evento que deveria ser copiado por outras unidades de ensino. O objetivo é promover a inclusão social. É importante a participação de todos. A professora Cíntia está solicitando que todos compareçam e levem uma doação para ser revertida para as entidades. Pode ser alimento não perecível, um gênero de higiene pessoal ou um produto de limpeza.

PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL
Programação:

Dia 18 de setembro
10h - Futsal APAE de Campos x APAE de São Francisco

Dia 19 de setembro
10h - Futsal com deficientes visuais do Educandário São José Operário

Dia 23 de setembro
Basquete de cadeirantes do Clube Esportivo Municipal de campos

E-mail enviado pela professora Cintia Teles Machado:

CIEP BRIZOLÃO 470 CELSO MARTINS CORDEIRO

PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL

“Ser Especial torna Diferente”


O CIEP BRIZOLÃO 470 CELSO MARTINS CORDEIRO, está com o desafio de romper com o constrangimento que se tornou entrave no relacionamento entre especiais e não especiais e criar um ambiente de harmonia através do reconhecimento das habilidades e potencialidades que as pessoas com necessidades especiais portam. A pessoa com deficiências possui habilidades e potencialidades que precisam ser desenvolvidas muitas vezes no contato com o outro, especialmente sendo o outro não especial, para que aspectos como o físico, cognitivo ou emocional possam ser desenvolvidos e ele saia da vida de segregação que muitos ainda vivem, mesmo participando de instituições voltadas às suas necessidades.

Uma das funções sociais da escola é analisar e criticar as políticas públicas de atendimento social e criar mecanismos de articulação com a realidade, elaborando caminhos cujo caráter desperte a sensibilidade da sociedade para a diversidade da população que forma a sociedade brasileira, democratizando e consolidando a possibilidade da construção de caminhos para a superação das dificuldades.

Sabemos que as diferenças representam grandes oportunidades de aprendizado. As diferenças representam recursos grátis, abundantes e renováveis e o CIEP BRIZOLÃO 470 CELSO MARTINS CORDEIRO, através deste projeto, onde a proposta maior é o esporte com elo integrador, o aluno entenderá a importância dos direitos humanos que se estendem a toda a população, inclusive os especiais. Eles estreitarão o relacionamento entre os especiais, transpondo barreiras e despertando a sociedade à consciência de que as diferenças físicas e cognitivas de uma pessoa não a impedem de usufruir dos direitos das demais pessoas.

O Esporte é um dos maiores suportes para a integração das etnias, de credos, condição social... ele é o elo que se junta a uma grande corrente para desfazer a segregação e compartilharmos do mesmo ideal: uma sociedade mais justa, fraterna e humana.

Serão momentos de grande satisfação para todos nos da Família CIEP 470 recebermos nossos amigos das APAEs de São Francisco de Itabapoana e Campos, Arco-Íres de Luz, Educandário São José e Clube Esportivo Municipal de Campos e Escolas convidadas para esse grande evento de integração onde todos nós seremos pessoas especiais em dias voltados ao esporte com torneio de futsal e basquete de cadeirantes.

Nós, da Família CIEP 470, estamos solicitando que todos tragam alimentos não perecíveis ou material de higiene e limpeza para que possamos fazer doação as entidades voltadas ao atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais.
Participem!

XXVII Expoagro vai movimentar São Francisco neste fim de semana


Da Ascom-SFI (Clique na imagem para ampliar o cartaz)

Nesta quinta-feira (17), acontecerá a abertura da 27ª Expoagro de São Francisco de Itabapoana. A exposição, que acontece no distrito de Praça João Pessoa, terá uma programação de shows variada e para atender a todos os gostos. A programação vai do estilo gospel ao forró e será encerrada no domingo (20). A entrada é gratuita.

O primeiro dia de exposição será marcado pelos shows das cantoras gospel, Juliana Bazoni e Renata Henriques, a partir das 21h. Na sexta-feira (18), a partir das 22h, haverá show da dupla sertaneja Júnior e Gustavo. A grande atração da festa agropecuária será no sábado (19), com as bandas “Arriba Saia” e “Bonde Tempero do Forró”. No domingo (20), encerrando as festividades, mais forró com a banda “Os Piratas”, a partir das 22h.

Durante a festa agropecuária acontecerão provas de laço, concurso leiteiro e de marcha. Também serão realizadas exposição de máquinas agrícolas e de mudas de várias espécies nativas, frutíferas, exóticas e ornamentais, que são produzidas na estufa da secretaria de Agricultura. As mudas de maracujá enxertado, que fazem parte de um experimento para melhorar a resistência a pragas, serão o destaque da mostra.

Segundo o secretário de Turismo, Jairo Batista, é grande a expectativa de público. “A exposição de Praça João Pessoa é sempre muita aguardada pela comunidade regional. É um evento que tem tudo a ver com as nossas tradições já que somos um município essencialmente agrícola”, disse Jairo.

Festa do Laço

As inscrições para a prova de laço serão abertas no sábado, a partir das 16h. Haverá premiação de dez bezerros que serão divididos entre os três primeiros colocados. O secretário de Agricultura, Nival Ornelas, alerta os laçadores para não demorar a se inscrever, pois haverá limite de inscrição.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Começa Campeonato de Futebol Society das Igrejas Evangélicas em SFI


O Campeonato de Grama Sintética, organizado no Complexo Edenites Viana do empresário Claudinho Viana, parece ter rendido bons frutos. Uma nova competição já começou no último fim de semana. As igrejas evangélicas de SFI organizam a “Gospel Cup SFI 2009”, uma copa de futebol society entre as igrejas evangélicas. São dez equipes que disputam o campeonato. Os jogos acontecem sempre aos sábados e segundas. Recebemos um e-mail de um dos organizadores, o gerente do Banco Itaú Hélio Alves, com os resultados da primeira rodada. Parabéns às igrejas pela iniciativa.

Sábado - 12/09
Praça da Fé 2 x 4 Igreja Assembleia de Deus Sonhos
Guaxindiba 7 x 1 P I B São Francisco "B"
Igreja Batista Amontado 12 x 5 Igreja Batista Boa Esperança

Segunda-feira – 14/09
Igreja Batista Luz de Betel 9 x 4 Igreja Batista em Praia Clara
Igreja Batista Israel Pentecostal 3 x 1 São Francisco "A".
Atualizado às 10h39min
A primeira fase da Gospel Cup SFI 2009 será disputada em nove rodadas. Os jogos acontecem aos sábados, a partir das 15h, e às segundas, a partir das 20h. As quatro melhores equipes da fase de classificação disputam as semifinais, e dois times fazem a grande final, prevista para acontecer em novembro.

SFI inaugura duas unidades de resgate na Expoagro de Praça João Pessoa


A prefeitura de São Francisco de Itabapoana inaugura no próximo dia 18, durante a XXVII Exposição Agropecuária, Turística, Comercial e Industrial, o Programa Resgate. Serão duas ambulâncias, altamente equipadas, para atender à população com postos no Hospital Manoel Carola e na Unidade Básica de Saúde, na sede do município. De acordo com o coordenador-geral do Programa Resgate, Helio Novaes, esta é a primeira vez na história do município que a população vai poder contar com o atendimento pré-hospitalar. “ Esse serviço é de grande importância para a população sanfranciscana. Estaremos prestando todos os atendimentos que necessitam de atenção médica hospitalar, como mal-súbito, acidentes, além de remoção de pacientes graves para Campos ” , explicou Helio. O Programa Resgate será lançado, em princípio, com duas ambulâncias UTI- Móvel/Resgate, 0 km, completas, com todas as aparelhagens — medicações próprias, materiais de imobilização, respirador artificial, monitor cardíaco, desfibrilador cardíaco, oxímetro de pulso, bomba de infusão contínua de medicação. As equipes serão compostas de um motorista, um técnico de enfermagem (finais de semana serão dois devido ao aumento da demanda) e um médico plantonista do posto ou do hospital. Inicialmente, a população poderá solicitar a ambulância mais próxima pelos telefones: posto médico do centro de SFI: (22) 2789 1172 ou Hospital Manoel Carola: (22) 2789 0606 ou 2789 0631. Nós próximos
será disponibilizado o 192.
VERÃO
A prefeitura pretende disponibilizar mais uma ambulância extra para atender o litoral, que ficaria no Posto de Santa Clara. “ O movimento aumenta bastante no verão e, com isso, os acidentes são inevitáveis ” completou o coordenador.

Lula diz que internet ajuda eleitor conhecer candidatos

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva entende que a eleição não pode ser uma coisa que cause medo.
.
É impossível controlar a internet e é preciso que os eleitores tenham liberdade para conhecer os candidatos. A defesa é feita pelo presidente Lula, ao comentar o dispositivo da reforma eleitoral que impõe restrições ao uso da internet em campanhas políticas. “A eleição não pode ser uma coisa que cause tanto medo às pessoas que queiram proibir”, diz. “Brigamos a vida inteira por liberdade política, de expressão, de comunicação e começam a trancar isso. Acho que tem que ser livre mesmo, porque é importante as pessoas saberem quem é o candidato”, acrescenta o presidente. As declarações foram feitas em entrevista a rádios de Roraima, onde Lula inaugurou obras e assina atos para a regularização de terras.

Câmara faz restrições - Lula também assinou contratos para a construção de moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Pelo texto da reforma eleitoral que foi aprovado na Câmara e está no Senado, há restrições aos sites noticiosos da internet durante o período eleitoral.

A proposta prevê que os candidatos devem ter liberdade total na internet ao utilizar blogs, mensagens instantâneas e sites de redes sociais. Os sites vinculados às empresas de comunicação e aos provedores estão proibidos de veicular imagens de consultas populares de natureza eleitoral a partir do dia 5 de julho do ano da disputa.

Fica permitida também a propaganda paga nos portais jornalísticos, mas somente para os candidatos à Presidência da República. Nesta semana, o Senado deve votar os destaques apresentados pelos senadores à reforma eleitoral, entre eles a emenda proposta pelo líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), que retira do texto qualquer restrição ao conteúdo jornalístico veiculado na internet durante a campanha. (ABr).

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Professores da rede municipal participam da XIV Bienal do Livro do Rio

Recebemos e-mail do internauta Francisco Correia com informações sobre a Bienal do Livro que teve a participação de professores de São Francisco de Itabapoana.


Foto 1: todo o grupo reunido na entrada do Riocentro. Foto 2:Maurício de Souza numa tarde de autógrafo.
.
Estou enviando umas fotos da visita de professores da rede municipal de ensino à XIV Bienal do Livro do Rio, no dia 12 de setembro de 2009. A visita foi apoiada pela secretária de educação, Dayse Tavares, e pela diretora do departamento de ensino, Tatiana Assumpção. O grupo era formado por professores participantes dos programas de formação continuada de São Francisco de Itabapoana e funcionários da SMEC. A viagem foi organizada pela formadora Eliana Tavares. A SMEC vem apoiando cada vez mais o aperfeiçoamento dos profissionais da educação, em ações que refletirão positivamente nas escolas do nosso município, com a melhoria da qualidade do ensino.
Foto 3: À esquerda, Eliana Tavares (Formadora), ao centro, Alessandra Corrêa (professora) e à direita, Cátia (Professora)

Implantada em Campos a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência/Regional-RJ

As urgências e emergências médicas representam uma área atualmente desprotegida. Com o objetivo de integrar profissionais, promover a atualização técnica e a defesa daqueles que trabalham nos pronto-socorros e salas de emergência foi implantada em Campos a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem).
A nova entidade foi fundada oficialmente no dia 27 de agosto, no Centro de estudos do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Tendo como presidente o médico campista Luiz José de Souza, a Abramurgem está funcionado junto com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica/Regional-RJ (que fica ao lado da Faculdade de Medicina de Campos).
A Regional terá como meta, ainda, a promoção da educação permanente por meio de cursos de aperfeiçoamento, treinamento e educação continuada para os profissionais que lidam com as urgências e emergências médicas no Estado. “Isso certamente irá reverter como benefício para aqueles que representam nosso principal foco: os pacientes”, conclui o clínico Luiz José.
A Abramurgem já agendou para o mês de dezembro, de 3 a 5, em Búzios-RJ, o I Congresso de Medicina de Urgência e Emergência do Rio de Janeiro, que acontecerá paralelamente à X Jornada de Clínica Médica do Estado do Rio de Janeiro.
Da Diretoria eleita, segue a comissão com seus respectivos cargos:
Presidente: Dr. Luiz José de Souza (Campos-RJ)
1º Vice-Presidente: Dr. José Galvão Alves (Santa Casa do Rio de Janeiro)
2º Vice-Presidente: Dr. José Rodolpho Rocco (UFRJ)
1º Secretário: Dr. Marcelo London (Rede D’Or)
2º Secretário: Dr. Marcelo Assad (Pro-Cardíaco)
1º Tesoureiro: Dr. Hugo Simon (UNIMED-Campos)
2º Tesoureiro: Drª. Andrea London (Pro-Cardíaco)
Diretor Científico: Dr. Abdon Hissa (Clínico de Referência no Rio de Janeiro)
Coordenador da Comissão Ética e Defesa Profissional: Dr. Fábio Miranda (Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro)
Release enviado por Nelsa Siqueira. Maiores informações na SBCM (22) 27239243 com Rafael

domingo, 13 de setembro de 2009

Cemitério de Barra necessita de reformas, a começar pelo portão principal

Dia de finados está próximo e administrador do cemitério está preocupado.

.


A coruja recepciona o Blog. O portão enferrujado necessita de reforma urgente.


Mais uma sepultura construida. Nos fundos parte do muro aberto permite a passagem de animais para o interior do cemitério.

.
O cemitério é um local onde as pessoas geralmente passam, como diz na gíria, “de passagem” ou “passam batidos”. Eu vejo muita gente até fazer o sinal da cruz quando passa por um sem olhar para seu interior. Neste final de semana, passando pelo cemitério de Barra do Itabapoana, tive vontade de parar. Logo na minha chegada, alguém me cumprimentou citando meu nome. Procurei saber quem era: “Olha Paulo Noel, foi bom você parar aqui. Sou o administrador deste cemitério. Veja logo na entrada como está este portão, enferrujado e com várias peças caindo”, disse. Obviamente logo constatei o que me havia indicado. Já no interior do “campo santo”, fomos recepcionados por uma coruja que guardava uma das sepulturas e mais na frente um grupo de trabalhadores preparava uma sepultura. E o administrador continuou: “Dê uma olhada lá nos fundos do terreno. Está aberto e por ali constantemente os animais entram como aquele cavalo que está lá pastado dentro do cemitério”, disse. Realmente estava. Olha, disse ao amigo, vou postar esta matéria e quem sabe possamos despertar interesse das autoridades. Afinal, estamos próximo do Dia de Finados, quando milhares de pessoas estarão por aqui em visita. Vamos torcer para que até lá a situação esteja melhor do que está. Grande abraço e bom trabalho para todos.

Empossada diretoria da Associação de Moradores das praias de Sonho e Sossego

Festa na comunidade foi exemplo de democracia.

.

Na primeira foto: Jorge Ponto de Prosa (da Amprasc), Ediléia Cabral e Marcelo Garcia (secretário de Planejamento da prefeitura SFI), o vereador Sergio Elias, João da Ótica (atual presidente) e Fábia Chaves (ex-presidente) e demais membros da diretoria. Na segunda foto, João da ótica com jovens que fazem parte do departamento social e na terceira este blogueiro com João da Ótica.


O secretário de planejamento Marcelo Garcia, o público e a diretora de protocolo Virginia Lupinni.
.
Em noite festiva no salão da Igreja de São Miguel Arcanjo da localidade de Sossego em SFI, na última sexta-feira, 11, foi empossa a nova diretoria da Associação de Moradores das praias de Sonho e Sossego. A cerimônia de posse bastante concorrida acabou se transformando em um exemplo de democracia: a ex-presidente que concorreu à reeleição e perdeu, a advogada Fábia Chaves, participou do evento dando posse ao novo presidente João Francisco da Silva Manhães, conhecido por João da Ótica, que responde pela subsecretaria de Esportes de São Francisco de Itabapoana. Após os discursos foi oferecido um coquetel aos presentes.

Denúncia anônima leva PM até oficina clandestina de desmanche de motos em Arueira – SFI

Em perseguição ao proprietário do desmanche polícia acaba flagrando elementos suspeitos em um carro com três rolos de cabos de energia pertencente à Ampla.
.
Imagens feitas por um celular de um policial PM repassada a imprensa.


Após localização do endereço do desmanche em Arueira o suspeito (foto) fugiu.

As motos e peças no pátio da 147 DP em São Francisco de Itabapoana.
.
A Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana (RJ) durante uma incursão a comunidade de Arueira em busca da localização do endereço de uma oficina de desmanche clandestino de motos, acabou desvendando mais um crime muito comum na região das praias do litoral sanfranciscano: o furto de cabos da Ampla.
.
Desmanche de motos

A PM chegou até a suspeita oficina de desmanche de motos através de denúncia anônima feita pelo 190. Quando chegou ao local viu o suspeito pulando uma janela lateral para refuriar-se no matagal às margens da Estrada. Depois de constatar o desmanche a PM identificou o suspeito como Tarcisio Viana dos Santos de 18 anos. Na oficina a PM apreendeu e levou para a 147º DP em SFI farto material de origem duvidosa: uma moto Honda CBX 200 Strada cor Roxa semi-depenada de placa KQI- 7074; parte da uma Moto Vermelha com a frente, traseira e rodas; um tanque de moto Honda Titan, uma descarga, um banco além de ferramentas. Segundo o Sargento Alcimar Pizeta Lemos, que comandou a operação, a Moto Vermelha foi roubada em assalto a mão armada na noite de sexta-feira,11, de um campista que estava de passagem pela cidade de SFI.
.
Cabos da Ampla

Ainda segundo informações da PM a operação resultou em mais uma ação bem sucedida: percorrendo as estradas de Arueira a procura do suspeito de furto de motos, acabou fazendo uma abordagem de praxe em um veículo Gol preto placa LNH-1318-RJ com dois elementos. “Ao abrirem o porta malas encontramos farto matéria que pertence a Ampla: três rolos de cabos de cobre de energia da Ampla utilizado na rede de alta tensão e um bastão usado para desligar a rede elétrica além de um outro bastão de poda”, disse o sargento.
.Ocorrência registrada na 147 DP (SFI)
Após ocorrência registrada na 147 DP os dois elementos que estavam no Gol preto, foram liberados e vão responder a processo em liberdade. São eles: Valdenício Medeiros Machado, 37, residente na Rua Antonio Carlos Ribeiro, 26, Parque Santa Helena em Campos dos Goytacazes e Marcio José Rodrigues Manguci, 29, residente na Rua Maria Conceição Siqueira, 49 em Cardoso Moreira (RJ).
Quanto ao proprietário do desmanche a PM não conseguiu localizá-lo.