sábado, 1 de agosto de 2015

Ciclista morre na RJ-224 após ser atingido por caminhão


Acidente aconteceu próximo à localidade de Bom Jardim, em SFI



No início da noite deste sábado, 01/08, um ciclista morreu após ser atingido por um caminhão em São Francisco de Itabapoana.

Por vota das 18h15, o auxiliar de serviços gerais Jorge da Conceição Machado, 40 anos, estava pedalando pela RJ-224, no trecho entre as localidades de Bom Jardim e Volta Redonda, quando ao passar pelo quilômetro 39, próximo à entrada de Pingo D’água, foi atingido pelo caminhão conduzido por M.A.A.S., 43 anos. O local fica distante cerca de cinco quilômetros do Centro de São Francisco.

O choque na bicicleta foi na lateral direita do caminhão, ou seja, um abalroamento, tendo em vista que apenas uma lanterna lateral do veículo ficou danificada. O abalroamento foi o suficiente para projetar o ciclista para fora da pista. O corpo foi encontrado as margens do asfalto, assim como a bicicleta.

“Não tive culpa, estava na pista corretamente, o problema é que o local é muito estreito e não há acostamento, além disso minha visão foi ofuscada pelo farol de um carro que vinha no sentido contrário, e, quando percebi que tinha um ciclista ali, ainda tentei desviar, mas a lateral do caminhão bateu nele. Lamento muito o que aconteceu”, disse o motorista, que é morador em São Francisco. O Veículo envolvido no acidente é um caminhão amarelo que transporta boi, mas no momento estava vazio. O motorista retirou o caminhão do local e compareceu na 147ª Delegacia Legal, onde o registro foi feito.

A vítima é morador em Volta Redonda. Segundo populares, momentos antes do acidente ele passou pelo local com o filho de 9 anos na garupa da bicicleta. Ele estaria voltando da localidade de Santo Antônio, onde teria deixado o filho na casa da avó da criança.

Jorge trabalhava no Mercado do Cereja, em São Francisco. O Blog falou com Paulo César, o Cereja. “Estamos muito abalados com a morte dele. Era um funcionário exemplar, homem bom e trabalhador. Lamento muito o que aconteceu com ele”, disse Cereja. No local alguns colegas de trabalho também comentaram as qualidades de Jorge. “Era um ótimo colega de trabalho, dedicado e trabalhador. Fico pensando no filho dele. Ele era muito apegado ao filho, e a criança vai sentir muito a falta do pai”, disse um amigo. Jorge também deixa uma filha.

A RJ-224, principal rodovia que corta o município de São Francisco de Itabapoana, não conta com acostamento no trecho entre o Centro e Barra do Itabapoana. A estrada estreita e sem acostamento se torna uma combinação perigosa para ciclistas que se arriscam.


Sábado de solidariedade com distribuição 300 kg de peroá em SFI

Ouvintes aguardavam na fila, em frente ao prédio da Rádio São Francisco FM desde às 5 horas da madrugada.

Depois de quinze anos, os pescadores do litoral de Gargaú voltaram a pescar o peroá em abundância. Os barcos chegam todas as tardes com cerca de uma tonelada de peroá, segundo informa Cacaio.


Para comemorar a agradecer a Deus pela boa pesca, três frigoríficos de Gargaú se uniram , e, neste sábado, 1ª de Agosto, participaram com a Rádio São Francisco FM de mais uma campanha de solidariedade:  a distribuição de 300 kg de peroá na porta da rádio.  

 — O mar está para peixe — diz o empresário Cacaio que acrescenta. — A fartura da peroá no litoral de Gargaú graças a Deus está de volta. Entendo que é hora de agradecer a Deus. Por isso, estamos aqui mais uma vez junto com a Rádio São Francisco FM  fazendo a nossa parte, acreditando que Deus dá o retorno em dobro — comenta.

Cerca de quatrocentas pessoas, muitas delas na fila desde às 5 horas da madrugada, aguardavam a chegada do peixe. E tudo correu bem, todos que vieram  saíram com a sacola cheia.

Para o sucesso de mais esta campanha, foi importante a parceria dos frigoríficos do Nonô e Três Irmãos, além do Cacaio Comercio de Pescado todos de Gargaú. A Rádio São Francisco FM e o Blog agradecem o apoio de todos nesta nobre causa.  


sexta-feira, 31 de julho de 2015

Casal com dois filhos mora em baú de caminhão em São Francisco de Itabapoana

"Quero ter um lugar com o mínimo de conforto e dignidade", diz.




A cerca de 3 quilômetros do Centro da cidade de São Francisco de Itabapoana, uma família composta por um casal e dois filhos, uma menina de 4 anos e um menino de 2 anos, transformou um baú de caminhão em sua residência.


O casal, Charles Soares Barreto e Lenice Barreto Gonçalves recebeu o baú doado pelo vizinho, o mecânico Marcelo.

— Vi que eles estavam morando em uma barraca de lona e, então, sugeri que passassem a viver no Baú - conta Marcelo.

Na tarde desta sexta-feira, 31, uma ouvinte da Rádio São Francisco FM, que havia relatado o problema à direção da emissora, foi quem levou nossa reportagem ao local onde a família mora.

Esta ouvinte, que não quis se identificar, sensibilizada com a situação da família decidiu pedir apoio da imprensa. Ela já vinha ajudando com as amigas, na doação de alimentos e roupas usadas.

Assim, na tarde desta sexta-feira, 31, fomos ver de perto a realidade da família que vive em extrema pobreza dentro de um baú. Chegamos por volta das 17 horas, e, encontramos o casal ainda sem almoço. Haviam se alimentado apenas com salgados e laranjas doadas por um vendedor no centro da cidade.

— Estava juntando gravetos entre os tijolos para acender o fogo para fazer café e assar uma carne de costela de boi, quando vocês chegaram — disse Charles, informando que aquele seria o almoço do dia.

O casal vive de forma precária: não dispõe de  banheiro. A água é fornecida em baldes por um vizinho retirada de uma cacimba. Não dispõe de luz. O fogão é improvisado em tijolos em frente ao baú onde duas panelas ainda sem lavar estavam com restos de alimento do dia anterior.

Em frente ao terreno, eles pretendem construir um barraco com dois pequenos quartos e um banheiro. O alicerce já está pronto com ajuda de voluntários. Já conseguiram 1.500 tijolos e 150 blocos de concreto. Mas só. Até agora não conseguiram erguer as paredes.

Segundo relato da mãe, a filha está com problemas de saúde e precisa urgentemente ser levada ao médico. Quando chegamos, o menino, segundo o pai, estava febril.

De acordo um radiodiagnóstico de mãos e punho analisado pelo médico radiologista Silvio Eduardo Neves Cabral, a menina de 4 anos apresenta idade óssea compatível com 2 para 3 anos segundo os padrões de Gleulich-Pyle. Ela tem consulta marcada para o dia 18 de agosto em Campos dos Goytacazes com uma clínica de endocrinologia e metabologia.

— Não posso perder esta consulta. Tenho que dar um jeito de levar minha filha em Campos — conta Elenice, que reclama de falta de dinheiro para a passagem.

A menina está na creche. Agora a mãe luta para conseguir vaga para o filho.

— Preciso trabalhar, eu e meu marido. Sei que está difícil emprego. Mas vou tentar. Para isso, preciso que meus dois filhos estejam numa creche.

Como é morar em um baú? Indaguei ao casal.

— É muito ruim. É abafado, não tem espaço para guardar as coisas. A noite dormimos todos embolados em dois colchonetes — conta.

Sobre os planos para o futuro.

— Quero ter um lugar com o mínimo de conforto e dignidade. Uma casa com guarda-roupas, um banheiro que possa tomar banho de chuveiro. Quero junto com meus filhos ver programa na televisão. Quero ter as coisas normais que todos têm. Quero viver com dignidade — concluiu.

O Blog publica um vídeo do que foi a reportagem produzida para a Rádio São Francisco FM e o Blog do Paulo Noel. Confira. Quem puder ajudar esta família, favor fazer contato com o Blog do Paulo Noel, pelo telefone 22 – 9.9915.2187 ou pelo e-mail radiosaofrancisco@gmail.com.


Confira programação da Festa das Neves na Praia das Neves em Presidente Kennedy (ES)

Dia 05 de agosto, quarta-feira é o dia de Nossa Senhora das Neves.
Principal show será com a Banda CANTORES DE DEUS.

A Festa de Nossa Senhora das Neves em Presidente Kennedy, realizada há mais de 100 anos  e uma das mais tradicionais festas católicas do Espírito Santo, acontecerá de 27 de julho a 15 de agosto. O tema é “ Evangelizar com Alegria”.
Realizada pela Paróquia Nossa Senhora das Neves, tem apoio da Prefeitura através da Secretaria de Cultura, Turismo,  Esporte e Lazer.

 “ A Festa das Neves  é uma marco no turismo religioso de nosso município. É preciso reconhecer e valorizar esse legado que projeta Presidente Kennedy para o país por causa da fé de nosso povo”, destaca a Prefeita Amanda Quinta Rangel.

Confira a programação completa:

De 27/07 à 05/08 e 15 /08/2014
31 de julho – Sexta-feira
18h- Carreata ao Santuário das Neves e Bênção dos Veículos
19h- Missa no 5º dia da Novena no Santuário Nossa Senhora das Neves (Pe. Rogério)
Animação: Setor Santíssima Trindade

01 de agosto – Sábado
17h- Terço Meditado no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Pe. Rogério)
18h- Missa 6° dia da Novena no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Pe. Rogério)
Animação: Setor Muribeca e Esperança

02 de agosto – domingo
6h- 2° Passeio Ciclístico ao Santuário de Nossa Senhora das Neves. Saída: Igreja Matriz
8h- Cavalgada ao Santuário de Nossa Senhora das Neves. Saída: Igreja Matriz
10h- Missa no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Pe. Rogério)
Animação: Setor São José
17h- Missa no 7° dia da Novena no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Pe. Rogério)
Animação: Setor Caminho da Paz
19h – Show com BANDA NOS BRAÇOS DA MÃE

03 de agosto – Segunda-feira
19h- Missa no 8° dia da Novena no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Fr. Levy)
Animação: Setor Caminhando com Cristo

04 de agosto – Terça-feira

Dia de São João Maria Vianney, Padroeiro dos Padres
19h- Missa no 9° dia da Novena no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Mons. Rômulo e Paróquia de Rio Novo do Sul)
21h- Show com Banda CANTORES DE DEUS

22h - Shows com Artistas da Terra   

05 de agosto – Quarta-feira - DIA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES

9° Aniversário de Ordenação Sacerdotal de Pe. Rogério
 6h- Missa no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Pe. Rogério)
Animação: Equipe de apoio
8h- Missa no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Pe. Marco Shwan)
Animação: Setor  Muribeca e Esperança
10h- Missa Solene no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Pe. Antônio Tatagiba Vimercat)
Animação: Setor Santíssima Trindade
13h- Celebração no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Diác. José Roberto)
Animação: Setor Caminho da Paz
15h- Missa no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Pe. Alex)
Animação: Setor Caminho da Paz
17h- Vésperas Solenes no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Pe. Rogério)

15 de agosto – Sábado
10h- Missa no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Pe. Rogério)
Animação: Setor Caminho da Paz
17h- Missa no Santuário de Nossa Senhora das Neves (Pe. Rogério)
Animação: Setor São José


      

SAIBA MAIS
A igreja das Neves, Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo, foi construída no Século XVII(entre os anos de 1707 e 1759),  por jesuítas, escravos e índios catequizados.

Os historiadores contam que os jesuítas usaram pedra, barro, areia e óleo de baleia para fazer a massa. A imagem da igreja foi encomendada pelos jesuítas e se chamaria inicialmente Nossa Senhora Mãe de Todos os Homens, mas um nevoeiro forte no dia da chegada da imagem provocou a mudança do nome.


Uma lenda quase contribuiu para o afundamento do altar da igreja tricentenária:  haveria embaixo da fundação do local um tesouro, o que levou muitos a uma busca desenfreada pelo rico tesouro. Sem tesouro, ficou apenas a depredação de um patrimônio artístico e histórico, que felizmente foi restaurado. (Fonte: Site da prefeitura de presidente Kennedy)


Animação no "Arraiá da 3ª Idade" em SFI


Veja aqui mais fotos do evento
Um grupo de cerca de 500 idosos participou na noite desta quinta-feira (30), no Centro de Convivência da Terceira Idade Nágime Jorge Abílio, em São Francisco de Itabapoana, do tradicional “Arraiá da 3ª Idade”.   O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SMTAPS.

Ao som de show de muito forró ao vivo de artistas regionais, os idosos apresentaram quadrilha maluca e casamento da roça e puderam degustar um cardápio típico: canjica, arroz doce, bolo, pipoca, pé de moleque, caldo verde e sacolas de doce.

A Secretária de Assistência Social, Dayse Teixeira, destacou sua satisfação por mais uma realização da festividade. "Essa grande festa é somente mais uma atividade referente a concretização das políticas públicas de atenção à pessoa idosa em nosso município, voltadas sempre  para a valorização e respeito às pessoas da 3ª idade", destacou.

Estiveram presentes o prefeito,  Pedrinho Cherene, o vice Amaro Barros, vereadores, assessores do governo e amigos.

“É dever do poder público oferecer melhores condições de vida a todos, bem como em todas as fases da vivência dos munícipes. Por isso, nossos idosos têm recebido, atenção, acolhimento, amor e carinho”, destacou o prefeito.

A Secretária de Promoção Social agradeceu o apoio do Prefeito Pedrinho Cherene, as demais Secretarias para realização do evento, o comprometimento e empenho de todos dos seus funcionários que, com muito carinho e dedicação, garantiram o sucesso da festa.


O  Centro de Convivência conta com cerca de 700 idosos cadastrados, que desenvolvem atividades diversas em prol da melhoria de qualidade de vida. (Ascom-SFI)

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Idoso atropelado e morto na RJ-224 próximo ao hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas

Resgate da saúde ainda socorreu o idoso para o Ferreira Machado onde chegou sem vida.

Um idoso de cerca de 64 anos, conhecido por João Guaxa e que morava em Bom Jardim, SFI,  foi atropelado por volta das 20 horas desta quarta-feira, 29, no Km 42, na R-224, próximo ao Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas, São Francisco de Itabapoana. Socorrido para o Hospital Ferreira Machado pelo resgate da saúde, o idoso já chegou àquela unidade hospitalar sem vida.

Segundo informações do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRv) posto 15 de Imburi, teria sido uma moto Honda Twister vermelha o veículo causador do atropelamento que evadiu-se do local.


O idoso estava indo visitar a esposa de nome Sonia que está internada no Hospital Manoel Carola. Ela não sabe que o marido morreu. O BPRv disse que do homem atropelado não portava documentos mas que segundo populares, ele morava em Bom Jardim e era conhecido por João Guaxa. Mais informações a qualquer momento. 

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Assistidos pela Promoção Social participam de Pré-Conferências em SFI


A Secretaria Municipal de Trabalho , da Assistência e Promoção Social - SMTAPS  está realizando desde segunda-feira (27) , nos Centros de Referência de Assistência Social -  CRAS - de Praça João Pessoa, do Centro de São Fco (28/07 ) e da Ilha dos Mineiros ( 29/07 ) , a partir das 13h30 , as Pré-Conferências Municipais de Assistência Social , proporcionando aos usuários uma participação mais efetiva e democrática na política de Assistência Social do município.

As Pré-Conferências são uma preparação do público-alvo para a IX Conferência Municipal de Assistência Social a ser realizada no dia 07 de Agosto de 2015 das 8h30 às 16h30 no Auditório do Colégio Estadual de São Francisco de Paula.

Durante os encontros estão sendo debatidas, avaliadas e propostas novas diretrizes no sentido de ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários dos CRAS.


"Os debates coletivos com a participação dos usuários dos Cras têm sido bastante proveitosos e significativos, porque as pessoas têm tido a oportunidade de fazer uma avaliação local, analisar e propor ações que irão contribuir para a melhoria do serviço oferecido à população por intermédio da política de Assistência Social", ressaltou a secretária de Promoção Social Dayse Tavares Teixeira.

Morre em Campos na Beneficência Portuguesa Atinah Mansur

Faleceu nesta quarta-feira, 29-07, em Campos dos Goytacazes,  no Hospital Beneficência Portuguesa onde estava internada a senhora Atinah Mansur irmã do saudoso Simão Mansur. 

Atinah morreu aos 94 anos e deixa dois filhos: José Carlos Saleme Mansur Telhada e Vera Lúcia Saleme Mansur Telhada. O velório acontece no cemitério Campo da Paz de onde o enterro sairá às 11 horas para sepultamento às 11h30 desta  quinta-feira, 30, no cemitério do Caju em Campos dos Goytacazes.

Quem foi Atinah Mansur
Uma pequena biografia de Atinah Mansur enviada por familiares ao Blog, atendendo ao nosso pedido o que agradecemos por considerear Atinah Mansur uma mulher guerreira e querida que merece todas nossas homenagens.


Uma tia-avó, mãe, amiga para seus amigos e uma virtuosa mulher. É como parte de nós, parte da nossa vida e da nossa alma. Muitas pessoas tiveram a honra de conhecê-la, principalmente na vida política, com seu irmão Simão Mansur, meu avô amado. 

Por isso mesmo, o céu ganhou uma joia rara, que fez muita gente feliz, com sua alegria e energia que tinha para viver ! Para nós, familiares, ficará a memória de uma guerreira do bem-estar social, sempre atuando com dinamismo e amor ao próximo.  

Uma Mulher firme, de pulso como Margareth Tacher, sempre com firmes decisões em sua vida pessoal e política.   Mas apesar da tristeza, sempre iremos pensar como uma dádiva o tempo que convivemos com ela, todas as histórias, momentos, alegrias e memórias que ficaram.
Quando a dor apertar o peito, pensaremos no amor que não morre nunca. 

Quando as lágrimas correrem em nossos olhos, pensaremos no sorriso alegre que estampava, principalmente quando a chamava para sair, passear em Atafona e Grussai. Quando a saudade se fizer aguda, resgataremos a memória e reviveremos a sua forte presença.  A sua presença continuará sempre com todos nós, dentro de nossos corações, presente em nossa história e política.

Temos a certeza que o céu ganhou uma grande e virtuosa mulher.

A história nos relata que Atinah Mansur foi uma mulher heroica, criou dois filhos - Carlinhos e Vera - e acompanhou o percurso do empreendedor e visionário homem público ,   Simão Mansur. Uma verdadeira águia, dotada de linguagem rebuscada, com uma firmeza ao falar e agir, fazia do mundo público do seu irmão, o seu mundo.

Hoje, voa para os braços do Pai, para onde todos em júbilo a reencontrarão de braços abertos. Deixará saudades para quem teve a oportunidade de conhecer essa senhora de origem libanesa, possuidora de grande sabedoria. Descanse em Paz, nossa mãe, tia, avó e amigas de todos.


Uma águia de origem libanesa se foi para os braços do Pai! Uma mulher dinâmica, autêntica e que revitalizava as pessoas que por ela passava. Uma mulher de ferro, voa e se torna pétalas para os que puderam sentir seu sabor-saber!

Cancelada inauguração da Clínica da Família em São Francisco de Itabapoana

Motivo do adiamento da inauguração é a visita da presidenta Dilma ao Rio na sexta-feira.

A assessoria de imprensa da prefeitura de São Francisco de Itabapoana informou na manhã desta quarta-feira, 29, que recebeu um comunicado  do Governo do Estado sobre o adiamento da inauguração da Clínica da Família:

Diz a nota da Assessor Especial de Governo:

Em virtude da visita da presidenta Dilma ao Rio de Janeiro na próxima sexta-feira, dia 31 de julho de 2015, venho comunicar, em nome do governador Luiz Fernando de Souza - Pezão, o CANCELAMENTO do evento de "Inauguração da Clínica da Família Germano Barros Delgado" que seria realizado em  São Francisco do Itabapoana. Assim que tivermos uma nova data, entraremos em contato.

Hospital procura por familiares de paciente não identificado

Homem possui uma tatuagem com o nome Jesus no braço direito.

O Serviço Social do Hospital Ferreira Machado solicita ajuda para localizar familiares de paciente não identificado, que deu entrada no hospital na noite de domingo, trazido pelo resgate de São Francisco de Itabapoana, e que teria sido vítima de acidente de moto.

O homem tem aproximadamente 35 anos, cor branca, e possui uma tatuagem com o nome Jesus no braço direito. Ele está em estado grave, em leito de UTI.


Se alguém tiver alguma informação que ajude a identificá-lo, favor entrar em contato com o Serviço Social da Emergência do HFM pelo telefone 2737-2500.

Atualizado às 16h40m: O nome do pescador internado na UTI do Hospital Ferreira Machado é Fabiano. Ele estava morando em Barra do Itabapoana mas é de família da cidade de Macaé. Um amigo do Fabiano viajou nesta quarta-feira para Macaé para avisar a família que o rapaz fora vítima de grave acidente em Barra e está internado na UTI do Ferreira Machado. Estas informações chegaram ao Blog através do Facebook e do WhatsApp. 

terça-feira, 28 de julho de 2015

Oito em cada dez crianças e adolescentes usam celular para acessar a internet


O celular superou os computadores de mesa e passou a ser o aparelho mais usado por crianças e adolescentes para acessar a internet. Pesquisa divulgada hoje (28) pelo Comitê Gestor da Internet revela que 82% dos jovens entram na rede por telefones móveis, enquanto 56% navegam em dispositivos fixos. Os dados foram coletados em 2014, a partir de 2,1 mil entrevistas domiciliares com jovens de 9 a 17 anos.

Em 2013, o percentual de crianças e adolescentes que acessavam a internet pelo celular era 53% e pelo computador, 71%. Também cresceu significativamente o índice de jovens que acessam a rede por tablets, de 16%, em 2013, para 32%, em 2014. A pesquisa mostrou ainda que 81% da população dentro da faixa etária analisada acessa a internet todos os dias. Em 2013, o percentual era 63%.

A maior motivação dos jovens para usar a rede é entrar nas redes sociais (73%), buscar informações para trabalhos escolares (68%) e pesquisas de interesse pessoal (67%). Outro uso importante é o de aplicativos de mensagens instantâneas (64%). Em seguida vêm atividades recreativas como ouvir música (50%) e assistir a vídeos (48%).

Apesar do aumento da navegação, as habilidades relacionadas ao uso da rede não cresceram na mesma proporção. Na faixa de 11 a 17 anos, 64% disseram que sabem bloquear as mensagens enviadas por pessoas indesejadas. Em 2013, o índice era 55%. O percentual de jovens que sabem mudar as configurações de privacidade nos perfis das redes sociais, escolhendo que informações deixar públicas, caiu de 58% para 56%. O número de adolescentes que sabem comparar informações de páginas diferentes para checar a veracidade dos dados subiu de 42% para 46%.

A migração para o acesso por outros dispositivos indica também mudanças de hábito, como explica a oficial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Gabriela Mora. “Os adolescentes estão usando a internet de uma forma cada vez mais individualizada. E uma das características também é essa busca por autonomia. É importante respeitar isso”, destacou.

Junto com a pesquisa, o Unicef lançou a campanha Internet Sem Vacilo, que busca conscientizar sobre os riscos e comportamentos problemáticos na internet. “Então, a campanha provoca muito mais no sentido de estabelecer diálogos do que controle. Mais do que trabalhar com uma supervisão ou restringir o que o adolescente acessa”, acrescenta Gabriela sobre as peças publicitárias estreladas por apresentadores de canais com apelo entre o público jovem no YouTube.

A busca por privacidade e independência é, na avaliação de Gabriela, uma característica normal da idade. “Isso faz parte da própria constituição do sujeito que está ali construindo a sua identidade, criando laços com pessoas que estão fora do círculo familiar. A adolescência é isso, essencialmente.”


Por isso, é importante que os pais e as escolas discutam a relação dos jovens com a rede, ressalta o pesquisador do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic) Fábio Senne. Segundo ele, os estudos têm mostrado que uma visão mais participativa tem sido mais efetiva do que impedir o acesso das crianças. As crianças devem acessar a internet, exercer a sua liberdade de expressão e seus pontos de vista na rede, no seu entender, mas a conversa e a mediação sobre o uso que está sendo feito são fundamentais. (Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - Edição: Stênio Ribeiro) 

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Internauta encontra pinguim na Praia de Buena litoral de SFI


O pinguim está cansado e com fome e foi entregue ao CTA Serviços em Meio Ambiente de SFI.




Um pinguim foi parar na Praia de Buena, litoral de São Francisco de Itabapoana. O animal foi visto pela manhã quando ainda estava nadando nas ondas do mar de Buena.

Segundo o internauta Gileno, que mora na Praia e Buena e trabalha em plataforma de exploração de petróleo,  o pinguim estava cansado quando chegou às areias da praia.

 — Fiquei observando ele nadar. A maré estava cheia. Haviam muitos curiosos também observando. Acho que ele estava com medo de chegar até as areias por causa das pessoas que aguardavam ele se aproximar — diz.

Entretanto, por volta das 15 horas desta segunda-feira, ele acabou nadando se aproximando até a Praia

— Acho que ele está com fome e muito cansado. Preciso que alguém da Secretaria de Meio Ambiente que venha aqui apanhar — disse.


O Blog fez contato com o CTA Serviços em Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana que enviou uma equipe ao local e recolheu o animal. O biólogo orientou para não colocar o pinguim em caixa com gelo quando for encontrado no litoral. .


O CTA - Serviços em Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana  conta com equipe de colaboradores composta por profissionais altamente qualificados, nas mais variadas áreas de atuação (biologia, oceanografia, arqueologia, engenharia, geologia, sociologia, geografia, comunicação, economia, entre outros), sendo a maioria formada por especialistas, mestres e doutores.

Saiba mais sobre nossos visitantes de inverno

Segundo o site bichos.uol.com.br, entre os meses de julho e setembro, um novo tipo de "banhista" costuma aparecer no litoral sul e sudeste do Brasil.

Desajeitado e de "casaca", ele parece deslocado nas nossas praias. Afinal, o pinguim é aquela ave engraçadinha que vive no gelo, certo?

Errado. "Há pinguins até mesmo nas Ilhas Galápagos, que estão muito próximas do Equador", afirma a bióloga Valéria Hadel, do Centro de Biologia Marítima da Universidade de São Paulo (CEBImar - USP). "Eles não são dóceis e podem atacar quando se sentem ameaçados", alerta o veterinário André Maia Sena, do Zoológico de Niterói.

Existem 18 espécies de pinguins. O que habita o imaginário da grande maioria das pessoas é o Imperial, aquele que ilustra o rótulo de uma famosa marca de cerveja e que virou personagem de desenho animado. Mas não é ele que costuma dar as caras no Brasil.


Quem chega por aqui todos os anos durante o inverno é o Pinguim de Magalhães, que recebeu este nome em homenagem ao explorador Fernão de Magalhães, primeiro europeu a observar estes animais, em 1519. Ele vive nas Ilhas Malvinas, na Patagônia e ao longo da costa da Argentina e Chile.


O 29º Festival do Maracujá em fotos


O Blog do Paulo Noel preparou uma galeria com as fotos do 29º Festival do Maracujá em Travessão de Barra. Confira aqui as imagens de um dos mais concorridos Festivais do Maracujá que teve público recorde, segundo a AMORATRA Associação de Moradores e Amigos de Travessão de Barra.

Jovem de 20 anos morre em acidente com moto em Lagoa Doce, litoral de São Francisco de Itabapoana



Em Ladeira das Pedras, comerciante de SFI escapa por milagre, após acidente envolvendo veículo de passeio e moto.  

Acidente em Ladeira das Pedras.
(Foto do Blog do Paulo Noel que passava após o acidente.
Um jovem de nome Lucas Macedo, 20 anos, veio a óbito após um acidente com moto na madrugada de domingo, 26, na RJ-196, próximo à Praia de Lagoa Doce, litoral de São Francisco de Itabapoana, Estrada que liga Guaxindiba a Barra do Itabapoana. 

Na garupa da moto estava Luciano filho de Joel que trabalha em um posto de combustível em Imburi. O jovem foi levado para o Hospital Ferreira Machado e não corre risco de morte.

A vítima fatal, o motociclista Lucas, era de família de Praça Imaculada, Zona Rural de SFI e morava com a avó. Era um rapaz trabalhador e estava vindo do Festival do Maracujá por volta das 5 horas da madrugada de domingo, 26,  quando próximo a Lagoa Doce aconteceu o acidente. 

Segundo informações da Polícia o rapaz teria perdido o controle de direção da moto. O sepultamento foi no cemitério de São Francisco de Itabapoana na manhã desta segunda-feira, 27, às 8 horas. 


Outro acidente em Ladeira das Pedras
Na noite de sábado, 25, por volta das 19h30m um acidente envolvendo uma Moto Honda e um veículo Fiat Pálio deixou ferido um motociclista que é comerciante de São Francisco de Itabapoana. Felizmente, o comerciante do ramo de confecções saiu ileso, mas teve que ficar aguardando no acostamento, deitado na grama, a chegada do Resgate da Saúde.

O motorista do veículo de passeio disse que já estava chegando na casa onde mora às margens da Rodovia RJ-224.

— O motor do meu veículo que é movido a gás e gasolina, parou de funcionar e o carro ficou parado na pista. Foi muito rápido. Em seguida logo acionei o motor no sistema de combustível a gasolina e, quando manobrei, a moto colidiu com a traseira do carro.  

Os veículos seguiam no sentido Travessão de Barra a São Francisco de Itabapoana. Parentes do comerciante que é de família de Travessão de Barra logo chegaram ao local e permaneceram conversando com motociclista até a chegada do resgate que foi rápido. O Blog passava logo após o acidente.  


Começa nesta segunda a jornada pedagógica em SFI

Evento acontece no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula

Começa nesta segunda-feira, 27 e vai até a terça-feira em São Francisco de Itabapoana a Jornada Pedagógica que será realizada no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula no centro da cidade. O evento, que tem organização da empresa Máxima Eventos tem como tema “Construindo uma educação de qualidade..

A secretária municipal de Educação de São Francisco de Itabapoana, professora Kátia Regina, confirmou presença no evento.

— É fundamental a renovação de saberes pedagógicos e técnicas de ensino para uma educação cada vez melhor em São Francisco de Itabapoana — diz.

É uma oportunidade para todos os professores do município e da região de atualizar e gerar novos conhecimentos a partir das palestras especiais que serão levadas ao evento.

Os professores devem escolher qual o período escolhido para assistir as palestras, manhã ou tarde, nos dois dias, segunda e terça-feira.

A Jornada traz ainda uma palestra para os pais no dia 27/07 à noite e para os profissionais de apoio no dia 29/07 de manhã.

Confira a Programação

27/07 - segunda-feira de  07:00 às 12:00      
07:00 - Credenciamento
07:30 - Café de boas vindas
08:00 - Abertura oficial

08:30 - Palestra com Hamilton Werneck (RJ)
Tema: "Se a boa escola é a que reprova, o bom hospital é o que mata"

10:00 - Palestra com Marizinha Coqueiro (ES)
Tema: "Desafios do mundo contemporâneo: desenvolver amorosidade nas relações família/escola"
Idêntica programação segue à tarde com credenciamento às 12h30 e abertura oficial às 13 horas.

28/07 -  terça-feira de 07:30 às 12:00  
07:30 - Credenciamento

08:00 - Palestra com Palestra com Paulo Magri (SP)
Tema: "Como conquistar as melhores notas no IDEB e tornar o município uma referência em ensino"

09:30 - Café com prosa

10:00 - Palestra com Erik Penna (SP)
Tema: "Motivação Nota 10"



Idêntica programação segue à tarde com credenciamento às 12h30 e abertura oficial às 13 horas.

Dupla João Neto e Frederico arrasta multidão durante show no Festival do Maracujá em SFI

Um público de pelo menos 20 mil pessoas assistiu ao show de João Neto & Frederico, uma das principais atrações nacionais que movimentou a noite de sábado (25), no tradicional Festival do Maracujá, realizado entre os dias 24 e 26, no distrito de Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana. A festa contou também com a apresentação cultural da quadrilha "Chega mais", oriunda do Rio de Janeiro.

O secretário Municipal de Turismo, André Ricardo, comemorou o sucesso de público do evento.

— A Secretaria de Turismo está satisfeita em ter conseguido mais uma vez organizar uma boa festa que, com certeza, agradou a maioria. Não só os festeiros, mas, sobretudo, os comerciantes locais, que obtiveram êxito financeiro — destacou.

De acordo com o prefeito Pedrinho Cherene a cada ano a meta é melhorar a a programação e a estrutura da tradicional Festa do Maracujá.

— É dever do poder público investir bem em todas as áreas. É importante para a economia regional — enfatizou.

Durante todos os dias do evento, o público vem sendo recepcionado, com um amplo stand instalado com diversos produtos, doces e outros derivados do Maracujá.